sexta-feira, 17 de junho de 2011

MPF divulga nomes de envolvidos na Operação Gasparzinh​o

Operação resultou na prisão temporária de nove pessoas por fraude a licitações públicas através de empresas de fachada

A Operação Gasparzinho, deflagrada na quarta-feira (15) pela Polícia Federal (PF), MPF e Controladoria Geral da União (CGU), cumpriu, na Paraíba e em São Paulo, mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça Federal em desfavor dos seguintes investigados: Ciro Marconi de Araújo Lacerda, Francisco Marques da Fonseca ou Francisco Ramalho Fonseca, Gilberto de Souza Rodrigues, Joelson de Araújo Costa, Katarina Lucena Cavalcanti, Manoel Florêncio de Oliveira, Newdson Ceres Costa Guedes, Newtson Cleto Costa Guedes e Patrick Cordeiro Guedes.
A operação teve por objeto desarticular organização criminosa especializada em fraudar licitações através da utilização de empresas de fachada. A quadrilha movimentou, segundo dados da CGU, mais de R$ 23 milhões nos últimos três anos, atuando em licitações ocorridas em aproximadamente 35 municípios da Paraíba.
Segundo o procurador da República responsável pelo caso, há provas da existência do fato e indícios suficientes da autoria do delito praticado pelo grupo de fraudadores. Os envolvidos estão sendo investigados e podem ser denunciados pelos crimes de formação de quadrilha, fraudes licitatórias, falsificação e uso de documentos falsos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.
Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas seguintes empresas: Alserv Constutora Ltda., Gima Construções e Incorporações Ltda., CG Construtora e Comércio Ltda., Cordeiro Guedes Construtora e Comércio Ltda., E.M.S. – Empresa de Manutenção Serviços e Construção Ltda., G50 – Serviços Construções e Locação Ltda., Steng – Serviços Técnicos de Engenharia e Arquitetura Ltda e L&D – Lacerda e Duarte Construtora e Serviços Ltda.

Empresas de fachada

A investigação colheu evidências no sentido de que um grupo de empresários estava utilizando empresas de fachada, registradas em nome de terceiros, para fraudar licitações, sonegar impostos e ocultar bens obtidos com o lucro dos crimes cometidos.
Durante os trabalhos também se verificou que, além de 'laranjas/testas-de-ferro', o grupo investigado passou a usar ‘fantasmas’ para prática dos ilícitos. Os ‘fantasmas’ eram pessoas fictícias criadas usando a variação de nomes de pessoas verdadeiras.
Constatou-se que eram obtidos, perante órgãos públicos de mais de um estado da federação, documentos para os aludidos ‘fantasmas’ (como RG, CPF etc.), que passavam a ser utilizados para perpetração de uma série de fraudes, principalmente para movimentar valores e registrar bens usados pela quadrilha, especialmente veículos de alto luxo.



Assessoria de Comunicação

ALPB aprova mais 21 matérias na sessão desta 5ª

A Assembleia Legislativa da Paraíba votou na manhã desta quinta-feira (16.06) 21 matérias, entre projeto de lei do Poder Executivo, projeto de lei complementar e requerimentos. A sessão ordinária desta quinta foi a última realizada antes do recesso parlamentar.

O projeto de lei n°276/2011 do Governo do Estado foi uma das matérias que recebeu a aprovação do plenário. O projeto autoriza remanejamento total ou parcial de dotações orçamentárias no montante de R$ 700 milhões de reais para suplementação de dotações vinculadas à despesas obrigatórias de caráter continuado.

Na mensagem encaminhada ao Legislativo Estadual, o governador ressalta que o remanejamento só deverá ser utilizado para suplementar, exclusivamente dotações orçamentárias relacionadas aos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social alocadas nos Grupos de Natureza e Despesa: Pessoal e Encargos Sociais; Juros e Encargos da Dívida; Outras Despesas Correntes e Amortização da Dívida.

Durante o Grande Expediente a sessão ordinária foi transformada em sessão especial para que o deputado cearense Dedé Teixeira (PT) falasse sobre a Conferência Regional do Meio Ambiente que será realizada em novembro próximo.

O presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB) encerrou a sessão desejando um recesso de paz e sobretudo de trabalho aos parlamentares em suas bases, além de agradecer o apoio de todos os parlamentares.

“Escutando a sociedade e exercendo sempre o papel que o Poder Legislativo se propõe a fazer, que é o de defender os interesses do povo paraibano. Obrigado ao Colegiado de Líderes e a todos os deputados pelo apoio à Mesa, mostrando-se sensíveis pela causa maior do Poder Legislativo”, destacou o presidente.



Carolina Pacheco

Prefeitura de Sousa anuncia pagamento de salários de aposentados e pensionistas

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, anunciou na manhã desta quinta-feira (16/06) que o pagamento dos aposentados e pensionistas será efetuado nesta sexta-feira (17/06), a partir do meio dia, nas agências bancárias.

É a 30ª vez consecutiva que a Prefeitura de Sousa realiza o pagamento dos inativos de forma antecipada, fato este, que acontece desde o inicio da gestão, priorizando aqueles que contribuíram no desenvolvimento de nosso Município.

De acordo com Secretário de Finanças, Júnior César Costa, a Administração Municipal consegue honrar com o pagamento da folha de pessoal em dia, através do compromisso que a gestão tem com o servidor, aplicando devidamente o erário.

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, assegurou à intenção de manter em dia o pagamento de todos os servidores.

“O servidor municipal hoje compreende que Administração efetua o pagamento em dia do pessoal da ativa e dos inativos, isso demonstra o respeito e o zelo que temos com o servidor, considerado o maior patrimônio do Poder Municipal, e nosso compromisso é manter este calendário de pagamento, sem prejudicar as outras ações que estamos realizando no Município, a exemplo: construção de casas, pavimentação das ruas, eventos festivos e tantas outras obras que beneficiam o povo sousense”.

A Prefeitura de Sousa com eficiência e o compromisso que tem com servidor, garante mais uma vez o pagamento antecipado dos aposentados e pensionistas pela 30ª vez consecutiva.



Ascom Sousa

Dupla que tentou roubar residência de empresário na Cidade de Sousa já se encontra na Colônia Penal Agrícola

Após uma grande operação de Sucesso desenvolvia pela polícia militar da Cidade de Sousa, já se encontram recolhidos na Colônia Penal Agrícola do Sertão, os detentos, Fagner Barbosa de Barros, o Jogador, natural de Recife, de 27 anos, que fugiu no último dia (06/06) da referida Casa de detenção e José Aparecido Soares, o “Cidão”, natural de São Bentinho que já responde por vários outros processos na justiça, inclusive na Comarca de São Paulo, onde teria ligações com o PCC, primeiro comando da Capital.

O Cidão, segundo a polícia, é o mesmo que foi preso no RN a exatamente 5 anos atrás, pelas polícias da PB e RN, 1 dia antes de organizar uma esquema para assaltar o Pelotão de Pombal, onde se apropriaram-se das armas para assaltar as agencias bancarias da Caixa e Banco do Brasil da Cidade, quando acabou preso com outros comparsas do Estado de São Paulo, onde já cumpriu pena. Ele também foi reconhecido e apontado por um comparsa e testemunhas preso no assalto a um ônibus de sacoleiros próximo a Serra do Tigre, entre Aparecida e Pombal, na madrugada do último dia 7 de junho.

Quanto a terceira pessoa detida, no caso, João Junior Pedrosa, conhecido por Buchada, A policia concluiu que ele não teve nenhuma ligação com o crime. O que na verdade aconteceu, é que ele estava no lugar errado, na hora errada, e também foi levado para dentro da residência, onde foram mantidos reféns a empregada da casa, e a esposa do empresário, Marcelo Nogueira Lins, conhecido como "Marcelo Construtor ou da Kaiser", que ao perceber movimentação estranha dentro da residência, conseguiu sair do interior da mesma e acionar a polícia.

Após cerca de 2 horas de negociação, finalmente, o SGT Alfredo que estava na negociação com os assaltantes, acompanhado do Tenente Coronel Dedeu, comandante do 14 BPM de Sousa, conseguiram acionar os advogados solicitados pelos acusados e liberar os reféns, apreendendo as armas, 2 revolveres, calibre 38.

Os acusados foram levados para a DP e prestaram depoimento ao Delegado Dr. Danilo Charbel, que falou a nossa reportagem sobre a lavratura dos autos das prisões em flagrante dos acusados.

Colônia de Sousa não pode funcionar como Presídio

O que é preciso o Estado entender, é que a colônia penal foi feita para abrigar presos provisórios, sendo que hoje funciona como um Presídio de Segurança Máxima, onde segundo investigações da policia, muitos dos crimes estão sendo articulados.
Neste caso, por exemplo, há informações de que a casa do empresário já vinha sendo monitorada há vários dias, e que a ordem para realização de vários crimes, inclusive este, pode ter saído de dentro da Cadeia.



Mário Gibson

Tudo pronto: São João de Sousa começa neste final de semana. Confira a programação

O São João 2011 em Sousa que já é considerado um sucesso pelas atrações musicais e a estrutura organizacional do evento, deverá atrair milhares de turistas ao nosso Município.

Vale também ressaltar que a Prefeitura de Sousa apoiou o ForróFest, o maior festival de música regional, sendo que a 3ª eliminatória foi realizada no último sábado (11/06), evento tal que fez grande sucesso, atraindo pessoas da cidade e regiões vizinhas.

O Secretário de Turismo, Gilmar Marques, anunciou que no próximo sábado (18/06) o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, fará abertura do São João da Lagoa dos Estrelas, que terá as seguintes atrações: Garotos do Axé, Ramon do Acordeon, Forró Cara de Pau e Originais do Forró.

Já entre os dias 23 e 28 o São João Oficial do Município será na Praça de Eventos “José Simão”, no bairro da Estação, com atrações de renome como Magníficos, Cavaleiros do Forró e Cavalo de Pau, bem como atrações do tradicional forró pé-de-serra como Santana, Maciel Melo, Petrúcio Amorim e Chico Sales, além de contar com atrações locais como Requebrança e a banda Zazuêta.

O São João 2011 em Sousa terá cobertura da Policia Militar, Corpo de Bombeiros,Vigilância Sanitária, SAMU e STTRANS a segurança do evento.

Confira aqui as atrações do São João 2011 em Sousa.


São João da Lagoa (18/06) Garotos do Axé, Ramon do Acordeon, Forró Cara de Pau e Originais do Forró.

Na Praça de Eventos “José Simão” (23/06) Gilson, Cavalo de Pau e Pinto do Acordeon

Na Praça de Eventos “José Simão” (24/06) Requebrança, Ranieri Gomes e Capilé

Na Praça de Eventos “José Simão” (25/06) Forró Danado de Bom, Os Três do Nordeste e Forró Pegado.

Na Praça de Eventos “José Simão” (26/06) Garotos do Axé, Maciel Melo, Solteirões do Forró e Banda Mexe Ville.

Na Praça de Eventos “José Simão” (27/06) Zazuêta, Chico Sales, Magníficos e Petrúcio Amorim.

Na Praça de Eventos “José Simão” (28/06) Forró da Pegada, Rosa Xote e Santana.



Ascom Sousa

Ricardo Coutinho anuncia construção de 15 mil casas populares

O governador Ricardo Coutinho anunciou que estão sendo construídas na Paraíba mais de 15.200 casas populares, em um investimento superior R$ 480 milhões dos programas Pró-Moradia, do PSH, BNDES e do “Minha Casa Minha Vida”.

Segundo Ricardo, algumas as habitações populares estão em construção e outras serão iniciadas em breve em todas as regiões do Estado.

O governador informou que em Bayeux serão construídas 2.240 casas do Programa” “Minha Casa minha Vida”, e em Santa Rita, 1024 habitações dentro do “Minha Casa, Minha Vida e mais 25 dentro do Pró-Moradia. “Temos a certeza que nesses quatro anos entregaremos muitas casas populares reduzindo o déficit habitacional do Estado. Estamos retomando as obras de três conjuntos em Campina Grande, como o Conjunto Três Irmãs que estava parado há oito anos. Também pagamos a contrapartida de municípios para a construção de 2029 casas para não perder os recursos”, explicou.

Segundo dados da Cehap, na 1 região geoadministrativa polarizada por João Pessoa estão em construção ou com obras a iniciar 6.079 casas; na 2 região administrativa (Guarabira) 219; na 3 região (Campina Grande) 3.828; na 4 região (Cuité) 582; na 5 região (Monteiro) 270; na 6 região (Patos) 120 unidades; 7 região Itaporanga) 190; 8 região (Catolé do Rocha) 240 casas; 9 região (Cajazeiras) 485; 10 região (Sousa) 568; 11 região (Princesa Isabel) 90, 12 região (Itabaiana) 474; 13 região (Pombal) 251 e 14 região (Mamanguape) 1839 unidades habitacionais.

Além do anúncio das habitações, o governador da Paraíba abordou assuntos importantes, como segurança, água e saúde.

Segurança – Ricardo Coutinho disse que as ações de segurança estão sendo feitas com a territorialização das áreas e que, nas próximas semanas, entrega um Centro Integrado das Polícias Militar e Civil em Manaíra. Ele acrescentou que outros serão instalados em Mandacaru, Cristo e Rangel. “Vamos juntar as polícias Militar e Civil. É algo que não dá para ser diferente porque as duas polícias se complementam e precisam desenvolver um trabalho articulado”. De acordo com Ricardo, a meta do governo é territorializar a Paraíba de forma que cada região tenha um delegado e um comandante de batalhão responsável pela área com metas de redução de criminalidade. O governador informou que os índices de homicídios em João Pessoa ainda são altos, mas que já diminuíram consideravelmente em Campina Grande e no interior. “O problema é que nos últimos três anos a Paraíba vinha registrando um crescimento vertiginoso na taxa de homicídio, cerca de 40 por cada 100 mil pessoas. É preciso um trabalho intenso no combate ao crack e ao cuidado com os usuários”.

Água – O governador lembrou que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, estará nesta sexta-feira (17) na Paraíba para assinar termos de compromisso para construção da barragem de Nova Camará, da barragem de Pitombeiras e de mais seis barragens na região e do termo de compromisso para interligação da barragem de Acauã a Araçagi que possibilitará a distribuição da água do Rio São Francisco no Estado. As obras representam um investimento de mais de um R$ 1 bilhão.

Saúde – O governador garantiu que irá construir o Hospital Regional de Mamanguape no valor de quase R$ 10 milhões e do Centro de Oncologia de Patos. Ele busca recursos para construir o Hospital Metropolitano de Santa Rita e de Pedras de Fogo. “Mesmo com dificuldades, ampliamos o número de atendimentos no hospital regional de Campina Grande, Sousa e Cajazeiras. Investimos também na reforma do Hospital de Patos. Existe uma reação positiva, mas falta a constituição do sistema, e temos a certeza que teremos a alta complexidade nas regiões, descentralização da oncologia e a consolidação de uma rede de pequenos hospitais”.



Secom