sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Depois de Sousa, Proposta de Jeová Campos para criação de Agência de Desenvolvimento e Integração Regional é bem aceita em Catolé do Rocha

02/10/2009.
O município de Catolé do Rocha, localizado no Sertão Paraibano, sediou nesta sexta-feira (02), mais uma audiência pública promovida pelo deputado estadual Jeová Campos (PT), para debater a criação da Agência de Desenvolvimento e Integração Regional da Paraíba, que deverá instrumentalizar a consolidação de uma área especial no semi-árido paraibano, que possibilitará a concessão de incentivos fiscais e tributários para implantação de pólos industriais nos municípios que compõem a microrregião. O encontro, ocorrido no Centro de Cultura Geraldo Vandré, localizado no Centro da cidade, reuniu diversas autoridades, a exemplo do Secretário de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Edvaldo Nóbrega, do prefeito local, Edvaldo Caetano (PTB), além de representantes da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), de instituições financeiras e associações da região.

“Esse foi um dos melhores encontros que já promovemos, pois além de termos a oportunidade de debater sobre o tema com várias autoridades, tanto no âmbito municipal quanto estadual, conseguimos levar nossa proposta a representantes de cerca de associações da região, ligadas à agricultura, produção de leite e apicultura”, avaliou o deputado Jeová Campos.

Para o prefeito de Catolé do Rocha, Edvaldo Caetano, a idéia do deputado Jeová é bastante viável. “Tratá-se de um projeto interessantíssimo, que trará inúmeros benefícios ao povo paraibano e também à economia do nosso Estado. Portanto, desde já ele tem todo o nosso apoio e empenho no que precisar para colocar em prática essa proposta de desenvolvimento para a Paraíba, sem distinção de regiões”, disse o prefeito Edvaldo.

Na oportunidade, Jeová também falou sobre o seu mais recente projeto apresentado na Assembleia Legislativa, que propõe que os recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza da Paraíba (Funcep-PB), hoje destinados, exclusivamente, para aplicação em ações suplementares de nutrição, habitação, educação, saúde, saneamento básico, reforço de renda familiar e outros programas de interesse social, também viabilize o acesso à inclusão produtiva das populações carentes, sendo aplicados na criação de geração de trabalho na agricultura, na pecuária, na pesca, na extração mineral, na atividade comercial e industrial, e na micro atividade produtiva. “Assim, a Agência de Desenvolvimento e Integração Regional da Paraíba, também poderá contribuir como instrumento de aplicação desses recursos, para que a população carente do nosso Estado tenha suas reais necessidades atendidas, que são oportunidade de emprego e renda para sustentarem suas famílias e ainda contribuírem para o crescimento e desenvolvimento da nossa Paraíba”, destacou Jeová Campos.

A audiência de Catolé do Rocha também contou com a participação do secretário de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Edvaldo Nóbrega, que também esteve presente na última audiência sobre o tema promovida pelo deputado Jeová, no último dia 11 de setembro, em Sousa, do gerente regional do BNB, Izidro Soares, da gerente geral da Caixa Econômica de Pombal, Márcia Abreu, além de representantes da diretoria da Cinep, e de vários prefeitos e membros de associações dos municípios da região. A próxima audiência para debater o tema acontecerá no próximo dia 16, na cidade de Itaporanga.


Assessoria

Inscrições para o Concurso Público da Receita Federal podem ser realizadas até o dia 13 de Outubro

02/10/2009.
Está disponível edital do Concurso público da Receita Federal com 450 vagas para o nível superior. A remuneração chega a R$ 13.067,00.

As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora ESAF em parceria com a Receita Federal.

Estão disponíveis os cargos de Auditor-Fiscal da Receita Federal [450] (Nível Superior em qualquer área).

As inscrições devem ser feitas de 28 de setembro a 13 de outubro de 2009 no site www.esaf.fazenda.gov.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 130,00. A inscrição também poderá ser feita em locais indicados no edital.

ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato.

A organizadora ainda não divulgou a data das provas. Haverá questões de Português , Espanhol , Inglês , Raciocínio Lógico Quantitativo , Direito Civil , Direito Penal , Direito Comercial , Direito: Constitucional , Direito Administrativo , Direito Previdenciário , Direito Tributário , Contabilidade Geral , Administração Pública , Auditoria , Comércio Internacional , entre outras (clique nas matérias para ver apostilas relacionadas).

Segundo a ESAF, o exame será aplicado nas datas prováveis de 5 e 6 de dezembro de 2009. Mas é de responsabilidade do candidato estar atento a todas as novas informações no site da organizadora.

As Provas serão aplicadas em várias capitais do Brasil, nas cidades de Aracaju-SE, Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Boa Vista-RR, Brasília-DF, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, Florianópolis-SC, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, João Pessoa-PB, Macapá-AP, Maceió-AL, Manaus-AM, Natal-RN, Palmas-TO, Porto Alegre-RS, Porto Velho-RO, Recife-PE, Rio Branco-AC, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, São Luís-MA, São Paulo-SP, Teresina-PI e Vitória-ES.



resultadoconcursos.net

PSB recebe 80 novas filiações após saída de Deputados do Partido

02/10/2009.
O Prefeito da Capital do Estado, Ricardo Coutinho do PSB (foto), anunciou nesta sexta-feira, um dia antes do prazo de encerramento do troca-troca de partidos, um lista com cerca de 80 adesões de políticos a legenda peessedebista, entre eles, os Classistas, Inaldo Leitão, ex PR e Ricardo Barbosa, ex PSDB.

Outros políticos também resolveram ingressar na Legenda, entre os nomes de maior destaque, estão os ex-deputados, Biu Fernandes, José Luiz Maroja e Tarcísio Marcelo, além dos ex-prefeitos, Lea Toscano de Guarabira, Maurício Wanderley, ex-prefeito de Malta, Adriano Galdino de Pocinhos e Margarida Silveira de Mogeiro.

Os novos nomes vão substituir os dissidentes, Marcondes Gadelha, Leonardo Gadelha, Guilherme Almeida, Carlos Batinga que foram para o PSC e Manoel Júnior que se filiou ao PMDB.


Mário Gibson

Prefeitura de Sousa entrega Novas Casas na Comunidade do Frei Damião

02/10/2009.
Dando continuidade ao plano de substituição de casas de “Taipa” por moradias de alvenaria, a Prefeitura de Sousa, através da Secretaria de Planejamento, entregou na tarde desta sexta-feira (02/10), mais 16 novas casas no Conjunto Frei Damião.

Ao longo desde ano, serão 260 casas de “Taipa” que serão substituídas por casas de alvenaria. Tendo sido entregues no dia 10 de julho as primeiras 50 casas e nesta sexta-feira serão entregues mais 16, totalizando 66 casas. Nos próximos dias, terá inicio as obras para a construção de mais 100 casas de alvenaria.

O objetivo do governo do Município de Sousa é substituir ao longo desses quatro anos todas as casas de Taipa existentes no município por casas de alvenaria, proporcionando moradias dignas para o cidadão sousense. “Ao longo de quatro anos, iremos substituir as casas de Taipa por casa de alvenaria em Sousa, proporcionar moradia digna aos cidadãos é obrigação primordial de cada governo, no dia 10 de julho, entregamos as primeiras 50 casas e agora estamos entregando mais 16, nos próximos dias vamos dar inicio a construção de mais 100 e até o final do ano serão 260, já temos garantidas para o ano que vem, mais 250 casas, e vamos em busca de mais recursos para a construção de mais casas ao longo dos 4 anos do meu governo”.

O projeto de substituição de casas é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, através de companhias financeiras que possibilitam a construção de residências para famílias mais carentes de nossa cidade.


Decom

Ministra defere liminar e suspende posse de vereadores com base na EC 58/09

02/10/2009.
A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4307 para suspender a eficácia do artigo 3º, inciso I, da Emenda Constitucional nº 58/09, que determinava que a alteração no cálculo dos números de vereadores já deveria valer para as eleições de 2008. A decisão da ministra, retroativa à data da promulgação da EC, deverá ser referendada pelo Plenário em breve.

Em vigor, o dispositivo suspenso poderia acarretar o preenchimento imediato de aproximadamente 7 mil vagas que poderiam ser criadas com a aprovação da chamada “PEC dos Vereadores”.

A ADI foi ajuizada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que aponta violação a diversos dispositivos constitucionais, além de ofensa a atos jurídicos perfeitos, “regidos todos por normas previamente conhecidas, que agora são substituídas, após terem sido integradas à regência dos fatos jurídicos em curso”.

A ministra justificou a urgência em se conceder a liminar em face da possibilidade de diversos municípios promoverem a recomposição de seus quadros com fundamento no artigo 3º, I, da EC 58/09, como já ocorreu em Bela Vista, município goiano onde dois vereadores suplentes foram empossados com base na emenda. Segundo Cármen Lúcia, se a retroação da emenda vier a ser considerada inconstitucional, essas posses são de “desfazimento dificultoso”.

Em sua decisão, a ministra ressalta que o STF deverá analisar se a determinação de aplicação retroativa da emenda fere o artigo 16 da Constituição Federal, que prevê que leis que alterem o processo eleitoral só podem surtir efeitos após um ano de sua publicação. Isto porque a emenda, por conta de seu artigo 3º, mudaria um processo eleitoral já concluído. Neste sentido, Cármen Lúcia ressalta que na ADI, o procurador sustenta que o dispositivo afrontaria não só o princípio do devido processo legal, mas também o da segurança jurídica.

“A modificação do número de vagas em disputa para vereadores tem notória repercussão no sistema de representação proporcional”, disse a ministra. “Se nem certeza do passado o brasileiro pode ter, de que poderia ele se sentir seguro no direito?”, questionou a ministra ao deferir a liminar e suspender eventuais posses de suplentes de vereadores com base na EC 58/09.

Urgência

Em face da urgência para que a cautelar seja apreciada pelo Plenário do STF, a ministra já solicitou a inclusão na pauta do Plenário para que seja referendada, ou não, a liminar, disse a ministra, determinando que a decisão seja imediatamente comunicada às mesas do Senado e da Câmara dos Deputados.



MB/LF

Juízes de Caicó e Mossoró também irão Diplomar Suplentes

02/10/2009.
O juiz de Caicó, Luís Antônio Thomás do Nascimento, e o de Mossoró, Pedro Caldas, vão mandar diplomar os vereadores beneficiados pela chamada PEC dos Vereadores, aprovada pelo Congresso Nacional.

Assim, a Câmara Municipal de Caicó passará a ter 15 vereadores - atualmente são 10.

E a de Mossoró aumentará de 13 para 21.

Resta saber a reação do Tribunal Regional Eleitoral, a contar que os ministros Gilmar Mendes (STF) e Carlos Ayres de Brito (TSE) reagiram apósa promulgação dizendo que a norma constitucional alterada não teria eficácia imediata, mais sim nas eleições municipais de 2012.

Em Natal, o presidente do TRE, desembargador Expedito Ferreira, havia dito que aguardará orientação da do TSE para empossar os suplentes.



Tribuna do Norte

Plantão Polícial - Sousa, 24 horas sem registro de ocorrências


QUINTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO DE 2009
Segundo informações do 14º BPM da Polícia Militar da Cidade de Sousa, nenhuma ocorrência foi registrada nas últimas 24 horas na Cidade de Sousa. HOje a paz continua reinando em nossa Cidade.

PM prende em Princesa hoje que praticou homicídio em 2004

Policiais da 4ª Companhia da PM, com sede em Princesa Isabel, prenderam no início da tarde desta quarta-feira, 30, Felipe de Souza Ramalho, 24 anos.
Felipe Ramalho informou o capitão Douglas Araújo, é foragido da Justiça de Teixeira, onde praticou um homicídio em 2004.

A prisão do fugitivo aconteceu na residência da mãe dele, na Rua Arrojado Lisboa, centro de Princesa Isabel. Felipe já foi recambiado para a Cadeia Pública d de Teixeira, onde ficará à disposição daquela Comarca.


PB tem toque de recolher em mais três municípios

Mais uma Comarca do interior da Paraíba adota o toque de recolher. Crianças e adolescentes das cidades de Taperoá, Livramento e Assunção estão com seus horários de circulação restringidos por portaria expedida pelo juiz, Iano de Miranda.
Ele informou que a medida visa coibir alguns delitos que estão sendo cometidos por menores e zelar por suas vidas, já que as cidades ficam sem policiamento militar por vários dias.
De acordo com a determinação do magistrado, crianças só devem permanecer nas ruas até 21h, e adolescentes até 22h.


Policiais paralisam atividades na próxima semana

A diretoria da Associação dos Policiais Civis Paraíba (ASPOL), informa através de nota enviada à imprensa que foi agendada uma paralisação geral da categoria para a próxima quinta-feira (8).
A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (1º) durante assembléia realizada na sede da ASPOL, situada à rua Rua Flávio Carneiro da Cunha, S/N, nos bairro dos Bancários, em João Pessoa.


Paraibano acusado de latrocínio em São Paulo é preso em Itaporanga
O Grupo de Capturas da Polícia Civil da Paraíba, numa operação conjunta com policiais da Delegacia de Palmares Paulista, no Estado de São Paulo, prenderam em Itaporanga, no Sertão paraibano, Marciel Lemos Correia, de 23 anos, acusado de crime de latrocínio. A prisão foi através de mandado de prisão temporário expedido pelo juiz Rodrigo Fernandes, da Comarca de Santa Adélia-SP.
O crime ocorreu no dia 29 de agosto de 2009, na cidade de Palmares Paulista-SP e teve como vítima Haragonez Oliveira da Silva, de 28 anos. Na ocasião, Haragonez, após ter seu veículo levado por assaltantes, foi arrastado para um canavial e assassinado com três tiros.
A Polícia Civil de São Paulo começou a investigar e identificou um dos acusados, o paraibano Marciel Lemos Correia, natural de Itaporanga. “De posse do mandado de prisão, entramos em contato com a Polícia paraibana, através do delegado Carlos Alberto, do Grupo de Capturas, para nos ajudar na localização do envolvido”, disse o delegado paulista Gustavo Figueiredo.

A prisão em Itaporanga
No inicio desta semana, os policiais montaram uma campana para prender o acusado. Marciel recebeu voz de prisão quando estava em um bar da cidade. Ele foi conduzido à delegacia local e depois transferido para João Pessoa. Marciel será levado para São Paulo e ficará à disposição da Justiça daquele Estado.


PF prende assaltantes de banco

Uma operação da Polícia Federal envolvendo a Paraíba e mais dois outros Estados, Ceará e Pernambuco, já resultou na prisão, em flagrante, de seis pessoas. O objetivo é reprimir a ação de bandidos especializados em assaltos a instituições financeiras.
A operação intitulada 'Tora' foi deflagrada na última terça-feira (29) e vinha sendo mantida em sigilo pela PF. Até agora foram presos seis homens acusados de estar planejando um assalto a uma agência bancária.
O nome do banco alvo dos bandidos e em que cidade e estado está localizado, bem como os nomes dos assaltantes não puderam ser revelados.
Com o bando, a PF aprendeu um fúzil e diversos revólveres e munições de vários calibres, além de dois veículos de modelos não informados.
As prisões ocorreram em uma cidade cearense próxima a divisa com a Paraíba. O nome do município está sendo mantido em sigilo, pois, segundo o delegado da PF em Patos, Francisco Martins, há outras prisões para serem feitas.


PM prende três acusados de prostituição infantil

Três homens foram presos e seis adolescentes apreendidos na manhã desta quinta-feira (1º), no bairro do Geisel, em João Pessoa, acusados por tráfico de drogas, posse ilegal de arma e prostituição infantil.
De acordo com o tenente Leão, os três homens são Fábio Batista de Oliveira, 25 anos - inquilino da casa onde as cinco meninas foram encontradas seminuas -, Jackson Pereira da Silva, 18, e Jackson Aprígio de Araújo, 20. Os menores têm entre 15 e 17 anos.
Com o grupo, os policiais do Serviço de Inteligência do 1º Batalhão de Polícia Militar, na Capital, apreendeu além das quatro adolescentes mais dois rapazes menores de idade.
Ainda, de acordo com o tenente Leão, as investigações que já duravam uma semana indicam que os adultos não estavam aliciando sexualmente os menores. "Nós acreditamos que eles (os adultos) levavam os menores para práticas de orgias e uso de drogas", revelou.
Durante a ação flagrante, a Polícia encontrou na residência seis pedras médias de crack, além de cerca de 150 pedrinhas enroladas em plásticos, pronta para consumo, dois revólveres Taurus, calibre 38, com 12 munições, sete telefones celulares, produto da troca por pedras de crack, um capuz, uma pulseira e um crucifixo de ouro.
A Polícia informou que um dos homens presos, Fábio Batista de Oliveira, é ex-presidiário e cumpria pena por porte ilegal de arma.



Portal Correio, Portal Patos, Folha do Sertão, Bog do 3º BPM e outros

Sem proposta, Bancos vão continuar em Greve

02/10/2009.
O Comando Nacional dos Bancários esteve reunido com os representantes dos banqueiros, que ainda não apresentaram uma proposta concreta passível de apreciação pela categoria em greve, nesta quinta-feira (1°). A reunião continua amanhã e o resultado será apreciado pelos bancários na assembleia que será realizada às 17h, no auditório do Sindicato.

A Fenaban (Federação dos Bancos) passou o dia de hoje tentando, mas não conseguiu apresentar uma proposta de PLR diferente da apresentada no dia 17 de setembro, que é menor do que a do ano passado. As simulações não convenceram os membros do Comando Nacional, que querem uma distribuição da Participação nos Lucros e Resultados nos moldes da proposta de PLR apresentada pelo Banco do Brasil.

Os representantes do Banco do Brasil, por sua vez, condicionaram a apresentação de índice de reajuste ao resultado da negociação dos bancários com a Fenaban e alegaram que não podem ainda apresentar proposta de Plano de Cargos e Salários (PCS).

A negociação com a Caixa Econômica Federal segue a mesma lógica cruel do BB, no que diz respeito ao reajuste das verbas salariais, e também não teve proposta de Plano de Funções. Em síntese, todos esperam pelo resultado da negociação com a Fenaban, que não apresentou índice de reajuste diferente dos 4,5% oferecidos em setembro.

A orientação do Comando Nacional é de continuar e ampliar a greve em todo o país até que a Fenaban apresente uma proposta que atenda as reivindicações dos bancários. Para Marcos Henriques, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba e membro do Comando Nacional, a ganância dos banqueiros não deixa outra opção para os bancários, senão a continuidade da greve.


Paraíba 1 e Assessoria do Movimento Grevista

Wilson Santiago confirma candidatura ao Senado e apoio a Jeová Campos para Federal

02/10/2009.
Segundo informações divulgadas hoje na imprensa Cajazeirense, o Deputado Federal Wilson Santiago do PMDB teria confirmado que será mesmo candidato ao Senado em 2010, e ao contrario do que muitos imaginavam o Deputado Peemedebista teria anunciado que entregará redutos eleitorais ao Deputado Estadual Jeová Campos do PT, que agora será candidato a Federal.

A informação foi divulgada hoje 02/10 no Programa Bom dia Notícia da Radio Difusora de Cajazeiras.



Mário Gibson com informações da Imprensa Cajazeirense

PSC recebe filiações de 3 Deputados Estaduais e 1 Federal que deixaram o PSB

02/10/2009.
O Partido Social Cristão (PSC) dará apoio, indiscutivelmente, à reeleição do governador José Maranhão (PMDB). Foi o que garantiu ontem o presidente estadual da legenda, José Luiz Júnior, que é vice-prefeito de Campina Grande, durante a filiação de três deputados estaduais (Leonardo Gadelha, Carlos Batinga e Guilherme Almeida) e um federal (Marcondes Gadelha), além do industrial Francisco ‘Buega’ Gadelha, que deixaram o PSB.

José Luiz Júnior disse ainda que todos estão vindo com um único objetivo: fortalecer a candidatura à reeleição de Maranhão. “Buscando fazer com que a Paraíba retome o crescimento”, disse.

O deputado Guilherme Almeida afirmou que vai trabalhar junto ao PSC para a reeleição de Maranhão. “Claro. Uma das condições que a gente colocou para tomar esse posicionamento foi saber que o PSC vai participar da base de apoio do governo com três deputados na Assembléia Legislativa e vai compor o leque de alianças em 2010. Se assim não o fosse, não viria”, justificou o recém-filiado ao PSC.

Já o deputado federal Marcondes Gadelha elogiou o trabalho que José Luiz Júnior vem fazendo à frente do PSC. Segundo ele, a meta agora é trabalhar pela reeleição de José Maranhão e pelo fortalecimento do partido em todo o Estado.

O governador José Maranhão prestigiou a solenidade de filiação dos deputados, que fazem parte da sua base de sua sustentação na Assembléia Legislativa da Paraíba e na Câmara Federal. Ele disse que sente feliz em receber o apoio dos parlamentares e do PSC. “É um fato revelante para quem como eu tem tratado dessa questão com grandeza e humildade. É muito importante esse apoio”.

“José Luiz Júnior é um amigo sincero e leal. E, se eu não estivesse tão à vontade no PMDB, me filiaria ao PSC”, brincou Maranhão. Ele ressaltou o fato de que a base se mantém unida, independente dessas mudanças partidárias. “Estão todos solidários e prontos para os embates do próximo ano”, ressaltou.

A solenidade contou além da presença de José Maranhão, que chegou acompanhado da ex-prefeita de Campina Grande Cozete Barbosa, dos deputados federais Manoel Júnior, que se filia nesta sexta-feira ao PMDB, Wilson Santiago (PMDB) e Vital do Rêgo Filho (PMDB) e do ex-deputado Walter Brito Neto.


Assessoria

Lúcio Matos retorna ao PMDB a convite de José Maranhão

02/10/2009.
O ex-vice Prefeito da Cidade de Sousa, Lúcio Aurélio Braga Matos, pode estar de volta ao ninho peemedebista. De acordo com as informações, Lúcio deverá se filiar nesta sexta-feira, dia 02 de outubro, no PMDB a convite do Governador José Maranhão, aliado antigo de Aurélio.

Resta agora saber quem comandará os destinos do PPS, já que Lucio Matos confirmou a Imprensa a sua filiação. Comenta-se ainda que o ex-candidato prefeito deverá apoiar a candidatura de Leonardo Gadelha para Deputado Federal. Já com relação ao apoio ao ex-prefeito Salomão Gadelha, nada teria sido comentado.


Mário Gibson

Instituto Opinião - Ricardo também bate disputa no 2º Turno com Cícero Lucena com 30 Pontos de vantagem

02/10/2009.
O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), aparece com uma vantagem de 30 pontos percentuais sobre o senador Cícero Lucena (PSDB) em caso de disputa de ambos no segundo turno das eleições de 2010 para governo do Estado.

De acordo com os números da pesquisa do Instituto Opinião, publicada com exclusividade pelo Portal PB Agora, Ricardo teria 51% dos votos e Cícero 21,1% em caso de confronto direto de ambos.

O número de indecisos chegaria a 18,7% e o de votos brancos e nulos a 9,2%.

A pesquisa do Instituto Opinião ouviu 1.985 eleitores em 80 municípios localizados em quatro regiões do Estado: Zona da Mata, Agreste, Borborema e Sertão.

Realizada entre os dias 23 e 28 de setembro, a pesquisa tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo e um intervalo de confiança de 95%.


Luís Tôrres
PB Agora

Instituto Opinião - Na disputa com Cícero, Maranhão venceria no 2º Truno com 14 Pontos de vantagem

02/10/2009.
Se as eleições fossem hoje e o governador José Maranhão (PMDB) chegasse ao segundo turno das eleições na disputa pelo governo com o senador Cícero Lucena (PSDB) ele colocaria 14 pontos de vantagem sobre o tucano.

É o que revela pesquisa do Instituto Opinião, publicada com exclusividade pelo Portal PB Agora. Na simulação de um segundo turno, Maranhão aparece com 44,4% da intenção de votos e o senador Cícero com 30,5%.

O número de indecisos é de 14,2% e o de brancos e nulos de 10,9%.

A pesquisa do Instituto Opinião ouviu 1.985 eleitores em 80 municípios localizados em quatro regiões do Estado: Zona da Mata, Agreste, Borborema e Sertão.

Realizada entre os dias 23 e 28 de setembro, a pesquisa tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo e um intervalo de confiança de 95%.


Luís Tôrres
PB Agora

Instituto Opinião - Ricardo bate José Maranhão no 2º Turno com 10 Pontos de vantagem

02/10/2009.
Num eventual segundo turno na disputa pelo governo do Estado em 2010, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) aparece com 47,2% da preferência do eleitorado paraibano contra 37,4% registrados em favor do governador José Maranhão.

É o que mostra simulação para o segundo turno realizada pelo Instituto Opinião Pesquisas Sociais Ltda. Ricardo revela crescimento de 12 pontos percentuais em relação à simulação do primeiro turno e o governador Maranhão de apenas três pontos.

O número de indecisos em caso de segundo turno entre Ricardo e Maranhão é de 8,8% e de voto nulo de 6,6%.

A pesquisa do Instituto Opinião ouviu 1.985 eleitores em 80 municípios localizados em quatro regiões do Estado: Zona da Mata, Agreste, Borborema e Sertão.

Realizada entre os dias 23 e 28 de setembro, a pesquisa tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo e um intervalo de confiança de 95%.


Pb Agora

Instituto Opinião - Pesquisa aponta empate técnico na Paraíba entre Maranhão e Ricardo no 1º Turno

02/10/2009.
Ricardo tem 35,4% e José Maranhão 34,6% na disputa pelo governo da Paraíba na eleição de 2010Exclusivo – A um ano da eleição de 2010, a disputa pelo governo da Paraíba continua acirrada e polarizada entre o governador José Maranhão (PMDB) e o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).

É o que comprova a segunda pesquisa estadual sobre as eleições na Paraíba realizada pelo Instituto Opinião Pesquisas Sociais LTDa e publicada pelo Portal PB Agora.

De acordo com a consulta, o prefeito Ricardo Coutinho tem 35,4% da intenção de votos e o governador Maranhão 34,6% na pesquisa estimulada, repetindo empate técnico registrado em maio de 2009, quando ambos apareciam com 33%.

Polarizando a disputa, ambos estão com mais de 22 pontos na frente do terceiro colocado, o senador tucano Cícero Lucena (PSDB), que obteve 12,4% da preferência do eleitorado paraibano.

Em quarto colocado aparece com 0,7% da intenção de votos o advogado David Lobão (PSol), candidato a governador nas eleições de 2006.

O número de indecisos chega a 10,7% e o de votos brancos e nulos a 6,2%.

Os nomes do senador Efraim Morais (DEM) e do deputado federal Luiz Couto (PT) não foram incluídos na pesquisa estimulada em razão do anúncio de ambos de que serão candidatos ao Senado Federal.

A pesquisa do Instituto Opinião ouviu 1.985 eleitores em 80 municípios localizados em quatro regiões do Estado: Zona da Mata, Agreste, Borborema e Sertão.

Realizada entre os dias 23 e 28 de setembro, a pesquisa tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo e um intervalo de confiança de 95%.

Ricardo tem a melhor média entre os jovens e Maranhão entre os idosos

De acordo com o Instituto Opinião, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) apresenta o melhor desempenho entre os eleitores jovens de 16 a 24 anos de idade. Nessa faixa, Ricardo atinge 44,8% da preferência dos entrevistados contra 33% do governador Maranhão.

A diferença é compensando entre os eleitores com mais de 60 anos. Nesse grupo, o governador Maranhão chega a 40,6% contra apenas 24,4% do prefeito da Capital.

Maranhão ganha ainda entre o eleitorado feminino. Maranhão tem 33,2% e Ricardo 32,1%. Mas perde entre os homens. Segundo a consulta, Ricardo tem 39,1% do eleitorado masculino pesquisa e Maranhão 36,1%.

Em se tratando de escolarização e renda, os melhores índices do governador estão entre os que têm até a quarta série e recebem até um salário mínimo. Já Ricardo Coutinho registra melhores índices entre os eleitores com curso superior e com renda entre cinco e dez salários mínimos.

Mais informações sobre o Instituto Opinião podem ser conferidas no site www.opiniãopesquisassociais.com.br

Municípios pesquisados:

Agreste Alagoa Grande, Alagoa Nova, Araçagi, Araruna, Areia, Aroeiras, Bananeiras, Belém, Cacimba de Dentro, Campina Grande, Cuité, Esperança, Guarabira, Ingá, Itabaiana, Lagoa Seca, Massaranduba, Pocinhos, Puxinanã, Queimadas, Remígio, Salgado de São Felix, Solânea e Soledade.

Borborema Assunção, Boqueirão, Gurjão, Juazeirinho, Monteiro, Picuí, Pedra Lavrada, Santa Luzia, São Mamede, São João do Cariri, Serra Branca, Sumé e Taperoá.

Sertão Brejo do Cruz, Cajazeiras, Cajazeirinhas, Catolé do Rocha, Catingueira, Conceição, Condado, Coremas, Desterro, Ibiara, Imaculada, Itaporanga, Jericó, Juru, Malta, Marizópolis, Patos, Piancó, Pombal, Princesa Isabel, Santa Terezinha, São Bento, São José do Bonfim, São José de Piranhas, São João do Rio do Peixe, Sousa, Tavares, Teixeira e Uiraúna.

Zona da Mata Alhandra, Bayeux, Caapora, Cabedelo, Conde, Itapororoca, João Pessoa, Mamamguape, Mari, Pedras de Fogo, Pilar, Rio Tinto, Santa Rita e Sapé.



Luís Tôrres
PB Agora

STF decide por 6x4 suspender liminar e Processos contra Governadores voltarão a ser julgados no TSE

02/10/2009.
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (1º), por 6 votos a 4, cassar a liminar do ministro Eros Grau que suspendeu a tramitação de todos os recursos contra expedição de diploma, decorrentes de eleições estaduais e federais, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a derrubada da liminar, terão continuidade processos de cassação na Corte eleitoral contra quatro governadores: Marcelo Déda (PT-SE), Roseana Sarney (PMDB-MA), Anchieta Júnior (PSDB-RR), e Ivo Cassol (sem partido-RO).

Estes processos estavam suspensos desde o dia 14 de setembro, data da concessão da liminar. Os governadores de Roraima e Rondônia também respondem a outros processos de cassação originados nos tribunais regionais eleitorais de seus estados.

A expectativa do presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, é julgar até o final deste ano todos os processos de cassação contra governadores pendentes de decisão. Dos governantes estaduais eleitos em 2006, já foram cassados pelo TSE os ex-governadores do Maranhão, Jackson Lago (PDT), da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB).

O mérito da ação que contesta a competência do TSE para julgar, originariamente, os recursos contra a expedição de diploma de governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais e estaduais, será julgado posteriormente pelo STF. Além do PDT, autor da ação, figuram como interessados o PMDB, o PRTB, o PPS e o PR. Para os partidos, a competência para julgar esses casos é das cortes eleitorais estaduais.

O julgamento de referendo da liminar começou ontem (30), quando o ministro Eros Grau votou pela manutenção da medida. Os ministros Ayres Britto e Joaquim Barbosa, respectivamente, presidente e vice-presidente do TSE, votaram pela cassação da liminar.


Agência Brasil

Definida data da nova Audiência da AIME de Aparecida

02/10/2009.
A Audiência para continuidade das investigações da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo – AIME, movida por João Ferreira e Helena Queiroga (foto), contra o Prefeito da Cidade de Aparecida, Deusimar Pires do PSDB e o seu Vice Antônio da Viúva do PT, já tem uma nova data definida.

Segundo informações a data definida foi a do dia 06 de outubro, as 14h00min no Fórum Eleitoral da Comarca de Sousa, já que a Audiência havia sido adiada esta semana em virtude de um atestado médico, que foi apresentado pela Advogada Dra. Marivone, única citada pela justiça para proceder à defesa dos investigados na Ação.


Mário Gibson