quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pula Pula: Prefeito de Igaraçy prepara anuncio de adesão a Ricardo

Desde o início da semana mais de cinco prefeitos já anunciaram adesão a campanha de Ricardo Coutinho (PSB) neste segundo turno, ao Governo do Estado. E nas primeiras horas desta quarta-feira (6) somos informados que mais um prefeito deixará o apoio dado à Zé Maranhão (PMDB), no primeiro turno, e fará o caminho de volta ao campo dos "girassóis".

Trata-se do prefeito Celino Farias (PSDB), do município de Igaracy, aonde Maranhão tirou 1.945 votos, ou seja, 61,47%. Celino (foto) segue com seu irmão, o prefeito de Itaporanga, Djaci Brasileiro (PSDB), que apoia Ricardo desde o início, rumo à Campina Grande para anunciar a adesão ao 'Mago'.



Blog do Ricardo Pereira


Cássio é o novo coordenador da Campanha de Ricardo Coutinho para o 2º Turno na Paraíba

O candidato ao Governo do Estado pela coligação Uma Nova Paraíba, Ricardo Coutinho, anunciou nesta terça-feira (5) que o ex-governador Cássio Cunha Lima será o coordenador político da sua campanha.

Ele disse que as outras coordenações serão mantidas. Ricardo falou que a campanha contará com a participação mais efetiva do presidente do PSB nacional, o governador Eduardo Campos, e também do deputado federal Ciro Gomes.

O candidato manteve agenda de reuniões com lideranças políticas e entrevistas aos meios de comunicação do Estado. Ricardo defendeu um segundo turno com transparência e isonomia para os dois candidatos que concorrem ao Palácio da Redenção.



Portal Correio



Deputado Lindolfo Pires volta a fazer sucesso Nacional na Internet

Sucesso na internet, os jingles exóticos da campanha de 2010 não se traduziram em votos nas urnas para muitos candidatos que ficaram conhecidos através das paródias de músicas famosas.

As exceções são o candidato a deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) e o deputado estadual Lindolfo Pires (DEM-PB), que concorriam à reeleição.

Pires, que usou um jingle baseado na música "Beat It", do cantor Michael Jackson (1958-2009), foi reeleito para mais um mandato na Paraíba com 34.935 votos. Foi o nono mais votado no Estado.

Lançado em agosto, o jingle "Lindolfo Pires" acabou rendendo um processo das gravadoras Sony Music e a Warner/ Chappell Edições Musicais, que detêm os direitos das obras de Jackson. Elas pedem R$ 360 mil por danos patrimoniais.

Outro eleito, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, usou uma paródia da música "Macarena". Com o "Êêêê Vaccarezza. Rái!", ele teve 131.685 votos.

Já Claudir Maciel (PPS-SC), não foi processado por causa do jingle "Eu vou votar no Claudir", inspirado na música "I want to break free", da banda inglesa Queen, mas seus 12.742 votos foram insuficientes para uma vaga de deputado estadual.

Foi a mesma sorte do candidato Bira Barbosa (PSDB-PA). Seu jingle pegajoso foi inspirado em músicas da banda paraense Calypso, mas ele não passou de 14.867 votos para deputado estadual.

Avallone(PSDB-MT), com seu "Avavavavallone", que repetia seu nome à exaustão, terminou com apenas 15.322 votos para a Assembleia do Estado.

Já o jingle "Ey, Ey Eymael, um democrata cristão", um clássico do horário político desde 1985, garantiu até hoje para José Maria Eymael (PSDC) dois mandatos de deputado federal. Neste ano, em sua terceira tentativa de concorrer à Presidência, ficou com só 89.350 votos.


Folha Online


TSE oficializa Registro da Candidatura de Ricardo Coutinho na Paraíba

Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, nesta terça-feira (5), o registro de candidatura de Ricardo Coutinho (PSB), que disputa segundo turno para o cargo de governador da Paraíba com Zé Maranhão (PMDB). A maioria dos ministros rejeitou recurso da coligação “Paraíba Unida”, que apoia Zé Maranhão.

A coligação alegou que Coutinho seria inelegível porque não teria se desincompatibilizado, no prazo correto, de cargo público que ocupava na Universidade Federal da Paraíba. O Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE/PB) julgou o pedido improcedente e deferiu o registro de candidatura. Inconformada, a coligação recorreu ao TSE.

Nesta noite, o relator do processo, ministro Arnaldo Versiani, disse que o TRE-PB entendeu que o candidato comprovou seu afastamento de fato das atividades que exercida na universidade nos três meses antes das eleições, prazo legal para desincompatibilização de servidores públicos. O candidato tirou licença-prêmio no início de abril até o dia 3 de julho, teve faltas justificadas de 4 a 23 de julho e, depois, pleiteou seu afastamento do cargo.

“Interessa à justiça eleitoral que esteja afastado o candidato-servidor do seu ambiente de trabalho, impossibilitando-o, assim, de exercer quaisquer influência a partir do efetivo exercício do cargo que ocupa”, afirmou Versiani ao negar o recurso.

Também foi alegado que, quando Coutinho pediu o registro de sua candidatura, ele estaria em falta com a justiça eleitoral por não ter pago multa eleitoral em tempo correto, uma condição de elegibilidade. Como o processo sobre a multa sequer foi julgado em definitivo, esse argumento também foi rejeitado.

Votaram com ele a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha e os ministros Aldir Passarinho Junior, Hamilton Carvalhido e Ricardo Lewandowski.

Os ministros Marco Aurélio e Marcelo Ribeiro divergiram ao considerarem que a matéria é controvertida. Para eles, o processo deveria ser julgado permitindo-se a sustentação dos advogados na tribuna. No caso, o TSE julgou um recurso apresentado pela coligação contra decisão monocrática do ministro Arnaldo Versiani que já havia negado o recurso da coligação "Paraíba Unida".



TSE


Prefeito de Vieirópolis prepara anuncio oficial de adesão ao Candidato Ricardo Coutinho

Com derrota de Armando Abílio, Marcos Pereira não tem como votar em Maranhão


O Prefeito da Cidade de Vieirópolis, Marcos Pereira de Oliviera do PTB deverá oficializar nos próximos dias a sua adesão a Candidatura do Governável Ricardo Coutinho do PSB, segundo informações, a decisão já foi tomada pelos seus seguidores, Vice-prefeito e Vereadores já estão de bandeira erguida na defesa do Candidato das oposições no Estado.

A verdade é que o Prefeito vieiropolense nunca pensou em deixar o esquema político do ex-governador e Senador Eleito, Cássio Cunha Lima do PSDB, o que aconteceu é que alguns aliados se precipitaram em virtudes das falsas pesquisas. Agora, ao ver a realidade, os mesmos que induziram o prefeito já mudaram de lado, com isso, fica difícil para Marcos Pereira sozinho continuar defendendo o nome do atual Governador Jose Maranhão do PMDB. Outro fato determinante foi à derrota do Candidato a Deputado Federal Armando Abílio, que seria o braço direito do Prefeito junto ao Governador, caso tivesse sido eleito. Atualmente, a oposição é quem tem força junto ao Governo Maranhista, pois, votou e elegeu, Vitalzinho para o Senado, Hugo Mota para Federal e André Gadelha para a Assembleia Legislativa ficando claro que quem vai ditar as regras numa possível reeleição se Maranhão será a oposição, já que Marcos elegeu apenas Lindolfo que é adversário do Governador.

Aliados do próprio prefeito, já alertaram Marcos Pereira e o advertiram que votar em Maranhão hoje, é cavar a sepultura de seu próprio grupo político, seria ganhar e não levar. Já com relação a Estrada não haveria nenhum problema, primeiro vencendo Maranhão ou Ricardo, ambos terão que concretizar a obra, pois, os recursos são carimbados pela Corporação Andina e não pode ser desviada para outros setores.

Portanto, o Prefeito Dr. Marcos está apenas aguardando uma conversa que terá com o Senador Cássio e o próprio Ricardo Coutinho, que mesmo perdendo o apoio do prefeito vieiropolense, já admitiu aos aliados que realmente naquele momento a melhor saída para Marcos era votar em Maranhão no primeiro turno, pois, temia represália para o seu município devido a forma de agir do governo que atualmente esta instalado na Paraíba, e afirmou que será um orgulho receber de novo o apoio de todo o Grupo do Prefeito Marcos Pereira, já que assim terá chance e vender o pleito também em Vieirópolis onde perdeu cerca de 2 mil votos de maioria.

Portanto, por mais que tentem desmentir a informação de adesão, fica claro que a conjuntura política atual não deixa saída para Marcos Pereira, a não ser voltar e votar nos Candidatos que não são aliados dos seus adversários políticos.



Mário Gibson


HRC recebe outro caminhão com novos equipamentos

A remessa anterior chegou ao HRC em agosto


O Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) acaba de dar mais um passo em direção à modernização e à melhoria do atendimento oferecido à população que utiliza seus serviços. É que chegou à unidade de saúde na tarde desta terça-feira (05), mais um caminhão lotado de equipamentos. Para o diretor geral do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho, que vem fazendo as solicitações de compra de equipamentos ao secretário de saúde do estado, José Maria de França, e tem sido sempre atendido, esta é outra grande conquista da unidade de saúde da região, que em menos de dois meses completos, acaba de receber outra remessa de aparelhos importantes para o funcionamento e melhoria dos serviços do hospital.

Desta vez, o HRC recebeu diversos equipamentos auxiliares dentre eles, cinco (05) carros para transporte de material hospitalar; cinco (05) carros para transporte de roupas secas; três (03) carros porta-talher e bandejas; seis mesas de Mayo; oito (08) mesas auxiliar e cinco (05) mesas para exames.

Dr. Antônio explicou que a população que utiliza os serviços do hospital ficará, ainda mais, satisfeita com a renovação de sua aparelhagem, principalmente, porque isso tem sido feito com grande rapidez. “O governo do estado vem investindo bastante nos hospitais de todo o estado. No HRC não é diferente. Aqui já fizemos reforma e estamos equipando toda a unidade. Isto significa respeito com a população e atenção especial com a saúde pública”, disse o diretor, lembrando que o último descarregamento de equipamentos aconteceu no mês de agosto, quando chegaram à unidade diversos aparelhos de última tecnologia, a exemplo de camas digitais, mesa cirúrgica, aparelhos de anestesia, aspiradores de secreção, desfibriladores, aparelhos de raios-X e até cadeiras de rodas.

Desta vez, o HRC recvebeu diversos equipamentos auxiliares dentre eles, cinco (05) carros para transporte de material hospitalar; cinco (05) carros para transporte de roupas secas; três (03) carros porta-talher e bandejas; seis mesas de Mayo; oito (08) mesas auxiliar e cinco (05) mesas para exames.




News - Assessoria & Comunicação


Após recomendações do MPF/PB, UFPB garante isenção de taxa de inscrição de vestibular

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) regularizou a situação da isenção de pagamento de taxa de inscrição para o Processo Seletivo Seriado da instituição. Agora, está garantida a dispensa também aos alunos que concluíram o ensino médio em rede pública fora do estado da Paraíba, bem como não há mais tratamento diferenciado entre alunos que estão matriculados no ensino médio em escola da rede pública da estado ou em curso preparatório ao Processo Seletivo Seriado (PSS) mantido pela UFPB.

A Recomendação nº 12/2009 foi encaminhada, em 5 de maio de 2009, para a instituição reformar a Resolução nº 01/2008, que tratava da isenção do pagamento de taxa para inscrição no Processo Seletivo Seriado 2009, ou qualquer outra que a tivesse sucedido de idêntico teor.

Em resposta da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), informou-se o acatamento da recomendação, dando-se, assim, ao item 2.8 do Edital nº 26/2009/UFPB/PRG/Coperve, que abriu as inscrições para o PSS-2010, a seguinte redação: “No caso de candidato que tenha concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino no ano de 2008 ou em anos anteriores, a taxa de inscrição para o conjunto das provas das três séries será de R$ 33,00 e a inscrição só poderá ser realizada nos locais e na ordem definidos no item 2.1 deste Edital, mediante a entrega de cópia do certificado de conclusão do Ensino Médio na rede pública de ensino”.

Ocorre que, ao analisar o edital modificado, o MPF percebeu que somente o item 2.8 do Edital nº 26/2009/UFPB/PRG/Coperve, assegurou aos candidatos que concluíram o ensino médio em rede pública de qualquer estado da Federação a isenção de taxas de inscrição nas mesmas condições oferecidas aos alunos concluintes do Estado da Paraíba. Continuou, portanto, inalterado o item 2.7 do referido edital, o qual manteve tratamento diferenciado para os alunos que estivessem matriculados no ensino médio em escola da rede pública da Paraíba ou em curso preparatório ao PSS mantido pela UFPB.


Tratamento igualitário


Nesse sentido, o MPF questionou a diferença entre os itens 2.8 e 2.7 do edital, justificando a UFPB, através do Ofício nº 051/R/GR de 22 de fevereiro de 2010, que o texto da recomendação referia-se apenas aos candidatos que concluíram o ensino médio e não aqueles que estavam cursando o ensino médio no ano anterior ao PSS em curso.

No entanto, observou o MPF que não fazia sentido manter tratamento diferenciado para os alunos da rede pública da Paraíba em qualquer circunstância, seja para aqueles que já concluíram ou para os que estão cursando o ensino médio. Assim, o MPF solicitou novamente à UFPB que se manifestasse acerca da citada diferenciação, uma vez que, em princípio, a restrição implicaria tratamento desigual entre pessoas igualmente carentes.

Em resposta, a Coperve informou que “foi dado cumprimento à recomendação do MPF, concedendo-se isenção da taxa de inscrição a qualquer aluno matriculado no ensino médio em escola da rede pública, sem distinção”.




Assessoria de Comunicação

Jeová Campos agradece os mais de 66 mil votos que recebeu nas eleições do último domingo

Mesmo não tendo sido eleito deputado federal no pleito deste último domingo (03), o deputado estadual Jeová Campos (PT) realizou, na noite desta segunda-feira (04), uma festa em agradecimento aos 66.741 votos recebidos em toda Paraíba e mais especificamente, aos exatos 12.776 eleitores cajazeirenses que apostaram em seu projeto político. A festa contou com a presença de diversos eleitores, correligionários, amigos e familiares do petista, que reunidos na Rua Juvêncio Carneiro, no Centro de Cajazeiras, saudaram Jeová e se divertiram ao som da Banda Nairê. Na ocasião, Jeová e o prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu, também comemoraram a eleição de Vituriano Abreu (PSC), que foi eleito deputado estadual com 24.842 votos, dos quais 11.234 somente em Cajazeiras.

Para Jeová, a festa que realizou foi a manifestação de sua mais pura gratidão. “Esta noite eu fiz questão de agradecer e homenagear os mais de 66 mil eleitores que confiaram no meu projeto político e também aos mais de 12 mil votos que tive dos cajazeirenses. Com uma quantidade dessas de votos, eu não posso dizer que perdi algo, porque é muito bom saber que milhares de paraibanos acreditam e apostam no projeto político que defendi durante toda a minha atuação na Assembleia Legislativa. Saio desse pleito com o coração sofrido, mas valente, justamente em função de ter a consciência tranqüila que lutei por um projeto que melhoraria a vida de todos os paraibanos”, desabafou Jeová.

Durante o evento, Jeová também agradeceu os 11234 eleitores que votaram em Vituriano Abreu, com quem fez “dobradinha” em Cajazeiras. “Esta noite também é para festejarmos junto com Vituriano e Léo e agradecer aos 11 mil eleitores que elegeram Vituriano deputado estadual”, afirmou Jeová.

Apoio a Zé e Dilma

Na oportunidade, Jeová também reafirmou seu apoio a José Maranhão e Dilma Roussef no segundo turno. Quanto às eleições para governador, Jeová criticou a população de Cajazeiras que não soube reconhecer o trabalho do governador, que conseguiu, em tão pouco tempo, realizar diversas obras na região. “José Maranhão foi o responsável pela vinda do aeroporto e do presídio regional para a cidade, foi o responsável pela reforma e melhoria do HRC, a pavimentação de estradas, que tirou diversos municípios da situação de isolamento territorial em que viviam. Lamento que a população não tenha sabido reconhecer isso, mas, no dia 31 de outubro o povo fará justiça”, disse Jeová, convocando a população cajazeirense e sertaneja a se redimir no segundo turno dando uma ampla vantagem para a vitória de Zé Maranhão e Dilma.


News Comunicação

TSE: Propaganda do 2º turno deverá começar na sexta

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, proclamou hoje à noite o resultado provisório do primeiro turno da eleição presidencial e determinou que, com base nesse resultado, sejam iniciadas as providências para a realização do segundo turno. Ele anunciou que a candidata do PT, Dilma Rousseff, teve 46,91% dos votos válidos e o tucano José Serra, 32,61%. Como nenhum dos dois teve a maioria dos votos, o segundo turno tem de ser realizado.

Com a proclamação do resultado, as emissoras de rádio e TV deverão reservar, no prazo de 48 horas, espaço para veiculação do horário eleitoral. Com isso, a propaganda presidencial do segundo turno deverá ter início na próxima sexta-feira.

Lewandowski observou que não foram protocolados recursos e impugnações questionando o resultado do primeiro turno do pleito presidencial e, por isso, estava fazendo a proclamação provisória do resultado. Para fazer a proclamação definitiva do resultado, os ministros do TSE devem concluir uma análise detalhada do processo em cada Estado.



Estadão