sexta-feira, 11 de junho de 2010

Luta da UBAM sortiu efeito: Senado aprova a destinação dos 'royalties' para todos os Municípios

Após mais de 11 horas de discussão, o Plenário aprovou, no início da madrugada desta quinta-feira (10), o substitutivo do senador Romero Jucá (PMDB-RR) ao projeto de lei do Executivo que cria o Fundo Social do Pré-Sal. A matéria - que recebeu 38 votos favoráveis, 31 contrários e uma abstenção - retornará para analise da Câmara, uma vez que o texto aprovado também define que o regime de partilha será o modelo adotado na exploração do petróleo da camada pré-sal, que se estende no subsolo marinho que vai do litoral de Santa Catarina ao Espírito Santo.

O plenário também aprovou emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que distribui os royalties do petróleo entre todos os estados e municípios, estabelecendo que a União compensará os estados produtores - Rio de Janeiro e Espírito Santo - pela perda de recursos. A emenda de Simon foi aprovada por 41 votos favoráveis e 28 contrários. O relator da matéria e líder do governo, Romero Jucá, afirmou, durante o debate do projeto, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá vetar essa determinação.

Também foi aprovada emenda resultante de acordo entre os senadores destinando 50% dos recursos do Fundo Social para a educação pública superior e básica. A emenda determina ainda que, do total, 80% dos recursos precisam ser aplicados na educação básica.

Fundo Emergencial para os Municípios

A UBAM já havia sugerido, desde o ano passado, a criação de um fundo emergencial para os Municípios, tendo em vista as acentuadas quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Para Presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, é dessa forma que atua a entidade, com vários investimentos na comunicação e na tecnologia da informação (TI), devido à necessidade de se realizar um minucioso trabalho de conscientização dos parlamentares, com envio semanal de informativos, ofícios e várias matérias jornalísticas veiculadas nos principais jornais e portais do país.

“Agora, felizmente, o Senado aprovou a criação do Fundo Social, como mecanismo de natureza contábil e financeira, com a finalidade de constituir uma nova fonte de recursos para o desenvolvimento social e regional, na forma de programas e projetos nas áreas de combate à pobreza e de desenvolvimento da educação, da cultura, da saúde pública. Além disso, os recursos servirão para toda atividade em prol do meio ambiente, de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, fortalecendo nosso projeto de elaboração dos planos diretores de todas as cidades brasileiras.” Comemorou Leonardo.

O Fundo Social terá como recursos a parcela do valor do bônus de assinatura que lhe for destinada pelos contratos de partilha de produção; a parcela dos royalties que cabe à União, deduzidas aquelas destinadas aos seus órgãos específicos; a receita advinda da comercialização de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos da União, conforme definido em lei; os royalties e a participação especial dos blocos do pré-sal já licitados destinados à administração direta da União; os resultados de aplicações financeiras sobre suas disponibilidades; e outros recursos destinados por lei ao fundo.


Emenda 29

A UBAM está enviando correspondência para todos os deputados federais, com solicitação expressa para que a conclusão da votação do PLP 306/2008, que regulamenta a Emenda nº 29.

Leonardo prevê que a Emenda 29 será devidamente regulamentada. Ele reclamou que a falta de regulamentação da emenda os Municípios continuam multiplicando responsabilidades com a saúde pública, enquanto a União e os Estados deixam de cumprir o seu verdadeiro papel.

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer vai incluir o projeto na reunião de líderes partidários na próxima terça-feira, 15/06 e, se a maioria dos líderes for favorável, o projeto será colocado em votação no plenário.

Redação UBAM com a Agência Senado


www.ubam.com.br

Prefeitura de Sousa e Sindicato dos Comerciários Realizam Campanha de Prevenção Contra DST

A Prefeitura de Sousa em parceria com o Sindicato dos Comerciários do município, na manhã desta sexta-feira (11/06), realizou campanha de conscientização e prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST), com distribuição de preservativos e cartilhas educativas para a população e os empregados do comércio de Sousa.

O Sindicato dos Comerciários de Sousa há mais de 5 anos promove esta campanha de prevenção contra as (DST), e tradicionalmente realiza no dia que antecede o Dia dos Namorados (12/06).

“A parceria entre Prefeitura de Sousa e Sindicato dos Comerciários na realização desta campanha de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis facilita nossos objetivos que é diminuir e evitar a proliferação de doenças relacionadas ao não uso do preservativo”. Destacou o presidente do Sindicato dos Comerciários, Osnildo Silveira.

A distribuição de preservativos e cartilhas educativas ocorreu no centro de nossa cidade, ao lado da Telemar.


Ascom


Câmara Municipal de São José da Lagoa Tapada escolhe Nova Mesa Diretora

Os Vereadores com assento na Câmara de São José da Lagoa Tapada escolheram hoje, sexta-feira, a sua Nova Mesa Diretora para o biênio – 2011/2012, que será presidida pelo vereador Democrata, Egildo Araújo Pereira da bancada de situação do governo do Prefeito, Evilásio Formiga (Neto de Coraci).

Apenas uma chapa registrou candidatura, sendo então assim eleita por 5×0:

Presidente – Egildo Araújo Pereira;

Vice- Fábio Rodrigues Coura;

1º Secretário – Francisco Rufino de Andrade;

2º Secretário – José Nilson Alves – Nilson Pipa.

O quinto voto foi depositado pelo vereador Ariosvaldo, mais conhecido como “Corcoran”.

Segundo o Regimento da Casa, as eleições de renovação do 2º Biênio são realizadas sempre na última reunião do 1º Período da 2ª Sessão Legislativa. O atual presidente, Chico Rufino que será 1º Secretário continuará a frente da presidência até o dia 31 de Dezembro deste ano (2010).

A oposição, ainda chegou a falar em Ceilinho Mendes ou Ubiratan, e em última hipótese, Geraldo Rabelo por conseqüência da idade, mais não levaram a chapa para o plenário da Casa e nem tão pouco participaram da votação.


Mário Gibson


Testemunha presta depoimento bombástico na PF e denuncia escândalo em Licitação de Obra de Esgotamento Sanitário de 5 milhões em Marizópolis

Um depoimento bombástico aconteceu nesta terça-feira, dia 08 de Junho na Sede da Polícia Federal na Cidade de Patos, quando da oitiva de testemunhas arroladas em um processo que apura em tese, irregularidades em um processo licitatório ocorrido durante a administração da ex-prefeita Alexciana, sobrinha do atual prefeito José Vieira da Silva do PSDC (foto).

De acordo com informações, três pessoas foram ouvidas pela Delegada da PF, Mariana Cavalcante de Sousa, entre as quais, a Funcionária Pública Municipal, Sandra Maria Juvenal Gomes, que na época participou ao lado de duas outras pessoas da comissão de licitação da obra de esgotamento sanitário de 5 milhões de reais, dos quais, quase 1 milhão ainda chegou a ser liberado pelo Governo Federal para a Prefeitura Municipal de Marizópolis.

Em seu depoimento, Sandra, disse que participou da Comissão, provavelmente no ano de 2007, ao lado de Johnson Kennedy e Elisandra Braga, onde exercia em tal período um cargo de confiança no governo municipal, quando foi procurada juntamente com os demais membros da dita comissão pelo ex-prefeito da época Zé Vieira, tio da prefeita que segundo Ela, era quem mandava na administração, tendo, o mesmo informado que iria acontecer uma Licitação na Cidade e que a Empresa dele a CONSTRUFORTE tinha que ganhar o processo para gerar renda para a Cidade. Segundo Sandra, apesar de José Vieira não figurar como sócio da Empresa citada, na Cidade todo mundo sabe que a mesma pertence a Ele. Sandra Mariz disse que não tinha conhecimento de nada sobre licitações, no caso da legislação e contratos, tendo assinado todo o procedimento na casa do próprio José Vieira da Silva. Em continuidade, ela disse era de costume levar documentos para serem assinados na casa do ex-prefeito da época, mesmo não sendo ele o chefe do executivo da época, em regra nos finais de semana, não só ela como também, outras pessoas como, Alexandro, Francisco de Assis e Altair.

Outro fato narrado no depoimento foi o que aconteceu no dia da licitação, da abertura das propostas, já que três empresários estavam revoltados, pois a Prefeitura estava fechada, e os mesmos tachavam todo mundo de “ladrão”, e chamando os integrantes da comissão de “laranjas”, e todo mundo que chegava na audiência o próprio José Vieira mandava que estes fossem orientados a irem a sua casa, e finalmente depois de gritar com todos que estavam na sala, estes resolveram ir até a casa do Prefeito, sendo que depois estranhamente voltaram todos mansos. Quanto a obra, Sandra falou que acredita que a mesma foi embargada e mesmo com a liberação de mais de 900 mil reais, esta não tenha sido realizada. Sobre o que foi pago a CONSTRUFORTE, Ela não soube informar a Delegada da PF. Também não soube informar se Alexciana era sócia da Empresa denunciada, mais disse que os demais sócios são “laranjas”, já que a Empresa pertence ao próprio Zé Vieira, tendo Rodrigo Rodolfo de Melo com pessoa de sua total confiança, sendo este provavelmente secretário da Prefeitura. Sandra confirmou também que esta semana chegou a ser procurada por José Vieira na Escola onde trabalha para orientá-la sobre a audiência que seria realizada, pedindo inclusive para que assinasse uma procuração para o seu advogado, o que não foi aceito, sendo que a mais de um ano que não tinha contato com a mesma, sendo procurada apenas esta semana.

A apuração dos fatos se deu através de uma denuncia feita pelos vereadores, Abdon Lopes e Chagas de Júlio, este último de saudosa memória junto ao Ministério Público Federal, já que os recursos são oriundos do Governo Federal e se destinava a realização de obras de esgotamentos sanitários para retirada de todos os esgotos e dejetos que caem dentro do açude de São Gonçalo. Inclusive no próprio Edital de Licitação, foi publicado Marizópolis como Marizópolis-PR e não Marizópolis-PB no intuito de dificultar a participação de empresas na concorrência da dita licitação. Nos próximos dias, outras pessoas serão convocadas para prestar depoimentos na sede da Polícia Federal da Cidade de Patos.


Mário Gibson


Montagem da Estrutura do FORROFEST Está em Fase Final

Os preparativos para a 3ª Etapa da 20ª edição do Forrofest que acontecerá em Sousa já se encontram em fase final. Toda a estrutura de palco, som e iluminação na praça de eventos José Simão está sendo montada para garantir o perfeito andamento do Forrofest.

O ForróFest, maior festival de música regional do Nordeste, realizado a mais de 20 anos em todo o Estado chega na sua 3ª eliminatória com 12 canções, sendo 4 delas inscritas por compositores da região de Sousa.

No evento se apresentarão as bandas Amazan, Biliu de Campina, Forró Caçuá e Forró Rabo de Saia, além das composições classificadas nesta eliminatória, que será neste próximo sábado, dia 12 e toda a população de Sousa está convidada para prestigiar o evento e os compositores da nossa terra classificados nesta eliminatória.


Ascom

Beleza nos Céus: Esquadrilha da Fumaça Fará Apresentação em Sousa

A Esquadrilha da Fumaça, que está realizando uma excussão por todo o Nordeste estará na cidade de Sousa nesta segunda-feira (14/06), realizando um show de acrobacias aéreas para toda a população.

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça estará a partir das 16h00 no aeroporto da cidade de Sousa onde os aviões estarão expostos para visita de toda a população, logo após a demonstração de acrobacias aéreas nos céus da cidade de Sousa.

O espetáculo terá duração de 45 minutos e os melhores pilotos do Brasil estarão realizando várias manobras acrobáticas para deleite de toda a população sousense, sendo todos convidados para acompanharem o espetáculo nos céus de Sousa.

Todos os alunos da rede pública municipal serão liberados da aula para assistirem o evento que contará com a presença do SAMU para dar segurança à população e aos pilotos da apresentação, que contará com o patrocínio de várias empresas como Cavalcanti & Primo, Onix, Armazém Paraíba e Grupo J. Claudino.


Ascom

Máfia das ambulâncias: MPF move ação contra ex-prefeito de Manaíra (PB)

Irregularidades foram cometidas com verbas do Ministério da Saúde

Encontra-se na 4ª Vara da Justiça Federal ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Manaíra (PB), José Simão de Sousa, por fraude em convênio com o Ministério da Saúde (MS) para compra de veículo tipo Van e equipamentos de gabinete médico para transformá-lo em Unidade Móvel de Saúde. A fraude faz parte do esquema criminoso conhecido como “Máfia das Ambulâncias”, organização criminosa desarticulada em 2006, durante a Operação Sanguessuga, deflagrada pela Polícia Federal.

Além do ex-prefeito também são réus na ação Robenilson Teixeira dos Santos, Gleidson William Diniz Tavares e Veronilson Delfino Carneiro, servidores públicos e ex-membros da Comissão Permanente de Licitação no município quando os crimes ocorreram.

Em 2004, o município firmou o Convênio nº 0478/2004 com o Ministério da Saúde, no valor de R$ 112 mil e contrapartida municipal de R$ 4 mil para a compra da ambulância. A partir de constatações feitas pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denassus) e Controladoria Geral da União (CGU), verificou-se a existência de simulação e direcionamento das licitações realizadas, bem como facilitação de fraude para beneficiar as empresas participantes, o então prefeito e os membros da comissão de licitação.

Segundo apurou-se, o ex-gestor fracionou o valor da ambulância, determinando a abertura de dois procedimentos licitatórios na modalidade carta convite, um para comprar o veículo e outro para o gabinete médico. Venceram as licitações as empresas Planan Comércio e Rep. Ltda. e Unissau Comércio e Indústria Ltda.

Para o Ministério Público, agindo dessa forma o gestor conseguiu maquiar a exigência de licitação na modalidade tomada de preços, em razão do valor do bem, realizando processos licitatórios distintos, de forma que fosse mantido o esquema “sanguessuga” através de cartas-convite. “É evidente que o prefeito e os demais membros da comissão de licitação de maneira conveniente e dolosa, convidaram empresas fantasmas e pertencentes ao mesmo grupo econômico para compor a licitação, frustrando o caráter competitivo do certame” afirmou o MPF na ação.

Com suas condutas, o ex-gestor e os membros da comissão de licitação à época dos fatos frustraram a licitude do processo licitatório e proporcionaram o enriquecimento ilícito das empresas Planan e Unissau, crimes previstos na Lei 8.429/92 (Lei de Improbidades).

Indisponibilidade de bens – O MPF pediu que a Justiça decrete medida cautelar de sequestro e de indisponibilidade dos bens dos réus, em montante equivalente aos recursos federais dilapidados, para assegurar o ressarcimento com incidência de juros e correção monetária.

Também pediu que a Justiça condene os réus nas seguintes sanções previstas no artigo 12 da Lei de Improbidade: perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de dez anos.

Veículo inadequado - Conforme a auditoria do Denassus, o veículo comprado pela prefeitura de Manaíra foi considerado inadequado para ser usado como ambulância pela ausência de equipamentos como estetoscópio, aparelho para medição de pressão arterial, termômetro e material de consumo. O veículo tipo van também não possuía as dimensões adequadas para tal uso, apesar de ressalva constante em parecer técnico do Ministério da Saúde de que deveria ser adquirido um veículo tipo micro-ônibus zero km para melhor aproveitamento do recurso.

Máfia das ambulâncias - A “máfia das ambulâncias”, como ficou conhecida a organização criminosa, se derivava da associação de parlamentares federais, prefeitos, empresários, membros de comissões de licitação e servidores públicos lotados nas áreas de aprovação de projetos técnicos. A quadrilha apresentava de uma espécie de “kit de licitação” no qual havia a elaboração prévia de todos os formulários necessários para o processamento de todas as etapas de um processo de licitação, notadamente na modalidade carta-convite. Os formulários eram submetidos às comissões permanentes de licitação e prefeitos para a necessária homologação, possibilitando o superfaturamento, a partir do qual os recursos seriam repartidos entre os participantes do esquema.

As investigações policiais identificaram os grupos de empresas que compunham e executavam o esquema das fraudes detectadas, sendo eles o Grupo Planam, o Grupo Domanski, o Grupo Lealmaq e o Grupo Unisaúde.

No âmbito criminal todos já respondem a processo derivado da Operação Máfia das Sanguessugas na Justiça Federal do Mato Grosso. Já na esfera cível tramitam centenas de ações de improbidade em que os empresários integrantes quadrilha respondem pela prática do dano ocorrida na maioria dos municípios brasileiros.

* Ação de Improbidade Administrativa n° 0003629-26.2009.4.05.8201, ajuizada em 20 de novembro de 2009.


Assessoria de Comunicação


EXCLUSIVO Efraim prepara anúncio de desistência da candidatura à reeleição e já conversa com aliados sobre futuro político

O senador Efraim Moraes (DEM) está preparando o anúncio da sua desistência de tentar a reeleição nas eleições deste ano. A informação privilegiada chegou ao Blog através de um deputado aliado do senador.

Segundo o deputado, que pediu reservas, Efraim já conversa com aliados sobre a saída da chapa e sobre o seu futuro político. A decisão se deu – como toda a Paraíba sabe – em virtude das denúncias publicadas na grande mídia, sobre contratação de funcionários fantasmas em seu gabinete.

Segundo o deputado informou ao Blog, Efraim disse que, em virtude das denúncias, sua reeleição ficou comprometida. Da mesma forma, ele diz que não tem mais apoio dentro da chapa – leia-se Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima – para permanecer pré-candidato.

A gota d'água para a decisão de Efraim foi o depoimento da sua secretária parlamentar, Rosemary Ferreira Alves de Matos, à Polícia Legislativa do Senado, esta semana. Durante o depoimento, Rosemary disse que o senador Efraim era o responsável pela indicação dos funcionários comissionados do gabinete. “A contratação se inicia com a indicação do futuro servidor pelo senador”, informou Rosemary.

Ela trabalha no Senado desde 2005 e é funcionária comissionada do gabinete desde julho do ano passado. A secretária teve o nome envolvido no escândalo depois de o contínuo Gilberto Rocha da Mota ter afirmado que Rosemary sempre pedia para que ele representasse funcionários nomeados por procuração, inclusive para a posse de Kelly Janaína Nascimento da Silva, 28 anos, e Kelriany Nascimento da Silva, 32 anos, funcionárias fantasmas do gabinete de Efraim que denunciaram a contratação irregular.


Blog Carlos Magno

Jeová coloca seu nome à disposição do PT para formação de chapa e diz que a legenda deve fazer parte da majoritária

“Não podemos abrir mão da vaga na chapa majoritária com o PMDB. Não é uma questão de orgulho, é de merecimento, já que o PT foi um agente importante e contribuiu de forma decisiva para o processo de retomada de governo”, disse o deputado estadual Jeová Campos, durante entrevista à Rádio Correio Sat (98 FM) na tarde desta quarta-feira (09). Jeová disse ainda que o PT vai indicar nomes para compor a chapa majoritária e que o Partido não deve abrir mão de integrar a chapa. Partidário, ele também colocou seu nome à disposição da legenda, mesmo se programando para concorrer à reeleição.

Para Jeová, esse é um momento importante para o PT. Segundo ele, é justamente nessa ocasião que a legenda mais precisa se mostrar forte e unida para alcançar os seus objetivos. “Sou um homem de partido e, desde já coloco meu nome à disposição PT. Se requisitado, atenderei ao chamado, mesmo trabalhando em prol da minha reeleição”, disse o parlamentar, que apesar do impasse com o PMDB na formação da chapa majoritária para outubro, aprova o governo de José Maranhão sob vários aspectos. Exemplo disto foi a resposta que deu aos jornalistas quanto às obras do governo em diversas cidades do estado.

“Estou bastante satisfeito com as obras que o governador vem realizando pela Paraíba. Só na região de Cajazeiras posso citar o Hospital Regional, as estradas, o aeroporto, além de outras ações como a entrega dos ônibus escolares e viaturas”, ressaltou Jeová, que aguarda a definição das candidaturas e chapa majoritária para os próximos dias, lamentando o fato do PT não contar com outros bons nomes constantes em seu quadro, visto que estes já estão à disposição do poder executivo e não poderão se afastar. “É uma pena o PT não contar, por exemplo, com o nome de Giucélia Figueiredo, que também está fazendo um ótimo trabalho à frente da Secretária de Desenvolvimento Humano e somaria ainda mais num momento desses”, destaca o deputado.


News - Assessoria & Comunicação

Lei da ficha limpa vale para as eleições de 2010, diz TSE

Ministros responderam a consulta do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).
Políticos condenados em decisão colegiada não poderão se candidatar.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nesta quinta-feira (10), por 6 votos a 1, que a lei da ficha limpa vale para as eleições de outubro deste ano. Com isso, políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos não poderão ser candidatos no pleito de outubro.

A posição do TSE foi uma resposta à consulta feita pelo senador Arthur Virgílio (PSDB). O pleno do tribunal entendeu que a lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 4 de junho, não altera o processo eleitoral e pode ser aplicada neste ano. Com isso, o entendimento passa a ser adotado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país, afirmou o presidente da corte, Ricardo Lewandowski.

O projeto ficha limpa surgiu da iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas de eleitores desde o lançamento da proposta, em setembro do ano passado.


G1

Plantão Policial - Quinta para Sexta-feira, dia 11 de Junho de 2010

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Polícia Militar recupera moto roubada

Policiais Militares do 14º Batalhão, sob o Comando do Ten Cel Dedeu, ainda em diligências no intuito de prender um acusado de roubo na região, localizou ontem por volta das 12h15min, nas proximidades da Ponte do Guarda no Bairro do Mutirão na cidade de Sousa – PB uma Honda Titan 150, cor preta, placa MOI 9028 que havia sido roubada no dia 07.06.2010 nas proximidades do Sítio Lajão de propriedade do Senhor LAUCIANO VIEIRA DE ANDRADE. Um dos acusados do delito ANTONIO RAIMUNDO DA SILVA, 32 ANOS, solteiro, já havia sido preso pela Polícia Militar. A motocicleta foi conduzida até a Delegacia para as medidas atinentes ao caso.


Policiais Militares prendem acusado de furtar Estabelecimento em Sousa - PB

Policiais Militares do Destacamento de Aparecida - PB e São Francisco – PB prenderam por volta das 11h20min JOSÉ QUARESMA DE SOUSA (alcunha “Zé Vira Mundo”) 39 anos, solteiro, agricultor, residente no Massapê dos Dias – Sousa. O acusado foi flagrado furtando sacos de milho da Empresa Santana nas Várzeas de Sousa – PB e usava uma moto Honda Strada CBX, placa MNC 7597, cor roxa para efetuar o delito. Segundo o proprietário da Empresa o desaparecimento do referido produto já acontecia há alguns dias. A Polícia Militar prendeu e conduziu o acusado para a Delegacia local para que fossem tomadas as providências cabíveis.


Polícia Militar procura acusados de roubo em São Gonçalo

Por volta das 23h50min do dia 08/06/2010 o COPOM do 14º BPM recebeu uma ligação informando que dois elementos armados em uma Moto Titan de cor preta, tinham abordado os jovens Annely Lira dos Santos, solteira, estudante, 20 anos, residente em São Gonçalo e Vinicius Gomes da Silva, solteiro, 18 anos, estudante, também residente em São Gonçalo. O fato aconteceu no Alto do Catete em São Gonçalo e os acusados roubaram os celulares e uma carteira de bolso das vítimas. A Polícia Militar realizou diligências no intuito de prender os acusados do referido crime, mais por enquanto sem êxito.



Policia Militar prende acusados da prática de Direção Perigosa em SOUSA/PB.

A Polícia Militar prendeu por volta das 21h00min FLÁVIO COELHO DA SILVA (vulgo XIU), solteiro, 20 anos, desocupado, residente no Bairro do MASSAPÊ – SOUSA/PB e apreendeu um menor de 17 ANOS. Uma denúncia anônima dava conta de que os envolvidos estavam praticando direção perigosa no Bairro onde residem. A Polícia Militar deslocou-se até o local e realizou uma abordagem nos envolvidos, encontrando com eles uma faca peixeira e 08 (oito) pedras de substância entorpecente (Crack). A Moto Twister preta de placa DOU 1125 – SP, estava sendo conduzida por Flávio Coelho que como apresentava visíveis sinais de alcoolemia foi submetido ao teste do Etilômetro realizado por um Policial Militar do Policiamento de Tânsito. Tendo o exame comprovado a presença de 1,22 MGL em Flávio Coelho. Os envolvidos foram conduzidos a presença da Autoridade competente para as medidas cabíveis juntamente com os objetos apreendidos.


Policiais Militares da 2ª Cia/14º BPM apreende menor com entorpecente

No dia 09/06/2010 por volta das 19h00min uma Guarnição do Grupo de Choque da 2ª Cia/14º BPM quando realizava rondas no intuito de coibir o tráfico de entorpecentes na cidade de Pombal e acabou apreendendo um menor de 17 anos, solteiro, desempregado, residente em Pombal. Ao ser abordado desobedeceu pelos Policiais Militares foi encontrado com o mesmo duas pedras da substancia entorpecente crack em um dos bolsos de suas vestimentas. Ao chegar à Delegacia foi realizada uma revista pessoal minuciosa e foi encontrado nas suas roupas íntimas mais três pedras da mesma substância, com o menor também foi encontrado um telefone celular marca nokia, 1 (um) relógio Technos e uma quantia de R$ 70,00(setenta reais). Na mesma ocasião também foi conduzido a Delegacia LEONARDO CRUZ DA SILVA, 19 anos, solteiro, trabalhador braçal, também residente em Pombal, por desobediência.


14º BPM



Em Cajazeiras: albergado é preso ao obrigar esposa a vender geladeira para comprar drogas

Um presidiário do regime semiaberto em Cajazeiras, no Sertão paraibano, foi detido depois que a esposa o denunciou na quarta-feira (9) por ter sido obrigada a lhe fornecer dinheiro para a compra de drogas. De acordo com 6º Batalhão da Polícia Militar, Eriveilton de Lima Ferreira, de 31 anos, saiu da cadeia e chegou bêbado em casa cobrando R$ 10 da esposa para consumir drogas.

A mulher se negou a dar o dinheiro e foi ameaçada com um pedaço de madeira. Ela teria sido salva pelos filhos, que seguraram o acusado e aconselharam a mãe a correr para a casa da sogra. O albergado ainda insistiu em procurá-la e, novamente, tentou forçar a companheira a voltar para casa com o objetivo de vender a geladeira. A motivação seria a mesma: adquirir entorpecentes.

Segundo a polícia, a vítima escapou de novo de uma agressão graças às intervenção da cunhada. Ela procurou a Polícia Militar e prestou queixa na delegacia, para onde o acusado foi encaminhado, por volta das 20h. Ele permaneceu detido para prestar depoimento e poderá responder pelo crime de violência doméstica.


Paraíba 1



Doméstica é presa tentando entrar em cadeia pública de Cajazeiras com droga

A doméstica Francisca Santana de Lima, 68 anos, foi presa na tarde de ontem (09), quando se deslocou até a cadeia pública de Cajazeiras, onde iria fazer uma visita a seu filho, Lázaro Santana, que se encontra preso naquela unidade prisional e ao fazer uma revista íntima às agentes encontraram duas pedras de crack.

A acusada foi presa e conduzida para a delegacia local e apresentada ao delegado plantonista para serem adotas as medidas legais que requer o caso.


Hidroastro Abrantes