domingo, 17 de outubro de 2010

Em plenária, PV confirma "independência" no segundo turno

Marina Silva fez elogios a Dilma e Serra, mas se negou a abrir seu voto

O Partido Verde (PV) decidiu neste domingo, durante plenária realizada em São Paulo, manter uma postura de independência no segundo turno da eleição presidencial.

No evento, a senadora e candidata do PV à Presidência, Marina Silva, leu uma carta aberta endereçada a Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), na qual faz elogios a ambos e se coloca como "mediadora" entre a sociedade e os partidos que disputarão a Presidência.

"Estou me dirigindo a duas pessoas dignas (...), desde a luta contra a ditadura até a efetividade dos governos de que participaram", afirmou a senadora, que terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com quase 20 milhões de votos. "Somos um veículo de comunicação de ambos com os eleitores. Mantemo-nos na condição de mediadores para contribuir para que este processo alcance melhores resultados", disse Marina.

Em sua carta, a senadora também critica o que define como "dualidade destrutiva" entre PT e PSDB. "Essas duas forças que nasceram inovadoras são hoje os fiadores desse conservadorismo renitente. É a armadilha em que ambos caem e para a qual levam o país."

A questão da religiosidade, que está no centro dos debates do segundo turno, também marca presença na carta aberta de Marina. Ela disse que as pessoas não podem ter seu voto diminuído devido à religião, e que a sua candidatura representava a diversidade.

"Procurei respeitar a fé que professo sem fazer dela uma arma eleitoral", diz a senadora, que congrega na Igreja Assembleia de Deus. "Voto secreto"

Em entrevista coletiva, Marina se negou a revelar em quem votará. "O voto é secreto, e para manter a minha independência no processo político, vou reservar esse direito de eleitora", afirmou Marina.

Marina também se recusou a dizer se será candidata a presidente em 2014 e descartou ter "ansiedade" para concorrer a outros cargos. "A política não deve ser feita sempre de caso pensado", afirmou a senadora, que descartou assumir um ministério no futuro governo.

Marina Silva disse ainda que não considera a sua saída do Senado, depois de 16 anos, uma "perda". A ex-candidata disse ser uma "militante do partido e uma militante da sociedade", que acredita na relação com os "núcleos vivos da sociedade".

Sobre a apresentação de propostas de governo feita pelo PV às candidaturas de Dilma e Serra, Marina disse acreditar que as proposições de seu partido tiveram um acolhimento maior por parte do PT do que do PSDB. Durante a plenária, o vice-presidente do PV, Alfredo Sirkis, chegou a dizer que a resposta às propostas dada pelos tucanos e assinada pelo presidente do partido, Sérgio Guerra, era "superficial" e parecia ter sido "escrita à pressas". Já o texto do PT, assinado por Dilma, se manteve, na opinião de Sirkis, em um "nível programático", sem fugir às questões. Postura dos filiados

Com sua postura de "independência" no segundo turno, o PV liberou seus filiados para declarar voto em Dilma ou Serra apenas como "eleitores", sem se identificar como membros do partido.

Os donos de cargos institucionais no PV, como o presidente da sigla, José Luiz Penna, o vice-presidente, Alfredo Sirkis, e os presidentes dos diretórios de São Paulo e Rio decidiram seguir o caminho de Marina Silva em não declarar apoio público a nenhum candidato.

Dos 92 convencionais com direito a voto na plenária do PV, apenas quatro se manifestaram contrários à independência no segundo turno.



BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.




BBC Brasil


Veja o desempenho de Ricardo e Maranhão nas seis regiões da PB

A primeira pesquisa Ibope de intenções de voto para o segundo turno das eleições na Paraíba, divulgada nesta sexta-feira (15) pela TV Cabo Branco, mostra que o candidato Ricardo Coutinho (PSB) venceria em todas as regiões do Estado, se as eleições fossem hoje.

Nos dois maiores colégios eleitorais do Estado, João Pessoa e Campina Grande, o candidato socialista aparece com 59% da preferência dos eleitores. Já José Maranhão, aparece com 34% dos votos em João Pessoa e 29% em Campina Grande.



Veja na tabela abaixo o desempenho dos candidatos em todas as regiões.











Votos válidos

Considerando apenas nos votos válidos, quando se excluem as menções aos votos brancos, nulos e indecisos, Ricardo Coutinho tem 63% das intenções de votos na Capital e José Maranhão tem 37%. Segundo o TSE, no primeiro turno o candidato socialista conquistou 59,48% dos votos válidos e o peemedebista teve 38,61%.

Já em Campina Grande, o Ibope revela que Ricardo Coutinho tem 67% das intenções de votos válidos e Maranhão aparece com 33%. No primeiro turno, de acordo com o TSE, o ex-prefeito de João pessoa teve 64,22% dos votos válidos e o atual governador teve 33,94%.

Foram entrevistados 1.204 eleitores entre os dias 12 e 14 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 35662/2010.



Paraíba 1



Ibope: 11% dos eleitores que votaram em Maranhão agora votam em Ricardo

11% dos eleitores que votaram em Maranhão no 1º turno agora dizem votar em Ricardo

Foram entrevistados 1.204 eleitores entre os dias 12 e 14 de outubro.

A primeira pesquisa Ibope para o segundo turno das eleições na Paraíba, divulgada nesta sexta-feira (15), também questionou os eleitores sobre em quem eles votaram no primeiro turno. Conforme as respostas dadas foi verificado que 47% dos entrevistados nesta pesquisa votaram em Ricardo Coutinho no último dia 3 de outubro, 45% votaram em José Maranhão, 1% não votou, 5% afirmaram ter votado em branco ou nulo e 1% disse não lembrar em quem votou. Os outros candidatos que disputaram o primeiro turno das eleições não atingiram 1%.

A partir de um cruzamento de dados feito entre os entrevistados que declararam os votos no primeiro turno e a intenção de votos para o segundo turno, o Ibope revela que 11% das pessoas que agora pretendem votar em Ricardo Coutinho votaram em Maranhão no dia 3 de outubro. Enquanto isso, a maioria dos eleitores que pretende votar no atual governador no próximo dia 31, declarou já ter votado nele no primeiro turno (92%) e só 5% disseram que votaram em Ricardo Coutinho.

Foram entrevistados 1.204 eleitores entre os dias 12 e 14 de outubro. A pesquisa, que foi encomendada pela TV Cabo Branco, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 35662/2010.


Paraíba1


Prefeitura de Sousa Comemora o Dia do Professor

Na manhã desta sexta-feira (15/10), no Centro de Convivência da Unimed-Sousa “Orlando Xavier de Figuereido”, a Prefeitura de Sousa em parceria com sindicato dos professores e funcionários da educação (SINDPROMDE) realizou comemorações festivas em alusão ao dia do Professor.

Dezenas de professores da rede municipal de ensino fizeram presentes, além de funcionários e servidores da educação, a Secretária de Educação e Esportes, Neumira Sarmento e o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone.

Durante as comemorações foi servido almoço para os presentes, homenagens, distribuição de brindes doados por empresários do município Sousa e som ao vivo.

“O mestre de ensino é quem conduz o desenvolvimento e o progresso do ser humano, somente através da educação é que podemos oferecer novas expectativas e dias melhores para nossas crianças e adolescentes”. Declarou a Secretária de Educação, Neumira Sarmento.

Também na ocasião o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, destacou a importância do professor.

“Quero parabenizar a cada professor e em nome de todos sousenses quero agradecer pela dedicação e o carinho que no dia a dia é prestada as nossas crianças e adolescentes, apesar de tanta dificuldade e obstáculos encontrados, superam com sabedoria e amor à educação, demonstrando serem super-heróis. E a Prefeitura de Sousa faz questão de fazer sempre parceria com o Sindicato dos Professores na busca de melhores condições para obter a qualidade de ensino no Município”. Destacou o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone.


Ascom Sousa