quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ex-governador Cássio Cunha Lima perde mais uma, desta feita no STF

25/11/2009.
A ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento a uma ação movida pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) contestando a posse do atual governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB), classificado em segundo lugar nas eleições estaduais em 2006.

O Agravo de Instrumento (AI/760103) foi interposto por Cássio em decorrência da cassação de seu mandato. A ministra é a relatora do agravo. O recurso chegou ao STF em junho deste ano, na tentativa de reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porem, foi negado pela Ministra do STF nesta terça-feira dia 24/11.

Em 17 de fevereiro deste ano, o tribunal determinou a posse de José Maranhão considerando que Cássio teria agido com abuso de poder econômico e político e conduta vedada a agente público no pleito que o reelegeu.

A posse de Maranhão aconteceu no dia 18 de fevereiro, um dia depois da decisão do TSE.


Redação com PB1

Prefeito da Capital critica Maranhão e admite candidatura ao Governo em 2010

25/11/2009.
O prefeito pessoense Ricardo Coutinho (PSB) vai aos poucos admitindo publicamente sua pretensão em ser mesmo candidato ao Governo da Paraíba em 2010. Em entrevista à Rede Paraíba Sat na tarde desta terça-feira (24), ele fez duras críticas ao governador José Maranhão (PMDB), disse que o ciclo do peemedebista acabou, e em contrapartida admitiu que existe uma “convergência de forças” que apóiam a sua candidatura a governador no ano que vem.

Ricardo disse que a Paraíba não pode mais continuar da forma como está e ressaltou que o povo paraibano vai passar mais quatro anos no atraso se Maranhão for novamente eleito. “Existe a necessidade de mudança e de construção de um novo parâmetro para a Paraíba”, destacou, lamentando o fato do atual governador está tentando seu quarto mandato ao Governo.

Ainda sobre Maranhão, o prefeito disse que não esperava ser traído pelo peemedebista, quando este não teve nenhuma preocupação em lhe procurar e dialogar na época que tomou posse no Governo da Paraíba. “Coloquei-me de peito aberto na campanha de 2006 e pedi voto a ele porque acreditava em seu projeto político. Mas agora eu percebo que o discurso e a prática não andam juntos neste grupo”, criticou.
Sobre sua candidatura ao Governo, ele disse que não é hipócrita para negar que esta é uma possibilidade real. “Não sou hipócrita para esconder isto. Tenho interesse de construir um projeto de Governo que não esteja apenas no discurso, mas também na prática em prol do povo da Paraíba”, enfatizou.

Ricardo falou ainda que vê com “extrema preocupação” os seguidos pedidos de empréstimos feitos pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa da Paraíba. “É importante que a Assembleia analise critérios técnicos e avalie a capacidade de endividamento do Governo. Porque é necessário garantir que o Estado possa ter planos futuros de desenvolvimento”, revelou.


Paraíba Hoje

25 deputados federais serão investigados por uso de notas frias

25/11/2009.
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou no dia de ontem (23) que vai encaminhar à Corregedoria da Casa denúncias de que deputados usaram notas frias para justificar gastos com verba indenizatória, que é de R$ 15 mil mensais e destinada apenas para o ressarcimento de despesas com a atividade parlamentar. Reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" deste domingo (22) afirma que 25 deputados usaram notas de empresas de fachada.

Temer disse que encaminhará as denúncias até esta terça-feira (24) ao corregedor, deputado ACM Neto (DEM-BA). Caberá a ele decidir se abre investigações contra os colegas. Após a análise da Corregedoria, a Mesa Diretora decide se encaminha algum dos acusados ao Conselho de Ética.

“Vou mandar para a Corregedoria. Já conversei com o corregedor e veremos se há irregularidades nos casos listados. Vamos mandar aqueles que não sejam apenas indícios”, disse Temer.

A reportagem do jornal tem como base notas apresentadas pelos deputados entre setembro e dezembro do ano passado. Naquele período a Câmara não divulgava detalhadamente os gastos dos deputados. Agora, o CNPJ das empresas que cederam notas aos parlamentares é divulgado na internet.

Penas alternativas

O presidente da Câmara defendeu que o Conselho de Ética possa aplicar penas alternativas aos deputados em alguns casos. A ideia é que além de definir pela cassação ou não o Conselho possa suspender ou advertir quem cometeu alguma irregularidade.

“Existe uma mudança nas regras do Conselho, que é a da gradação das penas, que eu estou patrocinando. Às vezes não é caso de cassação imediata, mas de uma punição menor”, disse Temer.

G1

DAESA esclarece em Nota falta de Água e Diretor da CAGEPA diz que o problema é falta de medição

25/11/2009.
A direção do Departamento de Água, Esgotos e Saneamento Ambiental de Sousa, (DAESA) informou esta semana, que a falta de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA), em São Gonçalo, que é de responsabilidade da CAGEPA, no início da tarde do ultimo sábado (21/11), ocasionou a falta de água em quase todos os bairros de Sousa, e que por volta das 17h30, após ser restabelecido o fornecimento de energia elétrica, o serviço de bombeamento voltou a ser realizado.

A direção também informou que por conta da interrupção no bombeamento, a rede demora de 24 a 48 horas para ter pressão suficiente, e assim normalizar o abastecimento de água em toda a cidade.

Já na manhã desta segunda-feira (23/11) aconteceu o rompimento de três redes grossas em três pontos diferentes da cidade, e para ser realizado o conserto, foi necessário o desligamento de toda rede, sendo que, funcionários do DAESA, já realizam os serviços de reparo, com isso, o sistema será reabastecido, independente de outro comunicado.

Decom


Por outro lado, esperamos agora que a água possa chegar as torneiras, já que hoje é Quarta-feira, dia 25 de novembro, pois, ninguém aguenta mais tanta falta de energia e problema de falta de água, sem falar nas denuncias rotineiras em todos os programas de Rádio. Já o diretor da Cagepa, Cacá Gadelha, disse, que se soltar toda a água de São Gonçalo para Sousa ainda não resolve o problema, já que não existe medição na Cidade, cuja responsabilidade de tal serviço é do DAESA.


Mário Gibson

Deputado Jeová Campos será homenageado por estudantes secundaristas em Sapé

25/11/2009.
O deputado estadual Jeová Campos será homenageado nesta quarta-feira (25), às 19h00, pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Sapé e Região (UMES). A cerimônia de homenagem que ocorrerá na Câmara de Vereadores daquele município está sendo promovida pela entidade pelo segundo ano consecutivo, na qual o deputado Jeová Campos será uma das personalidades escolhidas para receber a comenda “Amigo dos Estudantes”, em razão de seu comprometimento com os projetos educacionais na região do Brejo.

De acordo com o presidente da UMES, Ivo Feitoza, Jeová tem se empenhado bastante na luta por melhorias na região. “São vários os projetos na área de educação que o deputado tem nos ajudado a concretizar”, disse Ivo, citando a instalação da Escola Agrícola e da Escola Técnica na região, o projeto de estágio remunerado para o Magistério e o aumento do piso salarial para professores, como exemplo de alguns projetos que possuem a participação do parlamentar, que também é professor da UFCG, em Sousa.

A União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Sapé e Região (UMES) abrange os municípios de Sapé, Mari, Sobral, Riacho do Poço e Cruz do Espírito Santo. Na noite de hoje 100 personalidades paraibanas serão homenageadas com a entrega da comenda “Amigo dos Estudantes”, entre elas estão ainda os prefeitos dos municípios de Mari, Marco Martins; de João Pessoa, Ricardo Coutinho; e de Sapé, João Clemente Neto, além do recém-eleito presidente do diretório estadual do PT, o deputado estadual, Rodrigo Soares, da empresa Açúcar Ouro Branco, do Colégio e Curso Albert Einstein, entre outros. Os homenageados foram escolhidos pelos próprios alunos da região.


News - Assessoria & Comunicação

Lindolfo critica ingerência de Maranhão no processo eleitoral da OAB

25/11/2009.
Deputado faz alerta sobre poder absoluto que governador paraibano tenta impor no Estado

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (24), o deputado Lindolfo Pires (DEM) fez duras críticas à ingerência do Governo do Estado no processo eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Paraíba. “É notável a partidarização das mais diversas instâncias e organismos, com a clara influência e intervenção do Governo do Estado para eleger Odon Bezerra como presidente da entidade”, denunciou Lindolfo.

Segundo o deputado, “a OAB não pertence a partido político ou a governo. Pela sua importância histórica desfrutada na sociedade civil, ela é instrumento de realização da cidadania e anteparo nas relações entre o Estado”. Durante o discurso, o deputado e 1º secretário da Assembleia Legislativa fez uma retrospectiva sobre a participação da entidade nos mais delicados momentos pós-democratização no país e na Paraíba.

Ao longo do discurso, também, Lindolfo Pires citou os vários fatos inquestionáveis sobre a ingerência do governador e seus agentes políticos no processo eleitoral interno de uma das mais respeitadas entidades de classe da Paraíba. A candidatura de Odon Bezerra foi anunciada publicamente no mesmo dia em que tomava posse no Palácio da Redenção, sua irmã, como Sub-Secretária da Casa Civil do Governador.

Em seguida, segundo Lindolfo Pires, durante entrevista dada ao jornalista Arimatéa Souza, em Campina Grande, o próprio governador se referiu à chapa ‘Um Novo Tempo’, encabeçada por Odon Bezerra, como a ‘Nossa Chapa’. Posteriormente, os jornais locais veicularam o slogan da campanha de Odon curiosamente tinha semelhanças com o do Governo do Estado: UM NOVO TEMPO de prosperidade.

E ontem, durante uma homenagem ao deputado Wilson Santiago (PMDB), a Defensoria Pública distribuía em seu informativo institucional, pago com recursos dos contribuintes paraibanos, uma fotografia da atual defensora pública geral, Fátima Lopes, no ato de lançamento da candidatura de Odon Bezerra, fazendo pose e vestindo literalmente ‘a camisa’.

E o mais grave, de acordo com o deputado do DEM: a condução da campanha de Odon Bezerra é titularizada pelo consultor geral do Estado, Assis Almeida, com o “auxílio luxuoso” dos secretários Marcelo Weick (Casa Civil); Élson Carvalho (Controle Interno); e Roosevelt Vita (Administração Penitenciária). “Ou seja: é a República de alguns advogados que controlam o governo e também pretendem controlar uma das entidades mais importantes da sociedade paraibana”, criticou Lindolfo Pires.

Finalizando seu discurso, o 1º secretário da Assembleia destacou: “Meu sentimento é de que, na Paraíba, caso não estejamos atentos, sucumbiremos ao mau uso do poder político, com a abolição pura e simples do equilíbrio entre poderes, constituindo-se, assim, quiçá, uma republiqueta venezuelana, em que o Poder Executivo controla o Judiciário, o Legislativo, organizações sociais e a imprensa”.

O deputado disse, enfim, ter “profundo receio que este movimento de apoderação dos espaços públicos resulte na fragmentação do pacto federativo, tirando o termo democrático do Estado de Direito, criando-se uma espécie de “monarquia na Paraíba”.


Assessoria

Plantão Policial - Terça para Quarta-feira, dia 25 de Novembro de 2009


Terça-feira, 24 de novembro de 2009

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - SOUSA - RUA JOSÉ FAGUNDES DE LIRA-ALTO DA RODOVIÁRIA - 18H

VÍTIMA: MARIA JOSÉ ALVES, AMAZIADO, 27 ANOS, DOMÉSTICA, END. RUA JOSÉ FAGUNDES DE LIRA-ALTO DA RODOVIÁRIA
ACUSADO: HERALDO PEREIRA, AMAZIADO, DESEMPREGADO, END.RUA JOSÉ FAGUNDES DE LIRA-ALTO DA RODOVIÁRIA

QUE A VÍTIMA LIGOU PARA O COPOM, INFORMANDO QUE O ACUSADO QUE É SEU EX-COMPANHEIRO A TERIA AGREDIDO, ONDE A PM FOI AO LOCAL, MAS O ACUSADO TINHA FORAGIDO, SENDO QUE TEMPO DEPOIS O ACUSADO RETORNOU A RESIDÊNCIA DA VÍTIMA, QUE A PM DESSA VEZ CONSEGUIU PRENDER O ACUSADO E CONDUZIU ATÉ A DPC DE CAJAZEIRAS PARA AS MEDIDAS CABIVEIS. EM CONSULTA JUNTO AO INFOSEG FOI CONSTATADO QUE O MESMO JÁ FOI PRESO POR ASSALTO NO MATO GROSSO, A VÍTIMA INFORMOU QUE O MESMO É USUÁRIO DE DROGAS.


LESÃO CORPORAL A MENOR - SOUSA - ESCOLA DE EDMONSTRAÇÃO - 15H30MIN.

VÍTIMA: MENOR DE 14 ANOS, SOLTEIRO, ESTUDANTE, RUA DEP. MANOEL GONÇALVES - AREIAS.
ACUSADO: LUCIANO SABINO 30 ANOS, SOLTEIRO, COMERCIANTE, RUA NESTOR JOSÉ SARMENTO.

SEGUNDO INFORMAÇÕES A VÍTIMA BRINCAVA COM A FILHA DO ACUSADO, QUE NAQUELE MOMENTO CHEGOU PARA PEGAR A MESMA E ACHOU QUE A VÍTIMA ESTAVA ENFORCANDO A SUA FILHA E DESFERIU UM SOCO NA SUA BOCA (VÍTIMA), CHEGANDO A FAZER SANGUE. QUANDO O PAI DA VÍTIMA CHEGOU PARA PEGAR A MESMA VIU AQUELA SITUAÇÃO E SOLICITOU A PM QUE ESTEVE NO LOCAL E PASSOU A DILIGENCIAR, MAS O ACUSADO NÃO FOI LOCALIZADO. SENDO FEITO EXAME CORPO DE DELITO NO MENOR E FICHA INFORMATIVA A POLÍCIA JUDICIÁRIA PARA PROCEDIMENTOS.


ABALROAMENTO - SOUSA - RUA NELSOM MEIRA – ESTAÇÃO - 13H30MIN.

PESSOAS ENVOLVIDAS: AGAMENON LINO DE SOUSA 56 ANOS, CASADO, MOTO TAXISTA, RUA JOAQUIM NABUCO E FRANCISCO PEREIRA DE ASSIS 33 ANOS, CASADO, MOTOBOY, RUA JOÃO ALVES - MUTIRÃO.

SEGUNDO INFORMAÇÕES DE POPULARES O FATO OCORREU QUANDO DUAS MOTOCILETAS TRAFEGAVAM PELA RUA NELSOM MEIRA NO MESMO SENTIDO EM DIREÇÃO AO CENTRO. O SENHOR AGAMENON CONDUZIA A MOTOCICLETA YAMAHA DE PLACA MNZ 6026 E SEGUIA NA DIANTEIRA QUANDO FOI FAZER UMA CONVERSÃO A ESQUERDA, ACABOU SENDO COLHIDO PELA MOTOCICLETA HONDA DE PLACA MOT 5685 GUIADA PELO SENHOR FRANCISCO. AMBOS CAÍRAM, SOFRENDO ESCORIAÇÕES PELO CORPO, SENDO SOCORRIDOS AO HOSPITAL REGIONAL. O GPTRAN ESTEVE NO LOCAL ADOTOU AS MEDIDAS E REBOCOU AS MOTOCICLETAS AO PÁTIO DO BPM.


ABALROAMENTO - SOUSA - RUA ODOM BEZERRA – CENTRO - 11H.

VÍTIMA: MENOR DE 16 ANOS, SOLTEIRA, ESTUDANTE, RUA CONEGO JOSÉ VIANA - ESTAÇÃO.

SEGUNDO DECLARAÇÕES DA VÍTIMA, ELA VINHA COMO GARUPA DA MOTOCICLETA HONDA 150 DE COR PRETA A QUAL ERA CONDUZIDA PELO SEU NAMORADO PELA RUA ODOM BEZERRA EM DIREÇÃO A RODOVIÁRIA E AO SE APROXIMAR DO POSTO QUEIROGÃO ABALROOU EM UM VEÍCULO VERANEIO QUE ATRAVESSAVA PELA RUA CARLOS PIRES. O MOTOQUEIRO CAIU JUNTAMENTE COM A VÍTIMA QUE SOFREU ESCORIAÇÕES PELO CORPO. O MOTORISTA DO VERANEIO FORAGIU DO LOCAL DO SINISTRO O MESMO ACONTECEU COM O MOTOQUEIRO QUE ATÉ A NAMORADA DEIXOU NO LOCAL. A PM FOI AO LOCAL E ADOTOU AS MEDIDAS NECESSÁRIAS AO CASO. A VÍTIMA FOI SOCORRIDA AO HRS PARA CUIDADO MÉDICO.

14º BPM

Terça-feira, 24 de novembro de 2009

Polícia prende capitão da PM e mais cinco acusados de roubar armas de Batalhões no Pernambuco-PE

O capitão da Polícia Militar Marcos Vinícius Barros dos Santos e outras cinco pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Polícia Civil, sob suspeita de participação no roubo de armas dos Batalhões da Polícia Militar da cidade de Salgueiro-PE e de cidades do Sertão de Pernambuco.
Os outros detidos são o irmão do PM, Ivanildo Gomes de Barros, os soldados e irmãos Francisco Ivan Gomes de Barros e Ivanildo Gomes de Barros, e o casal de contadores Kalime de Queiroz Conceição Nunes e Eduardo Elias Galvão dos Anjos. Todos foram capturados em cumprimento a mandados de prisão preventiva expedido pela Justiça.
O capitão foi preso em Floresta-PE, os soldados em Salgueiro-PE, enquanto o casal e o irmão do capitão foram detidos no Recife-PE. Segundo as investigações, os contadores são suspeitos de lavagem de dinheiro. O inquérito está seguindo em segredo de Justiça e a assessoria de comunicação da PF não quis falar sobre o assunto, não revelando como a polícia chegou aos suspeitos.No dia 12 de outubro passado, o PM contou que foi seqüestrado em Salgueiro-PE e libertado após a entrega de em troca de armas.
Na ocasião, ele alegou que a esposa e a filha teriam sido mantidas como reféns enquanto ele teria sido obrigado a entregar armas de cinco batalhões em Salgueiro-PE e em cidades vizinhas a um grupo de cinco homens. As 61 armas de uso restrito da Forças Armadas, sendo 30 pistolas ponto 40, 16 fuzis 7,62, seis submetralhadoras calibre ponto 40, não foram recuperadas.

Fonte: Diário de Pernambuco, com informações da repórter Aline Moura.


Polícia encontra celulares em cela do Presídio de Catolé do Rocha-PB

No último sábado (dia 21/11), por volta das 19h00min no Presídio Padrão Manoel Gomes da Silva da cidade de Catolé do Rocha-PB, após o 2º Sargento da PM Gomes, que comandava a guarda daquela casa penal perceber uma movimentação estranha em uma das celas, o mesmo procurou os agentes de plantão e solicitou do mesmo que o acompanhasse até a referida cela.Ao chegar à cela os agentes retiraram os detentos e adentraram juntamente com o sargento que de imediato encontraram dois celulares sendo que um estava pendurado perto do local de uma lâmpada e o outro dentro de um quadro artesanal feito pelos próprios detentos. (fotos acima)O fato foi informado de imediato ao Comandante do 12º BPM, bem como, ao diretor do Presídio e posteriormente ao Juizado da Execução Penal daquela comarca.

BLOG DA PM DE POMBAL E RONDA DO SERTÃO

Policiais prendem traficante que não quis vender "fiado" a viciado em Currais Novos-RN

Policiais de Currais Novos-RN prenderam nesta madrugada de terça-feira (24) Emanuel Euzébio de Oliveira, conhecido como “Cascão,” residente no bairro Santa Maria Gorete naquela cidade. Na residência foram encontradas 300 gramas de crack e os policiais chegaram ao Cascão, depois que um viciado procurou a imprensa para denunciá-lo, já que dias atrás tentou comprar crack, e como não tinha dinheiro pediu para pagar depois. Além de não ter vendido "fiado", Cascão teria agredido o viciado.
A abordagem aconteceu por volta das 3h00min da madrugada e Emanuel Euzébio não teve tempo de reagir e foi conduzido para a Delegacia Civil de Currais Novos-RN.

Fonte: Blog Marcos Dantas