quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ficha Limpa: Decisão pode vir só depois das eleições


O STF retoma nesta quarta (29) o julgamento do recurso em que Joaquim Roriz costestou a decisão do TSE que o enquadrara na lei da Ficha Limpa.

A renúncia de Roriz à condição de candidato ao governo do DF deve levar à extinção do recurso. Com isso, o debate sobre a aplicação da nova lei nas eleições de 2010 voltaria à estaca zero.

Para chegar a um veredicto, o Supremo terá de julgar outro recurso. Há vários deles pendentes de deliberação. Porém, já não há tempo para que a análise ocorra antes das eleições.

Ou seja: pode ficar para depois do pleito a palavra final do STF sobre a vigência da lei da Ficha Limpa. Vai abaixo um resumo da encrenca:

1. Depois de consumir 15 horas de acalorado debate, o julgamento do recurso de Roriz desaguou num empate.

2. Cinco ministros votaram pelo deferimento do pedido, permitindo que Roriz fosse às urnas. Para esse grupo, a lei da Ficha Limpa só vale para eleições futuras. A próxima será em 2012.

3. Outros cinco ministros votaram contra Roriz. Para essa ala, a nova lei tem aplicação imediata. Vale para Roriz e para todos os candidatos com “ficha suja”.

4. Diante do impasse, o presidente do STF, Cezar Peluso, decidiu, na madrugada de sexta (24), suspender o julgamento. Marcou-se o reinício para esta quarta, às 14h.

5. Sobreveio a renúncia de Roriz. Mais: seus advogados protocolaram no STF uma petição em que informam que o cliente desistiu do recurso.

6. Um pedaço do STF passou a defender a seguinte tese: a despeito da desistência de Roriz, o tribunal deveria dar sequência ao julgamento.

7. Por quê? O caso tem repercussão sobre dezenas de outros processos em que a vigência da Ficha Limpa é questionada.

8. Vigora no STF o entendimento de que julgamentos em que haja “repercussão geral” não podem ser interrompidos depois de iniciados. Há casos em que o veredicto foi anunciado a despeito da desistência dos interessados.



9. O problema é que, no caso de Roriz, além da petição de desistência, houve a renúncia à candidatura. Com isso, deu-se o que os advogados chamam de “perda de objeto” do recurso. Algo que levaria à extinção do processo.

10. Nesta terça (28), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou ao STF parecer sobre o caso Roriz. Concluiu que, de fato, houve “perda de objeto”.

11. Gurgel recomendou a extinção do processo. E anotou que as dúvidas que rondam a lei da Ficha Limpa seriam dirimidas no julgamento de outro recurso.

12. O texto do chefe do Ministério Público coincide com a posição de parte dos ministros do STF. Há, porém, outro problema.

13. Só nesta terça (28) o TSE começou a enviar ao STF as outras petições que tratam da Ficha Limpa. Aqui, uma curiosidade: o recurso de Roriz não era o primeiro da fila.

14. Aconteceu o seguinte: o TSE retardou a remessa ao Supremo de recursos que haviam sido protocolados antes do de Roriz.

15. Em conversa com o blog, um dos ministros do STF levantou uma suspeita. Acha que o tribunal eleitoral concentrou-se em Roriz por se tratar de personagem de má fama.

16. Imaginou-se que a reputação de Roriz levaria os ministros contrários à aplicação imediata da Ficha Limpa a mudar de ideia. “A esperteza, quando é muito grande, engole o dono”, disse o ministro ao repórter.

17. Se outros processos tivessem chegado ao STF junto com o de Roriz, o tribunal poderia deliberar sobre a Ficha Limpa antes do fatídico dia 3 de outubro. Como só começam a chegar agora, não há tempo para uma decisão antes da eleição.

18. O vexame da madrugada de sexta, dia em que o STF decidiu não decidir, impôs aos ministros a retomada de uma prática que caíra em desuso. Voltaram a falar entre si. Conversas subterrâneas, travadas longe do plenário.

19. Tentou-se produzir um entendimento consensual –ou pelo menos majoritário— sobre o caso Roriz e todas as suas consequências. Algo que livrasse o Supremo de um novo vexame.

20. Até a noite passada, não havia sinal de consenso. Mas esboçava-se uma tendência em favor da extinção do recurso de Roriz. As questões relacionadas à Ficha Limpa seriam retomadas noutro julgamento.

21. A prevalecer esse entendimento, os “fichas sujas” vão às urnas no domingo. Os que forem eleitos ficam com os mandatos pendurados na decisão que o STF adotará depois do pleito.

22. Até lá, espera-se que Lula já tenha indicado um substituto para o ministro aposentado Eros Grau. Com casa cheia –11 ministros— a possibilidade de um novo empate deixa de existir.



Lula Marques/Folha


Coligação Paraíba Unida tenta barrar divulgação de Pesquisa de Instituto contratado pela TV Máster

ELEIÇÕES: 28/09/2010 - TV Máster - Alex Robério da Costa Filho contrata pesquisa SENSUS DATA WORLD PESQUISA E CONSULTORIA S/C LTDA para avaliar a intenção de voto dos paraibanos para Governador, Senador e Presidente, porém com certo receio dos resultados apresentarem números desfavoráveis a Coligação “Paraíba Unida” que tem como candidato ao Governo do Estado, o governador José Maranhão (PMDB), ingressou com uma representação com pedido de liminar junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para suspender a divulgação dos números da pesquisa Sensus encomenda pela TV Máster.

Sendo o pedido indeferido pelo juiz Eduardo José de Carvalho que entendeu não existir qualquer motivo para proibir a divulgação dos mesmos.

Segundo o advogado Fábio Brito, os questionamentos apresentados pela Coligação “Paraíba Unida” dizem respeito a fundamentos de ordem técnica adotada pela empresa contratada para realizar a pesquisa.

A contratante pagou R$ 50.000,000 (cinqüenta mil reais) pela pesquisa da empresa SENSUS DATA WORLD PESQUISA E CONSULTORIA S/C LTDA para avaliar a intenção de voto dos paraibanos para Governador, Senador e Presidente. A pesquisa foi realizada entre os dias 22/09/2010 a 24/09/2010 com mil entrevistados de 46 municípios selecionados de forma aleatória. A seguir tivemos acesso á parte dos dados da referida pesquisa.

Data do Registro 21/09/2010
Protocolo 32284/2010
Contratada SENSUS DATA WORLD PESQUISA E CONSULTORIA S/C LTDA
Contratante TV Master - Alex Roberio da Costa Filho
Valor da Pesquisa 50.000
Origem dos Recursos TV Master - Alex Roberio da Costa Filho
Pagante do Trabalho TV Master - Alex Roberio da Costa Filho
Período de Realização de 22/09/2010 a 24/09/2010
Nr. de entrevistados 1000
Situação Aguardando decurso de prazo
Área de abrangência PB,
Cargos Presidente, Governador, Senador,
Registro da empresa no CONRE 022 / 5ª Região
Estatístico Felipe Abrahão Coelho Fantauzzi
Registro no CONRE 8429 / 5ª Região
Metodologia de Pesquisa 1.000 Entrevistas, ponderadas pelas 04 Regiões do Estado, com o sorteio aleatório de 46 Municípios por representatividade de grupos populacionais. Probabilística sistemática com cotas para Sexo, Idade, Escolaridade e Renda no Setor Censitário.
(Plano Amostral a) Ponderação sexo, idade, instrução, nível econômico.
Sexo: 47,6% Masculino;
52,4% Feminino.
Idade: 5,4% de 16 a 17 anos;
17,1% de 18 a 24 anos;
12,2% de 25 a 29 anos;
20,4% de 30 a 39 anos;
16,2% de 40 a 49 anos;
28,7% 50 anos ou mais.

Instrução: 45,4% até 4a Série do Ensino Fundamental;
20,6% da 5a a 8a Série do Ensino Fundamental;
25,2% da 1a a 3a Série do Ensino Médio;
8,8% Superior completo ou incompleto.

Nível Econômico: 28,2% até 01 SM;
60,3% Mais de 01 até 05 SM;
6,2% Mais 05 até 10 SM;
3,1% Mais de 10 até 20 SM;
2,2% Acima 20 SM. b)

Intervalo de Confiança = 95%, Margem de Erro = ± 3,1%

Sistema interno de controle e verificação: A equipe de trabalho de campo é formada por entrevistadores e coordenadores. Os entrevistadores aplicam as entrevistas individuais domiciliares em Setores Censitários do IBGE previamente sorteados pelo Instituto, dentro de um prazo pré-definido, enquanto os Coordenadores fiscalizam o trabalho dos Entrevistadores.

É atribuição dos Coordenadores:
1) Garantir o cumprimento correto das entrevistas;
2) Anular questionários que não cumpram a amostra através da conferência das cotas;
3) Anular questionários preenchidos e/ou aplicados incorretamente;
4) Fazer cumprir o trabalho de campo dentro do prazo especificado.
Após conclusão do trabalho de campo é realizada uma checagem de cerca de 15% dos questionários aplicados, através de verificação in loco:
1) Confirmação da existência do entrevistado;
2) Verificação de cotas (Sexo, Idade, Escolaridade e Renda);
3) Verificação da aplicação integral do questionário.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos
pela pesquisa:
A pesquisa foi realizada entre os dias 22 a 24 deste mês com mil entrevistados de 46 municípios que foram escolhidos de forma aleatória.

Municípios: Alagoa Grande; Aroeiras; Bayeux; Belém; Boa Ventura; Boa Vista; Brejo dos Santos; Cabedelo; Cacimba de Dentro; Caiçara; Cajazeiras; Campina Grande; Caturité; Cuité; Curral de Cima; Desterro; Esperança; Guarabira; Ingá; Itaporanga; Jacaraú; João Pessoa; Juarez Távora; Mamanguape; Monteiro; Olho d´Água; Patos; Pedras de Fogo; Picuí; Pitimbu; Pombal; Queimadas; Santa Cruz; Santa Luzia; Santa Rita; São Bento; São João do Tigre; São Miguel de Taipu; Sapé; Serraria; Solânea; Sossego; Sousa; Tavares; Triunfo e Uiraúna.

Arquivo com Detalhamento dos Municípios (para os casos em que o detalhamento é muito extenso): Não informado.

Data da apresentação dos dados de Detalhamento dos Municípios à Justiça Eleitoral: 28/09/2010 18:44.

Questionário completo aplicado ou a ser aplicado: Clique Aqui para baixar o Questionário.


Os números exatos serão publicados logo mais a qualquer momento, pois estamos aguardando retorno do TSE.



Da redação do Folha Vip com TSE

Paraíba: Debate é marcado por criticas e denúncias contra Maranhão

O candidato à reeleição José Maranhão (PMDB) foi alvo de muitas críticas e denúncias durante o debate da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, realizado na noite desta terça-feira (28). O peemedebista faltou ao evento, mas os candidatos Ricardo Coutinho (PSB) e Nelson Júnior (Psol) fizeram quatro perguntas ao púlpito reservado ao atual governador, que estava vazio.

Em uma das perguntas que dirigiu a Maranhão, Ricardo questionou o peemedebista sobre o suposto pagamento feito ao PCB, partido do candidato a governador Chico Oliveira, para manter a ação que culminou na cassação do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Com a cassação de Cássio o posto de governador foi ocupado pelo peemedebista. "Maranhão, a imprensa noticiou uma gravação onde o PCB diz que o senhor pagou R$ 400 mil para manter a ação de cassação de Cássio. Quais as outras ações que o senhor teve para chegar ao poder?", indagou Ricardo.

Já Nelson Júnior perguntou como ele defenderia os interesses da Paraíba fora do Estado, se não se sente à vontade nem de debater com os seus conterrâneos. O candidato disse que Maranhão não tem capacidade para governar o Estado da Paraíba. "Como ele se reuniria com governadores de outros estados se não tem coragem nem de debater com a gente", afirmou.

Um dos temas tratados no debate foi o endividamento do Estado. Nelson Júnior perguntou a Ricardo Coutinho o que ele faria para resolver o problema da dívida pública. O socialista afirmou que o endividamento da Paraíba está em mais de R$ 1 bilhão e que o Governo do Estado fez empréstimos para comprar até impressoras e algemas. Ele prometeu que se eleito fará uma auditoria nas contas do Governo.

O candidato do PSOL destacou que o endividamento do Estado era preocupante e prometeu que, se eleito, também fará uma auditoria, mas, diferente do socialista, vai verificar o que foi feito com os recursos do Estado nos últimos 12 anos.

Outro assunto abordado foi o suposto "beneficiamento", por parte do atual governador, a prefeitos aliados. O socialista ressaltou que as prefeituras só são beneficiadas no Estado se declararem apoio a Maranhão. "Um dia o prefeito anuncia a adesão ao governador, e no outro o Diário Oficial publica convênio para a cidade no valor de R$ 500 mil, R$ 700 mil", lamentou.

Nelson Júnior confirmou a existência dessa prática na Paraíba e voltou a fazer críticas a José Maranhão. "É um absurdo. Nós vivemos práticas retrógadas. É inadmissível fazer convênios em período eleitoral com prefeitos que aderem a sua candidatura. Esse é o tipo de relação que não concordamos, achamos imorais e que dão margens para processos judiciais", ressaltou.

Ricardo Coutinho também perguntou a Nelson Júnior sobre o que ele achava do Governo do Estado querer privatizar a Cagepa (empresa responsável pelo fornecimento de água e saneamento da Paraíba) e ainda ser avalista de R$ 150 milhões durante 20 anos de uma empresa que está sendo citada em escândalo investigado pela Polícia Federal e que ninguém sabe de onde vem.

Nelson Júnior disse que "é inadmissível que o Estado seja avalista de uma empresa nessa situação". Ele frisou também que o Governo tem que investir muito na Cagepa ao invés de quere privatizá-la. "Se você paga uma conta cara, com a privatização você vai pagar uma conta de água e esgoto mais cara ainda. Por tudo isso, somos contra a privatização dessa estatal que é responsável por apenas 4% de esgoto tratado e o restante é jogado nos mananciais", concluiu.

Após o debate, Nelson Júnior avaliou que teve um bom desempenho, pois conseguiu apresentar as ideias do partido e mostrar as divergências em relação às outras candidaturas. "Nós conseguimos debater tudo aquilo que o povo precisa", enfatizou.

Já Coutinho, disse que mostrou que outra Paraíba é possível, diferente da "Paraíba retrograda e de mentalidade atrasada que existe hoje". O candidato do PSB voltou a lamentar a ausência do candidato Maranhão.


Beth Torres
Direto da João Pessoa


Terra



TSE designa novo relator do processo de Cássio Cunha Lima; futuro do tucano está nas mãos de Aldir Passarinho

O ministro Aldir Passarinho será o relator do recurso do ex-governador Cássio Cunha Lima no Tribunal Superior Eleitoral.

Passarinho foi designado para relatar o caso no começo da noite desta terça-feira (28).

O processo estava parado por falta de relator. Inicialmente, o ministro Marco Aurélio de Melo foi designado.

Advogados do PMDB da Paraíba recorreram sob o argumento de que o relator deveria ser escolhido por sorteio automático.

Marco Aurélio entregou o processo para que o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, resolvesse o impasse.



MAISPB


No Sertão: Hospital deverá ser fechado por falta d´água; atendimentos já foram suspensos por 2 dias

O hospital da cidade de Santa Cruz já está sem funcionar há dois dias por falta de abastecimento d´água. De acordo com informações, a cidade está passando por dificuldades quanto ao fornecimento de água, e agora até a casa de saúde do município suspendeu os atendimentos médicos e dentários devido à falta do precioso líquido.

Segundo informações, já existe a possibilidade de fechar o hospital por não ter condições de continuar a realização dos atendimentos médicos e dentários sem água.

O padre Djacir Brasileiro, da paróquia da cidade, afirmou que a população do município está aflita, pois a cidade inteira está prejudicada.

O religioso informou também que esteve na Cagepa da cidade de Sousa para fazer uma reclamação aos dirigentes local, onde foi informado que o problema seria solucionado em breve.

“Vamos começar uma nova batalha para que o Governo amplie a rede de abastecimento da cidade de Santa Cruz”. Disse.



Diário do Sertão


Bancários deflagram greve por tempo indeterminado

Na noite desta terça-feira, 28 de setembro, cerca de 500 bancários presentes à assembleia convocada pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba, rejeitaram por unanimidade o reajuste salarial oferecido pelos banqueiros, de 4,29% e deflagraram a greve por tempo indeterminado, a partir da zero hora desta quarta-feira, 29.

"A greve é a resposta dos bancários à postura intransigente dos bancos durante todas as rodadas de negociação", ressalou Marcos Henriques, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, que presidiu os trabalhos da assembleia. Fizeram parte da mesa, os bancários Marcelo Alves (secretário geral do SEEB - PB), Joseane Guedes (diretoria do SEEB-PB) Samara (Banco Real), Marcos Soares (BNB) e Susana Alves (BB).

A negociação - Os trabalhadores encaminharam às empresas propostas que são fruto de um longo processo de discussões com a categoria em todo o país, aprovadas na 12ª Conferência Nacional dos Bancários. É uma pauta de reivindicações que prioriza reajuste de 11%, valorização dos pisos, PLR maior, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, garantia de emprego, mais contratações, igualdade de oportunidade, segurança contra assaltos e sequestros e fim da precarização via correspondentes bancários, entre outros pontos.

No entanto, a Fenaban optou por negar o atendimento das reivindicações dos bancários, tanto econômicas quanto sociais, no momento em que o crescimento do PIB pode ultrapassar 7% em 2010. A proposta de reajuste de 4,29%, apresentada pelos bancos na última negociação, que se limita a repor a inflação do período, é uma afronta aos bancários. É inaceitável que o setor da economia que mais lucra não garanta aumento real de salários.

Como se não bastasse, o negociador dos bancos declarou ao jornal O Globo que o reajuste de 11% é "inviável". Dias depois, ele ainda disse na mesa de negociação que esse índice é "exageradamente alto". É muito desrespeito da Fenaban, quando os cinco maiores bancos lucraram R$ 21,3 bilhões apenas no primeiro semestre deste ano. Isso significa um crescimento de 32% na média em relação ao ano passado e uma rentabilidade sobre o patrimônio de 25%.

Esse crescimento das empresas se dá às custas do adoecimento dos bancários, submetidos a um modo de organização do trabalho baseado na imposição de metas abusivas e que favorece o surgimento de casos de assédio moral. Não é à toa que os problemas de saúde mental detêm, segundo dados do INSS, o mesmo nível de incidência na categoria bancária que os distúrbios osteomusculares (LER/DORT), grandes vilões da década de 90.

O Comando Nacional participou de cinco rodadas de negociação, debatendo todos os temas com disposição para construir uma nova convenção coletiva com contrapartidas aos trabalhadores. Enquanto isso, os bancos enrolaram e trouxeram argumentos inconsistentes, apostando no impasse e empurrando outra vez a categoria para a greve. Da mesma forma, os bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa, seguiram a mesma intransigência da Fenaban e não avançaram as negociações específicas.

Se os bancos não entendem outra linguagem para negociar com seriedade senão a força da mobilização, a categoria não irá decepcioná-los. Os trabalhadores estão organizados e prontos para mostrar às empresas todo o seu descontentamento, fazendo uma greve ainda mais forte do que as dos últimos anos.

Assim, os bancários vão novamente à luta para enfrentar a ganância do sistema financeiro, que trata com descaso seus funcionários e clientes, principais responsáveis por seus lucros astronômicos. Um outro banco é preciso, com as pessoas em primeiro lugar.

Mais informações sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2010 podem ser vistas no Site do Sindicato dos Bancários da Paraíba: www.bancariospb.com.br.



Assessoria



Tribunal de Contas define Pauta para esta Quarta-feira

O Tribunal de Contas do Estado vai examinar, nesta quarta-feira (29), nove contas de Prefeituras e quatro de Câmaras Municipais. Também serão analisadas as contas de 2008 dos ex-dirigentes do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor José Romero Ferreira (período de 1º de janeiro a 28 de março) e Maria Regina de Carvalho Anunciatto (de 29 de março ao final do exercício).

O TCE verá as prestações de contas dos prefeitos de Carrapateira (José Adirson Pereira – 2007 e 2008), Cabaceiras (Ricardo Jorge Farias Aires – 2007 e 2008), Alhandra (Renato Mendes Leite – 2008), Passagem Agaenon Balduíno da Nóbrega – 2008), Prata (Marcel Nunes de Farias – 2008) e Gurjão (José Carlos Vidal – 2007). Remanescentes de sessões anteriores, em razão de pedidos de vista, retornam à pauta as contas de 2007 do prefeito de anta Rita Marcus Odilon Ribeiro Coutinho.

Também terão o exame de suas contas as Câmaras de Vereadores de Coxixola (2007 e 2008), Olho D’água (2007) e Alcantil (2008). As sessões plenárias do TCE ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso público permitido.



TCE-PB


Justiça declara ilegalidade de pesquisa divulgada pelo Sistema Correio

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba declarou na tarde de hoje que o Sistema Correio de Comunicação cometeu uma irregularidade e ilegalidade ao divulgar pesquisa eleitoral omitindo o nome do candidato ao Senado Federal Cássio Cunha Lima (PSDB) e tendo no seu lugar o nome da sua esposa, Silvia Cunha Lima, que não é candidata a nenhum cargo eletivo.

Na decisão, o juiz Rodrigo Marques Silva Lima, determina a suspensão da pesquisa em respeito ao artigo 3º , parágrafo único do artigo 16 da Resolução 23.190 – 2009, onde diz que a partir de 5 de julho de 2010, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas realizadas mediante apresentação da relação dos candidatos ao entrevistado.

Ainda foi determinado pelo juiz eleitoral que seja informado à todos os partidos e coligações que a pesquisa ilegal tenha a sua veiculação suspensa em qualquer meio de propaganda eleitoral.

Por fim, a Justiça Eleitoral determinou ao Sistema Correio que publique e divulgue esclarecimentos com o mesmo destaque utilizado na divulgação da pesquisa impugnada por omissão ao nome de Cássio Cunha Lima como uma das opções ao Senado da República.
Cássio disse durante chat com internautas que ocorreu nesta segunda-feira que os procedimentos dos adversários mostrariam o medo que têm da soberania popular e que "o desespero aumenta cada vez mais, face à eminente vitória do próximo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB)".



Parlamentopb

Nome de Jeová Campos aparece entre os 20 candidatos com chances reais de serem eleitos para a Câmara Federal

Segundo prognóstico do DIAP, Jeová tem reais chances de vitória

“Só tenho a agradecer ao povo paraibano pelo reconhecimento, carinho e apoio que tenho recebido ao longo desta caminhada rumo à Câmara Federal e reafirmo que minha candidatura vai além de um projeto, ela é um sonho, não um sonho pessoal, mas coletivo, de toda a região sertaneja que há muito tempo não tem um representante legítimo que defenda seus interesses em Brasília e porque não dizer de toda a Paraíba que vai ganhar em representatividade com a nossa participação”, afirmou o deputado estadual Jeová Campos (PT) e candidato a federal, logo após ler uma reportagem veiculada nesta terça-feira (28) num jornal local onde seu nome aparece entre os possíveis eleitos na disputa para ocupar uma das 12 vagas na Câmara Federal. A matéria se baseia num levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) sobre as chances de eleição dos candidatos a deputado federal.

Jeová Campos lembra que as estimativas que apontam sua provável eleição refletem uma série de fatores, entre os quais se destacam a sua fidelidade ao partido, sua história como militante que soma mais de 30 anos no PT, sua atuação como deputado estadual e, sobretudo, a coerência de seus atos e alianças políticas. “Minha história na vida pública, até mesmo antes de ser detentor de um mandato, demonstra que sempre mantive coerência entre discurso e prática e as pessoas percebem isso tanto que muita gente afirma que vai votar no 1380 porque essa candidatura inspira, sobretudo, confiança e lealdade”, argumenta Jeová.

Com relação à disputa entre candidatos do próprio PT, Jeová assegura que isso é natural no processo eleitoral. “É natural que o Partido tenha vários candidatos para uma mesma vaga não há nada demais nisso. Em relação a minha candidatura, posso afirmar que fui convocado pelo partido para enfrentar este desafio de disputar um mandato federal e mesmo com uma reeleição praticamente tranquila para a Assembleia, resolvi acatar o chamamento do PT Nacional e dos companheiros, a exemplo de Rodrigo Soares, Giucélia, Frei Anastácio, Anselmo, Socorro Brito, Anísio e de muitos outros amigos e da própria militância que avaliaram que com a saída de Rodrigo para disputar como vice de José Maranhão, se abria a possibilidade de uma outra candidatura e que o melhor nome para preencher essa lacuna era o meu”, destaca Jeová.

Segundo informações do DIAP, foram levados em consideração para elaboração desta lista dos 20 candidatos com maiores chances de serem eleitos para a Câmara Federal, questões como desempenho individual dos candidatos, peso da coligação, estrutura de campanha, além de pesquisas eleitorais. O PT tem nos 26 estados e no Distrito Federal um total de 371 candidatos disputando vagas para a Câmara Federal. Destes, segundo o DIAP, 137 tem reais chances de obterem êxito no dia 03 de outubro e a candidatura de Jeová está entre esses prováveis eleitos.

Governo vistoria obras em Sousa, Patos Cajazeiras nesta quarta

A finalidade é ver de perto como andam os trabalhos de recuperação de estradas vicinais, pavimentação de asfalto, ponte e aeroporto

Três secretários de Estado e dois superintendentes de órgãos estaduais estarão nesta quarta-feira (29) em várias cidades do Sertão do Estado realizando inspeção em obras nas regiões de Sousa, Cajazeiras e Patos. A finalidade é ver de perto como andam os trabalhos de recuperação de estradas vicinais, pavimentação de asfalto, ponte e aeroporto.

Inaldo Leitão, da Casa Civil, Renato Gadelha, da Infraestrutura e Francisco Sarmento, de Recursos Hídricos estarão acompanhados do superintendente do DER, Solon Diniz e Gilson Frade, da Suplan.

Aeroporto, estradas e ponte

O primeiro compromisso será as 8h30, quando a comitiva fará visita técnica ao aeroporto de Cajazeiras, inclusive com o primeiro pouso. Depois a equipe chega ao Acampamento Federal de São Gonçalo para ver de perto a recuperação das estradas vicinais que dão acesso aos lotes de irrigação.



A Ponte do Boi Morto, destruída pelas chuvas em 2008, também fará parte da inspeção dos secretários. Inaldo, Renato e Sarmento estarão acompanhando os últimos preparativos para a entrega da ponte reconstruída o que deverá acontecer ainda em outubro.


Mais estradas

A tarde, a equipe estará em Mãe D’água para assinatura da ordem de serviço da construção de rodovia estadual 276 que liga Mãe Dágua a São José do Bonfim. Outro compromisso será a assinatura da ordem de serviço da PB 275 que liga os municípios de Patos a São José da Espinharas.

Na agenda ainda consta visitas as obras a Torre da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios em Sousa. Uma das torres desabou em 2007 devido as fortes chuvas. Os trabalhos de reconstrução foram reiniciados ano passado e a previsão de entrega da obra é para o final deste ano.



Levi Dantas

Vital Filho define Agenda para Reta Final da Campanha

Programação - Campina Grande


TERÇA – 28 DE SETEMBRO

CAMINHADA (com a participação de VENEZIANO)
09:00h
Bairro: Vila Sandra Cavalcante (Catolé)
Concentração: Elpídio de Almeida x Luiz Sodré Filho


COMÍCIO
20:00h
Bairro: Centenário
Local: Rua Manoel Sales


Dia do compromisso (com a participação de Zé Maranhão)

19:00h
Bairro: Centro
Local: Parque do Povo


_______________________________________________

QUARTA – 29 DE SETEMBRO

CAMINHADA (com a participação de VENEZIANO)
09:00h
Bairro: Ressurreição
Concentração: Av. Juscelino Kubitschek

CAMINHADA (com a participação de VENEZIANO)
15:00h
Bairro: Jardim Paulistano
Concentração: Rua Professor Ariel de Oliveira x José Firmino

COMÍCIO
20:00h
Bairro: Vila Cabral (Santa Rosa)
Local: Manoel Porto

_______________________________________________

QUINTA – 30 DE SETEMBRO

CAMINHADA (com a participação de VENEZIANO)
9:00h
Bairro: Vila Cabral (Santa Rosa)
Concentração: Rua José Martins de Andrade x Rua Palestina

COMÍCIO
20:00h
Bairro: Bodocongó
Local: Rua Florípedes Coutinho

COMÍCIO
20:00h
Bairro: Liberdade
Local: Rua Rio de Janeiro

_______________________________________________

SÁBADO – 02 DE OUTUBRO

PASSEATA DA VITÓRIA (com a participação de VENEZIANO, ZÉ, VITALZINHO E WILSON)
9:00h
Concentração: Parque do Povo
_______________________________________________



DOMINGO – 03 DE OUTUBRO

O Dia D - Eleições 2010.