quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tião Gomes nega desistência de Lindolfo Pires e diz que a candidatura está mantida

O deputado eleito Tião Gomes, presidente estadual do PSL, negou agora há pouco que o deputado Lindolfo Pires (Democratas) tenha desistido de disputar a presidência da Assembleia Legislativa.

Segundo ele, existe ma estratégia em movimento envolvendo jornalistas e radialistas para forçar Lindolfo a retirar a candidatura, beneficiando o deputado Ricardo Marcelo, candidato à reeleição.

Segundo Tião, o deputado Lindolfo Pires tem conseguido adesões nas últimas horas. “A candidatura está mantida e não tem essa estória de que o deputado Ricardo Marcelo já ganhou”, disse Tião.

Ele também negou que a deputada Eva Gouveia, do PTN, tenha abandonado a candidatura de Lindolfo Pires para fazer patê da chapa de Ricardo Marcelo.

“A deputada eleita Eva Gouveia não aderiu coisa nenhuma. Isso é invenção de Ricardo Marcelo. Ele inventa coisas e vocês da imprensa ficam dando espaço. Quando a gente [bancada governista], diz outra coisa, é tratada com chacota. O presidente da Assembleia paga à imprensa e ela só reproduz o que ele quer. Lindolfo não desistiu. É candidatíssimo. Nós temos 10 votos. Foi isso que foi dito na reunião com o governador. Ricardo Coutinho pediu que esperássemos a volta dele de Brasília para fechar questão. Eleição de Assembleia só se decide no dia. Não tem essa estória de já ganhou. Quem decide é Ricardo Coutinho”, disse Tião.

Na opinião do deputado Tião Gomes, a eleição do presidente da Assembleia Legislativa só será decidida no dia 1º de fevereiro, dia da eleição para presidente.



Zé Euflávio

Prefeita e vice têm mandatos cassados pro compra de votos em Uiraúna

A Prefeita da Cidade de Uiraúna Glória Geane do PSDB e a sua vice Beunildes Santiago do PMDB tiveram nesta quinta-feira dia 27 de janeiro de 2011 os seus mandatos cassados pela justiça eleitoral da Comarca de Uiraúna, sob a acusação de captação ilícita de sufrágios e abuso do poder político e econômico praticados na eleição de 2008.

Na decisão, o juiz Rossini Amorim Bastos determina a cassação das eleitas e posse imediata do segundo colocado o Dr. Paulo Arthur, que acusa entre os fatos, Gloria e Beunildes de trocarem até caixões por votos no pleito eleitoral para escolha do chefe do executivo uiraunense.

Os advogados da Prefeita e de sua vice, que por sinal é irmã do senador “eleito” da Paraíba Wilson Santiago do PMDB irão recorrer ao TRE na busca de uma medida cautelar com pedido de liminar para permanecer no cargo até julgamento do mérito.


Mário Gibson

Pagamento dos Servidores do Governo Estadual será nos dias 3 e 4 de Fevereiro

O secretário de Administração do Estado, Gilberto Carneiro, anunciou na noite desta quinta-feira (27) que o pagamento dos servidores estaduais referente ao mês de janeiro vai acontecer nos dias 3 e 4 de fevereiro.

No dia 3, vão receber os aposentados e pensionistas. Já no dia 4, recebem os servidores da ativa, da administração direta e indireta.

O secretário salientou ainda que o Governo do Estado fez um esforço demasiado para fechar a folha deste mês, tendo em vista a situação caótica que o governador Ricardo Coutinho encontrou nas finanças do Executivo Estadual.

"Tivemos de fazer muitos ajustes nestes primeiros dias, mas o governador colocou como prioridade o pagamento dos servidores e, por isso, tivemos de nos dedicar para que o fechamento da folha ocorresse o mais rápido possível de forma a não prejudicar os servidores", concluiu o secretário.



Secom

Sousa Unida Contra Dengue: Mobilização no Sítio Logradouro Será Nesta Sexta-Feira (28/01)

A Prefeitura de Sousa através do Departamento de Vigilância em Saúde realizará na próxima sexta-feira (28/01), na comunidade do sítio Logradouro, mobilização e campanha de conscientização contra proliferação do mosquito da dengue.

O Departamento de Vigilância em Saúde contará com o apoio dos técnicos em vigilância, agentes de controle de epidemias, as equipes dos NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), agentes de saúde e do USF, além do auxílio da Secretaria de Infraestrutura, DAESA e ENERGISA, que se juntarão com intuito de combater o Aedes aegypti, principalmente neste período, onde aumentam os índices pluviométricos, pois a chuva e o calor favorecem o advento do mosquito transmissor da dengue.

De acordo com Socorro Sá, diretora de Vigilância em Saúde, é muito importante esta mobilização em combate a dengue:

“O mutirão que iremos realizar na comunidade Logradouro visa conscientizar à população a tomar algumas medidas, como evitar focos: não deixar acumular água sobre a laje, fechar bem o saco de lixo e manter a caixa d’água, barris e garrafas bem fechadas. A Prefeitura de Sousa prioriza o trabalho preventivo na saúde, por isso estaremos unidos contra a dengue”

Durante a ocasião haverá palestra educativa, distribuição de panfletos, controle mecânico, retirada e eliminação de potenciais criadouros do Aedes aegypti.



Ascom Sousa

Matemáticos e políticos fazem os cálculos e afirmam que PMDB perderá uma vaga na Câmara caso Daniel Pinto seja cassado por compra de votos no TRE

O Julgamento do vereador Daniel Pinto (foto) do PMDB continua ainda sem data definida, sabendo-se apenas que deverá ser iniciados no mês de fevereiro de 2011, porem, muitos políticos e matemáticos estão fazendo as contas para saber o que poderá acontecer, caso o peemedebista seja realmente cassado.

Segundo as informações, as atuais circunstâncias não beneficiam o suplente de vereador Mozinho Gonçalves que também é do PMDB e entrou com um advogado como assistente do Ministério Público no Processo que se encontra no TRE da Paraíba depois de ter sido julgado procedente pelo juiz de primeira instancia na 35ª Zona Eleitoral de Sousa. O problema é que Mozinho pode ser não beneficiado com a cassação do ex-companheiro de partido, por este, em caso de perda do mandato por compra de votos tenha os seus sufrágios (votos) anulados pela corte, ou seja, na jurisprudência do TSE, os votos do político cassado por compra de votos não valem para a coligação, o que ao invés do suplemente assumir, a coligação perderia era uma vaga na Câmara Municipal de Sousa para a coligação composta pelos partidos do PMN, PHS e PCdoB, tendo o Sargento Zé Nias como o mais votado este ficaria com a vaga do vereador Daniel Pinto.

Acompanhe agora abaixo os cálculos baseados na eleição de 2008, e veja porque a Coligação do PMDB e demais partidos ficariam fora da disputa.


RESULTADO DA ELEIÇÃO PROPORCIONAL DE 2008


Sousa – Paraíba
COLIGAÇÕES TOTAL DOS VOTOS (vereadores/legendas)
PRB/PRP/PMDB/PSB/PTC ..................................................... .............16.069
PR/PTB/PSDB/PDT/DEM .................................................................... 15.567
PMN/PHS/PCdoB ............................................................................... 3.556
PT/PV/PSC ......................................................................................... 1.046
TOTAL ................................................................................................ 36.238


Antigo quociente eleitoral

36.238 – 10 = 3.621,8 (3.622)


RECÁLCULO

(Se o vereador Daniel tiver a sua cassação mantida e se o Tribunal entender que os seus votos não somam para a coligação)

COLIGAÇÕES TOTAL DOS VOTOS (vereadores/legendas)

PRB/PRP/PMDB/PSB/PTC ...................................................................14.698
PR/PTB/PSDB/PDT/DEM .................................................................... 15.567
PMN/PHS/PCdoB ............................................................................... 3.556
PT/PV/PSC ......................................................................................... 1.046
TOTAL ............................................................................................... 34.867


Obs.: Total de votos menos os votos do vereador Daniel, que são 1.371.


Novo quociente eleitoral

34.867 – 10 = 3.486,7 (3.487)

OPOSIÇÃO

14.698 – 3.487 = 4 (sobra de votos: 550)

SITUAÇÃO

15.567 – 3.487 = 4 (sobra de votos: 1.619)

PMN/PHS/PCdoB (Coligação do Sargento Zenias)

3.556 – 3.487 = 1 (sobra de votos: 69)

Eleitos 9 (nove) vereadores inicialmente. O 10º (décimo) vereador cabe à situação, que tem a maior sobra de votos: 1.619.

MAS VAMOS AOS CÁLCULOS PELA MÉDIA, CONFORME O CÓDIGO ELEITORAL

(Divisor é a soma das vagas conquistadas mais 01 (uma) vaga a ser conquistada)

OPOSIÇÃO

14.698 – 5 = 2.933

SITUAÇÃO

15.567 – 5 = 3.113

COLIGAÇÃO DO SARGENTO ZENIAS


3.556 – 2 = 1.778

O 10º (décimo) vereador cabe à situação, porque tem a maior média.

RESUMO

Situação: 5 vereadores
Oposição: 4 vereadores
PMN/PHS/PCdoB: 1 vereador

Obs.: O coligação PT/PV/PSC não atingiu o quociente eleitoral.

Portanto, o vereador Mozinho dificilmente assumirá a vaga, e ainda é preciso lembrar que ainda se faz necessário que o TRE mantenha a decisão do juiz da comarca de Sousa que cassou o mandato do parlamentar por captação ilícita de sufrágios, a famosa compra de votos.




Mário Gibson com dados do Oswald de Sousa mesmo.

Prefeito Tyrone Anuncia Pagamento dos Servidores Municipais Para Esta Sexta-Feira (28/01)

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, anunciou o pagamento dos servidores municipais para esta quinta-feira (28/01). É a 25ª vez consecutiva que a Prefeitura de Sousa paga religiosamente à folha dentro do mês trabalhado.

De acordo com o Secretário de Finanças do município, César Costa Júnior, a partir das 12h00 desta quinta-feira (28/01) os vencimentos estarão disponíveis nas contas dos servidores municipais, tanto nas agências do Banco do Brasil e do Bradesco. “É o compromisso que temos com o servidor municipal, pagando em dia, dentro do mês trabalhado. Acabou a era do atraso salarial e do desrespeito com servidor, apesar das dificuldades financeiras que enfrentamos, assumimos o dever de efetuar o pagamento do servidor municipal sempre em dia, assim como também dos aposentados e pensionistas”. Declarou o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone.

Os aposentados e pensionistas já receberam no dia 20, como acontece a 25 meses consecutivos, na Administração do Prefeito Fábio Tyrone, onde servidores e inativos pela primeira vez na história político-administrativa de Sousa, vem recebendo seus vencimentos até o último dia útil de cada mês.

A Prefeitura de Sousa compreende que o servidor é o maior patrimônio do Governo Municipal e será meta da administração em 2011 continuar com o mesmo compromisso, respeitando e pagando sempre em dia os servidores municipais.




Ascom Sousa

Tião Gomes diz que candidatura de Lindolfo Pires a presidência da AL está nas mãos do Governador

O deputado Tião Gomes (PSL) negou no início da noite desta quarta-feira (26) que o deputado Lindolfo Pires (DEM) tenha desistido da pretensão de ser candidato a presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, como foi noticiado por setores da imprensa no final da tarde de hoje.

“Essa informação é mentirosa, não tem a menor procedência. A candidatura está mantida”, afirmou.

Apesar de negar a desistência, Tião disse que a candidatura do democrata está nas mãos do governador Ricardo Coutinho (PSB).

“Hoje a candidatura de Lindolfo está nas mãos de Ricardo. O governador está em Brasília e quando retornar vai reunir sua base de sustentação na Assembléia para discutir a questão. O governador pediu para que o assunto fosse discutido somente quando ele voltar de Brasília”, declarou.

Indagado se ainda acredita em reviravolta, já o que o atual presidente Ricardo Marcelo (PSDB) diz ter apoio de mais de 30, dos 36 parlamentares, Tião disse que sim, pois muita coisa poder mudar até o dia da eleição.

“Claro, ainda é muito cedo. A eleição da Assembléia é completamente diferente das outras, muita coisa pode mudar nestes cinco, seis dias. A campanha se ganha no dia da eleição, estamos trabalhando com esta perspectiva”, afirmou.

Com relação aos apoios anunciados por Ricardo Marcelo, Tião disse que Lindolfo tem o apoio de 12 deputados, citando os nomes de Eva Gouveia, Manoel Ludgério, João Gonçalves, Antônio Mineral e Genival Mathias.

“Não posso citar todos, mas os 12 estão com o governo e farão o que Ricardo orientar”, sustentou.


Wscom

TC examina hoje contas Câmara se Santa Cruz, da PM, 2 Prefeituras e 4 Câmaras

O Tribunal de Contas da Paraíba reúne-se, na manhã desta quarta-feira (26), para o exame, entre outros, de processos relacionados à prestação das contas de 2009 da Polícia Militar do Estado.

Serão ainda julgadas as contas dos prefeitos de Coremas Edílson Pereira de Oliveira (exercício de 2008) e de Piancó Flávia Serrano Galdino (2007). Também, as contas de 2009 das Câmaras de Vereadores de Campo de Santana, São Domingos, Santa Cruz, São Bentinho e São Bento (exercício de 2008, neste último caso).

As sessões plenárias do TCE ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso público permitido e transmissão pela internet, no endereço www.tce.pb.gov.br.



Ascom do TCE