segunda-feira, 6 de abril de 2009

Gadelhistas espalham boatos sobre possível desisitência de Ricardo disputar o Governo do Estado em 2010

06/04/2009.
Alguns integrantes da base aliada do Grupo Gadelha na Cidade de Sousa andam espalhando uma série de boatos dando conta que o atual prefeito da Capital do Estado Ricardo Coutinho teria admitido a alguns integrantes do PSB local que poderia deixar a idéia de disputar a eleição de 2010 para Governo do Estado, por uma possível candidatura ao Senado, apoiando a chapa encabeçada pelo atual Governador José Maranhão em uma possível reeleição.

O mais estranho é que observando os principais meios de comunicações de nosso Estado, não encontrei nenhuma informação nesse sentido. Uma outra questão a ser analisada é que se realmente Ricardo tivesse alguma pretensão de apoiar Maranhão ou ao menos de disputar uma candidatura ao senado, jamais o Prefeito teria obstaculado qualquer indicação de um dos membros do seu partido para ocupar cargos de confiança no atual governo, como é o caso do próprio Marcondes Gadelha que mesmo escolhido pelo peemedebista ainda não assumiu o cargo.

Acho que vão ter que arranjar um outro boato, pois esse sinceramente falando acho que não cola.

Ex-prefeito de Cajazeiras terá as Contas de 2006 analisadas pelos Vereadores

06/04/2009.
A Câmara Municipal de Cajazeiras deverá analisar e votar nas próximas sessões as contas do ex-prefeito daquele município Carlos Antonio Araújo de Oliveira, referente ao exercício financeiro de 2006.

O Relator da matéria é o vereador Severino Dantas do PT que deverá apresentar o seu parecer na sessão ordinária desta terça-feira (07). Vale salientar que o Tribunal de Contas aprovou em parte com ressalvas as contas do ex-prefeito cajazeirense, tendo em uma das ressalvas, que devolver recursos aos cofres públicos municipais, na ordem de aproximadamente 3 mil reais, que segundo a assessoria de Carlos Antônio, já foi apresentada a certidão de quitação junto ao TCE.

Segundo as informações a Mesa Diretora da Câmara Municipal nomeou uma comissão de avaliação, composta por três vereadores, que ficou responsável por emitir o parecer sobre as contas do ex-gestor. A comissão é presidida pelo vereador Lopão do DEM, tendo como relator Severino Dantas do PT e como membro Humberto Pessoa do PP, cujo relatório terá que ser analisado e votado pelos demais parlamentares mirins. Há, porém uma grande expectativa para o julgamento, tendo em vista que Carlos Antonio, não está mais no comando da Prefeitura, já que todas as contas do ex-gestor quando Ele esteve no exercício do mandato foram aprovadas pelo TCE e referendadas pelo Legislativo cajazeirense. A nova indagação é a seguinte, e fora do “Trono Municipal”, como vão votar os vereadores da Cidade de Padre Rolim.

Mário Gibson com informações do Diário do Sertão

Vice Goverador diz que Petrobras poderá investir em Projeto de Recuperação do Vale dos Dinossauros

06/04/2009.
O Governo do Estado recebeu a sinalização da Petrobras para apresentar projeto de recuperação do Vale dos Dinossauros, no município de Sousa. A primeira reunião para discutir o projeto foi realizada nesta segunda-feira, dia 6, entre o vice-governador Luciano Cartaxo, o gerente de Exploração da Petrobras, João de Deus Souto Filho, e o secretário executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Eloizio Henrique Dantas.

Segundo o vice-governador Luciano Cartaxo, o Governo do Estado deu um grande passo junto a uma empresa do porte da Petrobras, visando o apoio para recuperar o Vale dos Dinossauros, considerado um dos mais importantes do país, que estava em péssimo estágio de conservação. “A Petrobras foi muito acessível ao nosso apelo no sentido de colaborar com essa obra, e já iniciamos os primeiros contatos visando formalizar mais essa parceria”, comentou.

O Projeto de Revitalização do Monumento Natural Vale dos Dinossauros visa atender ao Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre a Procuradoria da República do município de Sousa, a Sudema, prefeitura municipal, e outros órgãos. Segundo o secretário executivo Eloizio Henrique Dantas, o projeto tem por finalidade garantir a proteção e a manutenção dos sítios paleontológicos paraibanos, com pegadas de dinossauros. Ficou acertado entre que o Governo do Estado vai adequar o projeto às exigências da Petrobras num prazo de 15 dias para que se possa concretizar mais esta parceria sócio-cultural muito importante para a Paraíba. Os custos do projeto estão na ordem de R$ 1 milhão. As ações estratégicas deste Projeto em termos de investimento vão contemplar as seguintes áreas: projeto paisagístico, recuperação da infra-estrutura física existente, recuperação do centro de visitação, recuperação das replicas dos dinossauros, recuperação das passarelas, confecção de material educativo, sinalização, entre outros.

Secom

Hoje o nosso Patrimônio Histórico de Sousa está totalmente desprezado pelos poderes públicos o que é uma verdadeira vergonha. Esperamos que não fique apenas na conversa de mais um período pré-eleitoral onde muitos gostam de prometer tudo, mas quase sempre acaba em nada, pelo menos para a população. .

Testemunha é presa durante Audiência Eleitoral de Vieirópolis

06/04/2009.
Durante audiência de instrução da Ação de Investigação Judicial movida pela oposição do município de Vieirópolis contra o prefeito e vice eleitos Marcos Pereira e Antônio de Braga uma das 26 testemunhas acabou sendo presa por pratica de falso testemunho, Francisco Pereira dos Anjos, mais conhecido como “Chico de Ducarmo”, morador da própria cidade vieiropolense. Segundo as informações, a testemunha indicada pelos denunciantes apresentou duas versões sobre um suposto ato de compra de votos ocorrido durante o período eleitoral de 2008. Na primeira versão, o mesmo teria acusado o irmão do prefeito Marivaldo de ter ido até a sua residência e deixado dinheiro para que ele votasse no seu irmão o atual prefeito Marcos Pereira. Já na segunda versão foi apresentada uma declaração em cartório em nome da própria testemunha do qual desmanchava tudo que havia dito, tendo o Chico de Ducarmo alegado que assinou a declaração porque não sabia o que estava escrito no papel.

No interrogatório, foi explanado em alto e bom som o que havia nas duas declarações, tendo a testemunha sido questionada pela promotora que acompanhou a audiência Adriana de França Campos, sobre qual das duas versões seria a verdadeira, tendo o Francisco Pereira dos Anjos declarado na presença de todos que as duas eram verdadeiras, resultado, acabou sendo preso a pedido da promotora eleitoral por volta do meio dia desta segunda-feira dia 06 de abril e só foi liberado para a Delegacia por volta das 15h30min acompanhados de um policial e de um oficial de justiça e só após a assinatura de um Termo de Compromisso foi liberado para ir pra casa. O pior é que o termo assinado se refere ao compromisso de sempre que for chamado compareça a delegacia de policia para num processo a parte esclarecer onde está a verdade sobre as suas duas declarações.

A promotora eleitoral Adriana França deixou bem claro que Justiça é coisa séria e que a prisão ocorrida na audiência de Vieirópolis servirá de exemplo para outras pessoas que não se dispuserem a dizer a verdade, “quem mentir será preso por crime de falso testemunho e será encaminhado a Delegacia e eu mesma vou requisitar a prisão”, alertou a promotora eleitoral.

Ao todo oito testemunhas foram ouvidas no Cartório Eleitoral da Comarca de Sousa sobre as denuncias de Compra de voto em Vieirópolis, entre as testemunhas ouvidas estavam a ex-prefeita Santa Oliveira e o irmão do Prefeito também citado no Processo Marivaldo. A audiência acabou por volta das 22h50min da noite desta segunda-feira e só não demorou mais porque algumas testemunhas foram dispensadas sem serem interrogadas.

Presidente de Câmara Municipal garante que não trocou cheque do Legislativo para pagar jogo de azar

06/04/2009.
O presidente da Casa Legislativa de São José de Piranhas, Dr. Ricardo Cavalcanti, emitiu nota a imprensa esclarecendo as acusações que lhe foram atribuídas em virtude de um suposto cheque da Câmara Municipal, no valor de R$ 3.841,09 que de acordo com as informações, teria sido trocado pelo parlamentar com um comerciante piranhense para pagar dividas de jogo de azar do tipo baralho, cujo borrachudo acabou indo parar nas mãos de adversários políticos da cidade que fizeram o maior carnaval com o fato.

Na nota, o vereador presidente da Casa informa que não houve extravio de cheque como foi informado equivocadamente segundo ele, pela imprensa. Segundo o parlamentar mirim, as acusações baseiam-se em um cheque nominal, quando na verdade, o cheque questionado aparece nominalmente ao assessor parlamentar do vereador Eugênio Cavalcanti, de nome (JOSÉ IRAILTON VIEIRA), que segundo ainda a mesma nota é o mesmo que no passado bem próximo foi beneficiado com terrenos públicos no governo do ex-prefeito Zezé de Né Gomes, onde construiu um lava jato que funciona normalmente na cidade sertaneja, e exatamente o mesmo ex-prefeito foi quem recebeu o tal cheque para tentar ganhar algum proveito político.

No final da nota, o presidente da Câmara de São José de Piranhas vereador Ricardo Cavalcanti explicou que o mais breve possível estará esclarecendo juridicamente todo o mal entendido e inclusive irá responsabilizar os responsáveis pelas acusações feitas a sua pessoa sem nenhuma prova legal.

Novo Laudo: Um Pedido Razoável

06/04/2009.
Como é do conhecimento de todos, o dinossauro teve que jogar a primeira partida da final do primeiro turno no José Cavalcante em Patos, uma vez que o regulamento em seu artigo 29 diz o seguinte: “ As partidas das semifinais e finais de turno e de Campeonato só poderão ser realizadas em estádios com capacidade mínima para 10.000 (dez mil) torcedores sentados, não se podendo utilizar arquibancada móvel por razões de segurança”. O problema é que até o ano passado a capacidade do Marizão, segundo a própria CBF, era 10.398 torcedores.

Contudo, por orientação do Corpo de Bombeiros - que também participou do laudo feito pela CBF em 2008 – a capacidade do Estádio Municipal Antônio Mariz foi drasticamente reduzida. Estádios não encolhem mesmo sob o sol forte do Sertão. Então, o que poderia ter feito o Marizão encolher? Primeiro, o Corpo de Bombeiros usou em 2009 para calcular a capacidade de nossa praça de esportes uma metodologia diferente da que usa a CBF. Segundo, o problema central, segundo os bombeiros, era que o Marizão não permitia uma evacuação rápida em caso de pânico generalizado, pois as saídas de emergência eram pequenas. Até aqui, tudo muito bonito! Tudo muito lógico! Afinal, não se pode colocar muita gente num local que não pode ser esvaziado com rapidez - se bem que num estádio com um alambrado baixo, a possibilidade de uma tragédia provocada por superlotação, semelhante a que ocorreu há alguns anos na Inglaterra, é quase zero.

Ocorre que após ser firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), perante o Ministério Público, o Marizão ganhou pára-raios e teve suas saídas de emergência ampliadas. Contudo, para todos os efeitos, o Marizão continua impedido de sediar semifinal e final de turno e principalmente a decisão do Paraibano 2009. É certo que algumas medidas simples ainda precisam ser tomadas em relação ao Marizão, mas na verdade nenhum estádio da Paraíba está livre de problemas.

Interessante é que se um novo laudo não for feito, o Sousa jogará no Estádio José Cavalcante em Patos. O JC, pra quem não conhece, possui uma arquibancada sombra que se estende até metade do campo de Jogo – no máximo temos uns 55 metros de arquibancada, enquanto a arquibancada principal do Marizão tem aproximadamente 110 metros. O setor de cadeiras do JC é simbólico (umas 20 cadeiras), já o Marizão possui mais de quinhentas. A arquibancada sol do JC possui seis degraus de 80 metros de comprimento, no máximo, cada. A mesma arquibancada no Marizão possui o mesmo tamanho, mas o dobro de degraus. Por fim, o JC ganhou uma nova arquibancada por trás do gol, mas esta está incompleta e estende-se somente até a trave. O Marizão possui uma arquibancada por trás do gol que vai de uma ponta a outra.

O Corpo de Bombeiro de Patos afirma que o JC tem capacidade para dez mil e duzentos torcedores. No entanto, se a mesma metodologia fosse usada em Sousa, o Marizão certamente comportaria 20 mil. Não duvido da capacidade do JC, mas ter que acompanhar setores da imprensa de João Pessoa e Campina dizer que o Marizão não comporta dez mil torcedores (ao mesmo tempo em que silenciam em relação ao de Patos) é demais. Há coisas que desafiariam a lógica, se não soubéssemos que muito do que é dito não passa de mero pretexto. O Marizão não encolheu! Se o Corpo de Bombeiros detectou um problema de projeto, parabéns. Contudo, é necessário elaborar um novo laudo que diga se o problema foi ou não corrigido. A cidade de Sousa não pode ser ultrajada dessa forma.

A partida final no Marizão é um direito do Sousa e do povo de Sousa. Os torcedores do dinossauro não estão pedindo muito, apenas que se faça um novo laudo e usando os mesmos critérios adotados para os outros estádios. Convenhamos, é um pedido razoável! Na verdade, descobri, navegando na internet, que esse problema que enfrenta o Marizão é muito comum. Até o moderníssimo Engenhão teve problemas por falta de um laudo no início do ano. O segundo turno está acabando. Espero que os responsáveis pelo Marizão estejam trabalhando firme para resolver o problema.

Tárcito Theophilo Barbosa de Lima, sousense, licenciado em História, atualmente radicado em Juazeiro do Norte-Ceará.
E-mail: ttbl@hotmail.com
http://tarcito.wordpress.com/

Servidores Protempores demitidos em Sousa viajam amanhã e participarão de manifestação na Assembléia Legislativa da Paraíba


06/04/2009.
Os servidores protempores do Estado que prestão serviços no Hospital Regional de Sousa e que estão sendo demitidos dos seus cargos na cidade irão realizar uma manifestação pacífica na próxima terça-feira em João Pessoa na Assembléia Legislativa. A decisão foi tomada após uma reunião coordenada pelo Deputado Estadual Lindolfo Pires do Democrata no escritório do ex-prefeito João Marques Estrela do PDT de Sousa.

Cerca de aproximadamente 60 pessoas participaram da Reunião e decidiram após algumas explanações feitas pelo Advogado João Estrela se deslocarem a Casa Legislativa Estadual. Com isso o Deputado sousense resolveu disponibilizar um ônibus para transportar os manifestantes às quatro horas da manhã deste dia 07 de abril, amanhã, terça-feira em um ônibus que sairá de frente ao Campus da Universidade Federal em Sousa.

Em João Pessoa, os manifestantes serão recebidos na AL da Paraíba. Em seguida manterão agenda com os conselheiros do Tribunal de Conta do Estado e Ministério Publico do Trabalho e ainda tentarão audiência na Secretaria de Saúde do Estado.

Os servidores vão relatar a onda de perseguição deflagrada pelo Grupo Gadelha na cidade Sorriso que nos últimos dias demitiu dezenas de funcionários com mais de quinze anos de prestação de serviço, muitos inclusive que foram contratados ainda pelo próprio Maranhão desde o seu primeiro Governo e agora estão no olho da Rua sem direito a nada.

Os funcionários alegam que foram contratados através de contrato de prestação de serviços por tempo indeterminado e só podem ser substituídos através da realização de concursos públicos convocado pelo Governo do Estado.

Estádio de Futebol Marizão vai receber a Seleção Brasileira de Máster

06/04/2009.
O futebol sousense está em alta em 2009, após a conquista do primeiro turno do Campeonato Paraibano de Futebol Profissional, a cidade está recebendo no próximo dia 19 a Seleção Brasileira de Máster, que enfrentará o selecionado local.

A seleção brasileira de máster, formada por jogadores com idade acima de 38 anos, desfilará para os amantes do futebol sertanejo em partida de exibição, no estádio "O Marizão", na cidade de Sousa-PB. Nomes consagrados como o atacante Careca, campeão brasileiro pelo Guarani em 1978, pelo São Paulo em 1987, que disputou as Copas do Mundo de 82, 86, 90 e brilhou como parceiro do astro argentino, Diego Maradona, no Nápoles da Itália, no inicio da década de 90, é presença confirmada.

Outros astros como Tafarel (campeão mundial em 94), Nelsinho (Copa de 78); Amaral (Copa de 78); Edu (Campeão Mundial em 70); Paulo Isidoro (Copa de 82); Nunes (ex-Santa Cruz e campeão Interclube pelo Flamengo em 1981); Marco Antonio (Campeão Mundial em 70); João Paulo (tradicional ponta esquerda do Santos, Corinhthians e seleção brasileira); Nilson (fez história no Inter de Porto Alegre) e muitos outros.

Joselito Feitosa

Unimed Sousa realiza o Terceiro Workshop de promoção a Saúde

06/04/2009.
A Unimed Sousa realizou no final de semana o III Workshop de Promoção a Saúde, com o tema “Obesidade e Problemas Cardiovasculares na Obesidade”. O encontro foi coordenado pelo presidente da Unimed local, Gilberto Gomes Sarmento que contou com a presença do Diretor Presidente da Unimed Paraíba, Aucélio Melo de Gusmão.

O evento teve início na sexta-feira a noite no auditório da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), campus de Sousa, com palestra apresentada pelo Dr. Aucélio Gusmão e no sábado tivemos uma manhã inteira de muita informação para a sociedade, através da Dra. Alana Abrantes Nogueira, que apresentou o tema “Obesidade” e em seguida foi a vez da Dra. Ana Beatriz Melo Gadelha Sarmento, que expôs o tema “Problemas Cardiovasculares na Obesidade”.

O evento seguiu com a palestra da Dra. Lara Guerra que fez referências a “Obesidade e as Emoções” e o ciclo de debates foi encerrado com a Dra. Regina Monteiro abordou “Orientações Nutricionais na Obesidade”.

O Terceiro Workshop foi encerrado com uma caminhada ao ar livre que teve início as 5hs00 da manhã em frente a sede da Unimed no centro de Sousa em direção ao Hotel Jardins na saída da cidade, onde os participantes receberam kits com camisetas, sandálias da Unimed e garrafas de água, específicas para esportistas.

Um café da manhã foi servido em frente ao Hotel para as centenas de pessoas que participaram da terceira edição do evento.

Portal Progresso