sábado, 11 de junho de 2011

Prefeito de São Bento e familiares sofrem acidente de carro ao colidir com jumento na pista próximo a Soledade

O prefeito do município de São Bento, no sertão da Paraíba, Galego Souza, sua esposa, Márcia Roseane, 34 anos, os filhos do casal, Hugo Ramalho, 07 anos, e Thiago Ramalho, 14 anos, foram vítimas de um acidente automobilístico, ocorrido por volta das 21h desta sexta-feira (10), na BR 230, próximo ao município de Soledade.

Segundo o prefeito, o acidente foi causado por um burro que estava no meio da estrada. O motorista da Hillux, de cor prata, placa NPS-2222, o Sr. Aldemir Ramalho da Costa, 36 anos, encadeou-se com a luz de um caminhão que vinha em sentido contrário, colidindo, de frente, com o animal, que estava preso por uma peia nas pernas. O burro foi arremessado por uma distância de mais ou menos 50 metros do veículo, morrendo no local.

Galego informou, ainda, que teve um grande susto, pois estava dormindo na hora da colisão, e só tomou conhecimento do fato depois que o motorista o acordou para dar-lhe a notícia.

Conforme o prefeito, o carro viajava em uma velocidade de aproximadamente 130 km/h, e ficou totalmente danificado, sendo removido para João Pessoa, por meio de um reboque de uma seguradora, que também enviou táxi para transportar as vítimas até a cidade São Bento.

O gestor agradeceu a Deus por ter saído ileso do acidente, juntamente com sua família e o motorista, e revelou que logo após a ocorrência, as vítimas foram bem acolhidas pelas pessoas que estavam próximas ao local do fato.

O filho menor do prefeito, o garoto Hugo de apenas sete anos, vinha dormindo no banco traseiro do veículo, e nem chegou a acordar com o impacto da batida.

Galego Souza informou, também, que ficou bastante assustado com o acontecimento, apesar de já ter sido vítima de outros acidentes e disse que, a partir de agora, vai ficar com medo de viajar com toda a família em apenas um veículo.

O acidente envolvendo o prefeito de São Bento, Galego de Souza, quase acontecia em data coincidente com o seu aniversário, pois no sábado (11), o gestor completou nova idade, e os seus amigos e correligionários parabenizaram-no duplamente, expressando o adágio popular de que o gestor teria nascido de novo.



MaisPB com assessoria

humorista Shaolin já está em casa em Campina Grande

O humorista Shaolin desembarcou numa UTI aérea na madrugada deste sábado (11), no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. A chegada do comediante a Paraíba foi por volta das 2h.

Shaolin - que continua em coma - está em casa com todo aparato médico. Ele estava internado há pouco mais de quatro meses no Hospital das Clínicas em São Paulo.

Segundo informações de assessores, os médicos de São Paulo deram alta ao humorista há cerca de cinco dias e os familiares decidiram trazé-lo para Campina, onde receberá atenção dos parentes.

Shaolin está tendo alguns sinais de evolução como abrir os olhos, porém a situação neurológica continua da mesma forma.

Uma equipe do Samu composta por um médico, enfermeiro, técnico e um socorrista fez o translado do humorista – do aeroporto até a residência - em uma ambulância avançada de UTI Móvel.

Segundo médicos paulistas, o quadro dele não progrediu nem regrediu, por isso acharam melhor trazer para perto da família pra ver se assim ele reage a algum estímulo.




Hyldo Pereira com informações de Flávia Queiroz da Tv Correio CG

“Muitos alunos tem na merenda escolar a principal refeição do dia”, defende Cícero

Foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, projeto de autoria do senador Cícero Lucena (PSDB), que garante merenda escolar aos alunos da educação básica da rede pública, nos dias úteis fora do período letivo.

Pelo projeto de lei (PLS 569/09) do senador Cícero Lucena, o benefício será concedido a partir da manifestação dos pais ou responsáveis, o que garante planejamento e redução de custos.

O senador Cícero justificou que a merenda precisa ser de boa qualidade, uma vez que ela tem representado, em alguns casos, a principal refeição do dia.

-A merenda escolar é muito importante para camadas carentes da população. Isso tem determinado que muitas famílias organizem a sua alimentação já contando com uma ou mais refeições propiciadas pelas escolas. Contudo ela precisa ser de excelente qualidade, justiçou Cícero numa relação direta aos recentes casos veiculados na grande mídia sobre merenda de péssima qualidade.

Fica claro no texto do projeto de lei do senador da Paraíba, que a oferta da merenda nos dias úteis dos períodos de férias, apenas para os estudantes cujos pais se manifestarem pelo seu recebimento, minimizará os eventuais aumentos de custo e possibilitará o dimensionamento, de forma racional, da extensão e relevância da demanda.


Assessoria

Projeto do Deputado Lindolfo Pires muda Estatuto da Juventude

O Estatuto Estadual da Juventude é tema de um projeto de lei apresentado pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Lindolfo Pires (DEM). A matéria prevê a alteração na redação do artigo 2°, da Lei n° 9.230, de 2010, que cria o Estatuto Estadual da Juventude da Paraíba.

A modificação diz respeito à definição de jovens como pessoas entre os 15 e os 29 anos de idade. De acordo com o parlamentar, a alteração deve-se ao fato de tramitar no Congresso Nacional, o projeto de lei federal n°4.529/04, que cria o Estatuto Nacional da Juventude, e consequentemente, da Política Nacional de Juventude, baseada na Lei Federal n° 11.129/05, que define como jovens as pessoas entre os 15 e 29 anos de idade.

“Observe-se que, a pretendida norma visa adequar o Estatuto Paraibano ao Estatuto Nacional, objetivando impingir-lhe as mesmas condições de atendimentos e acessibilidade ao disciplinamento normativo”, explicou o deputado.

O Diário do Poder Legislativo (DPL) traz publicada a matéria na edição desta terça-feira (07.06).



Carolina Pacheco

Campanha de Vacinação contra Pólio começa Segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (13) a Campanha de Vacinação contra a poliomielite no país e, na Paraíba, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 295.190 crianças menores de 5 anos, sendo 60.011 até 1 ano e 235.179 de 1 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu com as 12 gerências regionais de saúde 448 mil doses da vacina. Ano passado, na segunda etapa, foram imunizadas no Estado, de acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), 311.821 crianças, o que representa 97,40% da meta estimada.

O dia D de vacinação será realizado no sábado (18) nos 223 municípios paraibanos. Estarão à disposição da população mais de mil postos vacinação e cerca de 5 mil profissionais atuarão na campanha, cujo slogan é “Siga o Zé Gotinha e projeta sua criança”. Para a criança ficar imunizada é necessário que ela receba duas doses da vacina, por isso a campanha é dividida em duas etapas – a segunda começa em agosto.

Poliomielite

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

O último caso de pólio no Brasil aconteceu em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Mas, segundo o MS é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.


SECOM

Aprovação a governo da Presidente Dilma sobe para 49%, diz Datafolha

A avaliação ótima ou boa ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) passou de 47% em março para 49% em junho, revelou neste sábado pesquisa Datafolha realizada após a queda do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. O levantamento, que será publicado na íntegra na edição de domingo do jornal Folha de S.Paulo e que teve uma prévia divulgada no sábado, foi realizado nos dias 9 e 10 de junho, depois que Palocci pediu demissão em meio a denúncias decorrentes de seu aumento patrimonial. De acordo com o site do jornal, a pesquisa revelou que "a imagem pessoal da presidente foi afetada", e houve ainda uma piora generalizada nas expectativas com a economia, principalmente em relação à inflação.

Além da saída de Palocci, que era considerado o ministro mais importante do governo, Dilma realizou na sexta-feira uma troca entre os ministros da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e da Pesca e Aquicultura. Ideli Salvatti assumiu a SRI, que é encarregada da articulação política do governo com o Congresso, enquanto Luiz Sérgio foi nomeado para substituí-la na Pesca. Para a vaga de Palocci na Casa Civil, Dilma nomeou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). A pesquisa Datafolha ouviu 2.188 pessoas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.



Portal Terra
Foto ABR

Supremo confirma julgamento dos Agravos sobre o recurso de Cássio para quarta-feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou para a próxima quarta-feira (15) o julgamento dos Agravos Regimentais impetrados contra o provimento do recurso extraordinário que pede o deferimento do registro de candidatura do senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB). Na última sexta-feira (03) o ministro Joaquim Barbosa apresentou as petições em mesa para julgamento do Pleno do Supremo Tribunal Federal (STF). Como se trata apenas de apreciação de agravos, a presidência do STF não precisa incluí-los na pauta de julgamentos.

Os processos são os primeiros da pauta. Os agravos são de autoria da coligação Paraíba Unida, José Andrea Magliano Filho e Bivar de Sousa Duda.

Eles alegam que “o impugnado, ora agravado, tem outros impedimentos para as eleições de 2010, que não só o da alínea J, previsto na LC 135/2010, mas o da alínea “D” e “H” (que independem da LC 135/2010), além do art. 73 da Lei 9.504/97”.

Nessa linha, afirma que o instituto da Repercussão Geral não é aplicável ao presente caso, visto que viola os princípios do juiz natural, do devido processo legal e da não existência de juízo ou tribunal de exceção (CF, art. 5º, XXXVII, LIII, LIV e LV), bem como ofensa à LC 64/90, art. 1º, inciso I, alíneas “d”, “h” e “j” e à Lei 9.504/97, art. 73.

Para o advogado Luciano Pires, este será o último ato no processo de Cássio. O jurista informou que não existe possibilidade de mudança da decisão do ministro e o plenário deve desprover os Agravos.



PolítcaPB
Lana Caprina

RC anuncia investimentos para o Sertão e reconhece fragilidade da Saúde do Estado

O governador Ricardo Coutinho anunciou investimentos nas áreas de saúde, educação pavimentação de rodovias e regularização dos sistemas de abastecimento d’água do Sertão. Ele falou durante a plenária do Orçamento Democrático (OD) de Princesa Isabel, realizada na noite desta sexta-feira.

Segundo o governador, a Saúde do Estado merece medidas imediatas, a começar pela organização do sistema, promovendo o diálogo entre hospitais estaduais e municipais. Ricardo frisou que é preciso analisar as necessidades de cada região para que os investimentos não sejam feitos de forma aleatória.

“Temos que investir nos hospitais municipais e na baixa complexidade, para desafogar os hospitais estaduais. Não é novidade o fato da Saúde ser a principal reivindicação da população. Temos 30 hospitais estaduais que não dialogam com os hospitais municipais. Nós estamos trabalhando há cinco meses e temos enfrentado reivindicações justas, mas também nos deparamos com proposições injustas. Estamos fazendo nosso trabalho com dedicação e coragem. Mas há de se convir que não podemos em cinco meses consertar o que não se fez em 50 anos”, avalia o governador.

Pacto Social – O governador relembrou à população de Princesa Isabel as iniciativas do Governo do Estado nas áreas de Educação e Saúde através do Pacto pelo Desenvolvimento Social. “Nesta primeira etapa, o Governo do Estado está disponibilizando dois editais públicos no valor de R$ 50 milhões, sendo R$ 35 milhões para a educação e R$ 15 milhões para a saúde. O montante representa o maior investimento direto do Estado nos municípios e tem como foco a melhoria dos indicadores sociais e a melhora da qualidade de vida dos paraibanos”, frisou.

Ricardo Coutinho afirmou que deseja, através dessas iniciativas, que nos próximos cinco anos a Paraíba tenha taxas mais baixas de analfabetismo, com mais crianças alfabetizadas e com acesso à internet. “Além disso, queremos alcançar uma menor incidência de câncer no colo do útero e mais beneficiários do Bolsa Família articulados com a produção local dos municípios”, acrescentou.

Estradas – O governador anunciou investimentos de R$ 55,7 milhões em obras de pavimentação e restauração de 154 km de rodovias na região do Sertão, com recursos provenientes do Tesouro do Estado e da CAF – Corporação Andina de Fomento. “Cada intervenção que fazemos através do Orçamento Democrático vira história, fazendo com que a população da Região eleja o que quer para sua localidade. O papel do Estado é cuidar da população estabelecendo um diálogo constante. Vamos dar um salto de desenvolvimento e fazer do nosso Estado uma nova Paraíba”, finalizou.



Secom PB

Programa de inspeções do Tribunal de Contas do Estado inclui mais 16 municípios

Mais 16 municípios paraibanos compõem, a partir desta segunda-feira (13), o roteiro de inspeções do Tribunal de Contas do Estado. Desta vez, a Diretoria de Auditoria e Fiscalização do TCE recomendou inspeções a Bananeiras, Cacimba de Dentro, Cruz do Espírito Santo, Emas, Gurinhém, Itabaiana, Itatuba, Juripiranga, Livramento, Malta, Manaíra, Marizópolis, Natuba, Pilar, São João do Rio do Peixe e São José dos Ramos.

As visitas ocorrerão de 13 a 18 de junho, período durante o qual também receberão os auditores do Tribunal a Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Cagepa) e o Corpo de Bombeiros.

Semanalmente programadas essas inspeções fazem parte da rotina de trabalho, razão pela qual não decorrem, necessariamente, de denúncias nem indícios de irregularidades na administração dos organismos públicos sob jurisdição do TCE.



TCE

Sousa recebe nesta sábado terceira eliminatória do Forró Fest

O município de Sousa, Sertão paraibano, recebe neste sábado (11) os 12 músicos selecionados para a terceira eliminatória do Forró Fest. No último sábado (4), três composições foram classificadas na segunda eliminatória que aconteceu no município do Conde, Litoral Sul da Paraíba.

A festa continua com os shows de Ton Oliveira, Forró Bacana e Espora de Ouro.

Confira abaixo as musicas selecionadas para 3ª eliminatória

1. O Nordeste Precisa da Transposição (Rivonaldo Inácio de Oliveira)
2. De Todos os Modos (Adriano Caçula Mendes)
3. Preserve o Forró (Lusinaldo André de Oliveira)
4. Cidadão Sertão (Xichico/Valtércio)
5. Pra Não Sofrer Pra Não chorar (Francisco Dantas de Oliveira)
6. Romance à Beira do Caminho (Emiliano Pordeus Silva)
7. Minha Paraiba (André Lopes de Lima)
8. O Sangue Nordestino (Ary Lacerda/Gilis Anacleto)
9. Simplicidade o Forró (Moacy Messias Leitão)
10. Pedido ao Professor (Josivânia Soares Dantas)
11. Sinais de Chuva (Geraldo da Silva Azevedo)
12. Será Que Vai Chover (Judimar Dias de Sousa/Raul Antonio M. de Oliveira)

No próximo dia 18 a quarta eliminatória acontece no município de Guarabira. A grande final será realizada no dia 25 de junho em Campina Grande.


Paraíba 1