quinta-feira, 16 de abril de 2009

Presidente do PV de Uiraúna denuncia ao Ministério público irregularidades ocorridas nas eleições de 2008

16/04/2009.
Descontente com eventuais promessas eleitorais da atual prefeita Dr. Glória Geane, O presidente do PV Wellinton Carlos Alencar de Sousa Faz graves acusações ao ministério público. O mesmo afirma que antes mesmo de integrar a coligação “COMPROMISSO COM O DE SENVOLVIMENTO”, foi procurado pela então candidata à prefeita do município de uiraúna Dr. Glória Geane, a qual he ofereceu um terreno para construção ao ser doado depois que ganhasse as eleições, um cargo público no segundo escalão e três contratos no EJA, para qualquer pessoa que o mesmo indicasse.

Ele afirma que aceitou a proposta e passou a ser um dos cabos eleitorais de grande confiança dentro da coligação, a qual lhe foi atribuído várias tarefas durante a campanha eleitoral, tais como fazer visitas nas residências dos eleitores, anotando as exigências para votar na então candidata Dr. Glória Geane, Afirma ainda que fosse entregue a vários eleitores, durante a campanha eleitoral, em troca de votos, mais de 150 exames de vista todos devidamente acompanhados dos óculos, aproximadamente 30 prótese dentárias, pagamento de cerca de 50 contas de água ou energia elétrica, doação de aproximadamente 20 pneus de motos e uma bateria, o mesmo disse ainda que todas as compras de votos de eleitores e material para distribuição eram autorizados pela candidata à prefeita.

O denunciante afirma que tal acusação está devidamente fundamentada com documentos que comprovam o crime eleitoral, tais como uma relação com o nome de várias pessoas que foram beneficiadas com exames de vistas, prótese dentaria, pneus de motos, baterias e além de um documento de um terreno doado pela a atual prefeita devidamente assinado pela mesma.


Uiraúna.net, Redação João Neto.

Barragem de Capivara em Uiraúna sangra pela segunda vez consecutiva

16/04/2009.
Pelo segundo ano consecutivo após ter sido inaugurada, a barragem de Capivara construída na cidade de Uiraúna, alto sertão paraibano sangrar forte.

A chuva de 150 mm caída na noite desta terça-feira (14) na região de Santarém foi suficiente para que a barragem voltasse a sangrar, onde atingiu a sua capacidade máxima de 36 milhões de metros cúbicos.

A sangria já chega a 60 centímetros e toda a parede do sangradouro está tomada pela lamina. Muitos curiosos visitam o local para observarem a beleza da sangria.

Com a sangria a população de São João do Rio do Peixe fica em estado de alerta, pois as águas de Capivara deságuam na Barragem de Pilões passando pelo Rio do Peixe, que corta a cidade. A população teme as inundações ocorridas no ano passado, quando dezenas de famílias ficaram desabrigadas.

JOSELITO FEITOSA

Tribunal mantém condenação contra Ex-prefeito de Cajazeiras

16/04/2009.
O ex-prefeito de Cajazeiras, Epitácio Leite Rolim, terá que devolver ao erário municipal o valor de R$ 65 mil por ato de improbidade administrativa, referente a contratos de prestação de serviço com cinco rádios da cidade, sem a realização do devido processo licitatório. A decisão, por maioria de votos, foi dos desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba, durante sessão do Tribunal Pleno, desta quarta-feira (15).

No julgamento, os magistrados decidiram pela improcedência da ação rescisória movida por Epitácio Rolim. Na ação civil pública interposta pelo Ministério Público estadual, ele é acusado de ter realizado vários contratos de prestação de serviço com as rádios da cidade (Comunitária FM, Oeste da Paraíba, Patamuté FM, Alto Piranhas e Difusa Rádio de Cajazeiras), sem a realização de processo licitatório.

As irregularidades teriam ocasionado prejuízo ao patrimônio público, uma vez que os gastos com publicidade foram exagerados, além de favorecer diretamente sua própria imagem.

Na sentença monocrática, o juiz de primeiro grau condenou o ex-prefeito a devolver ao erário o valor desembolsado pelos contratos irregulares com rádios, bem como proibição de contratar com o Poder Público ou de receber incentivos fiscais ou créditos, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários, pelo prazo de cinco anos.

LENILSON GUEDES

Medida Cautelar poderá garantir ao Sousa Direito de decidir Campeonato no Marizão.

16/04/2009.
A Procuradoria Jurídica do Município, através do seu procurador Fernando Botelho, deu entrada na tarde desta quarta-feira (15/04), com uma medida cautelar, que pede a anulação do laudo emitido pelo o Corpo de Bombeiros em fevereiro deste ano, que reduz a capacidade do estádio para apenas dois mil e quinhentos torcedores (2.500).

Segundo o procurador, a prefeitura solicitou a Defesa Civil do município e a empresa de consultoria COPLAN (Consultoria Construção e Planejamento) a elaboração de um novo laudo com a real capacidade do estádio e de acordo com o levantamento técnico realizado, a capacidade do estádio é de dez mil e quarenta sete torcedores (1047), atendendo assim a exigência do regulamento do campeonato que prever os jogos das finais em estádios com capacidade acima de dez mil (10.000).

A decisão em si não deverá mudar a realização da partida valida para o próximo sábado pelas semifinais, mas poderá garantir o direito de decidir o turno, cujos jogos só ocorrerão na próxima semana e ainda a Grande Decisão final do Estadual que só deverá acontecer daqui a aproximadamente 15 dias.

Portanto, mesmo tarde, ou antes tarde do que nunca, ainda há possibilidades de assistirmos a decisão no Marizão.

Estado anuncia Ponto Facultativo em repartições Estaduais na Segunda-feira

16/04/2009.
O expediente nas repartições públicas estaduais será alterado na próxima semana devido ao feriado de Tiradentes, comemorado no dia 21 de abril, terça-feira. A alteração foi formalizada pelo secretário de Estado da Administração, Antonio Fernandes Neto, em portaria que será publicada na edição do Diário Oficial desta quinta-feira, dia 16, com o objetivo de gerar economicidade para o Governo do Estado e comodidade para os servidores.

A portaria faculta expediente do dia 20 de abril, segunda-feira, e determina como compensação, fixar os dois turnos para o expediente da próxima quarta-feira, dia 22, nas repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, devendo ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais.

De acordo com a portaria, os veículos oficiais, inclusive os de representação da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, devem ser recolhidos às suas repartições de origem ou ao Centro Administrativo após o término do expediente do dia 17, e liberados uma hora antes do início do expediente do dia 22 de abril.

Além disso, estabelece que qualquer liberação excepcional deve ser precedida de autorização do Gabinete Militar do Governador, excetuando-se ambulâncias, veículos de fiscalização da Secretaria de Estado da Receita, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, das Polícias Civil e Militar e do Gabinete Militar ou que estejam a serviço deste, determinando à Polícia Militar do Estado a apreensão e o recolhimento ao Gabinete Militar do Governador, dos veículos encontrados transitando sem a devida autorização.

De acordo com o secretário Antonio Fernandes a decisão de facultar o expediente na segunda-feira, com a devida compensação na quarta-feira, com o estabelecimento de dois expedientes, além de ser uma medida para redução de gastos, também visa contemplar os servidores com um dia a mais de descanso.

Secom/PB

Sousa vence mais uma vez o Campinense e irá decidir vaga para final em Patos

16/04/2009.
Campinense e Sousa abriram na noite desta quarta-feira, a fase semifinal do Segundo Turno do Campeonato Paraibano 2009. E mesmo com a vantagem de jogar de jogar por dois empates, a equipe do Dinossauro fez mais do que a sua obrigação e conseguiu derrotar a Raposa, mais uma vez no estádio o Amigão.

O jogo foi super movimentado e cinco gols foram marcados, sendo três para o Sousa e dois para o Campinense. A Raposa ainda saiu na frente com Fábio Júnior. O Dinossauro reagiu e empatou ainda na etapa inicial com o artilheiro Edmundo e virou no início do segundo tempo com o volante Jéferson. Daí vieram dois pênaltis, um pra cada lado. Fábio Júnior marcou novamente para os donos da casa e Edmundo, sempre ele, fez para os sertanejos.

Agora é aguardar o jogo de volta e a equipe do Dinossauro mesmo perdendo com a diferença de um gol estará classificada para a Decisão Final do 2º Turno.

Com relação ao jogo de volta, após uma reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira definiu, pelo menos por enquanto, que o jogo entre Sousa x Campinense, válido pela partida de volta da fase semifinal do Segundo Turno do Campeonato Paraibano, não será mais realizado no domingo, e sim no sábado.

O próprio Diretor Técnico da Federação Paraibana de Futebol, José Araújo, informou que a partida será mesmo realizada a partir das 20h30, no estádio José Cavalcanti, na cidade de Patos. “Isso foi uma solicitação do Presidente do Sousa, o Aldeone Abrantes. Existia a possibilidade também desta partida ser disputada no estádio o Amigão, no sábado, por conta da cidade de Patos esta em calamidade pública, mas o campo de jogo não foi afetado, desta forma a partida está confirmada para o JC, neste sábado (18/04)”, explicou Araújo.