terça-feira, 30 de outubro de 2012

MPF convoca sociedade para audiência sobre medicamentos excepcionais na quarta-feira (31)


 
 
Duas ações ajuizadas pelo órgão já transitaram em julgado, obrigando o estado a regularizar o fornecimento dos remédios

 

 O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB), através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, convoca a sociedade paraibana a participar, na próxima quarta-feira (31), às 10h, no auditório da Procuradoria da República na Paraíba, de audiência pública para tratar de problemas no fornecimento de medicamentos excepcionais pelo Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (CEDMEX) da Secretaria de Saúde do Estado. 

Caso você seja paciente e esteja sofrendo com a falta de medicamentos excepcionais como Quetiapina, Risedronato, Rivastigmina, Reuquinol, Lupron, Olanzapina, Azatioprina, Ciclosporina, Sinvastatina, Tacrolimus etc, compareça e apresente a sua denúncia. O MPF ganhou na Justiça as Ações Civis Públicas nºs 0008490-68.2003.4.05.8200 e 0003315-59.2004.4.05.8200, que estão em fase de execução, havendo necessidade de coleta de provas para demonstrar o descumprimento da obrigação pelo governo da Paraíba.

Endereço – A Procuradoria da República na Paraíba está localizada no endereço na Avenida Getúlio Vargas, 255/277, Centro, João Pessoa (PB). No mesmo endereço, no horário das 13h às 17h, de segunda a quinta-feira e de 8h às 12h, na sexta-feira, é possível prestar depoimento para fins de prova do descumprimento da decisão judicial por parte do estado nas ações referidas. Outras informações pelo número (83) 3044-6235.

Lista de medicamentos - A lista de medicamentos excepcionais consta da Portaria MS/GM nº 533, de 28 de março de 2012, que estabeleceu, no Anexo III, a Relação Nacional de Medicamentos Especializados da Assistência Farmacêutica (CEAF) (antiga Relação de Medicamentos de Dispensação Excepcional), que pode ser acessada pelo portal eletrônico http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/anexos_rename_2012_pt_533_27_09_12.pdf. A Justiça fixou multa de diária de R$ 10 mil, caso o estado descumpra a decisão.

CEDH-PB – A audiência é feita em conjunto com o Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba (CEDH-PB) que também ouvirá a sociedade sobre outras questões ligadas à saúde no estado e também a respeito da qualidade das perícias do INSS.

 
 
Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República na Paraíba

Governo lança programa para manutenção do rebanho no Estado

 
 


O Governo do Estado está disponibilizando um novo incentivo aos agropecuaristas paraibanos para complementar a alimentação dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos neste período de estiagem. Nesta terça-feira (30), será lançado o Programa Emergencial de Manutenção do Rebanho, às 10h, no Agrocentro de Patos (Empasa), no Km 336 da BR-230.

O Governo do Estado está investindo R$ 7 milhões na distribuição com preço subsidiado de até 50% na silagem de milho ou sorgo, torta de algodão e farelo de soja. Foram adquiridas 4.225 toneladas de farelo de soja e torta de algodão e 4.400 toneladas de silagem de milho e sorgo.

De acordo com o governador Ricardo Coutinho, o programa emergencial de Manutenção do Rebanho visa manter e garantir a permanência dos criadores em suas atividades, evitando a dizimação dos animais com a oferta de ração protéica e, ao mesmo tempo, age como regulador de preços no mercado.

“A Paraíba tem sido exemplo por ser o único Estado no Nordeste a distribuir ração animal gratuita, a exemplo do volumoso de milho e sorgo, que tem socorrido os produtores e garantido a sobrevivência do rebanho. Infelizmente, diante da seca e das dificuldades postas, registramos a perda de animais, mas não fosse a ação do Governo do Estado o quadro seria muito pior”, ressaltou o governador.
Ele ainda acrescentou que o programa também vai beneficiar os produtores inscritos no Programa Leite da Paraíba com a venda subsidiada da ração de forma a garantir a produção e a distribuição do leite à população.

O programa é coordenado e executado pela Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) e tem a supervisão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap).

Pontos de venda- A torta de algodão e o farelo de soja serão vendidos nos escritórios e armazéns da Empasa de Campina Grande, Monteiro, Patos, Itaporanga, Pombal, Sousa e Catolé do Rocha. Já a silagem, nos postos da Empasa de Campina Grande, Monteiro, Patos e Sousa.



SECOM