quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ex-prefeito de Cajazeiras é condenado por ato de improbidade administrativa mas permanece elegível

O ex-prefeito Carlos Antônio Araújo de Oliveira foi condenado por ato de improbidade administrativa, cuja sentença foi exarada pelo Juiz da 4ª Vara da Comarca de Cajazeiras.

Conforme sentença, o ex-prefeito teve seus direitos políticos suspensos por oito anos, e ainda terá que pagar multa civil, ressarcir prejuízo ao município, além de ficar proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios e incentivos fiscais pelo prazo de dez anos.

A decisão cabe recurso, e no caso do Tribunal de Justiça do Estado confirme sentença, o ex-prefeito ficará inelegível.



Portal CZN

TRE manda intimar prefeita de Pombal para prestar depoimento sobre às eleições de 2010

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) encaminhou a Zona Eleitoral do município de Pombal uma Carta de Ordem para que a juíza Rosimeire Ventura Leite intime a prefeita Polyanna Feitosa para prestar depoimento em uma ação movida pelo Ministério Público Eleitoral referente às eleições de 2010.

Em cumprimento ao pedido do TRE, a juíza da 31ª Zona Eleitoral intimou, através de seus representantes legais, para audiência de depoimento pessoal da representada Yasnaya Pollyanna Werton Feitosa e inquirição das testemunhas arroladas pelas partes residentes em Pombal.

A oitiva acontece no dia dois de agosto às 8h30 na sala de audiências do Fórum Eleitoral da 31ª Zona Eleitoral, situado na Rua Professora Maria Claudete Bandeira de Sousa, 307, Petrópolis, em Pombal. Ainda fazem parte da ação os então candidatos aos cargos de governador e vice, Ricardo Coutinho e Rômulo Gouveia.



PolíticaPB

Site lança enquete para analisar rejeição e aprovação de pré-candidaturas em Sousa

O site http://noticiasertaneja.com.br/ está realizando uma enquete para avaliar os nomes que figuram como pré-candidatos a prefeito nas eleições de 2012 na Cidade de Sousa.

As opiniões começaram a ser validadas na última segunda-feira e se estenderão até o dia 15 de julho, amanhã sexta-feira. Você ainda pode votar na enquete, lembrando que só será validado um voto por computador.

Confira o resultado parcial:


Rejeição


Se a eleição fosse hoje, em quem você "NÃO" votaria para prefeito de Sousa?

André Gadelha 34 (43.0 %)

Esdras do Nascimento (Pepeu) 0 (0.0 %)

Fábio Tayrone 31 (39.2 %)

Jota Cândido 1 (1.3 %)

João Estrela 6 (7.6 %)

Lafayette Gadelha 3 (3.8 %)

Leonardo Gadelha 2 (2.5 %)

Marcondes Gadelha 1 (1.3 %)

Zé Nilton da Skol 1 (1.3 %)

Total de votos: 79


Aprovação


Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Sousa?
André Gadelha 20 (22.5 %)

Esdras do Nascimento (Pepeu) 0 (0.0 %)

Fábio Tayrone 41 (46.1 %)

Jota Cândido 6 (6.7 %)

João Estrela 1 (1.1 %)

Lafayette Gadelha 14 (15.7 %)

Leonardo Gadelha 1 (1.1 %)

Marcondes Gadelha 3 (3.4 %)

Zé Nilton da Skol 3 (3.4 %)


Total de votos: 89



Redação com Notícia Sertaneja

LDO é aprovada e matém previsão de salário mínimo de R$ 616 para 2012

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012, aprovado na quarta-feira (13) pelo Congresso Nacional, manteve o valor do salário mínimo previsto pelo Executivo de R$ 616,34. Além disso, a LDO estabelece que o Orçamento da União para o ano que vem terá que preservar uma dotação para o aumento real aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Congresso alterou a proposta do Executivo de excluir de reajuste, em 2012, o auxílio-alimentação e a assistência pré-escolar, médica e odontológica quando o valor do benefício pago aos aposentados e pensionistas superar o valor médio da União, praticado em março de 2011. Os deputados e senadores mantiveram nessa regra, apenas, o auxílio-alimentação.

O presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), considerou as mudanças nas regras de reajuste dos benefícios previdenciários um avanço.“Enquanto na Europa se cria um movimento de acabar com o Estado Social de Direito, nós aqui no Brasil e nos países em desenvolvimento, estamos em um movimento contrário garantindo os direitos sociais.”

No que diz respeito às transferências de recursos para o setor privado, a LDO para 2012 acrescenta novas entidades beneficiáveis, como as de assistência social que trabalhem com idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco, além de habilitação de pessoas com deficiências. Pelo texto, a entidade que receber recursos para investimento terá que comprovar capacidade gerencial, operacional e técnica para desenvolver as atividades e informar a quantidade e qualificação de seus profissionais.

O relator-geral, Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), preservou os parâmetros macroeconômicos do governo federal pelos quais o crescimento esperado da economia brasileira neste ano será de 4,5% e 5% em 2012. A meta de inflação prevista pelo Índice de Preço ao Consumidor Agregado (IPCA), para 2011, continua em 5%, segundo o relator da LDO e de 4,5% em 2012.

Sobre as “metas e prioridades de 2012”, o relator-geral incluiu o pagamento pelo Executivo das emendas individuais de deputados e senadores, além das ações referentes ao Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) e à superação da extrema pobreza, já previstas no texto do Executivo.



Agência Brasil

Curso de Medicina da UFCG de Cajazeiras recebe nota 3 do INEP e é aprovado pelo MEC e CNS

Após ser avaliado pelo Conselho Nacional de Saúde em Brasília no último dia 07, que recomendou a autorização do Curso de Medicina em Cajazeiras, agora, o curso foi autorizado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), que em recente avaliação em loco nos dias 04, 05, e 06 de Julho, pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), atribuiu nota 3, numa escala de 1 a 5. Lembrando que nota 4 e 5 são atribuídas a cursos de excelência. Estas avaliações consolidam e legalizam o curso de medicina no campus de Cajazeiras.

O diretor da UFCG Cezário Almeida comemorou o resultado e afirmou que o reitor Thompson Mariz continuará destinando apoio e recursos orçamentários, nomeação de novos professores, visando à melhoria dos cursos do CFP consolidando a área de saúde.



Portal CZN