quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Retirada de Barracos: Juiz concede liminar, Prefeito anuncia que vai recorrer e Câmara redigirá nota de protesto contra decisão da justiça

O juiz substituto da 5ª Vara da Comarca de Sousa, Dr. Perilo Rodrigues de Lucena acatou e concedeu pedido de liminar em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público através do Promotor de Justiça Dr. Walfredo Alves Teixeira, que acionou a justiça solicitando a retirada de todos os barracos instalados em calçadas e nas avenidas de nossa Cidade. Na liminar concedida, o magistrado concedeu um prazo de apenas 10 dias para que todos os barracos sejam retirados.

De acordo com as informações, hoje em Sousa mais de 200 barracos funcionam normalmente e todos os proprietários foram atingidos pela decisão judicial. A prefeitura de Sousa, através do prefeito Fabio Tyrone Braga de Oliveira do PTB se pronunciou publicamente na imprensa, tranqüilizando a todos os pequenos comerciantes (barraqueiros), que a assessoria jurídica da Prefeitura já foi acionada e irá recorrer da decisão, através de agravo de instrumento ou pedido de suspensão da liminar junto ao Tribunal de Justiça. “A decisão atual causa grandes prejuízos a centenas de pais de família que sobrevive a décadas da renda obtida na venda das mercadorias de cada barraqueiro, a Prefeitura não tem onde empregar estas pessoas, por isso, nós vamos recorrer da decisão, e entendo que vamos conseguir mudar esta situação, e é bom lembrar que a Prefeitura já tem garantido no orçamento do ano que vem 1 milhão de reais para sanar esta situação, por isso, acho que a decisão não deveria ter sido tomada com tanta brevidade” destacou o prefeito.

Na tarde de hoje, o poder legislativo sousense resolveu dar apoio a decisão do chefe do executivo municipal e determinou a assessoria jurídica para protocolar uma nota de protesto contra a decisão judicial. A nota esta sendo preparada pela assessoria jurídica da câmara municipal de Sousa.




Mário Gibson



Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Infraestrutura Notificam Proprietários de Animais a Retirar Animais das Vias-Públicas

A Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente e a Secretaria de Infraestrutura do município de Sousa, nesta quarta-feira (17/11), em conjunto expediu notificação à população para que os proprietários de animais ou deles tenham a responsabilidade, que a partir deste dia, recolherá em depósito municipal todos os animais que estiverem em vias públicas, como: ruas, praças, estradas e caminhos públicos.

Ainda informa a notificação que os proprietários dos animais que não se responsabilizarem pela guarda dos mesmos, poderão ser punidos com multas e taxas de manutenção do depósito, além do Poder Público Municipal encaminhar ao Ministério Público Estadual, onde poderá oferecer denúncia-crime, com base nas Leis Municipal, Estadual e Federal.

De acordo, com Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caetano de Lima “Esta notificação é necessária para impedir que os proprietários de animais por descuido coloquem os mesmos expostos em vias públicas, também tem o caráter educativo e de conscientização, além de contribuir na higienização urbana”.



Ascom Sousa



Senador Cícero Lucena responderá a ação de improbidade administrativa

Ação ajuizada pelo MPF refere-se a um esquema de fraudes em licitações e desvios de verbas públicas federais na Prefeitura de João Pessoa (PB)

Terá seguimento a ação civil de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) – por meio da Procuradoria da República na Paraíba – contra o senador paraibano Cícero Lucena, os empresários Julião Antão de Medeiros e Potengi Holanda de Lucena e as empresas Coesa Engenharia Ltda. e Construtora Julião Ltda. (COJUDA). Eles são acusados de montar um esquema de fraudes em licitações e desvios de verbas públicas federais na Prefeitura de João Pessoa (PB), na época em que Lucena era prefeito.

A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região negou provimento ao recurso juizado pela Coesa Engenharia, buscando o trancamento da ação que tramita na 2.ª Vara da Justiça Federal da Paraíba. A decisão acolheu o parecer emitido pela Procuradoria Regional da República da 5.ª Região, órgão do MPF que atua perante o Tribunal.

O inquérito policial instaurado para apurar o esquema fraudulento constatou várias irregularidades, como fraude à licitação, superfaturamento de valores durante a execução de obras públicas, alterações irregulares nos contratos de obras, pagamento por serviços não realizados e pagamentos em duplicidade.

Para o MPF, rejeitar antecipadamente a ação de improbidade impediria a possibilidade de serem provadas, ao longo da instrução processual, as acusações feitas pelo Ministério Público, e frustraria o direito da sociedade de ter os fatos devidamente apurados.


N.º do processo no TRF-5: 0005878-75.2010.4.05.0000 (AGTR 106187 PB)

http://www.trf5.jus.br/processo/0005878-75.2010.4.05.0000


Íntegra da manifestação da PRR-5:

http://www2.prr5.mpf.gov.br/manifestacoes/PAR/AGTR/2010/1954.doc


A divulgação desta notícia não substitui a comunicação oficial deste ato pelo órgão responsável.


Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria Regional da República da 5.ª Região

(81) 2121.9869 / 2121.9876

ascom@prr5.mpf.gov.br


_________


A Procuradoria Regional da República da 5.ª Região (PRR-5) é a unidade do Ministério Público Federal que atua perante o Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF-5), a segunda instância do Poder Judiciário Federal para os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.




Ministério Público Federal




TSE e STF devem julgar impugnação do registro da Candidatura de Cássio antes da Diplomação

O recurso do senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) contra decisão do TSE que manteve a impugnação do registro de candidatura deverá chegar ao Supremo Tribunal Federal até o dia 5 de dezembro. A previsão é do advogado Luciano Pires, que acompanha a causa em favor do tucano.

Segundo ele, o prazo tem com base a tramitação regimental a ser adotada pelos embargos declaratórios que ainda serão julgados pelo TSE.

“O Tribunal deverá enfrentar os embargos nesta semana, abrindo prazo de três dias para contestações, publicações, fazendo com que até o dia 5 possamos encaminhar recurso ao STF”, ponderou Pires.

Ele assinalou que o recurso de Cássio chegará com pedido de preferência na pauta, tendo como base dispositivo da lei que sugere prioridade pede julgamento para os casos de registro de candidatura nos tribunais.

Isso o faz acreditar que o próprio STF irá enfrentar o caso de Cássio e dos demais candidatos com registro impugnados, especialmente os eleitos, antes do dia 17 de dezembro, data da diplomação dos candidatos que venceram as eleições deste ano.

No total, 16 ações foram enviadas e apenas duas puderam ser julgadas até agora. O STF entra em recesso no dia 20.




Luís Tôrres





Prefeitura de Sousa Reinicia 2ª Etapa das Obras de Asfaltamento Na Rua Emílio Pires

A Prefeitura de Sousa reiniciou nesta terça-feira (16/11) a segunda etapa das obras de asfaltamento e recuperação da malha asfáltica do município. A primeira rua beneficiada pelas obras será a Rua Emílio Pires, logo serão asfaltadas as ruas: Ananias Gadelha, Vereador Fco. Vieira de Figueiredo, Dom Moisés Coelho, Maria Abrantes, João Trajano, Princesa Isabel, Carlos Pires, Genésio Gambarra, Rua Tiradentes, Cônego José Neves, João Gualberto, Lafayete Pires Gadelha, Boa Ventura Rocha, Sady Fernandes e José Nicodemos.

A construtora CCM já se encontra na Rua Emilio Pires fazendo os primeiros trabalhos de nivelamento e limpeza da rua, em seguida as máquinas estarão fazendo toda a pavimentação asfáltica da rua, beneficiando e desafogando o trânsito de nosso município, já que será mais uma alternativa de acesso para os motoristas que trafegam em nossa cidade.

A Prefeitura de Sousa, na época, realizou com muita transparência o processo de licitação para escolha da empresa que executaria a obra de pavimentação, inclusive com a participação do representante do Ministério Público.

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, destacou que “É mais uma obra de grande importância de nosso governo, para se ter uma idéia, nós estamos duplicando toda malha asfáltica do município e também recuperando as já existentes, antes Sousa apenas tinha 10 Km de malha asfáltica na sua zona urbana, com este nosso trabalho passará 23 Km, ou seja, estamos asfaltando mais do dobro”.

Na primeira etapa foram asfaltadas as seguintes ruas: Sinfrônio Nazaré, José M Formiga, José Dário Formiga, Boa Ventura Rocha, Engenheiro Carlos Pires, Praça da Estação, Dom Pedro II, Criseuda Gadelha, António Fontes, José Mariz, Tenente Alvino e Francisco Gadelha.

As obras de pavimentação além de estruturar e desafogar o trânsito traz outro beneficio que é o embelezamento das ruas, melhorando o aspecto urbanístico e a infraestrutura de nossa cidade.

A empresa CCM é reconhecida nacionalmente pela credibilidade e na qualidade de serviço, tendo obras realizadas em muitos estados de nosso país.

A Prefeitura de Sousa em 1 (hum) ano e 11 meses tem a competência administrativa através do trabalho e da transparência, realizar uma importante obra no nosso município, que é a pavimentação asfáltica das principais ruas de Sousa.





Ascom Sousa




CPI na Câmara de Marizópolis sofre primeira baixa

A Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI criada por membros da oposição através de Decreto na Sessão do último sábado para apurar possíveis irregularidades na Administração do Prefeito José Vieira da Silva do PSDC sofreu a sua primeira baixa. Segundo as informações, o vereador Fabiano Lira indicado para compor a Comissão não aceitou a indicação por entender que a Comissão foi criada de forma irregular, com isso, agora apenas os vereadores de oposição em número de três parlamentares formaram a nova Comissão, no caso, Abdon Lopes, Sandrinho Farias e Célio Macário, todos antigos aliados do prefeito marizopolense.

De acordo ainda com as informações, na próxima quinta-feira, o vereador Presidente da Casa, Zé de Pedrinho estará retornando a Cidade de Marizópolis depois de viagem a São Paulo para visitar um irmão que se encontrava hospitalizado, por isso, não participou da Sessão do último sábado. Comenta-se que os cinco vereadores da bancada de situação irão entregar ao presidente Zé de Pedrinho uma farta documentação e solicitarão que a tal CPI seja levada a votação do plenário, conforme determina a Lei Orgânica do Município de Marizópolis.

Tudo leva a crer que no próximo sábado a CPI será derrotada por 5x3 na Câmara, já que os situacionistas dizem que a Comissão nasceu morta.



Redação




Policias Federal e Militar apreendem drogas com ex vice-prefeito de Santa Cruz e Casal na Cidade de Sousa

Em uma ação conjunta envolvendo a Polícia Federal e o Serviço de Inteligência do 14º. BPM, da Rádio Patrulha e da CPE, sob o comando do Major Campos resultou na prisão de três pessoas, um casal da cidade de Campina Grande e o ex vice-prefeito da cidade de Santa Cruz, Mário Rômulo Monteiro (foto), conhecido no meio político com Rômulo, que exerceu o cargo público no ano de 2004/2008.



A prisão aconteceu no início da noite desta terça-feira (16), na cidade de Sousa-PB, quando Rômulo estava com uma mulher, Márcia Sueli Cavalcante, 33 anos e o mototaxista José Pedro Pereira dos Santos, 42 anos, ambos residente no município de Campina Grande, no carro, Fiat Uno, cor branca, onde foram interceptados pela polícia nesta cidade. No interior do veículo os policias encontraram a droga que seria conduzida até a cidade de Campina Grande-PB, onde possivelmente seria comercializada. Na apreensão da Droga resultou na quantidade de 4,354 Kg de Crack, onde os presos e a referida droga foram apresentados na Delegacia da Polícia Federal na cidade de Patos para as providências.

Há vários dias que o ex vice-prefeito vinha sendo monitorado pela polícia. Conforme informações, as investigações estão em andamento com a incumbência de localizar e prender outras pessoas envolvidas no caso. Essa foi à maior apreensão de droga registrada na grande Sousa.


Mais informações em breve, aguarde.




Redação da PF e do 14º BPM