segunda-feira, 2 de março de 2009

TRE protocola ação do PSDB e vai notificar novo governador

02/03/2009.
O desembargador Nilo Ramalho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba,, enviou nesta sexta-feira, dia 27, à secretaria judiciária do órgão recurso contra expedição de diploma aberto pelo PSDB contra o governador José Maranhão (PSDB) e o vice-governador Luciano Cartaxo (PT).
O processo é assinado pelo senador Cícero Lucena, presidente estadual do PSDB na Paraíba, e após a notificação os envolvidos terão três dias para apresentar suas defesas. A notificação deve acontecer na segunda-feira, dia 2.
O processo pede que Maranhão e Cartaxo sejam cassados e deixem seus respectivos cargos de imediato. Pede ainda que, diante da vacância dos cargos , a Justiça Eleitoral determine a realização de novas eleições na Paraíba , diretas ou indiretas.
OPSDB alega no processo que as eleições foram contaminadas pelo jornal Correio da Paraíba, cujo dono era suplente do então senador José Maranhão e tinha disposição para assumir a titularidade do mandato.
“Disposto a assumir a titularidade do mandato, o que terminou ocorrendo com a diplomação e posse do primeiro recorrido (José Maranhão), o Sr. Roberto Cavalcanti pôs a serviço da campanha de seu correligionário todo o sistema de comunicação que possui”, diz o pedido emitido pelo PSDB ao TRE.
O mesmo documento classifica a tal campanha como sendo uma “trama” que simultaneamente incluía notícias e matérias desfavoráveis e degradantes contra o então governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e veiculação de reportagens e noticiário elogiosos e positivos a José Maranhão.
Segundo a ação, este tipo de matéria foi intensificada nos dez meses que antecederam a eleição e explicou que tal prática quebrou a isonomia entre os contendores. “Não há candidato que, contando com o apoio de mídia expressiva, escancaradamente favorável, deixe de obter decisivo retorno eleitoral”, consta no recurso.
Depois que os advogados de Maranhão e Luciano Cartaxo apresentarem suas defesas, o recurso será reavaliado pelo TSE e possivelmente enviado para apreciação do Tribunal Superior Eleitoral.

Açudes da Região começam a acumular água e podem sangrar com continuidade das Chuvas


02/03/2009.
Os principais reservatórios de nossa Região começam a aumentar o seu volume de água existentes em seus mananciais devido as recentes chuvas que se intensificaram desde o final de fevereiro para o mês de março, segundo levantamentos atuais os açudes se encontram com um volume bastante considerável:

Município Açude Capacidade Máxima (m3) Volume Atual (m3) % Volume
Sousa / São Gonçalo / 44.600.000 / 26.963.800 / 60,5
Cajazeiras / Eng Ávidos / 255.000.000 / 133.991.640 / 52,6
Cajazeiras / Lagoa do Arroz/ 80.220.750 / 51.189.560 / 63,8
São Francisco/ Paraíso / 5.340.024 / 3.206.127 / 60,0
São J.L Tap/ Jenipapeiro/ 1.948.300 / 1.182.720 / 60,7

E em Uiraúna, o açude de Capivara, que tem capacidade para cerca de 37.549.827, até está segunda-feira dia 02 de Março o volume acumulado ja somava 29.391.341, equivalente á 78,3% do valor total.
Já o açude de Coremas já conta com aproximadamente 90% de sua capacidade total, o que representa mais de 1 bilhão e 200 milhões de metros cúbicos.

José Maranhão nomeia novos comandantes dos Batalhões da PM

02/03/2009.
A edição do Diário Oficial do Estado, do último sábado (28), publicou atos do governador José Maranhão com nomeações dos novos comandantes dos Batalhões de Polícia Militar da Paraíba.
Para ocupar o cargo de Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba foi nomeado o Tenente-Coronel, Carlos Américo Pereira de Oliveira, já para o 2º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente-Coronel, Marcus Marconi Torres de Lima. Para o 3º Batalhão de Polícia Militar foi nomeado o Tenente-Coronel, José Carlos dos Santos Melo.
O cargo de Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba será ocupado pelo Tenente-Coronel, Getúlio Bezerra de Macedo Filho, já para o 6º Batalhão foi designado o Tenente-Coronel Vilson Dutra de Souza.
Na mesma edição, também foi publicado ato do governador nomeando para o cargo do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, o Tenente-Coronel, Jonas Simões de Araújo. Para o 10º Batalhão foi nomeado o Tenente-Coronel, Geraldo Ramos de Sousa.
O Tenente-Coronel, José de Almeida Rosas foi nomeado para ocupar o cargo de Comandante do 12º Batalhão de PM, e por fim, o Tenente-Coronel, Daniel Sales Silva Júnior foi nomeado para o cargo de Comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba.
O novo comandante geral do Corpo de Bombeiros é o Coronel QOBM Pedro Luis do Nascimento. O Cel. QOBM Denis da Silva Néri, é o subcomandante geral. Para o cargo de Diretor do Centro de Educação da Polícia Militar, sediado em Mangabeira (capital), foi nomeado o Coronel PM Francisco de Assis Castro.

Grupo tenta provocar rompimento político entre Prefeito e Deputado


02/03/2009.
Membros de uma suposta corrente política ligadas ao prefeito de Sousa Fabyo Tyrone estão tentando responsabilizar o Deputado Estadual Lindolfo Pires (DEM) pela não liberação da Verba destinada ao asfaltamento de 28 ruas de nossa Cidade.

As informações dão conta de que o Deputado teria dificultado a liberação dos recursos por parte do Governo do Estado, pois uma Empresa ligada a um outro possível candidato poderia ser beneficiada com os recursos o que teria deixado Lindolfo em alerta.

A verdade tem que ser dita, a única coisa que fez o Deputado Democrata foi lutar para acelerar a liberação dos recursos é tanto que até o Contrato foi assinado em Sousa pelo próprio Governador Cássio antes de deixar o cargo.

Vale ainda salientar, que muita gente esta interresada no Rompimento Político do Atual Prefeito com o Deputado Lindolfo Pires, principalmente aqueles que não tem mais nenhuma chance em ocupar um cargo público importante escolhido pelo proprio povo através do voto.

Mas pelo visto isso só passa pela cabeça de algumas pessoas menos pela do Prefeito, pois segundo aliados próximos, Fabyo não abre mão em hipótese alguma de retribuir o apoio que recebeu de Lindolfo durante a sua campanha de 2008 e com isso a parceria será renovada em 2010.

Blog do Mário Gibson, conclui enquete com internautas sobre avaliação do Governo Tyrone em Sousa


02/03/2009.
De todas as opiniões colhidas dos internautas sobre a Administração do Novo Prefeito de Sousa Fabyo Tyrone, em enquete através do Blog: mariogibsonreporter.blogspot.com, o resultado final foi o seguinte:

A grande maioria 36% considera como Péssima a atual gestão;
Outros 31% acham que Ainda é cedo para analisar;
10% consideram Ruim a atual administração do prefeito de Sousa;
Já para 13% o novo governo é considerado como Bom;
E apenas 7% consideram como Ótima a atual gestão.

Continue participando de nossas novas enquetes...

Audiências Eleitorais serão iniciadas está semana em Sousa e mais Dois municípios da Região

02/03/2009.
A partir da próxima quarta-feira dia 04 de Março serão iniciadas as primeiras audiências eleitorais que tramitam na 63ª Zona. De acordo com informações do Cartório da 63ª, o quadro de audiências ficou assim definido:

Sousa:
No dia 04/03/09, a AIJE 20/2008, cujo autor é a Coligação Sousa cresceu e vai crescer muito mais, representada por André Gadelha e Avani Ponce do PMDB, contra a Coligação Sousa Unida, formada pelo Prefeito eleito Fabyo Tyrone e a sua vice Joahana Estrela;

Vieiropólis:
No dia 11/03/09, a AIJE 26/2008, cujo autor é Coligação Pelo Bem de Vieirópolis, representada por Célio Aristóteles e Antônio Barbosa, contra a Coligação Avante Vieiropólis, formada pelo atual Prefeito Marcos Pereira e seu vice Antônio de Braga;

Sousa:
No dia 18/03/09, a AIJE 30/2008, também referente á cidade de Sousa, André Gadelha e Avani x Fabyo Tyrone e Joahana Estrela, referente a segunda denuncia eleitoral existente, já que em Sousa, ao todo existem quatro ações, mais uma contra o prefeito eleito, que contém a famosa e comentada agenda, só que uma AIME, e uma outra contra os derrotados André e Avani e o ex-prefeito Salomão Gadelha, acusados de compra de voto e abuso do poder político e econômico, que contém documentos e dinheiro apreendidos pela Polícia Federal além de documentos que comprovam doações em dinheiro que superam o valor de 600 mil reais através de ajudas da própria Prefeitura durante os três últimos meses que antecedem a eleição, entre outros pontos. Ambas ainda não têm data definida para serem iniciadas, já que ainda se encontram em fase de diligencias.

Aparecida:
Já no dia 25/03/08, será a audiência da AIJE 31/2008, cujo o autor é a Coligação Aparecida livre e respeitada, representada pelos ex-candidatos João Ferreira e Helena que acabaram não se dando bem nas urnas em outubro e também foram a justiça questionar o resultado, nesta os investigados serão Deusimar Pires e o seu Vice Prefeito Antônio da Viúva.

E finalmente dia primeiro 01/04/09, e não é mentira, a AIJE, movida pelo Ministério Público Eleitoral contra o Vereador eleito do PDT de Sousa, Assis Estrela, acusado de doar camisas em troca do voto de eleitores na Comunidade de Lagoa dos Estrelas, onde recebeu uma boa votação.

Com certeza, o início dos depoimentos vai movimentar a política local e principalmente as expectativas do fica ou sai dos atuais gestores. Quem não ganhou nas Urnas terá que vencer no Tapetão.

Agentes da Polícia Federal fazem nova visita a Marizópolis

02/02/2009.
Cerca de Quatro Agentes da Polícia Federal estiveram na semana passada na vizinha Cidade de Marizópolis, segundo informações o objetivo era de ouvir testemunhas em denuncias que envolvem a Administração da ex-prefeita Alexciana Vieira.

As visitas da PF aquela cidade já se tornaram rotineiras, desde as últimas denuncias feitas pelo ex-vereador de saudosa memória Chagas de Júlio, junto ao Ministério Público Federal dando conta de supostos empenhos fantasmas na Prefeitura utilizando documentos de pessoas carentes que aparecem como falsos empresários.

Em alguns casos, pessoas chegaram a receber mais de meio milhão de reais em empenhos, pois na verdade a suspeita é que nunca receberam um só centavo devido as péssimas condições de vidas que estas mesmas pessoas vivem em seus municípios.

Maranhão preenche novos cargos ainda hoje e empossa 2º Escalão

02/03/2009.
O governador José Maranhão (PMDB) dará posse hoje, às 11h, em solenidade no auditório do Cine Bangüê, no Espaço Cultural, em João Pessoa, aos demais integrantes do primeiro escalão e aos novos dirigentes da chamada administração indireta ou segundo escalão. Veja quem são e os órgãos que ocuparão os novos auxiliares:

▪ Nelson Coelho (superintendente), Milton Nóbrega, Wellington Aguiar e Cristiano Machado (A União);
▪ Rui Leitão (superintendente), Manuel Raposo e Joacy Mendes (Tabajara);
▪ Edísio Souto (Cagepa);
▪ Lúcia Braga (Fac);
▪ Gilson Frade (Suplan);
▪ João Laércio Fernandes (Cinep);
▪ Américo Uchoa (Detran);
▪ Rodrigo Freire (PBTur);
▪ Carlos Mangueira (Cehap);
▪ Iramir Barreto Paes (CDRM);
▪ Damião Ramos (Iphaep);
▪ Vera Lúcia de Alencar Luna (Espep);
▪ Wagner Breckenfeld (Companhia Docas);
▪ Rosália Maria Lins Araújo (Funad);
▪ Michel François Fossy (Fapesq);
▪ Solon Alves Diniz (DER);
▪ Antônio Carlos Fernandes Régis (Junta Comercial);
▪ João Pereira Gomes Filho (Fundac - Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente);
▪ Achilles Leal Filho (Ideme);
▪ Álvaro Wanderley Dantas (Interpa).

Sousa Esporte Clube está na Final do Primeiro Turno do Campeonato Paraibano


02/03/2009.
Na tarde deste domingo, dois jogos definiram os Times finalistas do primeiro turno do campeonato paraibano da primeira divisão.
No estádio José Cavalcante em Patos, o Nacional que havia perdido a primeira partida das semifinais jogando na cidade de Sousa, precisa de uma vitória simples para garantir a vaga para a final do primeiro turno, mais o Sousa não tomou conhecimento e conseguiu um heróico empate em 1 X 1 e carimbou seu passaporte para enfrentar o Treze, na final do primeiro turno, já que no Estádio o Amigão recebendo um grande público, o Campinense venceu o Treze pelo placar de 2 X 1, mais mesmo assim não conseguiu a vaga para a grande final por ter perdido a primeira partida pelo placar de 2 X 0.
O primeiro jogo acontece domingo (07), no Estádio Marizão, em Sousa, e o segundo dia 15, no Estádio Amigão, em Campina Grande.
Como terminou a fase classificatória em terceiro lugar, o Galo de Campina jogará por dois resultados iguais para faturar o turno.

Grupo Maranhista está de olho em Juninho de Braga Prefeito de Nazarezinho

02/03/2009.
O Deputado Jeová Campos (PT), está mesmo convicto de que irá disputar uma vaga na Câmara Federal em 2010, com isso já começou as buscas para fortalecer as suas bases eleitorais. Segundo informações vindas da vizinha Cidade de Nazarezinho, o Deputado Petista vem mantendo entendimentos com o atual prefeito daquela Cidade Juninho de Braga (PTB).
Além do apoio ao nome de Jeová, há também o interesse para que o novo prefeito possa ser um dos primeiros a aderir a base governista do atual governador José Maranhão (PMDB).

O prefeito é filiado ao PTB, cuja a presidência do Partido pertence o Deputado Federal Armando Abílio, que certamente, fará o impossível para não perder o apoio do colega de partido. O Prefeito ainda não se pronunciou oficialmente sobre o fato.