terça-feira, 28 de maio de 2013

Focco: Sousa estar em antepenúltimo lugar quando o assunto é transparência entre as 10 maiores Cidades da Paraíba


Maiores prefeituras da PB têm baixo índice de transparência, aponta Focco

As 10 principais prefeituras da Paraíba apresentam um baixo índice de transparência pública. A constatação é do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) que divulgou nesta terça-feira (28) o resultado de uma avaliação feita nos portais de transparência dessas cidades. A nota mais alta foi de João Pessoa, com 6,15, e a mais baixa a de Sapé, com 0,36, em uma escala que vai de 0 a 10.

Os dados foram divulgados durante a terceira edição do WorkFocco, evento promovido pelo fórum que reúne 22 órgãos públicos. O evento coincidiu com o prazo final dado pela Lei Complementar nº 131/09 para que todos os municípios divulguem, em  tempo real, suas informações financeiras e orçamentárias por meio eletrônico.

O Índice de Transparência Pública, usado pelo Focco, é um instrumento criado pela Associação Contas Abertas como forma de mensurar a transparência ativa disponibilizada pelos entes públicos. Ele leva em consideração o conteúdo, a frequência de atualização e a facilidade de uso dos portais de transparência orçamentária dos municípios. 

“Essa nota serve como indicador, como sinalização, e é necessário que a gente vá crescendo na forma de passar melhor essas informações para a sociedade”, afirmou o coordenador do Focco e chefe da Controladoria Geral da União (CGU) na Paraíba, Fábio Araújo.

“Essa nota não é uma nota de aprovação ou desaprovação e sim uma nota informativa para levar à sociedade o nível de informação em que se encontram essas gestões”, complementa o secretário-executivo de controle externo do Tribunal de Contas da União na Paraíba, Rainério Rodrigues. De acordo com o Focco, nenhum dos municípios analisados divulga os salários dos servidores e outros    não têm a informação orçamentária bem divulgada.

Conforme o ranking do Focco do Índice de Transparência Pública, as 10 principais prefeituras da Paraíba aparecem da seguinte forma: João Pessoa com 6, 15; Cabedelo com 5,85;Campina Grande com 5,13; Patos com 5,05;  Cajazeiras, 3, 71; Guarabira, 2,36; Santa Rita, 2,07;  Sousa com 1,78; Bayeux com 0,47 e Sapé com 0,36. As avaliações foram feitas nos dias 23 e 24 de maio com revisão na segunda-feira (27).

Prefeituras da Paraíba não têm sites
De acordo com o Focco, o problema da transparência pública na Paraíba também passa pelo fato de grande parte das prefeituras dos estado não terem sites. Em levantamento recente, a Controladoria Geral da União constatou que apenas 64 das 223 cidades paraibanas possuem páginas na internet. “Essas têm portal, o que não quer dizer que elas têm portais de transparência”, destacou Rainério Rodrigues. 

De acordo com o secretário-executivo do TCU, a partir desta terça as prefeituras estão obrigadas a fazer a divulgação das informações financeiras e orçamentárias em tempo real. A  Lei Complementar nº 131/09 deu um prazo de quatro anos para que todas os municípios se adaptassem a ela. “O não cumprimento da lei acarreta em algumas sanções, entre elas estaria o bloqueio de verbas federais, que é algo que a gente não quer que aconteça”, pontuou Rodrigues.

Durante o WorkFocco, o Ministério Público da Paraíba apresentou uma recomendação que será expedida por todos os promotores de Justiça aos municípios. A recomendação diz respeito à implementação dos portais de transparência e o alerta para as sanções que devem ser aplicadas em caso de descumprimento da Lei complementar nº 131/09.


G1PB

Prefeitura de Sousa paga amanhã salários dos servidores



O Prefeito Andre Gadelha anunciou nesta terça-feira o pagamento dos salários do mês de maio, para esta quarta-feira (29) para todos os funcionários.

Como os aposentados já haviam recebido os seus vencimentos de forma antecipada, o atual prefeito consegue manter e dia a folha de pagamento, já que muitos não acreditavam na continuidade do calendário em dia.

Este é o quinto mês consecutivo da atual gestão com a folha em dia. O Ex-prefeito Fabio Tyrone conseguiu manter os 4 anos, e André dar sinais de que se quiser também poderá fazer o mesmo.

Para pagar em dia basta lembrar daquela velha frase, "se não levar pra casa dar".

Em matéria de salários também não do que reclamar do Governo André Gadelha!



Mário Gibson


Vacinação contra gripe será encerrada nesta quarta-feira em 40 municípios


20.04.13-campanha-vacinacao_fotos-roberto-guedes-secom-pb-1
Terça-feira, 28 de maio de 2013 - 15h35
A Paraíba atingiu o número de 574.229 pessoas imunizadas contra a Influenza, o que representa 85,59% da população pertencente aos grupos prioritários. Mesmo tendo conseguido ultrapassar a meta de 80% da população, até esta segunda-feira (27), 40 municípios do Estado ainda não tinham conseguido atingir a meta. Por este motivo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) segue com a vacinação até esta quarta-feira (29), nestes municípios, para que toda a população prioritária possa ser imunizada.
Os municípios que ainda não conseguiram atingir a meta foram São Bentinho (67,46%), São Domingos de Pombal (79,50%), São José da Lagoa Tapada (74,02%), Sousa (76,77%), Caldas Brandão (76,81%), Gurinhém (79,43%), Itatuba (62,56%), Passagem (76,98%), Quixabá (59,60%), Salgadinho (63,21%), Santa Luzia (77,64%), São José do Bonfim (70,80%), São José do Sabugí (72,52%), São Mamede (62,51%), Vista Serrana (78,10%), Bom Sucesso (78,29%), Catolé do Rocha (65,79%), Jericó (75,11%), Riacho dos Cavalos (61,34%), Cachoeira dos Índios (73,02%), Marizópolis (67,31%), Barra de São Miguel (75,45%), Fagundes (79,87%), Gado Bravo (79,48%), Livramento (56,97%), Santa Cecília (73,58%), Tenório (65,76%), Baraúna (79,98%), Frei Martinho (79,67%), Nova Palmeira (61,23%), Seridó (75,23%), Condado (79,36%), Desterro (74,25%), Cabedelo (73,97%), Cruz do Espírito Santo (74,09%), Itapororoca (67,13%), Lucena (60,94%), Pitimbu (65,13%), Riachão do Poço (68,48%) e Aroeiras (69,87%).
Segundo a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, alguns desses municípios já estão bem próximos de alcançar a meta. “Muitos dos municípios que ainda não atingiram a meta de 80% já se encontram bem próximos disso. Acredito que vários irão atingir e até ultrapassar a meta, mas para que isso aconteça é importante que a população que faz parte dos grupos prioritários vá até os postos de vacinação até a quarta-feira (29) para ser imunizada”, disse.
Fazem parte dos grupos prioritários idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres que tenham dado à luz recentemente (até 45 dias), trabalhadores da saúde que lidam diretamente com pacientes com influenza e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (necessária prescrição médica).
A abertura oficial da Campanha de Vacinação para a população em geral foi realizada no dia 20 de abril, tendo como tema: “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. A vacina tem imunidade curta, de nove a doze meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir dos 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado precisa repetir a dose. Feita com o vírus inativado, a vacina é segura. A única contraindicação é para pessoas que têm alergia à proteína do ovo.

SECOM

Prefeitura de Sousa tinha uma secretária na infraestrutura, mas ninguém sabia


Apesar de não ser a coisa mais grave do mundo, algumas coisas que acontecem na Cidade de Sousa quase sempre ficam sem uma justa explicação.

O engenheiro Fernando Gambarra, que durante dois meses se apresentou como secretário da infraestrutura da prefeitura municipal de Sousa, na verdade, nunca assumiu tal função, pois, segundo o SAGRES do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em informações disponibilizadas pelos próprios assessores do Prefeito Andre Avelino de Paiva Gadelha Neto, quem realmente foi secretária de infraestrutura foi a Sra. Ana Maria Fontes Gambarra, esposa de Fernando, que é funcionário concursado do IFPB – Sousa, quanta a Ana Gambarra, essa se quer se apresentou como secretária.

De acordo com informações, quem se intitulava secretário era Fernando, sem falar que prestava entrevista em emissoras e era quem representava a pasta nas reuniões no ministério público e também prestava as entrevistas na imprensa como secretário. Até na hora de sair foi Gambarra quem se despediu.

Grave ou não, usurpação de função pública é considerado crime, a situação, em tese, configura:Usurpação de função pública - Art. 328 do Código Penal. Sem falar que fere o Art. 37 da Constituição Federal. E mais, no Art. 11 da Lei 8,429/90 – prevê também a suspensão dos direitos políticos, proibição para contratar etc.

A pergunta que não quer calar, e se igual a Fernando existe ou não outras pessoas utilizando também da mesma prática para o exercício de alguma outra função no governo André Gadelha?

Como diria aquela conhecida vinheta, “quem sabe é Deus”.

Nenhum assessor do prefeito ainda prestou qualquer informação sobre a notícia chegada à imprensa do secretário que na verdade era uma secretária, mas de qualquer forma ficou tudo em casa!


Mário Gibson



28/05/13 Tribunal de Contas do Estado - Sagres On Line
sagres.tce.pb.gov.br/pessoal04.php?ugestora=201211&dt_mes=01&de_mes=Janeiro&dt_ano=2013&tipo_cargo=3&de_tipocargo=Comissionado&cargo=… 1/1
Prefeitura Municipal de Sousa
(Atualizado até 02/2013)
Receitas Despesas Empenhos Disponibilidades Licitações Obras Pessoal Veículos Credores
Folha de Pessoal - Janeiro/2013 - Comissionado

SECRETARIO(A) MUNICIPAL
Nº Nome Unidade Orçarmentária
1 ANA MARIA FO NTES GAMBARRA SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA
2 ANANIAS VIEIRA DE ALMEIDA GABINETE DO PREFEITO
3 ANTO NIO NO BREGA GADELHA DE Q UEIRO GA SEC. PLANEJ.E DESENVO LVIMENTO
4 CARLO S HARLEN DA SILVA MARQ UES SECRETARIA DE TURISMO
5 FELIPE ABRANTES Q UEIRO GA SECRETARIA DE FINANÇAS
6 LAYLSO N RANNYELLE GO MES FO NTES SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO
7 MARCO NE Q UEIRO GA DE O LIVEIRA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO
8 MARIA GO NCALVES GADELHA SECRETARIA DE AÇÃO SO CIAL
9 PAULO SERGIO DA SILVA SECRETARIA DE AÇÃO SO CIAL
10 RENATA ARISTO TELES PEREIRA PRO CURADO RIA DO MUNICIPIO
Voltar
C opyright @ 2 0 1 3 - P bs oft I nformátic a Ltda


28/05/13 Tribunal de Contas do Estado - Sagres On Line
sagres.tce.pb.gov.br/pessoal04.php?ugestora=201211&dt_mes=02&de_mes=Fevereiro&dt_ano=2013&tipo_cargo=3&de_tipocargo=Comissionado&cargo… 1/1
Prefeitura Municipal de Sousa
(Atualizado até 02/2013)
Receitas Despesas Empenhos Disponibilidades Licitações Obras Pessoal Veículos Credores
Folha de Pessoal - Fevereiro/2013 - Comissionado

SECRETARIO(A) MUNICIPAL
Nº Nome Unidade Orçarmentária
1 ANA MARIA FO NTES GAMBARRA SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA
2 ANANIAS VIEIRA DE ALMEIDA GABINETE DO PREFEITO
3 ANTO NIO NO BREGA GADELHA DE Q UEIRO GA SEC. PLANEJ.E DESENVO LVIMENTO
4 CARLO S HARLEN DA SILVA MARQ UES SECRETARIA DE TURISMO
5 FELIPE ABRANTES Q UEIRO GA SECRETARIA DE FINANÇAS
6 LAYLSO N RANNYELLE GO MES FO NTES SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO
7 MARCO NE Q UEIRO GA DE O LIVEIRA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO
8 MARIA GO NCALVES GADELHA SECRETARIA DE AÇÃO SO CIAL
9 PAULO SERGIO DA SILVA SECRETARIA DE AÇÃO SO CIAL
10 RENATA ARISTO TELES PEREIRA PRO CURADO RIA DO MUNICIPIO
Voltar
C opyright @ 2 0 1 3 - P bs oft I nformátic a Ltda




Operação desarticula prática de jogo do bicho no Sertão

Busca e apreensão tem origem em ação movida pelo órgão contra a Lotep e diversos exploradores da atividade
Operação conjunta do Ministério Público Federal (MPF) em Sousa, na Paraíba, e da Polícia Federal cumpre nesta terça-feira, 28 de maio de 2013, 49 mandados de busca e apreensão em estabelecimentos supostamente envolvidos com a exploração do jogo do bicho.
A 8ª Vara da Justiça Federal expediu os mandados para a operação em cumprimento à decisão proferida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife-PE, que acatou recurso do MPF e determinou a interdição dos estabelecimentos que promovem o jogo do bicho, com a apreensão do material utilizado na comercialização dos jogos e do produto obtido com a atividade.

De acordo com o procurador da República Flávio Pereira da Costa Matias, “a busca e apreensão tem origem em ação civil pública movida pelo MPF em João Pessoa contra a Lotep e diversos permissionários da exploração do jogo do bicho”. O processo original ajuizado na capital foi desmembrado, sendo parte remetida à 8ª Vara da Justiça Federal, localizada em Sousa.

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades paraibanas de Santa Cruz, Tavares, Sousa, São João Rio do Peixe, Marizópolis, Cajazeiras, Santa Helena, Catolé do Rocha, São Bento, Riacho dos Cavalos, Queimadas, São José dos Cordeiros, Belém de Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Triunfo, Uiraúna, Lagoa, Mato Grosso, Jericó e Brejo dos Santos. 

Os estabelecimentos identificados na prática do jogo do bicho serão interditados e o material utilizado na comercialização apreendido. 


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83)3044-6258
Celular: (83) 9132-6751
No twitter: @MPF_PB

Cangaceirismo moderno: ação de bando em Princesa Isabel deixa cidades sitiadas

Arrastão em Princesa Isabel
Comércio fechado, aulas suspensas, carros metralhados, casas e prédios públicos com marcas de bala. Esse foi o saldo após a invasão de um bando, formado por cerca de 20 criminosos, que assaltou agências bancárias e casa lotérica no final da manhã desta terça-feira (28), na cidade de Princesa Isabel (a 430 quilômetros de João Pessoa, no Sertão da Paraíba).
Vestidos com o fardamento das Forças Armas, os bandidos chegaram em duas camionetas e invadiram as agências do Bradesco e Banco Brasil. O prédio do Ministério Público local foi metralhado. O valor levado pelos criminosos ainda não foi divulgado pelas agências bancárias.
Cidades da divisa da Paraíba e Pernambuco estão sendo vasculhadas por policiais civis e militares dos dois estados. Informações da Polícia Militar são de que os bandidos fugiram com destino a cidade pernambucana de Flores, que faz limite com Princesa Isabel e fica a 8 quilômetros da sede da cidade paraibana.
“Portas de vidro do MP foram quebradas. Carros que estavam nas ruas foram alvo dos bandidos. Um ônibus escolar, além de casas também metralhados”, disse a jornalista Sabrina Barbosa, moradora da cidade, acrescentando que 12 pessoas que estavam dentro de uma escola foram feitas reféns, mas liberadas minutos depois por integrantes do bando.
Durante a ação criminosa, os assaltantes cortaram o fornecimento da energia elétrica da cidade e parte da rede de telefonia local.
A polícia foi acionada e houve um intenso tiroteio. O comandante geral dos batalhões sertanejos, coronel da Polícia Militar Almeida Rosa, revelou que os bandidos fugiram levando cinco reféns, mas foram liberados em uma rodovia local. Um carro utilizado na fuga foi incendiado e deixado no meio da pista, para dificultar a perseguição policial.

Bandidos queimaram carro na rodovia para evitar fuga
Foto: Bandidos queimaram carro na rodovia para evitar fuga
Créditos: Rep. facebook
“Quando os bandidos entraram em uma das agências, um idoso que temia ser baleado ofereceu dinheiro aos bandidos, mas um deles disse: ‘Não queremos seu dinheiro. Mas, o do governo’. E continuou com a ação criminosa”, comentou Sabrina Barbosa.
Em entrevista ao programa Correio Debate, da 98 FM, o prefeito de Princesa Isabel, Domingos Sávio, desmentiu a informação de que teria sido sequestrado. Ele revelou que estava na sede da prefeitura, quando os bandidos começaram as ações criminosas no Banco do Brasil, que fica ao lado. Depois, a investida dos bandidos seguiu contra a agência do Bradesco e também em uma casa lotérica. "Fiquei trancado para me proteger. O gerente de um dos bancos foi sequestrado, mas já está libertado", revelou.
Sávio falou ainda que foram cerca de 45 minutos de troca de tiros com armamentos pesados, mas não há registro de vítimas fatais ou feridas. "Agora, a situação está tranquila, sob controle e a polícia está fazendo as buscas para localizar os acusados, que fugiram em direção à Pernambuco e provavelmente vestiam roupas do Exército", disse o prefeito.


Portal Correio