quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Secretária de Educação Presta Contas dos 4 Anos de Sua Gestão



Bom Exemplo: Secretária de Educação Presta Contas dos 4 Anos de Sua Gestão


A Prefeitura de Sousa através da Secretaria de Educação e Esportes apresentou na Câmara de Vereadores “Otacílio Gomes de Sá”, memorial referente a gestão da educação no período de 2009/2012, com objetivo de prestar contas a sociedade sousense das conquistas e realizações em prol da educação de qualidade em nosso Município.

Vale destacar, que foi constatado nos primeiros meses da Administração que algumas Escolas estavam abandonadas, a exemplo: da Escola Rômulo Pires e da Escola João Antônio da Silva, no sitio “Matumbo”, que precisavam ser restauradas, além disso, não havia cadastro no SIMEC nem no PAR (Plano de Ações Articuladas), também não foi encontrado nenhum material didático, higiênico, gêneros alimentícios para que as Escolas pudessem iniciar o período letivo na zona rural.

O caso da Escola CEIGEF tinha um quadro de mais 60 servidores, dos quais apenas 9 eram efetivos.

No entanto, a atual administração reformou e restaurou as seguintes escolas da rede municipal: Maria Aurita, José Reis, Tozinho Gadelha, Rômulo Pires e Francisca de Sá (situações mais urgentes), além de realizar cursos de qualificação para os professores e conceder bolsas para que participem de especialização.

Foram criadas salas de informática, TELECENTRO; realizado o convênio com os estudantes universitários que cursam fora de nossa cidade; foi implantado os dois terços do plano salarial, bem como pagamento do décimo terceiro e das férias, rigorosamente em dia.

Foram constituídos o PAR e o SIMEC

Realizado o processo de eleição direta para escolha dos gestores escolares, bem como o Resgate da Fanfarra “Maestro José Cassiano Freire” com 30 componentes – ESPPAVI. Foi feita a entrega de fardamento e kits escolares (cadernos, canetas, borracha, apontador, régua) e foram feitas aquisições de material e jogos pedagógicos (kit para as escolas);

A Secretaria de Educação do Município construiu mais dezenove salas de aula, reforma de vinte e seis das trinta e quatro unidades escolares, adequando-as às exigências legais de acessibilidade, ambiente para as refeições e depósitos para a merenda escolar.

De 2010 a 2011 foram ampliados o número de laboratórios de informática em parceria com o MEC/PROINFO de 02 para 35 laboratórios de informática nas escolas da Zona Urbana e Zona Rural (todas as escolas municipais possuem laboratório de informática).

Ao todo são mais de trezentos computadores

Foram adquiridos os seguintes transportes: 5 (cinco) ônibus, 2 (dois) automóveis, 1 (hum) caminhão e 1 (uma) caminhonete.

Em 2012/2013, através do PAR – a SEE receberá mais 01 ônibus com 44 lugares (valor em conta – R$ 214.880,00).

A Prefeitura de Sousa teve a meta em atender à educação básica humanizadora, assegurando as condições para a permanência do aluno na escola com a aprendizagem e o sucesso garantidos.



Ascom

Soldado do Bombeiro acidentou-se cumprindo o seu dever




Na manhã desta quarta, (05), o Soldado Nilo Carlos Ferreira Filho do Corpo de Bombeiros em Sousa saiu ferido durante uma ocorrência de corte de árvore no Bairro Várzea da Cruz. A árvore do tipo Tamarineira, de grande porte, trazia risco a uma residência naquele bairro, o Corpo de Bombeiros foi acionado e a 03 (três) dias cortava a mesma no intuito de evitar um acidente grave com a população. Devido as condições de risco da referida árvore um galho de calibroso quebrou-se atingindo o bombeiro na cabeça e na mão, decepando parte do dedo anelar direito do Soldado do Fogo. O Soldado Nilo foi socorrido de imediato pelo Resgate da 1ª Companhia ao Hospital Regional de Sousa, onde foi submetido a cirurgia e passa bem. O Bombeiro Nilo é conhecido por sua operacionalidade, dedicação e vibração, serve o Corpo de Bombeiros desde o ano de 2007, lotado na cidade de Sousa faz parte do Projeto Social Bombeiro na Comunidade, recentemente concluiu o Curso de Operações de Busca e Resgate em Área de Caatinga,   o mesmo foi responsável pela prisão de um jovem que assaltou uma mulher armado com faca peixeira a dois meses, o ato heroico  rendeu elogios por parte da imprensa e da população da cidade sorriso. Toda a Corporação está na torcida pela recuperação rápida de Nilo, o mesmo faz falta como amigo e como Bombeiro operacional em nossa Subunidade. 


Assessoria de Comunicação da 1ªCRBM/5ºBBM
Foto: 1ªCRBM

TSE confirma registro de Candidatura do Prefeito Zé Vieira em Marizópolis


TSE confirma registro de Candidatura do Prefeito Zé Vieira em Marizópolis
Foi confirmado por unanimidade na noite desta terça-feira (04) pelo Tribunal Superior Eleitoral o registro de Candidatura do prefeito reeleito por Marizópolis, José Vieira da Silva (PTB).

A Coligação, UNIÃO DAS FORÇAS PROGRESSISTA, DEMOCRÁTICAS E TRABALHISTA formada pelos partidos (PP, PTB, PMDB, PTN e PR) teve o registro indeferido pelo Juiz Dr. José Normando Fernandes da 35ª ZE, haja vista a condenação pelo Tribunal de Justiça da Paraíba do atual Prefeito, Zé Vieira por Ato de Improbidade Administrativa, e reclusão de quatro anos, e também duas contas, exercícios, 2001 e 2004 julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado.

O TRE confirmou a decisão da 1ª Instância. O advogado, Johnson Abrantes que representa a defesa de Zé Vieira, apresentou Recurso junto ao TSE que durante a eleição expediu Liminar e garantiu o Registro de Candidatura de Vieira.

- Na noite desta terça-feira (04), o Pleno confirmou o Registro, garantindo de fato e direito a reeleição de Zé Vieira a prefeito de Marizópolis, explicou Johnson Abrantes.
 
 
Folha do Sertão

Rômulo discute veto ao projeto dos royalties com governadores

Royaltes_reuniao_governadores foto governo do ceara (1)
 
 
O vice-governador Rômulo Gouveia participou nesta terça-feira  (4), em Brasília, da reunião com governadores e representantes de governos de 20 estados que discutiu o veto da presidenta Dilma Rousseff ao artigo 3º do projeto da Lei dos Royalties do petróleo do pré-sal. O artigo reduzia a fatia de recursos destinada aos estados produtores na distribuição dos royalties de contratos em vigor. Por isso, o veto era reivindicado por esses estados, entre os quais Rio de Janeiro e Espírito Santo. A reunião decidiu iniciar um movimento para que se reestabeleça o texto aprovado pelo Congresso, que dava direito aos estados não produtores de receberem parte desses recursos. O vice representou o governador Ricardo Coutinho, que cumpriu agenda na Paraíba ao longo do dia.
De acordo com Rômulo Gouveia, uma série de ações será realizada pelos gestores na defesa da divisão dos royalties. O vice-governador disse ainda que ficou a cargo do governador Tião Viana (AC) transmitir à presidenta Dilma que a movimentação não é contra o governo, mas sim em defesa da Federação. “Estamos tentando fazer entender ao governo federal que todos os brasileiros têm direito aos frutos das riquezas da nação”, destacou Rômulo.
Os governadores decidiram também pressionar o Congresso, por meio das lideranças partidárias e das bancadas estaduais, para que rejeitem o veto quando ele for submetido ao plenário. Para isso, decidiram iniciar ainda nesta terça-feira (4) os contatos necessários com deputados e senadores em Brasília.
Além do vice-governador paraibano Rômulo Gouveia, participaram da reunião no Escritório de Representação do Governo do Ceará os governadores Cid Gomes (Ceará), Tião Viana (Acre), Teotônio Vilela Filho (Alagoas), Jaques Wagner (Bahia), Agnelo Queiroz (Distrito Federal), Marconi Perillo (Goiás), Silval Barbosa (Mato Grosso), André Puccinelli (Mato Grosso do Sul), Wilson Nunes Martins (Piauí), Confúcio Moura (Rondônia) e José de Anchieta Júnior (Roraima). Os governadores do Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Tocantins e Santa Catarina enviaram representantes.
 
SECOM


Cássio lamenta omissão do governo

Senador Cássio Cunha Lima criticou postura do governo federal em relação à seca no nordeste, em discurso na tribuna do Senado.



Governo Federal não está levando a sério danos causados pela seca na região nordeste, disse Cássio
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ocupou ontem novamente a tribuna para criticar a omissão do governo federal diante da estiagem que castiga a microeconomia do semiárido nordestino. “O que me causa indignação é o completo desconhecimento das autoridades federais da situação real. A passagem do ministro Mantega, hoje, pelo Congresso apenas renovou a minha convicção que o governo federal não está levando a sério os danos econômicos provocados pela seca no Nordeste. Ele chegou a afirmar que o problema da estiagem não é tão grave assim. Lamentável”, afirmou Cássio, pelo Twitter.

Em seu discurso no Senado, Cássio reafirmou que não adianta o governo argumentar que a atual seca não é tão grave porque no passado as consequências eram mais danosas. “É amesquinhar a discussão, é diminuir o impacto econômico que o Nordeste brasileiro vem sofrendo por achar que a rede de proteção social que foi criada, não importa no governo de quem, se de Fernando Henrique Cardoso ou de Lula, hoje mitiga as consequências dessa estiagem”, frisou.

De acordo com Cássio, não adianta dizer que existe hoje uma rede de proteção, enquanto a economia real da região está sendo duramente atacada e atingida, porque não há crédito. “Os nossos produtores estão endividados; não há suplementação alimentar para o rebanho, porque o governo não consegue gerenciar a logística mínima para distribuição, por exemplo, do milho”, protestou o tucano, informando que vai reiterar pedido à presidente Dilma Rousseff para que edite um decreto reconhecendo o estado de emergência na região, para possibilitar que a Conab esteja dispensada das licitações que a lei exige para entrega do milho.

PROCASE
O governador Ricardo Coutinho faz hoje, às 10h, no Palácio da Redenção, o lançamento oficial do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri e Seridó (Procase). O programa é fruto de convênio entre o governo do Estado e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e vai garantir inclusão social e produtiva do semiárido.





Leonardo Gadelha destina mais de R$ 8 milhões em recursos para Sousa em 2013

Leo Gadelha_Deputado Federal.jpg

O deputado alertou que para que as destinações possam ser colocadas em prática é preciso a elaboração de projetos e que os gestores estejam com as certidões de regularidade em dia.

O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) anunciou nesta terça-feira (4) suas emendas parlamentares apresentadas ao Orçamento 2013 com o objetivo de contemplar em 2013 os municípios de Sousa, Lastro e Santa Cruz, no Sertão. “Sousa foi contemplada com R$ 8 milhões, ou seja, metade dos meus recursos alocados”. Disse.

Sousa
Entre os benefícios reservados para a ‘Cidade Sorriso’ – a pedido do prefeito eleito André Gadelha – Leonardo destinou reserva de verba para calçamento, investimentos na saúde, casas populares, saneamento, um ginásio de esporte no centro da cidade, um campo de futebol para o sítio Curralinho e uma Praça de Cultura com auditório, biblioteca, espaço para CRAS, praça esportiva, salas e espaço panorâmico na sede do município.

Além destas ações também foi viabilizado pelo deputado sousense um anfiteatro para a UFCG e recursos para a construção da Delegacia do Trabalho.

Lastro e Santa Cruz
Leonardo explicou que os municípios de Lastro e Santa Cruz (região de Sousa) também foram contemplados com recursos de mais de R$ 1 milhão previstos nos ministérios da Saúde, Agricultura e Cidades, cujo ministro é o paraibano Agnaldo Ribeiro.

Alerta
Gadelha alertou que para que estes investimentos possam ser colocados em prática é necessário que os gestores estejam com as certidões de regularidade em dia, como o CAUC, por exemplo.

Além disso, é preciso a elaboração de projetos para as obras alocadas. “Se houve um só erro, o projeto não é aprovado e a gente perde muito tempo e até o recurso”. Alertou.

Levi Dantas