sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Desembargador Paulo Gadelha lança livro sobre a história política de Sousa

07/08/2009.
A Assembleia Legislativa foi o local escolhido para o lançamento do livro História Política de Sousa – 1945 –2004, sexta obra escrita pelo desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 8ª Região, Paulo Gadelha.

A solenidade foi realizada no plenário Deputado José Mariz, que ficou lotado com a presença de várias autoridades, principalmente do Poder Judiciário. A sessão especial foi realizada na tarde desta sexta-feira (07/08) e presidida pelo deputado estadual Leonardo Gadelha (PSB), sobrinho de Paulo Gadelha. Os parlamentares Romero Rodrigues (PSDB) e José Aldemir (DEM) também estiveram presentes.

O autor justificou a decisão de lançar seu mais recente livro na sede do Poder Legislativo. “Esta Casa representa a própria história política da Paraíba. Como deputado durante oito anos, vivi um dos períodos da minha vida aqui e só podia lançar um livro como este no templo de ação política, que é a Casa de Epitácio Pessoa”, observou Paulo Gadelha.

Para o deputado Leonardo Gadelha, os leitores que gostam de política irão apreciar bastante o livro. “Podemos encontrar histórias pitorescas ao longo de toda a obra. Para mim que, como sobrinho e parlamentar ocupante de uma cadeira que foi utilizada por ele, é motivo de muita alegria e orgulho”, disse.

Apesar de se considerar um ator da cena política de Sousa, o desembargador Paulo Gadelha aceitou o desafio de escrever sobre os fatos que marcaram a trajetória política da cidade sorriso. A História Política de Sousa – 1945 –2004 é dividida em 38 capítulos e trata desde a formação dos partidos políticos até 2004 – eleições para prefeito, vice-prefeito e vereadores. A obra foi publicada pela Companhia Editora de Pernambuco e já venda pelo valor de R$ 30,00.


Fonte: CASSIANA FERREIRA

Juiz acata pedido de Advogado e adia audiência entre Tyrone e André Gadelha

07/08/2009.
O Juiz da 63º Zona Eleitoral da Comarca de Sousa, Dr. Henrique Jorge Jácome de Figueiredo, acatou na manhã desta quinta-feira dia 06 de Agosto, um pedido formulado pelo Advogado Delosmar Mendonça, para adiar a audiência eleitoral movida contra o prefeito Fábio Tyrone do PTB, que estava previamente marcada para o dia 18 deste mês.

O advogado solicitou adiamento, por que justamente neste dia, o mesmo estaria atuando como relator de alguns processos na OAB em Brasília - DF, onde é Conselheiro Federal da Ordem no Estado, o que impossibilita a sua presença neste dia na Cidade de Sousa.

O Juiz acatou o pedido e definiu a data do dia 21 do mesmo mês (agosto), e abriu vistas ao representante do Ministério Público Eleitoral. Por enquanto a data esta definida para o dia 21 de Agosto, as 8 horas da manhã no Fórum Eleitoral, do qual já foi solicitado um forte esquema de segurança, pois o clima na Cidade ainda é muito tenso.


Mário Gibson

Prefeito Juninho de Braga reafirma apoio a Maranhão e ex vice-prefeito ameaça deixar o PMDB de Nazarezinho

07/08/2009.
Durante a visita do Governado do Estado, José Maranhão do PMDB á Cidade de Sousa, o prefeito do município de Nazarezinho, Junior de Braga do PTB, anunciou e reafirmou o seu compromisso de apoio ao Maranhão III, mesmo com a advertência do Presidente da Legenda no Estado, Deputado Armando Abílio.

De acordo com as informações, o prefeito alega uma possível traição do ex-governador Cássio Cunha Lima nas eleições de 2008, o que teria motivado a sua nova posição referente ao quadro da política no Estado. “Cássio, disse que ficaria neutro no pleito, no entanto trabalhou nos bastidores para a vitória de Gilson Luiz com a inclusão de vários recursos no micro processo eleitoral” revelou Braga.

Porem a Novela ainda não acabou, pois o Presidente do PMDB da Cidade o ex vice-prefeito Ribeiro Pedrosa, também esteve ontem em Sousa acompanhando a visita de Maranhão e chegou a ficar irritado, inclusive teria dado um prazo para que o Governador resolva alguns problemas da política de Nazarezinho, caso contrário, o próprio Ribeiro irá cair fora do esquema político maranhista.

A verdade é que com um Prefeito na mão, qual é o Governador que vai se lembrar de um ex vice-prefeito.


Mário Gibson

Ministro, Governador, Prefeito e Deputados participam da Solenidade de Inauguração do Centro Calon de Desenvolvimento Integral de Sousa

07/08/2009.
Nesta quinta-feira (06) às 8:00h com a presença de várias autoridades, foi inaugurado em Sousa o CCDI (Centro Calon de Desenvolvimento Integral).

Na ocasião, estiveram presentes autoridades de várias esferas governamentais, (estaduais, federais e municipais). O Ministro Edson Santos destacou a importância deste momento para a cidade de Sousa, pois a cidade recebeu o primeiro centro de tradições ciganas da América Latina.

No seu discurso, o Prefeito Tyrone declarou que hoje, a cidade de Sousa começou a pagar uma dívida de décadas com a comunidade cigana, trazendo inclusão social a um povo tão carente e sofrido, ele ainda pediu ao Governador José Maranhão e ao Ministro Edson Santos que o ajudem com projetos de pavimentação e construção de casas.

O CCDI é parte dos programas de metas para inclusão social das minorias carentes do Governo Federal, que junto com o Governo Municipal de Sousa, colocam em prática as políticas de execução desses projetos.

Proporcionar inclusão social em todas as camadas da população é meta básica da administração Tyrone, buscando cooperação entre os governos municipal, estadual e federal para juntos resolverem os problemas da população.

Além do Ministro, Governador e do Prefeito, os Deputados Marcondes Gadelha, Lindolfo Pires e Leonardo Gadelha estiveram também presentes durante a solenidade de Inauguração


Mário Gibson com informações do DECOM

12 Prefeituras terão contas bloqueadas, Sousa se encontra na relação

07/08/2009.
O Tribunal de Contas do Estado definiu nesta quinta-feira (6) que as prefeituras dos 12 municípios paraibanos que ainda não entregaram seus balancetes eletrônicos ao órgão terão suas contas bloqueadas, e que isto deve acontecer até segunda-feira (10).

O presidente do órgão, conselheiro Nominando Diniz, revelou que as prestações de contas dos municípios devem ser publicadas na internet em nome da “transparência administrativa” aqueles que desrespeitaram esta regra básica. O prazo para que os balancetes fossem entregues acabou na última terça-feira (4).

As prefeituras citadas são as de Cacimba de Areia, Catingueira, Cruz do Espírito Santo, Dona Inês, Junco do Seridó, Mamanguape, Pilões, Santa Cecília, Santarém, Serra Grande, Sousa e Belém do Brejo do Cruz. Este último com o agravante de que a Câmara do município também não entregou seu balancete.

Agora, as prefeituras precisarão corrigir o problema, enviar o balancete e pagar uma multa por causa do atraso. A assessoria da presidência do TCE disse que o valor da multa varia, mas que as contas municipais serão liberadas apenas quando o valor for pago.


Portal Correio

Vereador Caca Gadelha fala sobre inicio dos trabalhos no legislativo, o fim da reeleição e sobre as declarações do irmão Talles contra André Gadelha

07/08/2009.
O Vereador Adilmar de Sá Gadelha (Caca - foto a direita) falou pela primeira vez a imprensa sousense após os retornos aos trabalhos legislativos na Câmara de Vereadores, o parlamentar parabenizou o Presidente da Casa, Denis Formiga pela entrega dos Gabinetes dos Parlamentares, e disse que agora vereador não tem mais desculpas para não trabalhar, inclusive, é pretensão do parlamentar implantar a partir de agora, um Gabinete Itinerante, e ainda um Site na internet, o www.cacagadelha.com.br, onde as pessoas poderão acompanhar o seu trabalho através da rede mundial de computadores.

Por outro lado o parlamentar mirim, também se manifestou favorável a um Projeto de Resolução de autoria do vereador Dede Veras do PSDB, que versa sobre o fim da reeleição no poder legislativo, do qual se diz favorável a matéria, porem informou que irá reunir a bancada para discutir o assunto com o atual presidente. Caca Gadelha, ainda informou que existe um compromisso da bancada com o vereador Ananias Vieira, para que este seja o próximo presidente no biênio de 2011 a 2012, compromisso este que também teria sido firmado com o próprio Denis.

Por último, o vereador peemedebista, ainda se reportou pela primeira vez sobre a polêmica envolvendo o seu irmão Talles Gadelha e o ex-vice prefeito André Avelino de Paiva Gadelha Neto, do qual deixou bem claro, que em hipótese alguma ficará contra o seu irmão, e chegou inclusive a colocar o cargo de Diretor da CAGEPA a disposição do Deputado Leonardo Gadelha e do próprio André em reunião corrida na Capital do Estado, logo após as declarações de Thales a imprensa de Sousa. "Jamais ficarei contra o meu irmão" revelou o vereador, que porem, preferiu não comentar as declarações, "Ele é de maior, acho que sabe o que diz, e não vou admitir qualquer tipo de difamação contra o mesmo, só não vou adentrar no mérito de suas declarações", finalizou Caca Gadelha do PMDB.


Mário Gibson