segunda-feira, 1 de junho de 2009

Levantamento revela que 60% das Ruas de Sousa não têm calçamento

01/06/2009.
A Prefeitura Municipal de Sousa concluiu nesta segunda-feira dia 01 de junho de 2009, um levantamento completo em toda a área urbana da Cidade no tocante a Ruas pavimentadas. Segundo dados que foram disponibilizados pela secretaria de infra-estrutura, em Sousa existem apenas 40 % das ruas calçadas, restando ainda cerca de 60 % para receber tais investimentos.

Os dados já se encontram com o Prefeito da Cidade Fabio Tyrone, que resolveu de início investir na pavimentação de Ruas, mesmo utilizando apenas recursos próprios da gestão municipal. Ao todo, pelo menos cinco ruas já possuem calçamento na cidade nestes primeiros cinco meses de administração e outras cinco já começarão a serem iniciadas ainda esta semana, informou o próprio prefeito.

Outra informação repassada pelo chefe do executivo municipal é de que todas as pendências referentes à não prestação de convênios deixados pela administração passada, já estão sendo sanadas, pois a prefeitura deu entrada em várias ações de execução cobrando o ressarcimento daquilo que foi desviado, mal aplicado ou não prestado contas aos órgãos responsáveis pela liberação dos recursos federais. Agora a prefeitura de Sousa, espera que nos próximos meses seja possível receber os recursos do Governo Federal para tentar sanar a falta de infra-estrutura de todas as ruas que não possuem calçamento e ano a ano tem que conviver com o sofrimento da lama no inverno e da poeira na seca.

Por último, Fabio informou que mesmo que não consiga os recursos federais, até o final do ano a prefeitura de Sousa terá calçado pelo menos 40 ruas de nossa cidade com recursos próprios da Prefeitura que segundo Ele, antes eram desviados.

Mário Gibson

Sousa sediará Seminário Nordestino da Identidade e Diversidade Cultural

01/06/2009.
Em Reunião ocorrida no dia 27 de maio de 2009 na Superintendência do Banco do Nordeste em João Pessoa, o presidente da Fundação Municipal de Cultura Ivan Rosendo estabeleceu acordo de parceria com o assessor do Ministério da Cultura NE Sr. Jorge Edson Garcia e o Gerente Executivo do Centro Cultural do BNB em Sousa Sr. Ricardo Pinto, garantindo a realização do Seminário Nordestino da Identidade e Diversidade Cultural na cidade de Sousa. O evento será realizado nos dias 06, 07 e 08 de agosto do corrente ano e colocará Sousa no Centro das discussões sobre gestão de políticas culturais no Nordeste. Na reunião foram definidas as diretrizes e formas para a realização do evento.

O Seminário Nordestino da Identidade e Diversidade Cultural é um evento que faz parte do Calendário de discussões do Plano Nacional de Cultura estabelecido pela Conferência Nacional realizada em 2005 pelo MINC. Para Ivan Rosendo, este evento coloca Sousa no centro das discussões sobre Políticas Culturais no Nordeste, considerando que este Seminário reunirá cerca de 200 gestores públicos de municípios nordestino (prefeitos, secretários de cultura, presidentes de Fundações, diretores, entre outros) além de representantes de entidades da sociedade civil.

Estiveram também presentes na reunião; o Superintendente do BNB na Paraíba Sr. Francisco Carlos Cavalcanti, a Chefe da Representação Regional NE do MINC Sra. Tarciana Portella, a Gerente Executiva da Subsecretaria de Cultura da Paraíba Sra. Valquíria Farias e a Presidente da Fundação Casa de José Américo Sra. Letícia das Mercês.

Afinado com o movimento cultural da região e sendo conhecedor das necessidades básicas das entidades e dos gestores culturais dos municípios, o presidente da FMC Ivan Rosendo conseguiu junto ao Assessor do MINC, colocar na pauta do Seminário um Workshop sobre editais e elaboração de projetos dirigido as entidades culturais públicas e privadas de Sousa e região.

Decom

Cortes - Governo do Estado perde mais de 16 milhões do Fundeb e Prefeitura de Sousa perdeu mais de 200 mil reais

01/06/2009.
As contas públicas da Paraíba sofreram mais uma perda em suas reservas. O Governo Federal debitou nesta sexta-feira (29), da conta do Estado, o valor de R$ 16,321 milhões, relativo às transferências do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

De acordo com a nota do Governo do Estado, esse débito teria sido motivado por um ajuste com relação aos créditos da Paraíba no ano de 2008 que, segundo o Governo Federal, teriam sido efetuados a mais.

O secretário das Finanças, Marcos Ubiratan, afirmou que se improcedentes as alegações, deverá adotar providências para o estorno do débito. “O Governo Federal sequer comunicou a existência dessa pretensa diferença, simplesmente, determinou ao Banco do Brasil, que procedesse ao débito do que ele entendeu como excesso transferido em 2008.” disse.

Técnicos da Secretaria das Finanças e da Controladoria Geral realizam um levantamento para constatar o alegado excesso, agora debitado.“Vamos apurar a procedência das alegações e solicitar a reversão do lançamento, se for o caso”, alegou o secretário Marcos Ubiratan.

Segundo o secretário, 95% dos recursos do Fundeb são utilizados para pagamento da folha de professores, mas adiantou que este desconto não vai interferir nos pagamentos.

Em Sousa houve desconto de R$ 203.221,34 nos repasses do FUNDEB em maio.

Em Marizópolis – Vereadores decidem esta semana futuro salarial dos Professores

01/06/2009.
Os vereadores da Câmara Municipal de Marizópolis terão um desafio ou missão complicada para esta semana, a de revogar uma Lei que foi aprovada pelos próprios parlamentares mirins referente ao Piso Nacional dos Professores.

Segundo informações, ao contrario do que foi pregado por algumas pessoas, a matéria não foi votada e sim distribuída com as comissões competentes e deverá ser votada em dois turnos ainda nesta primeira semana de junho.

Os Educadores prometem lutar a todo custo para que o atual prefeito não consiga dominar os vereadores situacionistas em sua maioria, caso contrario, só restará acionar a justiça.

Mário Gibson

Em Vieirópolis – Vereadores de Oposição votam contra aumento dos salários dos Professores

01/06/2009.
No último sábado, na Sessão da Câmara Municipal de Vieirópolis um fato lamentável e inusitado foi verificado, enquanto em alguns municípios de nossa Região os prefeitos brigam para reduzir salários, como Nazarezinho e Marizópolis, em Vieirópolis a coisa foi diferente, os quatro vereadores oposicionistas, capitaneados pela nobre vereadora Eva Pires, reprovaram o aumento salarial da categoria dos Professores, se enquadrando com o novo piso salarial.

Segundo informações, os próprios vereadores teriam se reunido com os assessores do prefeito Marcos Pereira e de lá saíram certo de aprovar a matéria, só que na hora da Sessão a coisa foi bem diferente, com isso os Professores ficarão sem aumento salarial durante todo o decorrer do ano de 2009.

Por outro lado, a vereadora Eva Pires, disse que o Projeto realmente era totalmente legal, mas atendeu a uma reivindicação dos Regentes de Ensino, que queriam ter salário igual ao de um professor, o que não esta de acordo com a Lei.

Ainda na sessão de sábado dia 30 de maio, os vereadores votaram e aprovaram o reajuste salarial dos secretários e assessores do Governo Marcos Pereira.

Mário Gibson