quinta-feira, 22 de abril de 2010

Equipe do HRC participa de capacitação com conferencista da Escola de Inteligência criada por Augusto Cury

Despertar para uma nova forma de encarar a vida e melhorar ainda mais o atendimento na saúde pública do estado através da educação da emoção, com o uso de ferramentas psicológicas para o afastamento da tristeza, solidão, estresse, a falta de diálogo e a estagnação do pensamento, apontados pelo psiquiatra Augusto Cury como os grandes males do mundo moderno. Foi com esse objetivo que um grupo formado pela direção geral do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), médicos, psicólogos, enfermeiros, além de assistentes sociais e coordenadores da unidade de saúde, participaram, neste último domingo (18) e segunda-feira (19), no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Cajazeiras, da capacitação ministrada pelo conferencista Marilam Sales, da Escola de Inteligência criada por Augusto Cury. Para o diretor geral do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho, que participou da capacitação, o curso foi transformador.

O evento foi marcado por várias dinâmicas que possibilitaram aos presentes despertar para uma nova forma de encarar a vida, seja ela na esfera social, em casa ou no trabalho. Na programação Sales aplicou o programa “12 Semanas para mudar uma vida”, de autoria de Cury, fundamentado num Programa de Qualidade de Vida baseado nas doze leis essenciais para a qualidade de vida. No curso, foram apresentadas as ferramentas psicológicas que conribuem para educar a emoção, vencer o estresse, previnir a ansiedade, administrar os pensamentos, liberar a criatividade, reeditar o filme do inconsciente e ser o autor da sua história.

De acordo com Dr. Antônio Fernandes Filho, a capacitação foi de grande relevância para a equipe do HRC, visto que contribuiu para a transformação do modo de encarar a vida e os problemas cotidianos. “A capacitação foi uma experiência realmente transformadora. A partir dela colocaremos em prática o programa e disseminaremos os ensinamentos para que todos da unidade consigam vencer o estresse e prevenir a ansiedade, a depressão e outros transtornos que nos afetam diariamente. Tenho certeza de que esse curso fará grande diferença no dia-a-dia do relacionamento entre funcionários do HRC e pacientes, na busca de uma saúde pública mais humanizada”, destacou Antônio. Ele acredita que a capacitação promoverá uma melhoria significativa no cotidiano do profissional de saúde que se expõe constantemente a níveis de estresse e preocupações inerentes ao trabalho na área.

Ainda segundo ele, as leis da Psicologia trabalhadas por Sales na capacitação foram bastante reveladoras. Para Dr. Antônio, a metodologia do conferencista ajudaram a compreender o conteúdo e a disseminar o aprendizado, de modo que eles possam ser amplamente aplicados na vida diária, transformando o conhecimento adquirido em experiência vivida. Equilíbrio, segurança, bom humor, criatividade, gentileza, perspicácia, amor, garra, sentimento de coletividade, perdão e crescimento, foram alguns dos temas demasiadamente discutidos no curso. “Todos eles foram trabalhados com muita simplicidade e, principalmente, com bastante aplicabilidade, através de diversas dinâmicas, para que o curso não se tornasse acadêmico e pudesse, efetivamente, contribuir com a mudança de postura diante das situações cotidianas”, finalizou Dr. Antônio.


News - Assessoria & Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário