quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lindolfo Pires lança Site de Campanha em Evento prestigiado no Sousa Ideal Clube






















O Candidato a reeleição rumo a Assembleia Legislativa Lindolfo Pires Neto do PMDB lançou ontem em Sousa o seu Site de Noticias na Internet, o http://lindolfopires.com.br/ com a presença de uma grande multidão. O evento contou com a participação do Prefeito Fabio Tyrone e de sua Vice Joahanna Estrela, do candidato a Deputado Federal João Estrela, dos Vereadores Aldeone Abrantes, Renato Garajau, Odair José, Dedé Veras e Assis Estrela, além do Suplente de Deputado Tonquinho Figueiredo, e o Suplente de Vereador Batatinha do PMDB, que disse que “Lindolfo recebeu o seu apoio porque é um político diferente, sabe atender os amigos e atende ao telefone, diferente de outros que Ele conhece” declarou Batata.

O Sousa Ideal recebeu na noite de ontem um grande público, que ouviu atentamente as palavras dos amigos e aliados de Lindolfo Pires. Um dos discursos que chamou bastante atenção foi do Prefeito Fabio Tyrone Braga de Oliviera que disse explicadamente a todos quem serão seus candidatos em 2010, e pediu o apoio e empenho de todos os amigos. O Prefeito chegou ainda a fazer criticas pesadas contra o atual Governador da Paraíba José Maranhão do PMDB, de quem Acusou de tentar negociar votos com o mesmo em troca de investimentos para a sua Cidade, Tyrone revelou que no último encontro que teve com Maranhão, Ele teria tentando cooptar o seu apoio em troca de investimentos para a Cidade, e deixou claro, “não me vendo, e nem negocio apoios, aqui não existe adesão, eu sou Ricardo, Cássio, Efraim, João Estrela e Lindolfo Pires, e quem for meu aliado e amigo vai continuar levantando a mesma bandeira” finalizou Tyrone.

Após o encontro, o Grupo definiu agenda para o final de semana, com adesivagem e pitstop na Feira-livre de Sábado em Sousa e comício a noite com a presença dos Candidatos Majoritários Ricardo e Rômulo, além dos Senadores Cássio e Efraim e de todas as lideranças políticas que compões o Grupo de Oposição ao atual Governo Estadual. O comício será realizado na Rua Coronel José Vicente no Centro da Cidade.



Mário Gibson

TSE decide que "Lei do Ficha" Limpa vale para o pleito eleitoral de 2010

Por 5 votos a 2 os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, na noite desta terça-feira (17), que a chamada Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010) pode ser aplicada para as eleições gerais deste ano, sem que viole o princípio constitucional da anualidade ou anterioridade previsto no artigo 16 da Constituição Federal.

A questão foi debatida no julgamento de um recurso interposto por Francisco das Chagas Rodrigues Alves, candidato a deputado estadual no Ceará, que teve seu registro de candidatura impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral daquele estado (TRE-CE) com base nas vedações previstas na LC 135/2010.

Prevaleceu entendimento do presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, que apresentou seu voto-vista e considerou a lei válida já para as eleições de 3 de outubro, por não afrontar o artigo 16 da Constituição Federal. Lewandowski foi acompanhado pelos ministros Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia, Aldir Passarinho Junior e Hamilton Carvalhido.

Já os ministros Marcelo Ribeiro (relator) e Marco Aurélio consideraram que a Lei da Ficha Limpa altera o processo eleitoral e que não poderia ser aplicada por ter sido sancionada a menos de um ano das eleições.

Mérito

Ao iniciarem a discussão sobre o mérito do recurso interposto por Francisco das Chagas, o julgamento foi interrompido quando a votação estava em 1x1. O ministro Marcelo Ribeiro votou pelo provimento do recurso para derrubar a inelegibilidade imposta a Francisco das Chagas.

Já o ministro Arnaldo Versiani divergiu e negou provimento ao recurso, mantendo então a decisão do TRE do Ceará que julgou Francisco das Chagas inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista da ministra Cármen Lúcia que pediu vista do processo para melhor análise de mérito.



TSE


2ª Etapa da Vacinação Contra a Pólio Encerra Na Próxima Sexta-Feira

A Prefeitura de Sousa através Secretaria de Saúde iniciou na última terça-feira (10/08) a 2ª etapa da Campanha Nacional da Vacinação Contra Paralisia Infantil, sendo que o dia “D” ocorreu no sábado (14/08) em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), na Policlínica e na sede da Secretaria de Saúde.

De acordo com a Secretaria, já foram vacinadas aproximadamente 89% das crianças em Sousa, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% e a Prefeitura tem o objetivo de ultrapassar esta meta até a próxima sexta-feira (20/08), último dia da campanha.

Foram e estão sendo vacinadas as crianças de 0 a 5 anos.

Paralisia Infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda. Ela atinge principalmente crianças de até 5 anos e pode se caracterizar por paralisia, principalmente nos membros inferiores.


ERALDO PORDEUS


Tornozeleira não pode ser cobrada do preso, diz MPF

A Procuradoria da República na Paraíba constatou que apenadas submetidas a monitoramento domiciliar, por meio de tornozeleiras, pagam pelo uso do equipamento eletrônico. Recomendação foi expedida à Secap.


O Ministério Público Federal, pelo procurador da República Duciran Van Marsen Farena, encaminhou recomendação ao secretário de Cidadania e Administração Penitenciária da Paraíba, Carlos Mangueira, para que o Estado assuma imediatamente o custeio do monitoramento eletrônico por tornozeleiras de duas apenadas que usam o sistema e se encontram em recolhimento domiciliar, na cidade de Guarabira (PB).

A despeito de informação prestada pela Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária da Paraíba (Secap) ao Ministério Público Federal, de que não existe monitoramento eletrônico no Estado, foi constatada a existência de duas apenadas sujeitas a esta modalidade de execução alternativa de pena.

A família da apenada R.N.S. paga, mensalmente, R$ 380,00 à empresa Attento Tecnologia Eletrônica, sediada em Campina Grande (PB), pelo uso do 'kit de monitoramento eletrônico domiciliar' fornecido pela empresa. A procedimento administrativo, em curso no MPF, foram anexados 'contrato de prestação de serviços de monitoramento domiciliar' e recibos de cobrança em nome de uma terceira pessoa, em razão de restrições creditícias dos integrantes da família da apenada.

Para o procurador Duciran Farena, trata-se de situação absurda, somente comparável à obrigação de custeio, pela família do condenado à morte, da bala usada na execução, que dizem ocorrer em país do Oriente. "Qualquer espécie de custo com execução de penas - transporte, segregação do preso, alimentação, vigilância - é obrigação inafastável do Estado. Não cabe à Secap criar ilegal 'taxa' por serviços penitenciários 'prestados' ao condenado, seja qual for a forma de execução da pena. Mesmo a 'vontade' do preso de submeter-se a um regime que considera melhor, manifestada em um 'contrato', não conta nada". Ademais, menciona o procurador, "nada justifica que somente os apenados com poder aquisitivo suficiente tenham acesso ao monitoramento eletrônico".

Conforme o procurador, no momento em que o Estado - ou o Poder Judiciário - reconhece que o preso faz jus à reclusão domiciliar, somente por fatos relacionados à conduta do apenado é que pode a medida ser revogada. “Não existe pena de 'retorno à penitenciária por falta de pagamento de monitoramento eletrônico' no direito brasileiro”, diz a recomendação.

Equipamento inadequado - Segundo a recomendação, o equipamento utilizado na Paraíba é uma "adaptação mal realizada de um alarme de perímetro de uso residencial ou comercial, não tendo sido certificado por nenhum instituto oficial verificador de qualidade" apresentando, por isso, vários defeitos, como disparo espontâneo, além de peso excessivo que estaria provocando atrofia muscular, por falta de exercícios, na perna das apenadas.

Além da recomendação para assumir imediatamente o custeio dos serviços de monitoramento eletrônico (tornozeleira), o Ministério Público Federal também quer que a Secap abstenha-se de determinar o retorno das apenadas ao cárcere por falta de pagamento do serviço.

Pede-se o envio de equipe médica e de assistência social à casa das apenadas para verificar possíveis danos físicos, derivados do uso do equipamento inadequado, bem como substituição do mesmo, no prazo de noventa dias, por outro sistema mais apropriado, de forma a evitar danos causados à saúde por excesso de peso ou excessiva restrição de movimentos.




Assessoria de Comunicação


Para Vitalzinho, números da Consult o estimulam ainda mais: “já somos o 2º colocado e vamos em busca do 1º”

O candidato a Senador pela Coligação Paraíba Unida Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB) afirmou nesta terça-feira que os números da pesquisa Consult, divulgados pelo Sistema Correio de Comunicação, e os dados das últimas pesquisas apresentadas na imprensa paraibana são animadores. Ele disse ter recebido a última pesquisa “com muita alegria, pois os números nos estimulam ainda mais”.

De acordo com Vitalzinho, esta é uma campanha de dois tempos. “O primeiro terminou no dia 16 de agosto e, para nós, foi o tempo de trabalhar o alicerce da campanha, angariar apoios, preparar o nosso PAP, que é o Plano de Ações Parlamentares, fazer as visitas e coisas do tipo. O segundo tempo vem agora, com o guia da propaganda eleitoral no rádio e na TV”.

Ele afirmou que, neste aspecto, vai iniciar esta ‘segunda fase’ da campanha com vantagem, pois está muito bem nas pesquisas e com tendência de crescimento. “Nós estamos estreando com vantagem, pois, nas pesquisas, ultrapassamos o segundo colocado. E vamos buscar o primeiro lugar”, afirmou.

Vitalzinho disse que o trabalho para assumir a primeira colocação será desenvolvido em várias frentes, “através do guia eleitoral, com o trabalho de rua que nossas equipes desempenham, com a intensificação deste sentimento da população em votar numa chapa Ficha Limpa, com a divulgação cada vez mais freqüente do nosso Plano de Ações Parlamentares e, também, com a união cada vez maior de nossa chapa, dos eleitores que acompanham o nosso governador José Maranhão e a nossa presidente Dilma, e que, por uma questão de coerência e ideologia, tendem a votar numa chapa completa, casada”.



Ele ressaltou que todos estes aspectos vão resultar no “crescimento geométrico das nossas candidaturas”. Vitalzinho disse que, pelos números das pesquisas apresentadas na imprensa, cerca de 20% dos eleitores de José Maranhão estão indecisos quanto ao primeiro voto de senador e 25% em relação ao segundo voto. “Temos um potencial enorme de crescimento pela frente, principalmente pelo sentimento cada vez maior de unidade, fortalecido pelas atitudes e ações do governador”.

Chat no portal após o guia – Vitalzinho está convidando os paraibanos para um bate papo online nesta quarta-feira, logo após a veiculação do guia eleitoral na TV, em seu site (www.vitalzinho155.com.br), através do qual ele irá tirar dúvidas, aceitar sugestões e interagir com os paraibanos, seja através de conferência com áudio e vídeo, só áudio ou via mensagens eletrônicas.

“A nossa interação com os paraibanos, através da internet, tem sido um diferencial de nossa campanha, o que tem agradado e muito aos nossos simpatizantes”, afirmou.


AGENDA DO CANDIDATO A SENADOR VITALZINHO


Data: 18 de agosto de 2010 (quarta-feira)


MANHÃ, TARDE E NOITE

Está em Brasília, onde participa, durante todo o dia, do esforço concentrado do Congresso Nacional para a votação de matérias importantes



Coordenadoria de Comunicação / Agenda

Wilson Santiago conhece projeto Cidade Viva e elogia trabalho do Pastor Sérgio Queiroz em prol dos dependentes químicos

O deputado federal e candidato a uma vaga para o Senado, Wilson Santiago (PMDB) e sua segunda suplente Sany Japiassu, juntamente com o presidente da Câmara dos Vereadores, Durval Ferreira, o deputado estadual Aguinaldo Ribeiro e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo participaram, na noite desta segunda-feira (16), de uma reunião com o presidente do Projeto Cidade Viva, pastor Sérgio Queiroz para conhecer as diversas áreas de atuação do projeto e os planos para atender os dependentes químicos em uma casa de apoio. Para Wilson, é motivador ver que existem iniciativas para ajudar os mais necessitados, independente de ações de governos.

O pastor Sérgio Queiroz apresentou o projeto que atende dependentes químicos e pretende ser ampliado e também conversou sobre um problema de saúde pública que atinge as famílias paraibanas, indiscriminadamente, que é o consumo de crack. “Sabemos que o consumo do crack tem destruído famílias e sei que o problema tem início no seio familiar. A grande maioria dos dependentes vem de lares desestruturados”, disse o pastor que pediu mais atuação dos políticos em favor da causa.

“O governo federal se esforça para atender as necessidades de pessoas que sofrem com a dependência química, mas o consumo de drogas vem aumentando vertiginosamente e precisamos do auxílio dessas instituições para lutarmos juntos contra esse mal. Este projeto é um exemplo para a sociedade”, disse o candidato que pretende trabalhar em emendas específicas para destinar recursos para esta área de atuação.

“Não me importa a quantidade de recursos que poderá vir para ajudar o trabalho da instituição, o que pretendia nesta reunião é incentivar nossos agentes políticos a atuarem com políticas públicas em prol das famílias”, afirmou Sérgio Queiroz. No final da reunião, o pastor agradeceu a presença das lideranças e conduziu um momento de oração.

Jeová Campos conversa com estudantes e fala que a educação foi seu maior instrumento de mudança


Durante reunião com representantes de Diretórios Centrais de Estudantes (DCEs) de cinco universidades particulares, o deputado estadual e postulante a uma vaga na Câmara Federal, Jeová Campos (PT) falou para os mais de 30 estudantes sobre sua vida estudantil e confirmou através de sua história de vida que a educação foi sua maior ferramenta de mudança pessoal. De acordo com Jeová, lutar pela educação básica e superior continuará a ser um luta constante caso seja eleito no pleito de outubro.

Natural do município de São José de Piranhas, Jeová começou a vida vendendo alho nas feiras, mas sempre foi direcionado a manter o foco nos estudos. “Se não fossem os concursos, e o vestibular é um concurso, eu não teria condições de ingressar no ensino superior. Um feirante vendedor de alho nunca teria condições de se formar se não fosse o ensino público”, testemunha Jeová.

Sobre seus planos para a educação, caso seja eleito em outubro, Jeová foi categórico ao dizer que se não cuidar desta área em seu futuro mandato, estará traindo a si mesmo. “Tenho um compromisso moral comigo mesmo que é perguntar para qualquer criança que está nas ruas, se ela está na escola. Faço disso uma verdadeira profissão de fé porque sei que só com a educação as pessoas, principalmente, as mais pobres podem mudar de vida”, afirmou Jeová Campos reafirmando seu compromisso com a formação básica e superior da Paraíba.

Além de Jeová, participaram da reunião o candidato ao senado pela coligação "Paraíba Unida", Wilson Santiago e o candidato a deputado federal, Wilson Filho (PMDB).




Jeová e Rodrigo conclamam colegas a lutar pela dimunição da tarifa de energia elétrica


Jeová Indignado

O deputado estadual Jeová Campos (PT) protestou, durante a sessão desta terça-feira (17), contra o aumento da tarifa de energia elétrica paga pelos paraibanos. Segundo o deputado, que fez um aparte durante o pronunciamento do deputado Rodrigo Soares (PT), os parlamentares devem se unir para evitar o acréscimo que ainda está para ser definido em uma reunião na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em Brasília. De acordo com os dados apresentados pelo deputado Rodrigo Soares no plenário da Casa, a Energisa, concessionária de energia elétrica no estado, está em 29° lugar no ranking das tarifas mais caras do país. Em todo o Brasil, existem 59 concessionárias atuando. Para Jeová Campos este é um momento em que os deputados devem se unir. “Não adianta de nada ser parlamentar se a gente não se indignar com uma coisa dessas. Mesmo com a diminuição da taxa cobrada, que segundo a empresa foi em média 15% no ano passado, eles ainda lucraram 30%”, disparou Jeová.

Prefeitura se Reúne com Comissão Organizadora da Festa de Nossa Senhora dos Remédios

Na manhã desta terça-feira (17/08) os secretários da Prefeitura de Sousa, Rodrigo Gurgel (Planejamento), Gilmar Marques (Turismo), Ivan Rosendo (Cultura), Zé Allan (STTRANS), Francisco Mangueira (Guarda Municipal) se reuniram com o Pe. Milton Alexandre e representantes da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios para discutir os preparativos da Festa da Padroeira de Sousa.

A comemoração religiosa acontecerá entre os dias 29 e 08 de setembro e a Prefeitura de Sousa está colaborando de forma integrada entre seus setores para contribuir com o evento garantindo a segurança, limpeza e a preservação dos espaços públicos.
A Secretaria de Planejamento está disponibilizando seus funcionários para realizarem a fiscalização da montagem de barracas e brinquedos do parque na praça, para evitar que sejam interrompidas as vias de passagem dos pedestres, e a STTRANS estará montando um esquema para o trânsito de veículos aos arredores do evento e atualizando o cadastramento das pessoas que moram nas proximidades para que tenham acesso as suas residências durante o período festivo.

O Matriz das Artes que aconteceria nos dias 29 e 05 ficarão suspensos, mas suas atrações culturais se apresentarão durante o evento.A prefeitura também montou um esquema de Segurança através da Guarda Municipal e de limpeza através do DAESA, para garantir total conforto ao público da festa religiosa que já é tradição no município há mais de 30 anos.

“A Prefeitura se integra junto a Igreja para organizar o evento no intuito de manter essa tradição realizando-o da melhor forma possível para todo o público cristão”. Declarou o Secretário de Planejamento, Rodrigo Gurgel, durante a reunião.


Ascom


Governador muda plano e remarca assinatura de Ordem de Serviço da Estrada Sousa/Lastro/Vieirópolis para Sexta-feira

O encontro do Governador José Maranhão com os Prefeitos das Cidades de Lastro e Vieirópolis que estava para acontecer nesta quarta-feira, dia 18 de Agosto foi prorrogado para próxima Sexta-feira, dia 20. Segundo informações, a mudança ocorreu em virtude de uma viagem que o Chefe do Executivo Estadual terá que fazer neste e dia, e pessoalmente ligou para os dois Prefeitos, Marcos Pereira e Vivaldo Diniz remarcando a data.

Segundo as informações, o Governador só assinará a Ordem de Serviço dessas Estradas na presença dos Gestores das Prefeituras Sertanejas, de quem espera inclusive receber apoio político para as eleições que ocorrem no começo de outubro deste ano.

De acordo com as informações dos bastidores, além do apoio para sua reeleição, os prefeitos chegaram a ser procurados por aliados do Governador para uma possível mudança de Candidatos a Deputado Estadual e Federal, porem, os Prefeitos afirmaram que não existe a menor possibilidade de mudar estes apoios, pois, os compromissos já foram assumidos há bastante tempo, e os atuais candidatos são os únicos que tem serviço prestado as suas respectivas Cidades, com isso, reiteram o irrestrito apoio ao Deputado Estadual Lindolfo Pires e ao Federal Armando Abílio. Atualmente os Prefeitos de Lastro e Vieirópolis votam apenas em um dos candidatos da situação, que é Wilson Santiago, candidato do PMDB ao senado, e com a estrada podem passar a apoiar o atual Governador José Maranhão.


Mário Gibson