terça-feira, 27 de março de 2012

Indignado, Cássio insinua tratamento especial do TRE-PB para José Maranhão








O Tribunal regional Eleitoral da Paraíba adiou nesta terça-feira (27), pela terceira vez, o julgamento das contas de campanha do ex-governador da Paraíba José Maranhão (PMDB), quem ficou indignado foi o adversário do peemedebista senador Cássio Cunha lima (PSDB).

O desabafo da indignação com o adiamento das contas de campanha de Maranhão foi feito por Cássio através de seu microblog no Twitter.

Caso tenha as contas reprovadas no TER, José Maranhão será enquadrado na lei ‘Ficha Limpa’ e ficará impedido de disputar as próximas eleições. O peemedebista é pré-candidato a prefeito de João Pessoa.

O adiamento no TRE aconteceu após uma discussão bastante acalorada por parte dos membros da Corte Eleitoral. O relator do processo, João Barbosa, chegou a insinuar que os julgadores estavam sendo pressionados a adiar a votação.

Os advogados de Maranhão apresentaram um Agravo para que fosse adiada a apreciação da matéria que poderia tornar o ex-governador inelegível.

Após as discussões, o juiz Márcio Accioly pediu vista do Agravo e o julgamento das contas de campanha do peemedebista só deve acontecer na próxima semana.

O advogado de Maranhão, Ruy Bezerra, disse que precisa das informações contidas no processo que se encontra no TRE já que perdeu a documentação do cliente. Ele disse ainda que o ex-governador está negociando as dívidas com fornecedores ainda referente as eleições de 2010.




MaisPB

PCdoB e PT disputam indicação de vice na Chapa de Abdon Lopes em Marizópolis

A oposição marizopolense precisa resolver mais um pequeno problema dentro do esquema oposicionista, será a definição do nome do pré-candidato a vice na chapa do pré-candidato Abdon Lopes do PSB, escolhido por maioria dos membros da oposição para disputar a eleição contra a chapa situacionista coordenada pelo atual prefeito Jose Vieira da Silva.

De acordo com informações do próprio Abdon Lopes, a indicação será definida em consenso através do PT e do PCdoB, que tem a frente os nomes de Nego do Peixe da Colônia de Pescadores pelo Partido dos Trabalhadores e o de Benedito Soares pelo Partido Comunista do Brasil. Os dois é quem vão decidir e acertar a indicação do nome que vai compor a chapa com o pré-candidato do PSB.

Se buscarmos os resultados das ultimas eleições, Bené como é mais conhecido, leva vantagem, pois venceu todos os candidatos da oposição de Marizópolis no critério de transferência de votos, com Andre Gadelha e Leonardo, contra os candidatos de Nego do Peixe, um deles o deputado Anísio Maia. Por outro lado, no critério financeiro, o homem do peixe leva vantagem, e aí é que pode estar o fator final para definição da composição da chapa majoritária com PSB e PT.

Já o advogado Dionísio garante que nada foi decidido e que manterá até as últimas conseqüências o seu nome para a disputa eleitoral em Marizópolis neste pleito vindouro.



Mário Gibson

Termina prazo do Tribunal de Justiça para Prefeituras de Sousa, Santa Cruz e Marizopolis demitirem Servidores

Seis meses após a determinação do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, terminou ontem a determinação tomada pela corte do TJPB, ocorrida no dia 26 de setembro de 2012, para que prefeitos de 24 municípios demitam servidores prestadores de serviços, entre os municípios estão, Sousa, Santa Cruz e Marizópolis.

Os processos foram impetrados pelo Ministério Público Estadual, argumentando irregularidades em prefeituras que admitiram funcionários sem a realização de concursos públicos.

Os relatores das ações entenderam que as administrações municipais estariam violando a Constituição Federal, que exige o concurso para a admissão de pessoal. Conforme o entendimento dos desembargadores, as prefeituras também dispõem de leis municipais que não especificam quais os casos em que há necessidade de excepcional interesse público para justificar as contratações temporárias.

Até o presente momento, nenhum dos prefeitos anunciou a realização de novos concursos, ou de informações que ensejam em demissões dos prestadores de serviços.
Por outro lado, alguns advogados, alegam que a publicação só ocorreu 15 dias após a decisão tomada pelo plenário, e, portanto, os administradores teriam um fôlego para continuar com os prestadores até o termino do período eleitoral de 2012.




Mario Gibson

Suplentes de Deputados, Leonardo Gadelha e Armando Abílio podem deixar titularidades na Câmara dos Deputados

As recentes denúncias feitas contra o Ministro das Cidades, o Paraibano Aguinaldo Ribeiro no Fantástico da Rede Globo pode levar a reboque os mandatos temporários dos suplentes, Leonardo Gadelha do PSC e Armando Abílio do PTB. O problema é que tanto, Abílio quanto Gadelha, estão substituindo os Deputados Aguinaldo Ribeiro e Nilda Gondim, que estão afastados temporariamente dos cargos, um por assuntos pessoais e outro por ocupar justamente o Ministério.

Como os fatos tiveram ampla repercussão em Brasília, já se cogita a saída do deputado paraibano, com isso, ele retornaria a Câmara dos Deputados, sendo assim, o primeiro prejudicado seria o Deputado do PTB, neste caso, o Deputado Leonardo Gadelha ainda continuaria no mandato até o dia 20 de abril, período que acaba a licença de Nilda Gondim e seu conseqüente retorno ao mandato.

Agora, só resta uma alternativa para o Deputado sousense Leonardo Gadelha, é torcer para que as denúncias da Rede Globo sobre o “Jampa Digital” não comprometam a continuidade de Aguinaldo no cargo, caso contrario, os seus dias estarão contados a frente do mandato de Deputado Federal, o que não é uma boa noticia para a Cidade de Sousa, que pode ficar mais uma vez sem um Deputado em Brasília para lutar por recursos para o Estado e principalmente para nossa Região.




Mario Gibson

Contas de Maranhão voltam a ser julgadas hoje no TRE

As contas do ex-governador José Maranhão (PMDB), referentes as eleições 2010, voltam a pauta desta terça-feira no Tribunal Regional Eleitoral.
Maranhão

O juiz relator da matéria, João Batista Barbosa, votou pela rejeição das contas.

Se for confirmado pela maioria do pleno do TRE, o peemedebista será enquadrado na Lei da Ficha Limpa e será vetado das eleições deste ano. Ele é pré-candidato do PMDB a Prefeitura de João Pessoa.

A matéria entrou em julgamento no último dia 13, mas foi retirada a pedido dos peemedebistas.


Expectativa

Os advogados do PMDB devem tentar adiar mais uma vez o julgamento, embora já tenham apresentado – segundo eles – as retificações exigidas.

O presidente do partido, Antônio de Souza, disse que existem equívocos no processo. E ilustrou: p ex-governador não foi notificado do julgamento nem o PMDB foi incluído no processo.



Adriana Bezerra
Portal Correio

Prefeitura de Sousa Conclui Pagamento dos Salários dos Servidores No Mês Março Nesta Sexta-Feira (30)

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, anunciou que finalizará na próxima sexta-feira (30/03) a folha de pagamento dos servidores municipais da ativa, uma vez que os aposentados e pensionistas, bem como os médicos e enfermeiros dos ESF´s já receberam seus vencimentos referente ao mês de março nos dias (20/03) e (21/03) respectivamente.

Desde o inicio da administração a Prefeitura de Sousa efetua o pagamento de todos os servidores municipais dentro do mês trabalhado, demonstrando assim o compromisso e o respeito que o Governo Municipal tem com o servidor, sendo considerado o maior patrimônio da administração.

O Secretário de Finanças, Júnior César, afirmou que a partir das 12h00 (meio-dia) os salários estarão disponíveis nas contas dos servidores municipais.

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, destacou a importância de manter em dia o pagamento dos servidores.

“Nosso compromisso com o servidor público municipal é prioridade, por isso mantemos sempre em dia a folha de pagamento dos servidores, responsáveis diretamente pelo sucesso e a eficiência de nossa gestão.”

Prefeitura de Sousa vencendo com trabalho, realizando o pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado.



Ascom

Fortaleza amanhece sob a maior chuva do ano na cidade

Fortaleza amanheceu debaixo de um céu cinzento e sob a maior chuva do ano na cidade, até hoje. A precipitação na Capital atingiu o volume de 197,5 milímetros (mm), até as 7h da manhã, segundo dados da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A Defesa Civil afirma que esta manhã teve o maior número de ocorrências neste ano. De acordo com o órgão, 95 ocorrências foram registradas até às 10h30 da manhã, incluindo alagamento de diversos trechos. Duas construções sofreram desabamento, nos bairros Vilha Velha e Siqueira. Na Itaoca, uma casa está sob risco, com rachaduras nas paredes.

A Defesa Civil deve realizar o estudo de cada caso e, conforme a gravidade, oferecer opções de remanejamento aos moradores, que podem recorrer a abrigos públicos, casas de parentes ou aluguel social.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), 13 semáforos apresentaram problemas até as 9h20 da manhã. Agentes foram enviados a dez cruzamentos para ajudar no fluxo de carros e diminuir o risco de acidentes.

A metereologista da Funceme, Gabriela Lameu, informou que a tendência é de que a chuva continue a cair por todo o território cearense. No momento, a Fundação recolheu registro de precipitações em mais de 70 municípios.

Os cálculos da Fundação indicam que há 40% de chances de ocorrência de chuvas na média do Ceará, 35% acima da média e 25% abaixo. Para o mês de março, a média do Estado é de 223 mm.



VerdesMares.globo.com

Motorista da Prefeitura de Sousa é punido por utilizar veículo da prefeitura de Sousa para transportar churrasqueira e bebida alcoólica

Um veículo GM/MONTANA CONQUEST de placa NPX8047 foi flagrado por populares conduzindo grades de cerveja e até uma churrasqueira para um presidente de bairro na cidade de Sousa, o que em tese caracteriza ato ímprobo contra administração publica.

De acordo com o chefe do departamento de transportes da Prefeitura de Sousa, Radamés Estrela, o motorista do veiculo já foi identificado e assegurou que tinha realmente conduzido a cerveja e a churrasqueira por conta própria, motivo pelo qual foi suspenso e deverá responder procedimento administrativo. Radamés informou ainda, que o ato foi de inteira responsabilidade do servidor e que isto servirá de advertência para os demais, pois, nem ele e muito menos o prefeito municipal permitem este tipo de procedimento.

Utilizar veículo publico para fins particulares é crime e a população precisa denunciar para que novos fatos como este não votem a ocorrer, completou Radamés Estrela.

Oposição define nome de Abdon Lopes como pré-candidato a prefeito pelas oposições mesmo sem o aval de Dionísio

Membros da oposição do município de Marizópolis se reuniram na noite desta segunda-feira, dia 26 de março e decidiram pela indicação do nome do vereador Abdon Salomão Lopes Furtado do PSB, como o pré-candidato para a disputa ao cargo de prefeito municipal.

O encontro foi realizado na residência do Advogado João Hélio do PCdoB, que contou com a presença de quase todos os membros da oposição, com exceção do advogado Dioniso Gomes, que achou precipitado a idéia do lançamento de uma pré-candidatura já no mês de março, a idéia de Gomes era deixar a escolha para o mês de junho, ou seja, para as convenções.

O também pré-candidato Rodrigo Melo, ex-aliado de Jose Vieira resolveu abrir mão da disputa, principalmente depois que teve o seu nome envolvido em uma ação judicial, em que responde ação de improbidade ao lado da ex-prefeita Alecxiana e do Prefeito Jose Vieira.

Em Marizópolis, a disputa pode ficar entre uma sobrinha de Zé Vieira e Abdon Lopes, porem, não está descartado o anuncio de uma segunda pré-candidatura pelas oposições.

De qualquer forma, a oposição já fez a sua parte ao escolher um nome para a disputa eleitoral. Com a ida de Abdon pra a disputa majoritária abre-se espaço para nomes como o próprio Advogado João Hélio e o atual vereador Célio Macário brigarem por uma vaga na câmara, já que com a indicação para prefeito o vereador Abdon Lopes não poderá indicar ninguém da família para disputar uma vaga na Câmara Municipal.



Mário Gibson