sexta-feira, 12 de junho de 2009

Coluna Informe de Jornalista do Sistema Correio levanta dúvidas sobre atuação de promotores em Ações Eleitorais de Sousa

12/06/2009.
O jornalista Josival Pereira do Sistema Correio da Paraíba, em sua coluna “Informe”, do último dia 10 de junho de 2010, quarta-feira, na pagina A6 do conhecido Jornal Correio da Paraíba, chega a levantar alguns questionamentos de uma possível dúvida sobre o andamento de Ações Eleitorais movidas contra o Prefeito Fábio Tyrone (foto) do PTB.

Em seu texto, denominado Sem Promotor e Suspeição e Falha, Ele relata o seguinte:

Sem Promotor – Estranho. Em Sousa, pelo menos três promotores eleitorais alegaram algum tipo e impedimento para atuarem numa Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida contra o prefeito Fabio Tyrone (PTB).

Suspeição e Falha – Uma promotora averbou-se suspeita por ser amiga da mulher do prefeito. Duas outras, indicadas como titular e auxiliar do feito, alegaram falhas no procedimento e se quer tomaram conhecimento da Ação.

Perguntar não ofende, de quem o jornalista que atua em João Pessoa recebeu essas informações.

Mário Gibson

Finalmente, Legislativo e Executivo chegam a um acordo para votar Projetos















12/06/2009.
Uma reunião ocorrida na ultima quarta-feira á noite, entre o prefeito Fábio Tyrone e alguns vereadores da oposição e da situação pode ter colocado uma pedra em cima dos impasses que envolvem os dois poderes públicos desde os primeiros meses do ano.

Segundo informações, através de dados o prefeito conseguiu convencer os parlamentares da importância da votação das matérias, e ainda apresentou uma proposta que pode resolver de vez a pendenga dos salários atrasados de 2008 da gestão Gadelha. A idéia é a venda da folha do Bradesco para o Banco Real, parte do dinheiro se pagaria a rescisão do contrato e o restante seria utilizado para pagar os vencimentos em atraso de todos os servidores. O acordo será fechado pelo secretário de finanças Carlinhos de Deodato na presença do presidente da Câmara Denis Formiga e do vereador líder do governo Aldeone Abrantes.

Com relação aos projetos do executivo, a Câmara irá convocar uma sessão extraordinária para a próxima sexta feira dia 19 de junho, onde deverá aprovar todos os projetos do executivo, acabando de uma vez os impasses entre executivo e legislativo em Sousa.

Mário Gibson com fontes

Deputado Federal do PMDB da Paraíba diz que desejo de Lula é ver Ricardo e Maranhão no mesmo palanque em 2010

12/06/2009.
O deputado federal Wilson Santiago (PMDB) manteve encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e garantiu, que se depender da vontade do presidente, a Paraíba terá apenas um palanque entre seus aliados. Santiago disse o presidente assumiu que é preciso repetir a mesma aliança de 2004 na Paraíba, formando uma grande aliança com todas as forças. Em 2010, José Maranhão, Ricardo Coutinho, Veneziano Vital e Luiz Couto estarão em um mesmo palanque, mantendo a aliança feita em 2004. Este é o desejo de Lula, de Zé Maranhão e de todos os Paraibanos” revelou Santiago.

Para Wilson Santiago, não existe nenhum motivo para mudar o rumo desta aliança que vem dando certo: “O prefeito Ricardo Coutinho tem feito um bom trabalho, graças a todo apoio recebido por todos esses partidos que fazem parte desta aliança. O PMDB tem recebido apoio do PSB e tem retribuído. Não há razão para uma divisão” disparou Santiago.

O deputado disse ainda que o grupo detem a liderança dos maiores colégios eleitorais do estado, Ricardo Coutinho(João Pessoa), Veneziano Vital(Campina Grande), Nabor Wanderley(Patos), Jota Júnior(Bayeux), Marcos Odilon(Santa Rita), Fátima( Guarabira e Leo AbreuCajazeiras), isto representa um grupo vitorioso.

Segundo especula-se, Lula teria confidenciado a Santiago, que buscará entendimentos para garantir o apoio do PT paraibano a reeleição de Maranhão para isso se reunirá com o deputado federal Luiz Couto para orientar-lo a permanecer nesta aliança, em troca Lula garantiria ao petista uma vaga na chapa majoritária, seja como vice, ou como senador. Por outro lado o presidente já manterá um encontro com o prefeito da Capital Ricardo Coutinho, no intuito de também consolidar a mesma aliança das eleições de 2006, quando PMDB, PTB e PSB macharam juntos, comenta-se que Lula proporá a Ricardo, que ele dispute o senado, formando assim uma chapa forte, Maranhão governador, Couto Vice, para o senado, Ricardo Coutinho e Wilson Santiago.

Esta composição agradaria e muito o presidente Lula, que busca a união para que o grupo sai fortalecido em 2010.

Diário do Sertão

Sargento assassinou Major com 5 tiros de revolver em Cajazeiras

12/06/2009.
Uma tragédia aconteceu na tarde de ontem quinta-feira, 11 de junho, na vizinha Cidade de Cajazeiras. O primeiro sargento Valdiram Pereira da Silva de 38 anos, casado, natural de Cajazeiras, assassinou com 5 tiros de revolver calibre 38 a queima roupa, o Major Aldair de Sousa Albuquerque (Major Albuquerque - Foto), natural de Patos, que já foi comandante da antiga 2ª Companhia de Sousa, o fato aconteceu por volta das 15h00, na sede do próprio Comando do 6º Batalhão de Policia Militar.

Major Albuquerque que tinha 44 anos, era natural da cidade de Patos, mais atualmente residia na capital do estado, na Rua Paulino Santos Coelho, 421 - Edifício Zona Sul no bairro dos Bancários. A vitima era casado com Maria Albuquerque e tinha 2 filhos, Arthur (14 anos) e Maria Alice (16 anos).

O fato

Segundo os levantamentos preliminares, houve durante a semana uma pequena discussão entre o subcomandante Albuquerque e o sargento Valdiram, conforme os relatos, os motivos que levaram a este desentendimento teria sido “a escala de trabalho para as festividades juninas", fato que já teria sido contornado.

Na tarde a quinta-feira (11), por volta das três da tarde, o sargento Valdiran que se encontrava em um evento social na Cidade, se dirigiu até a sede do 6º BPM, à paisana, e chegando lá procurou informações do paradeiro do Major Albuquerque, sendo informado que o mesmo encontrava-se no alojamento em repouso. O sargento Valdiram, deslocou-se até o local e sem conversa, disparou 5 tiros contra o Major, que estava dormindo, não teve reação e morreu na hora.

Valdiram que atualmente, estava exercendo a função de auxiliar da Coordenação do Curso de Formação de Soldados do 6º BPM foi preso em flagrante e se encontra em um das celas do próprio Batalhão.

O Comandante do 6º BPM, Coronel Wilson Dutra, que estava em viagem a Capital do estado, ao tomar conhecimento da tragédia, retornou a cidade de Cajazeiras para conduzir os procedimentos, tendo em vista ser um crime envolvendo membros da corporação.

O Major Ronildo (ex-subcomandante) do 6º BPM foi designado para conduzir os procedimentos iniciais, com a autuação da prisão em flagrante delito, do 1º Sargento, o inquérito policial para apurar o crime será aberto ainda esta semana.

Na tarde de ontem, por volta das 17h30, o corpo do subcomandante Major Albuquerque, foi conduzido ao IML de Patos por uma ambulância do Corpo de Bombeiros para a necropsia, que deverá elucidar a quantidade de tiros que foram disparado pelo autor, como também a principal causa morte.

A Avenida Leonardo Rolim foi invadida por centenas de populares, que residem nas proximidades do 6º BPM, tendo em vista a crueldade e a forma como foi assassinado o Militar.

A esposa do Major, Maria Albuquerque, tinha viajado às 13 horas em companhia do filho Arthur para Cajazeiras a convite do marido para passarem juntos, o “dia dos namorados”, como também participar da abertura dos festejos juninos de Cajazeiras, que esta previsto para começar nesta sexta-feira dia 12 de junho.

Mário Gibson com informações da Imprensa Cajazeirense