sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ricardo anuncia folha extra para pagar pro tempores, que voltam na segunda-feira

O governador Ricardo Coutinho (PSB) determinou nesta sexta-feira (11), em razão do término do recadastramento dos prestadores de serviço da Secretaria de Educação, o pagamento de uma folha extra no valor de R$ 7,2 milhões para pagar o salário referente aos servidores que trabalharam no mês de janeiro e não receberam seus vencimentos. A expectativa do Governo é que no início da próxima semana os prestadores de serviço identificados no recadastramento recebam a remuneração.

O recadastramento identificou 10.948 servidores só na Secretaria de Educação que obedecem todos os critérios estabelecidos, como assiduidade e antiguidade, estão tendo seus contratos renovados. A grande maioria tem mais de dois anos na função. De acordo com o governador Ricardo Coutinho, mesmo sem estarem trabalhando durante o mês de janeiro, os professores e pessoal de apoio com mais dois anos na função e que cumpriam os critérios dentro do recadastramento estão sendo contratados, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito com o Ministério Público do Estado.

Ainda de acordo com o recadastramento, existiam 11.948 prestadores de serviço na Educação, dois quais pouco mais de mil pessoas não foram identificadas na função e foram automaticamente excluídas da folha do Estado. O secretário de Administração do Estado, Gilberto Carneiro, explicou que o governo só está pagando ao pessoal da educação, após o recadastramento, para evitar que as pessoas que não estavam desempenhando suas funções recebessem salários de forma ilegal.

“Cerca de mil pro-tempores estão fora desta folha extra, portanto não terão os contratos renovados. Este grupo se encontrava numa situação irregular, muitos já morreram, outros moram no exterior ou sequer trabalhavam, recebiam sem exercer a função”, destacou o Secretário de Administração, Gilberto Carneiro.


Secom PB

Açude de São Gonçalo pode sangar ainda neste final de semana

Após uma boa chuva registrada nas ultimas 24 horas na Região de São Gonçalo o açude daquele perímetro pode sangrar ainda este final de semana, isso é claro, que vai depender das precipitações das próximas horas e porque não dizer da noite de hoje.

Segundo as informações o açude continua tomando água, após a chuva da noite e madrugada desta sexta-feira, e amanheceu o dia de sábado as 7 da manhã com um volume de mais de 40 milhões de metros cúbicos, que equivale a mais de 90% de sua capacidade total, que é de 44 milhões e 600 mil m3 de água. Portanto, na manha de hoje estava apenas 65 centímetros de atingir o seu nível máximo de acumulação.

Hoje a cidade está com uma temperatura bastante elevada e existe previsões de chuvas para o dia de hoje o que pode provocar mais uma vez a sangria do açude de São Gonçalo na Cidade de Sousa.


Mário Gibson

Aposentado diz que o Vale dos Dinossauros se encontra abandonado

O aposentado Luis Carlos da Silva Gomes denunciou esta semana através de fotos que as históricas pegadas existentes no Vale dos Dinossauros na cidade de Sousa estão submersas devido às fortes chuvas registradas neste início de ano. Ele também denunciou que o museu do Vale está abandonado, “o museu está com a cobertura esburacada permitindo a penetração de águas pluviais e o reboco interno caindo. As janelas precisaram ser fechadas com pedaços de taboas e pregos para manter aparente segurança daquele espaço onde estão expostos fósseis raros da Bacia Sedimentar do Rio do Peixe”.

Luis Carlos também revelou que o Complexo Turístico do Vale dos Dinossauros não recebe a devida atenção desde a sua inauguração em 1999, “depois que o Complexo Turístico foi inaugurado, as instalações nunca receberam manutenção. O canal de alívio apresenta pontos com desmoronamento, enquanto pontes e passarelas recebem manutenção do pessoal de apoio que presta serviço no local, realizando remendos improvisados e sem segurança. Recentemente uma turista ao passar sobre uma das passarelas uma das taboas cedeu faltando pouco para ela fraturar a perna”.

A estrutura do Vale dos Dinossauros é tão caótica, que Luis Carlos da Silva Gomes, disse que especialistas recomendam o fechamento do parque até que seja realizada uma ampla reforma. “Na situação em que se encontra atualmente o Complexo Turístico Vale dos Dinossauros, será oportuno o seu fechamento temporário, até que sejam adotadas, ao menos, medidas paliativas para melhorar o aspecto físico de suas instalações. Evita-se assim que o turista leve a imagem de um lugar em deplorável estado de abandono”, disse.



George Wagner

Lindolfo Pires é escolhido líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Lindolfo Pires foi oficializado ontem, como novo líder do governo Ricardo Coutinho na Assembleia Legislativa. Em reunião passada com o governador, Lindolfo havia recebido a proposta de assumir uma secretaria de estado ou liderar a bancada governista.

Nas sessões desta semana, Lindolfo já se mostrava líder. Praticamente sozinho, rebatia as acusações que a bancada de oposição na Assembleia Legislativa levantava contra o Governo do Estado. A oficialização foi feita via Twitter pelo @govparaiba.




Luis Torres

Câmara Municipal aprova em primeiro turno aumento de vagas de vereador em Sousa

A Câmara Municipal de Sousa aprovou na sessão de ontem em primeiro turno a resolução do Tribunal Superior Eleitoral que adequa o número de vereadores a faixa populacional.

Nove vereadores estiveram presentes a sessão e foi aprovada a emenda modificativa a lei orgânica da câmara aumentando de 10 para 15 o número de veredores a partir de janeiro de 2013.

O projeto deverá voltar a pauta na próxima quarta-feira para votação em segundo turno e nas próximas eleições 15 vagas já serão oferecidas aos partidos políticos que irão disputar o pleito proporcional.

Cada agremiação partidária que na última eleição lançou 20 pré-candidatos a vereador, com a participação de seis mulheres, poderá apresentar até trinta concorrentes, com a observância de nove vagas para as mulhres disputarem o pleito.

O presidente da Câmara Municipal de Sousa, Adilmar de Sá Gadelha, Cacá Gadelha (PMDB - foto), destacou a aprovação da matéria e disse que "com o aumento no número de vereadores no legislativo sousense, haverá um fortalecimento da representatividade da população".

O vereador Denis Formiga (PMDB), também voltou favorável a regulamentação do aumento de vagas na Câmara Municipal, mas chegou a diz que " se dependesse da sua vontade pessoal, deveriam permanecer apenas as dez vagas, porque Sousa iria saber quem realmente tem liderança, quem realmente tem votos".

A matéria será votada em segundo turno na próxima quarta-feira na Casa Otacílio Gomes de Sá.



George Wagner