
Os agentes foram aprovados em concurso público realizado pelo Governo do Estado no ano de 2008. Dos 305 convocados, se matricularam 230, que serão divididos em dois grupos. O 9º Grupo, com 115 alunos, terá Curso de Formação a partir desta segunda (21) até 3 de dezembro. O 10º Grupo tem também 115 alunos, que serão capacitados no período de 5 a 17 de dezembro.
O secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino, esteve presente na cerimônia da aula inaugural e falou aos alunos sobre a importância deles na dinâmica da estrutura do Estado. “Vocês estão aqui porque conquistaram seu espaço. O Governo da Paraíba está investindo no ser humano, pois o ser humano pode fazer a diferença nesta caminhada, e vocês são a perspectiva de melhora do sistema prisional paraibano. Vamos nos unir para construir um tempo novo de dignidade humana, vamos qualificar a contenção para proteger a sociedade. Que vocês se orgulhem e orgulhem seus familiares nessa profissão.”
A juíza da Vara de Execuções Penais, Ana Carla Falcão, que também participou da cerimônia, desejou sucesso na carreira profissional dos novos agentes penitenciários. “Este curso é de extrema importância para vocês, pois possibilitará experiência para o ingresso na carreira. Desempenhem seu trabalho com amor e sejam vencedores”, disse.
Teoria e prática – De acordo com a matriz curricular do Departamento Nacional Penitenciário, as aulas atendem critérios de aquisição progressiva de capacidades profissionais. Segundo a diretora da Escola de Gestão Penitenciária (Egepen/PB), Vânia Lustosa, os alunos recebem a formação em módulos, sem se desvincular do dia-a-dia das unidades prisionais. Assim, eles podem unir a experiência prática com as aulas.
Para Francisco Pereira, aluno do Curso de Formação, a expectativa é estar bem preparado para a carreira profissional. “Espero que o curso me capacite para exercer bem minha função, dando embasamento prático e teórico para honrar a confiança depositada em mim pelo governo”.
O Curso de Formação terá carga horária de 100 horas/aula. A grade curricular é a recomendada pelo Departamento Nacional Penitenciário (Depen/ Ministério da Justiça), dividida em cinco módulos, sendo quatro de aulas teóricas e um de atividades práticas:
Módulo I – Administração Penitenciária – 20h
Módulo II – Saúde e qualidade de vida – 8h
Módulo III – Segurança e Disciplina – 28h
Módulo IV – Relações Humanas e Reinserção Social – 20h
Módulo V – Atividades Práticas – 24h
SECOM