quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Major Campos fez a diferença no comando do Batalhão de Sousa

A política tem as suas partes boas e também as ruins, e infelizmente até aqueles que trabalham sério podem ser atingidos. Depois de pouco tempo a frente do 14º Batalhão de Polícia já deu pra ver a diferença no trabalho desenvolvido pelo Major Campos que atualmente comanda a Policia Militar em Sousa a frente do 14º Batalhão, acho até, que em questão de segurança, a política teria que ser realmente a segurança mesmo.

Quem quiser conhecer o trabalho do Major que visite hoje as dependências do Batalhão as margens da BR 230 vizinho a Colônia Penal, mesmo com o mesmo valor do repasse de outros comandos, o Batalhão ganhou uma nova cara, o respeito e o carinho que os seus comandados desempenham hoje em suas funções.

Outro dado importante é sobre a atuação da PM, que tem melhorado gradativamente, a segurança em si da Cidade melhorou, basta olhar os números, até os acidentes cuja parceria foi firmada pela PPTRAN com a STTRANS já demonstrou efeito significativo no dia a dia de quem freqüenta as Ruas de nossa Cidade.

Por tudo isso, acho que os políticos de nossa Cidade deveriam pensar duas vezes antes de decidir sobre a nova indicação para o Comando da PM em Sousa, pois, segurança é coisa séria, e em time que está ganhando nunca é bom fazer alterações quando o domínio do jogo está nas mãos dos “treinadores” (foto).


Quem avisa amigo é!




Mário Gibson

Mais dois sousenses no Governo Ricardo Coutinho: Deusdete Queiroga na Cagepa e André Giovani na AESA

Com o anúncio de mais dois secretários no início da tarde desta terça-feira (28), o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) completou a lista de nomes dos auxiliares do primeiro escalão, que no seu governo vai contar com três pastas mais que na de José Maranhão (PMDB): Cultura, Mulheres e Diversidade Humana e Agricultura Famíliar, totalizando 24 secretarias de Estado.

O novo secretário de interiorização será o deputado estadual eleito Adriano Galdino (PSB). Já na pasta da Juventude, Esporte e Lazer fica o professor Fábio Maia. A secretaria executiva de Indústria e Comércio será chefiada pelo empresário Marcos Procópio.

Ricardo também começou a anunciar a equipe da administração indireta. A Fundação de Ação Comunitária (FAC) será presidida por Denise Oliveira, ex-secretária de Ação Social de Cajazeiras. Já o próximo presidente da Cagepa será Deusdete Queiroga Leitão (sousense). Os diretores serão Jorge Gurgel, João Vicente, Netovich Maia e Marco Túlio.

A Emater será presidida pelo funcionário concursado da empresa, Giovane Medeiros. A Agência Executiva de Gestão das das Águas do Estado (Aesa) será presidida pela engenheira Ana Torres. Ainda neste órgão, vão compor a direção o engenheiro André Giovane, do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) de Sousa, Chico Lopes e Joacy Mendes.

O atual deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB), e integrante da equipe de transição, será o presidente da Companhia Paraibana de Gás (PBGás). Na Companhia de Industrialização do Estado da Paraíba (Cinep), a presidente será a ex-superintendente do BNB, Margarete Bezerra e o diretor de desenvolvimento Economico será Jose Bernardino, que é presidente estadual do PPS.

O delegado da Policia Federal Rodrigo Carvalho vai assumir a superintedência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Já o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), que não conseguiu se reeleger nas últimas eleições, vai ser o secretário executivo do Programa de Aceleração Crescimento (PAC) na Paraíba.

O Instituto de Assistencia à Saude dos Servidores será dirigido pela professora Maria da Luz. Já o Interpa será comandado por Nivaldo Magalhães. A Junta Comercial será presidida pelo administrador de empresas, Jutay Gomes, o vice-presidente será Ivanhoé Cunha Lima. E a atual secretária de habitação social da prefeitura de João Pessoa, Emília Correia Lima, vai ser a presidente da Cehap.

Confira os outros indicados (Secretarias):

Secretaria Chefe de Governo – Walter Aguiar

Secretaria de Estado de Finanças - Aracilba Rocha / Bonifácio Rocha (Executivo)

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - Gustavo Nogueira

Secretaria de Estado da Receita - Rubens Aquino / Petrônio Rolim

Secretaria de Estado da Comunicação Institucional - Nonato Bandeira

Secretaria de Estado de Segurança Pública - Claudio Lima /Raymundo Silvany (Executivo)

Secretaria de Estado da Saúde - Mário Toscano/ Waldson de Souza (Executivo)

Secretaria de Estado da Educação - Fernando Abath Cananéa / Márcia Lucena (Executiva)

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano - Cida Ramos/ Edina Wanderley (Executiva)

Secretaria de Estadual de Mulheres e Diversidade Humana - Iraê Lucena

Secretaria de Estado da Cultura - Chico César

Secretaria de Infraestrutura - Efraim Morais

Secretaria do Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia - João Azevedo Lins

Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca - Marenilson Batista

Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Economico - Renato Feliciano

Secretaria de Cidadania e da Administração Penitenciária - José Alves Formiga

Secretaria da Agricultura Familiar - Rômulo Araujo Montenegro

Procuradoria Geral do Estado - Livânia Farias

Defensoria Pública - Otávio Gomes de Araújo / Charles Pereira (Subdefensor)

Controladoria Geral - Luzemar Martins / Walter Viana Júnior (Executivo)

Comando da Polícia Militar - Cel. Euller Chaves / Cel. Washington Silva (subcomandante)

Outros auxiliares indicados:

Coordenação de Articulação Política do Governador - José Lacerda Neto

Secretaria Executiva da Casa Civil – Lúcio Flávio Vasconcelos

Secretaria Executiva de Cidadania e da Administração Penitenciária - Dênis Soares

Secretaria Executiva Chefe da Casa Militar - Cel Fernando Antônio Soares Chaves

Geral do Corpo de Bombeiros - Cel Jair Carneiro /Denis Nery (Subcomandante)

Delegado Geral da Policia Civil - Severiano Pedro Nascimento.

Instituto de Polícia Científica - Humberto Jorge de Araújo Pontes

Gerência Executiva de Polícia Civil Metropolitana- Daniela Vicuuna

Delegado Regional de Polícia Civil da Segunda Região (CG) - Dr. Wagner Paiva de Gusmão Dorta

Delegado Regional de Polícia Civil da Quinta Região (Patos) - Dr. Cristiano Jacques de Lima

Secretaria Executiva do Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia - Fábio Medeiros

Secrataria Executivo da Agricultura Familiar - Alexandre Eduardo

Sub-procurador Geral do Estado - Wladmir Romaniuc Neto





Paraíba 1

Tribunal de Justiça nega agravo do Ministério Público que queria a retirada imediata dos Barracos em Sousa

O Diário da Justiça publicou no último dia 19 de Janeiro um despacho do Desembargador Marcos William de Oliviera uma decisão sobre a problemática que envolve os Barracos instalados no centro de Sousa. Na decisão o Desembargador negou seguimento ao agravo de instrumento que foi manejado pelo Promotor de Justiça Walfredo Alves Teixeira, contra a decisão do juiz Perilo Rodrigues de Lucena, juiz substituto da Quinta Vara, elastecendo em um ano o prazo para que a Prefeitura de Sousa inicie um Projeto que contempla os barraqueiros com as substituições de barracos por quiosques que serão construídos em calçadões que serão instalados em vários pontos da Cidade, retirando assim, todos os barracos de ruas e calçadas públicas.

De acordo com a publicação, o membro do TJ decisão, “nego seguimento ao recurso, por ser manifestadamente inadmissível". Com isso, a decisão tomada pelo juiz local permanece intacta restando apenas ao poder público fazer aquilo que está no papel e iniciar a solução para o problema.



Mário Gibson

Vitalzinho vai levar Ministro da Agricultura a Sousa para definir federalização de estradas do perímetro de São Gonçalo

O deputado federal e Senador eleito Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB-PB) afirmou nesta terça-feira (28) que está mantendo contatos com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, para que ele visite a região de Sousa, logo no início do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo Vitalzinho, a viagem à Paraíba já está sendo discutida com o próprio ministro e o convite formal será feito tão logo ocorra a posse da nova presidente e equipe de auxiliares.

Vitalzinho confirmou que as conversas com o ministro – que é do PMDB e será mantido no cargo – já foram iniciadas e que ele se mostrou muito receptivo ao convite. O objetivo da visita do ministro, de acordo com o parlamentar, será discutir, com a sociedade local, a federalização das estradas vicinais que servem para a escoação da produção no Perímetro irrigado de São Gonçalo.

“Eu estive como ministro da Agricultura esta semana, preocupado com o escoamento da produção no perímetro de São Gonçalo. Ele quer visitar o perímetro e eu estou marcando uma visita com ele pra ver se ele vai lá. Estávamos, apenas, esperando a confirmação da sua permanência no cargo, o que já foi definido pela presidente Dilma”, afirmou Vitalzinho.

Segundo Vitalzinho, a federalização das estradas do Perímetro de São Gonçalo é uma das soluções para melhorar a qualidade das estradas e, com isso, baratear os custos de transporte dos produtos da região. “Com a federalização, o Governo Federal pode passar a bancar a recuperação, até porque o perímetro de São Gonçalo é administrado pelo DNOCS, mas as estradas são vicinais, e não podem receber recursos federais”.

De acordo com Vital Filho, a data da visita do ministro poderá ser decidida já no início do mês de janeiro.

Agricultores Recebem 11 mil Toneladas de Sementes para Plantio em Sousa

Teve início na manhã desta terça-feira (28/12) a entrega de sementes para plantio aos agricultores inscritos no programa garantia safra 2010-2011. A entrega das sementes está sendo realizada nas dependências da Secretaria de Agricultura e meio-ambiente e acontece através de uma parceria entre Prefeitura Municipal, EMATER, Conselho de Desenvolvimento Rural de Sousa e Agência de Desenvolvimento Sustentável do municipio, que disponibilizarão aos agricultores cerca de 11 mil toneladas de sementes, onde cada agricultor receberá 5 quilos de milho e 4 quilos de feijão.
Os critérios de distribuição acordados entre as entidades prevêem que os agricultores inscritos no Programa Seguro Safra estejam aptos a receber as sementes. No município foram inscritos 1285 agricultores, sendo que 862 foram aprovados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e os 423 restantes, mesmo não tendo sido aprovados terão direito de receber as sementes para o plantio.

Segundo o técnico da Secretaria de Agricultura e meio-ambiente do Município, Francisco Andrade, o volume de sementes distribuídas possibilitará ao final da colheita a produção de cerca de 409 toneladas de milho e 92 toneladas de feijão, isso se considerarmos que o inverno tenha índices de chuvas dentro da normalidade, e que não haja outros prejuízos.

O prazo para a entrega de sementes se estenderá até o dia 10 de janeiro de 2011 para os inscritos no programa Seguro-Safra, após esta data os agricultores que não foram inscritos no programa passarão a ter o direito de receber as sementes, para que desta forma não haja sobras.

O Prefeito Fábio Tyrone, destacou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento do município: “Acredito que iniciativas como essas aproximam os governos da população e faz com que haja o desenvolvimento por via de mão dupla, os governos possibilitam a produção, os agricultores produzem e as cidades se desenvolvem com parcerias importantes como essas”. Declarou o prefeito.

A secretaria de Agricultura e meio-ambiente informou ainda que não está sendo possível a entrega dos boletos aos agricultores do Seguro-Safra 2010-2011 por causa de um problema no sistema de emissão do MDA e que o prazo para pagamento que seria no próximo dia 31 deverá ser prorrogado.




Ascom Sousa