segunda-feira, 25 de junho de 2012

Prefeito Fabio Tyrone diz que pré-candidatura de Lindolfo Pires já tem o apoio de 15 partidos e pode chegar a 17



O prefeito Fabio Tyrone Braga do PTB de Sousa revelou hoje que o pré-candidato a prefeito de Sousa, Lindolfo Pires Neto do DEM já tem o apoio político de 15 partidos para o pleito de outubro.

De acordo com o prefeito este numero pode ainda aumentar de para 16 ou até 17 partidos, o que formará a maior aliança política da historia de Sousa. O prefeito disse ainda que o grupo compreendeu e já se engajou de vez no projeto da situação com Lindolfo Pires e Johanna Estrela, e revelou que nos próximos dias deverá anunciar dezenas de adesões, inclusive de vários pré-candidatos a vereador que hoje ainda estão do outro lado.

“até agosto, o palanque da oposição não terá mais do que 7 ou 8 candidatos ao cargo de vereador na base oposicionistas, quem viver verá”, disse Tyrone que já iniciou conversações para as adesões ao bloco situacionista em Sousa.

Entre os Partidos, DEM, PTB, PDT, PSD, PSDB, PV, PMN, PTdoB, PCdoB, PPS, PMN, entre outros, a aliança completa será anunciada na convenção do próximo dia 29.

Entre as adesões, o ex-vereador Evandro Estrela se reuniu no final de semana com o Deputado Lindolfo Pires e já anunciou o seu apoio político a pré-candidatura da chapa situacionista. Evandro havia votado em André Gadelha na eleição de 2008, e em Maranhão na eleição de 2010.

  

Mário Gibson

Homenagem a Antônio Pedro da Silva, um dos grandes profissionais que marcaram época na Progresso AM



"Foi um Dom Ruan da vida, até a velhice".

Há 30 dias se foi um dos homens mais inteligente e corajoso que eu já conheci: meu pai Antônio Pedro da Silva. Memória admirável, desenvoltura na oralidade incontestável, amigo solidário, pai protetor. Quando éramos crianças, ai de quem maltratasse um de nós. Crescemos acompanhando sua atuação na sociedade, homem de muitos amigos, alguns já se foram, mais os que viram a sua partida choraram a sua morte, mesmo tendo perdido o contato há alguns anos.

Destemido nos programas jornalísticos como : O Caldeirão Político ( com seu grande amigo Chico Cardoso) e Pegando Fogo ( com seu primo e amigo Gil Silva) também editor de uma coluna de esporte no jornal Gazeta de Sousa. Corajoso e valente na sua função de policial de investigação, competente na chefia do DETRAN. Adepto à música nordestina e tendo voz idêntica a Luiz Gonzaga se tornou fã incondicional do Rei do Baião, por quem foi agradecido, em 1985, mandando-lhe um disco de vinil autografado. Ficou famoso pelo jargão “ E O Povão Gostando” frase que utilizava nos programas que fazia em homenagem a Luiz Gonzaga :”Encontro com o Rei Luiz Gonzaga” e “Alvorada sertaneja” ( décadas de 80 e 90 na Rádio Jornal ) “Viva Sertão” na rádio Progresso onde encerrou sua carreira de radialista em 2000. Seu maior divertimento era imitar Luiz Gonzaga nos programas de rádio, festivais, confraternizações e aniversários de amigos, sempre acompanhado por seu amigo sanfoneiro Zé Pisquela .

Foi um Dom Ruan da vida, até a velhice, defeito que não atingia nossa admiração e relacionamento devido o amor incondicional de nossa mãe que sempre zelava pelo respeito que tínhamos por ele. Até sua partida para a eternidade éramos seus meninos: Juninho, Sandrinha, Fabinho e Pedrinho, era assim que nos chamava. Sentíamos crianças perto de painho. Faleceu justamente no centenário de aniversário do seu maior ídolo, em que ainda cantava suas músicas durante o seu tratamento nas viagens a Recife, relembrando meu tempo de infância quando cantava durante as viagens que íamos à casa de vovó Cléia no RN. Nos seus últimos dias pudemos expressar com mais intensidade o quanto o amávamos. Não contávamos com sua partida agora, achávamos que íamos combater o câncer e que juntos venceríamos.

Mas o câncer foi um bandido traiçoeiro, diferente de tantos que ele combateu, na última semana de tratamento, em que pensávamos que havíamos vencido, ele mobilizou o seu braço e roubou todo seu sangue. Mesmo assim, o meu pai foi um guerreiro, provando que era mesmo filho de índio valente, não expressava sua dor, talvez para amenizar o nosso sofrimento. Sempre lendo a palavra de Deus, tinha fé que Ele decidiria o melhor. Deus o levou aos 76 anos de idade numa madrugada triste e chuvosa em Recife. Aqui nós ficamos, reconhecendo em cada um de nós características suas e com o peito cheio de saudades. Sua história está em nossa memória e escrita em suas poesias, o melhor dela passaremos para nossos filhos. Saudades painho.



Professora Sandra Mara

CONSOLIDADO: Candidatura de Lindolfo Pires já anima aliados em Sousa. Democrata já tem o apoio de toda a base aliada do Prefeito Fábio Tyrone

  • O gestor sousense garante que a vitória do aliado será a garantia da continuidade do equilíbrio financeiro e das inúmeras obras que acontecem em todos
  • A candidatura do deputado estadual Lindolfo Pires Neto (DEM) já começa a animar os aliados na cidade de Sousa. Pelo menos é essa a impressão que dá, quando perguntamos sobre a postulação do democrata à prefeitura municipal.

    Lindolfo foi o escolhido pelo o prefeito Fábio Tyrone (PTB) para a sua sucessão. O gestor sousense garante que a vitória do aliado será a garantia da continuidade do equilíbrio financeiro e das inúmeras obras que acontecem em todos os bairros da cidade.

    Pires já conversou com quase toda a base aliada em Sousa, e recebeu um sinal positivo de todas as lideranças políticas locais. Existe ainda um pouco de resistência, mas na opinião de observadores políticos, esse problema pode ser resolvido facilmente.

    Até mesmo as lideranças comunitárias que pediam exaustivamente para que o prefeito disputasse a reeleição, já aceitam com naturalidade a candidatura do deputado Lindolfo Pires.

    Todos estão dispostos a ir as ruas e pedir votos para o democrata, que sem dúvida alguma, é o favorito para um embate que está por vir na terra dos dinossauros.  


s1pb

Estação do Forró em Sousa: Festa Continua Hoje com Show de Dorgival Dantas

Na noite deste domingo (24/06) se apresentaram no palco da Estação do Forró as bandas: Forró da Pegada, Forró Real e logo após o cantor Chico Sales com muito forró e animação para todo o grande público que se fez presente durante os dias das festividades juninas.

De acordo com o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, a prefeitura de Sousa tem o dever de preservar as tradições juninas de nossa cidade, incentivando desde as quadrilhas juninas como também trazendo atrações de renome nacional e regional.

“Estamos trazendo para toda a população de forma totalmente gratuita várias atrações durante as festividades juninas, em um espaço amplo e com total segurança para que todos possam aproveitar as festividades em paz e satisfatoriamente.” Declarou o Prefeito.

Para esta segunda-feira (25/06) as atrações serão as bandas: Zazuêta, Cobra de Cipó e o cantor Dorgival Dantas, que irão trazer muito forró de todos os gêneros para todas as gerações, sendo que a cada dia um público cada vez maior esta sendo esperado na Estação do Forró.

Confira abaixo a programação completa do São João na cidade de Sousa:

26/05 - Forró Fest
Na Estação Forró
Atrações: Forró da Xêta, Banda Encantu's e Três Desejos

27/05
Forró Matriz

16/06 - São João da Lagoa
No distrito de Lagoa dos Estrelas
Atrações: Kaceteiros do Forró, Wilson e Matias e banda Arreio de Prata

23/06
Swingão das Cadeiras, Ramon do Acordeon, Gilson e João Bandeira

24/06
Forró da Pegada, Chico Sales e Forró Real

25/06
Zazuêta, Cobra de Cipó e Dorgival Dantas

26/06
Forró Danado de Bom, Forró da Curtição e Garota Safada

27/06
Garotos do Axé, Aleijadinho de Pombal e Três do Nordeste

28/06
Ary do Cavaco, Spido Reis e Banda e Léo Magalhães



Ascom Sousa

Clubes da PB fazem bonito em estreia na série D

Em tarde de estreia na série D do Campeonato Brasileiro, os clubes paraibanos fizeram bonito neste domingo (24). O Campinense largou na frente, venceu de virada e em casa o Petrolina-PE por 2 a 1. Já Sousa arrancou um empate fora de casa com o Feirense-BA em 1 a 1.

Raposa mostra sua força em casa

Em jogo muito movimentado, Campinense e Petrolina fizeram uma boa partida válida pela 1ª rodada do grupo A3 do Brasileirão da série D. A Raposa saiu na frente e conseguiu seus primeiros três pontos.

Campinense e Petrolina
Campinense de virada venceu o Petrolina por 2 a 1

O primeiro tempo terminou empatado, em 1 a 1. A equipe pernambucana saiu na frente, mas a Raposa no finalzinho conseguiu empatar. Júlio abriu o placar para o time pernambucano aos 16’ do 1º tempo ao chutar uma bomba da entrada da área. Aos 39’ do 1º tempo Diego Padilha deixou tudo igual. O volante subiu mais do que a defesa do Petrolina e conseguiu o empate.

Campinense e Petrolina
A Raposa mostrou sua força no Amigão

Na metade do segundo tempo o jogo caiu muito de qualidade. No estádio Amigão,em Campina Grande - os refletores foram os destaques - , não funcionaram e o árbitro teve que interromper a partida.

Está paradinha ajudou a equipe rubro-negra, que voltou disposta a liquidar de vez a partida. Tanto que pressionou e o gol para alegria dos raposeiros saiu aos 41’ do 2º tempo com estreia do atacante Eduardo Rato, que entrou no segundo tempo.

O próximo desafio da Raposa vai ser em Pernambuco, quando enfrentará o Ypiranga no dia 8.

Dinossauro arranca bom empate na Bahia

O paredão Genivaldo mais uma vez é destaque em uma partida. Ele conseguiu segurar o forte ataque do Feirense e volta para Paraíba com um ponto na tabela ao arrancar um empate de 1 a 1. O jogo aconteceu no estádio Pedro Amorim, em Senhor do Bonfim-BA.

A partida válida pelo Grupo A4 começou truncada. O Feirense jogando em casa teve que partir para cima do Dinossauro e de tanto insistir abriu o placar aos 29’ do 1º tempo com Jaiminho, que aproveitou a falha da zaga e chutou para a área. A bola bateu em Alysson, que jogou para dentro do próprio gol. O Sousa levou perigo nos contra-ataques e também teve oportunidades para marcar. Mas o primeiro tempo terminou mesmo em 1 a 0.

No início do segundo tempo o Sousa conseguiu marcar. Aos 11 minutos Cleiton Cearense, chutou para o gol e empatou a partida em 1 a 1. Depois disto, Genivaldo segurou a pressão dos baianos e a equipe sousense leva na mala um ponto.

O Dinossauro enfrenta o Itabaiana de Sergipe no dia 1º de junho pela 2ª rodada da série D do Brasileirão.

Priscila Andrade
Portal Correio

São João: acidentes já deixaram um morto e mais de 70 feridos na Paraíba

Um acidente entre um caminhão ¾ F-400 e um micro-ônibus deixou várias pessoas feridas e outras presas às ferragens. O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), por volta das 6 horas, na Curva do Bananal, no município de Alagoa Seca.

Segundo informações preliminares da Polícia Rodiviária Federal, policiais estão fazendo o resgate dos feridos, inclusive com alguns presos às ferragens. Todos estão sendo levados para o Hospital de Trauma de Campina Grande. Não houve vítimas fatais.

No Valentina Figueiredo

Mais dois acidentes aconteceram na manhã desta segunda-feira (25). Um motociclista morreu em uma colisão. A moto que ele pilotava se chocou com um Fiat Uno. O acidente aconteceu na PB 008, no município do Conde.

No outro acidente, o motorista de um Fiat Siena, cor prata, colidiu com um poste no Conjunto Valentina Figueiredo. As informações são de que ele mora em Santa Rita e vinha da cidade de Sapé.


siena valentina 2

O condutor do carro foi deixar algumas pessoas no Conjunto Mangabeira. Quando retornava aconteceu o acidente na avenida principal do Valentina, nas proximidades do Quartel do 5º BPM.



siena valentina

Balanço do São João





O feriado de São João já deixou mais de 70 feridos nas rodovias que cortam a Paraíba. No Sertão, a polícia registrou dois acidentes com uma morte e seis feridos. Em João Pessoa, 13 pessoas deram entrada no Hospital de Emergência e Trauma após sofrerem acidentes de moto e carro.

Em Campina Grande, segundo a Companhia de Policiamento de Trânsito (Cptran), o Hospital de Emergência e Trauma da cidade realizou atendimento a 46 vítimas de acidentes.

Em São José da Lagoa Tapada, Joseli Pereira de Sousa, 46 anos, morreu, vítima de acidente que deixou feridos Gildevan Araújo dos Santos, 52 , Gildevan Araújo Filho, 19, e Adriano Pereira de Sousa, 27 anos e Willians Lacerda da Silva, 39 anos. Outro acidente envolveu duas motocicletas e deixou quatro feridos, entre elas, a ex-secretária sertaneja. Silvana Correia, 32 anos que teve a perna amputada, e Suelli Correia, 23 anos.

Em Santa Helena

Anteontem uma colisão entre duas motos deixou quatro pessoas gravemente feridas na PB-395,entrada que dá acesso ao município de Santa Helena. Entre as vítimas uma teve a perna amputada pelo impacto e outra traumatismo craniano.

O acidente aconteceu quando as irmãs, Silvana Correia, 32 anos, e Suelli Correia, 23 anos, se dirigiam de Santa Helena para a cidade de São João do Rio do Peixe em uma moto Honda Biz. Elas foram atingidas por uma motocicleta Honda CB 300, que era conduzida por um jovem da cidade de Triunfo e que também levava uma pessoa na garupa.

O impacto causado pela colisão amputou parte da perna direita de Silvana Correia, ex-secretária de Ação Social de Santa Helena, e ainda arremessou as duas irmãs num barranco, nas proximidades da entrada da cidade. Uma das pessoas que ocupavam a CB 300 teve traumatismo craniano. O socorro foi realizado por cinco unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) que levou os feridos para o Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) e em seguida os transferiu para Campina Grande. Suelli Correia e o outro ocupante da CB 300 tiveram ferimentos graves.

Colisão frontal

Em outro grave acidente, desta vez na PB-348 um mulher morreu e outras três pessoas ficaram feridas. De acordo com informações do BPTran, dois veículos colidiram frontalmente na madrugada de ontem em São José da Lagoa Tapada.

O acidente aconteceu quando o veículo Fiat Uno de placa 4468 colidiu frontalmente com um Pálio branco e placa MNS 2600. No local morreu Joseli Pereira de Sousa, 46 anos, que era passageira do Fiat Uno. Também ficaram feridos Gildevan Araújo dos Santos, 52 anos, Gildevan Araújo Filho, 19 anos, e Adriano Pereira de Sousa, 27 anos.

O motorista do Palio, Willians Lacerda da Silva, 39 anos, também saiu ferido. Todos foram socorridos para o Hospital Regional de Sousa em estado regular.

Acidentes já somam 46 em Campina Grande

De acordo com a Companhia de Policiamento de Trânsito (Cptran), de Campina Grande, entre as 20h do sábado (23) e às 12h de ontem, dia de São João, o Hospital de Emergência e Trauma da cidade realizou atendimento a 46 vítimas de acidentes com motocicletas.

Em Campina Grande, na noite do sábado, uma van que fazia o transporte de turistas para o Parque do Povo bateu de frente com uma motocicleta no cruzamento das ruas Siqueira Campos e Getúlio Vargas.

De acordo com a Polícia Militar, o motorista da van não teria entendido a sinalização e invadido a contramão. O acidente teria sido motivado também pela imprudência de um mototaxista que invadiu o sinal vermelho antes da batida. A moto ainda colidiu com um poste e o condutor foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e levado para o Hospital de Trauma de Campina Grande.

Na manhã de ontem, duas motocicletas colidiram frontalmente em uma avenida de Campina Grande os pilotos precisaram de atendimento emergencial. Segundo a Cptran, um motociclista fez o contorno em alta velocidade, teria perdido o controle do veículo, cruzado o canteiro e batido na outra moto, que vinha no sentido contrário. Na mesma Avenida, que fica no bairro de Bodocongó, um homem pilotava uma motocicleta, quando perdeu o controle do veículo e bateu no canteiro central da pista. Todos os envolvidos foram levados para o Hospital de Trauma da cidade.

Na madrugada de ontem, na Grande João Pessoa, um homem perdeu o controle do veículo e capotou próximo ao aeroporto Castro Pinto. Ele foi socorrido por uma ambulância do Samu para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena onde permanece internado em estado regular.

Da Redação, com Jornal Correio (Fotos: Jorge Filho)

Mais de 108 mil candidatos vão disputar 3 mil vagas


O Programa Habilitação Social inscreveu 108.730 candidatos, que vão disputar as 3 mil vagas oferecidas pelo Governo do Estado. No dia 2 de julho, será divulgado o resultado da seleção e os 3 mil inscritos escolhidos pelo programa serão convocados para apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas durante a inscrição online, no período de 3 a 13 de julho. O resultado poderá ser conferido no endereço eletrônico www.habilitacaosocial.pb.gov.br.

Os candidatos selecionados para o Programa Habilitação Social passarão por todas as etapas exigidas a qualquer candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O objetivo do programa é contemplar pessoas que não podem pagar pelos serviços dos Centros de Formação de Condutores, cujos custos chegam a R$ 700.

Os candidatos selecionados serão encaminhados para aulas teóricas e práticas nos Centros de Formação de Condutores que aderiram ao programa. Pelo contrato, o pagamento das aulas só será efetuado após a aprovação do candidato em todos os exames aplicados pelo Detran.
Nesta primeira etapa serão destinadas 3 mil vagas, sendo 80% para primeira habilitação e 20% para adição ou mudança de categorias.

Aumento de vagas – Quando foi lançado pelo Governo do Estado, no dia 14 de maio, o programa, que possibilita o acesso à CNH de graça para candidatos carentes, pretendia oferecer 2 mil vagas até o final do ano. Com a demanda superando todas as expectativas, o número de vagas foi elevado para 3 mil.

Os critérios de concessão da habilitação social são baseados na renda familiar e outras situações sociais. O Habilitação Social reservou 50% das vagas para inscritos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família. As demais vagas são distribuídas da seguinte forma: 15% para pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de um ano; 20% para alunos matriculados na rede pública de ensino nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado; 10% para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida sócio-educativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de acordo com requisitos estabelecidos pela portaria da superintendência do Detran; e 5% para beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive os pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais.

O candidato à obtenção da Habilitação Social também terá que ser penalmente imputável; saber ler e escrever; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); comprovar domicílio no Estado da Paraíba e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.

Uso do capacete – O Programa Habilitação Social também é uma importante medida para reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Com o objetivo de salvar vidas e incentivar o uso do capacete, o programa vai doar o equipamento de segurança individual para todos os candidatos aprovados nas categorias referentes às motocicletas. Levantamentos comprovam que no interior do Estado existe maior resistência ao uso do capacete.

A Habilitação Social também vai permitir que muitos motociclistas que compraram as chamadas “cinquentinhas” e não eram habilitados possam tirar a carteira de habitação categoria “A” ou a ACC ( autorização para conduzir ciclomotor).



SECOM

São João 2012: Festa Começa Neste Sábado na Estação do Forró


Neste Sábado (23/06) acontecerá em Sousa a primeiranoite do São João 2012, que neste ano contará com várias atrações regionais enacionais. A Prefeitura Municipal de Sousa montou  uma grande estrutura para acolher toda apopulação que prestigiará o evento durante os próximos dias.

As comemorações juninas em Sousa tiveram  inicio com o FORROFEST, maior concurso de música regional do Nordeste no dia(26/05), e com a abertura oficial realizada no distrito de “Lagoa dos Estrelas”que atraiu um grande público no dia (16/06).

De acordo com o Secretário de Turismo, Gilmar Marques, aprimeira noite do São João 2012 em Sousa tem tudo para acontecer com segurançae muita diversão, pois estamos contando com apoio da Polícia Militar, Corpo deBombeiros, Guarda Municipal, SAMU e STTRANS, que durante todo evento trabalharãopara garantir o bem-estar de todos os presentes.

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, destacou aimportância de valorizar o São João em nossa cidade.
“Estamos realizando o São João em Sousa porquepossuímos a responsabilidade de valorizar nossas tradições, ao mesmo tempo emque fomentamos a economia em nossa cidade, desde os pequenos comerciantes até arede hoteleira que nessa época recebe um público considerável, assim todacidade ganha e a população fica satisfeita com as apresentações dos artistas derenome nacional e das várias quadrilhas juninas.” Declarou o Prefeito.

Confiraabaixo a programação oficial
26/05- Forró Fest
Na Estação Forró
Atrações: Forró da Xêta, Banda Encantu's e Três Desejos
27/05
Forró Matriz
16/06- São João da Lagoa
No distrito de Lagoa dos Estrelas
Atrações: Kaceteiros do Forró, Wilson e Matias e banda Arreio de Prata
23/06
Swingão das Cadeiras, Ramon do Acordeon, Gilson e João Bandeira
24/06
Forró da Pegada, Chico Sales e Forró Real
25/06
Zazuêta, Cobra de Cipó e Dorgival Dantas


26/06
Forró Danado de Bom, Forró da Curtição e Garota Safada
27/06
Garotos do Axé, Aleijadinho de Pombal e Três do Nordeste
28/06
Ary do Cavaco, Spido Reis e Banda e Léo Magalhães



Ascom Sousa