terça-feira, 15 de setembro de 2009

Segundo colocado não pode mais assumir vaga com Ações Eleitorais na Justiça

15/09/2009.
Os senadores aprovaram nesta terça-feira (15) uma emenda ao projeto de reforma eleitoral que prevê novas eleições quando um prefeito, governador ou presidente for cassado junto com o seu vice.

A emenda de autoria do senador Tasso Jereissatti (PSDB-CE) é contrária ao entendimento atual do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Como não há legislação sobre o assunto, o tribunal determina que o segundo colocado na eleição assuma o cargo quando o político eleito no segundo turno for cassado.

Foi o que aconteceu quando o TSE julgou o governador da Paraíba, Cassio Cunha Lima (PSDB). O tucano foi cassado pelo TSE em 18 de fevereiro deste ano e, no lugar dele, assumiu o segundo colocado, José Maranhão (PMDB).

Outro caso semelhante foi o de Jackson Lago (PDT), governador do Maranhão. Ele foi cassado no dia 16 de abril deste ano. No lugar dele assumiu a senadora Roseana Sarney (PMDB).

O pai dela, o presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), era contrário à proposta e havia adiado a votação na última quarta-feira (9). O senador voltou atrás nessa semana e aceitou as mudanças de Tasso.

No caso de eleitos no primeiro turno, o TSE determina a realização de eleições indiretas na Assembleia Legislativa do Estado para escolher o substituto do cassado.



Piero Locatelli, Do UOL Notícias

Prefeitura Municipal de Aparecida vai leiloar dois carros

15/09/2009.
A Prefeitura Municipal de Aparecida, através do Prefeito Deusimar Pires do PSDB (foto), publicou Edital para Leilão de Nº. 01/2009 destinado a venda de dois veículos automotores pertencente à Frota do Município. Os veículos são:

Um Veículo automotor, Fiat Uno Mille Fire, motorização 1.0 cilindradas, ano / modelo 2004/2004, combustível gasolina, cor branca, 02 (duas) portas, placa MNB 3654;
E uma Caminhonete com carroceria fechada adaptada para ambulância, na cor branca, ano / modelo 2000/2001, combustível gasolina, placa 4755.

A alienação será realizada no dia 18 de setembro de 2009 as 14h00min, na Sede da Prefeitura Municipal, localizada a Rua Antônio Francisco Pires, 169 centro Aparecida-PB. Para maiores informações ligar para os números: Tel. (83) 3543-1162 e 3543-1120, falar com Felizardo.



Mário Gibsom com informações de Liliane da Assessoria de Imprensa da Prefeiutra

Prefeitura de Sousa adquire Kombi e investe cerca de 100 mil Reais na Casa de Sousa

15/09/2009.
O Diretor da Casa de Sousa, Luis Antonio, informou a imprensa que a Casa de Sousa esta de Cara Nova, graças a gestão do Governo Fabio Tyrone, que após ter mudado o cardápio dos freqüentadores da Casa com comidas de ótima qualidade, investe agora pesado na infraestrutura e modernização do Prédio e na Compra de eletrodomésticos novos, o que possibilitará o atendimento esperado para todos aqueles que precisam se deslocar a João Pessoa para buscar atendimento médico.

Outro ponto crítico era a questão do transporte, problema também que esta sendo solucionado com a compra de um veículo Kombi adquirido com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Sousa e que vai resolver o problema em definitivo do deslocamento dos doentes até as unidades hospitalares na Capital sem que as pessoas precisem pagar mais pelo transporte.



Mário Gibson

Cícero Lucena confirma encontro com Cássio e Efraim

15/09/2009.
O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) deverá se reunir amanhã com os senadores Cícero Lucena (PSDB) e Efraim Morais (DEM) para discutir as alianças e apoio à candidatura para a eleição de 2010 ao Governo do Estado, já que ambos se lançaram pré-candidatos.

A expectativa é que nessa reunião se discuta finalmente se Cássio vai apoiar a candidatura de Cícero Lucena ou vai compor aliança com o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), como defende um segmento de suas bases de apoio. O senador Cícero Lucena disse, contudo, que não admite essa possibilidade de defende que o “natural” é que Cássio apoie a sua candidatura ao Governo, em 2010.

Cícero não confirmou se os Democratas estão coesos com esse projeto de candidatura própria do PSDB. “Ninguém decidiu ainda se o candidato sou eu ou Efraim”, lembrou. O senador Cícero Lucena, que falou pela última vez com Cássio, por telefone, na última quinta-feira, viajou ontem para Natal (RN), de onde seguiu para Brasília, a fim de ficar à disposição para o encontro com Cássio. Efraim Morais também viajou ontem do Rio de Janeiro, onde participava de um encontro dos Democratas, para Brasília, onde pernoitou.

No último final de semana, o senador reuniu aliados em sua residência, na capital, mas o governador Cássio Cunha Lima não esteve presente. Embora a imprensa tenha noticiado que o ex-governador tinha sido convidado e não havia comparecido e nem justificado a ausência, o senador Cícero esclareceu que não o convidou porque Cássio tinha outro compromisso.

“Nós vamos conversar, discutir, debater o quadro atual. Eu acho que o processo democrático é para quem quiser ser candidato, ser. Para isso, é preciso discutir, vamos discutir ainda a candidatura do partido”, disse Cícero.

O senador Efraim Morais confirmou que foi contatado por telefone pelo ex-governador para participar da reunião, mas preferiu não opinar sobre a possibilidade do governador anunciar o apoio à candidatura do prefeito Ricardo Coutinho, declarando que na reunião será um apenas um “ouvinte”.

“Eu vou ouvir. Eu serei o maior ouvinte desse encontro, primeiro tenho que ver a decisão do PSDB”, disse Efraim, que como Cássio, também não foi ao encontro na casa de Cícero, no final de semana, porque foi a um casamento.

Efraim preferiu não fazer previsões sobre o rumo do grupo e do DEM. “Eu tenho que ouvir. Nessa história, o último a falar ou eu, porque a decisão primeira tem que ser do PSDB, depois que o Democrata entra com a sua posição”, explicou.

Deputados federais também vão agendar também uma reunião com Cássio em Brasília.



Aline Lins, do Jornal da Paraíba

Sousa terá Academia ao “Ar Livre”. Obras começarão esta semana

15/09/2009.
A Prefeitura Municipal de Sousa vai iniciar esta semana as obras de construção de uma “Academia ao Ar Livre” com cerca de equipamentos apropriados para a área, que como o nome diz, fica aberta e ao ar livre mesmo. Segundo informações as obras começam esta semana e deve estar concluída em 20 dias, já que todo o material já foi adquirido com recursos próprios.



Mário Gibson

Irmão de adolescente que diz está grávida de vereador lastrense é acusado de estuprar menor de 13 anos

15/09/2009.
A Delegacia de Polícia Civil da Cidade de Sousa recebeu ontem, segunda-feira, dia 14 de setembro, mais uma denuncia envolvendo menores oriundos da vizinha Cidade de Lastro.

Segundo informações, o caso envolve agora um irmão da menor que diz esta grávida de um vereador, Adriano Augusto de 22 anos, residente naquela Cidade, foi denunciado de estuprar um menor de 13 anos. A denuncia feita pela suposta mãe da vítima, Francisca de Jesus dos Santos Valério, agricultora de 36 anos, residente na Rua Joilton Pereira Alves, que disse a polícia que sua filha que é menor de 13 anos, teria namorado com o acusado há cerca de trinta dias, só que só tomou conhecimento do fato após o caso envolvendo o vereador e uma irmã do acusado, fato registrado lá mesmo na Cidade de Lastro. A mãe da menor contou na DP que uma Senhora de prenome Liduina, teria procurado a sua filha (vítima do primeiro caso envolvendo o vereador Lemys), com a finalidade de fazer ameaças à mesma, dizendo que se a sua família não retirasse a denuncia contra o vereador peemedebista, o irmão dela, Adriano Augusto, também seria denunciado pela própria Liduina, pois o mesmo teria transado com a filha da Senhora Francisca de Jesus a força, como seja, teria estuprado a referida menor.

Segundo a mãe da vítima supostamente estuprada, a história teria chegado ao seu conhecimento através de sua mãe, Francisca Pereira da Silva, avó da garota que tomou conhecimento do fato e resolveu procurar a filha. Ao receber a informação, Dona Francisca de Jesus dos Santos Valério, teria procurado o suposto estuprador, tendo este lhe afirmado que não iria assumir a garota e que, iria viajar para Curitiba-PR.

No retorno a sua Casa, a menor de 13 anos teria contado detalhes de como tudo teria acontecido a cerca de trinta dias atrás, sendo que uma irmã do próprio Adriano teria saído de moto com a menor, tendo esta levado sua filha para uma estrada que fica após o Lastro, que dá acesso a Cidade de Tenente Ananias no Rio Grande do Norte e lá parou a moto e que, Augusto já estava esperando, e foi logo agarrando a menor e transando com a mesma, que o ato foi forçado e a própria irmã do acusado ficou observando o local para observar se alguém se aproximava do local, e após isso procurou fazer amizades com a vítima para evitar que o caso viesse a tona.

O Delegado Vicente Honório Filho, esta preparando uma série de intimações para ouvir todas as pessoas envolvidas no caso e que foram citadas pela mãe da menor supostamente estuprada, Adriano Augusto que é irmã de outra menor do qual a família descobriu que está grávida supostamente do vereador da Cidade de Lastro, Lemys Damys Trigueiro Silva do PMDB.



Mário Gibson e Hidroastro Abrantes