terça-feira, 25 de janeiro de 2011

AESA prevê chuvas acima da média para os próximos dias na Paraíba

A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba é de chuvas acima da média nos próximos dias em algumas regiões do Estado. Um exemplo é o município de Nova Floresta na região do Cariri/Curimataú, que registrou uma chuva de 146 milímetros nesta segunda-feira (dia 24), com um acumulado nos últimos dias que chega a 181 milímetros, enquanto a média para toda a região do Cariri/Curimataú para o mês de janeiro é de 33,5 milímetros de chuvas.

No município de Ouro Velho os pluviômetros registraram uma precipitação de 110 milímetros. As chuvas que vem caindo no interior do estado, em particular na região do Cariri/Curimataú já provocaram estragos na região e na BR 412, que liga a BR 230 ao estado de Pernambuco passado por várias cidades da região entre elas Monteiro, a água provocou a erosão de um trecho da estrada que ameaça interromper o tráfego.

De acordo com o meteorologista da Aesa, Alexandre Magno, as chuvas devem continuar nos próximos dias de forma intensa e em algumas áreas acima da média. Ele adiantou que para a região do sertão a média prevista para o mês de janeiro é de 62 milímetros e para o agreste 52,7 milímetros, enquanto que para a região do litoral o período é considerado seco, mas tem chovido nos últimos dias.

As chuvas tem sido irregulares em todo o Estado. Em algumas áreas tem chovido com mais intensidade e em outras não. No município Emas choveu 123 milímetros nesta segunda-feira; em Araruna na região do agreste choveu 71 milímetros. Já na região do sertão, choveu 85,1 milímetros em Vieiropolis; em Poço Dantas 80 milímetros; em Paulista 77,5 milímetros; em São Gonçalo na região de Sousa 76,8 milímetros; Riacho dos Cavalos 75 milímetros; e em Tavares próximo a Princesa Isabel choveu 74 milímetros.


Jonas Batista
Paraiba.com.br

Filha de ex-deputado paraibano é acusada de sequestrar menor americano

A estudante Isabela Cabral Lacerda, filha do ex-deputado Judivan Cabral, está sendo acusada pelo seu ex-marido, Almir Couto Júnior, de ter sequestrado o filho do casal, A.C.C., de três anos de idade, fugindo com o menor para o Brasil sem autorização da Justiça americana, onde tramita processo judicial de guarda da criança.

Segundo informações, Isabela foi vista na companhia de sua mãe, a advogada Joana Darc Lacerda, e do menor, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 9 horas da manhã do dia 22 de janeiro.

De acordo com o Tratado de Haia, a estudante poderá responder pelo crime de sequestro, já que não tem autorização do pai do menor, nem tampouco, da Justiça americana, para se ausentar do país na companhia da criança, já que a mesma possui cidadania americana. O caso já está sendo lavado ao conhecimento das autoridades dos dois países, que terão a incumbência de resolver a questão judicial.

Almir e Isabela Cabral se conheceram na cidade de Orlando, estado da Flórida. Casaram-se e tiveram apenas esse filho menor que agora é motivo da ação de guarda. Em 2006, o casal se divorciou.




Adelton Alves

Deputados votam hoje medidas provisórias de autoria do Governo do Estado da Paraíba

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB), confirmou para esta terça-feira (25), a realização da sessão extraordinária onde os parlamentares irão apreciar as Medidas Provisórias encaminhadas pelo Poder Executivo. No entanto, ele disse que, caso haja necessidade, a Assembleia realiza outra sessão extraordinária na quarta-feira (26) para concluir a votação das matérias.

Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça, reunida em caráter extraordinário, aprovou três das quatro medidas provisórias encaminhadas pelo Governo do Estado que tramitam na Casa desde a última terça (18).

A partir das 9h00 desta terça deve se reunir a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba, para oferecer parecer sobre a MP de número 161, que trata da anulação dos atos administrativos do ex-governador José Maranhão no período de 1º de julho à 31 de dezembro do ano passado, teve a análise e votação adiadas, a pedido do deputado Ricardo Barbosa (PSB), relator da matéria.

Depois, com previsão para ter início às 9h30, a Comissão de Orçamento se reúne para oferecer parecer sobre três MPs.

Os pareceres da Comissão de Administração e Serviço Público devem ser oferecidos em plenário, de forma oral, pelos relatores das matérias.

O deputado Ricardo Barbosa (PSB) justificou o adiamento da votaçao da MP 161 por se tratar de uma matéria complexa. Segundo ele, a matéria precisaria de mais tempo para analisar e dar o parecer.

A MP nº 160, que trata redefinição das estruturas administrativas do Poder Executivo Estadual, entre elas, a transformação da atual Secretaria de Estado do Acompanhamento da Ação Governamental na Secretaria de Estado da Cultura obteve o parecer favorável do relator deputado Branco Mendes (DEM).

Os deputados Arnaldo Monteiro (PSC) e Dinaldo Wanderley (PSDB), foram os relatores das MP’s 162 ( trata da suspensão do reajuste do governador, do vice-governador e secretários de Estado) e 163 (criação e a implantação do Programa de Apoio ao Empreendedorismo na Paraíba/Empreender-PB), respectivamente, e ofereceram os pareceres pela constitucionalidade das matérias.



Ascom

Governador revela que 19 barragens estão em situação crítica e decreta estado de emergência

O governador Ricardo Coutinho revelou hoje que pelo menos dezenove barragens espalhadas pela Paraíba estão em situação crítica. Ele decretou estado de emergência e anunciou ações imediatas para reparar os danos e evitar desastres.

“Estamos correndo para começar já a agir nestas barragens”, declarou o governador, antecipando que acelerará licitações para contratar empresas especializadas.

"Estamos decretando estado de emergência”, reafirmou Coutinho.

Ele informou que a Paraíba tem 47 barragens e todas elas precisam de reparos, mas destacou que 27 têm problemas estruturais graves e 19 estão em estado crítico.

Levantamento
A diretora da Agência Executiva de Gestão das Águas, Ana Maria de Araújo Torres Pontes, informou que cinco equipes já estão se dirigindo aos municípios onde estão instaladas as barragens para fazer levantamento completo dos danos.

“Temos prazo até 8 de fevereiro para detalhar a situação exata de cada uma delas e apresentar orçamento”, informou a diretora.

Veja onde estão localizadas as barragens críticas (em algumas cidades existem mais de um açude):

Imaculada
Curral Velho
Itaporanga
Camalau
Jericó
Santana dos Garrotes
Puxinanã
Teixeira
Sapé
Monteiro
Diamante
Conceição
Areial
Montadas



Adriana Bezerra

Portal Correio