domingo, 16 de agosto de 2009

Dos nove municípios da Região, apenas o Lastro perdeu habitantes segundo dados do IBGE

16/08/2009.
O IBGE divulgou na ultima sexta-feira (14), as estimativas das populações residentes nos 5.565 municípios brasileiros em 1º de julho de 2009. Esta divulgação anual obedece à lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e ao artigo 102 da lei nº 8443, de 16 de julho de 1992.

As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários, e o parâmetro usado pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

Segundo as estimativas, em 2009 o Brasil tem 191,5 milhões de habitantes espalhados pelas suas 27 unidades da federação e 5.565 municípios. São Paulo se destaca como a unidade da federação mais populosa, com 41,4 milhões de habitantes, seguida por Minas Gerais (20 milhões) e Rio de Janeiro (16 milhões). Nestas três unidades da federação da Região Sudeste concentram-se cerca de 40,4% da população brasileira.

Sousa e Região :

De 2008 para 2009 a estimativa de crescimento populacional do município de Sousa foi de 362 habitantes, o que representa 0,54% de um ano para o outro.

Dos municípios vizinhos a Sousa, apenas Lastro não mostrou crescimento. Ainda de acordo com os dados, a estimativa de decréscimo populacional foi de 23 habitantes.

Já Aparecida com 84 habitantes registrou o maior acréscimo, seguido de Marizopolis com 73.

2009:
Sousa 65.930
Aparecida 7.523
Lastro 2.917
Marizópolis 6.384
Nazarezinho 7.242
Santa Cruz 6.664
São Francisco 3.540
São José da Lagoa Tapada 8.029
Vieirópolis 4.890

2008:
Sousa 65.568
Aparecida 7.607
Lastro 2.894
Marizópolis 6.457
Nazarezinho 7.248
Santa Cruz 6.677
São Francisco 3.544
São José da Lagoa Tapada 8.067
Vieirópolis 4.908



LEVI DANTAS

Neném e Rafa, uma historia de amor que terminou em Cadeia

16/08/2009.
A Polícia Militar apreendeu na manhã deste domingo, dia 16 de agosto, cerca de mais de 60 pedras de Crack, que se encontravam na residência de um Casal de Homossexuais que reside na vizinha Cidade de Marizópolis, a apreensão ocorreu após cumprimento de um mandado de busca e apreensão.

O que parecia uma linda historia de amor, terminou em mais uma prisão de traficantes que vinham agindo em nossa região, repassando drogas para viciados que compravam o produto até com Cartões do Bolsa família.

Neném e Rafa, na Cadeia revelaram o seu amor, cuja historia será narrada nesta segunda-feira no Programa FM Alerta.


Mário Gibson com Foto de Hidroastro Abrantes do Sertão Informado

Pesquisadores desevolvem exame que detecta nova gripe em 5 minutos

16/08/2009.
Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram um teste rápido e barato para detectar o vírus da nova gripe. Agora, em apenas 5 minutos, vai ser possível identificar se a pessoa está com a doença. Um tempo que pode ser determinante para o tratamento do paciente, já que o procedimento tradicional levam em torno de 15 dias para apontar o resultado.

Além da velocidade, o teste tem um outro benefício. Cada exame deve custar R$ 0,75. Atualmente, os testes tradicionais para detectar a nova gripe só são feitos em quatro laboratórios do País: São Paulo, Belém, Paraná e Rio de Janeiro.

Os primeiros testes começaram há dois anos. Os pesquisadores do Departamento de Física da UFPE desenvolveram estas partículas fluorescentes para serem usadas nos diagnósticos de doenças provocadas tanto por bactérias quanto por vírus. Técnica que, agora, está sendo testada também para identificar o vírus da nova gripe, o H1N1.

Para fazer o procedimento que revela se o paciente está ou não infectado, os pesquisadores misturam, numa máquina, que é uma impressora de moléculas, o material genético coletado às partículas fluorescentes. O resultado do teste é rápido: fica pronto em cinco minutos.

Atualmente os exames realizados para detectar a presença do H1N1 em uma pessoa com sintomas da nova gripe levam, em média, 15 dias para serem concluídos. Mas, por enquanto, o novo método ainda não pode ser adotado nos hospitais do país.

“O nosso teste usa como vantagem a identificação do DNA. Então, ele pode ser usado para qualquer doença causada por um vírus ou por uma bactéria, por exemplo, para a qual nós saibamos qual é o segmento específico do DNA que caracteriza aquela doença”, explica Celso Melo, coordenador da pesquisa.


UFPE / pe360graus.globo.com

Confusão, Projetos encalhados do Governo Municipal e rescaldo da Campanha pode atrapalhar concessão de Título de Cidadão para Leonardo na Câmara

16/08/2009.
A propositura do Vereador Adilmar de Sá Gadelha (Caca), que propõe a concessão de um Título de Cidadão sousense para o Deputado Estadual Leonardo Gadelha, começa a ganhar novos capítulos. Segundo informações de bastidores, dois motivos estariam atrapalhando a aprovação da matéria. O primeiro se deve ao rescaldo da campanha política de 2008, onde o atual prefeito que nasceu em Sousa mais mora na Cidade de Juazeiro, que tanto foi tratado de forasteiro pelos seus adversários e agora justamente estas mesmas pessoas aparecem mostrando quem é que é de verdade, o forasteiro, disse a fonte. O segundo motivo trata-se do tratamento que os parlamentares da bancada de oposição vem dando aos projetos de autoria do executivo, que segundo as informações se encontram encalhados sem aprovação, o último deles o da secretária de agricultura, e outros como o da restruturação da secretaria de saúde.

Parece que o céu de brigadeiro que parecia existir no Legislativo Municipal pode estar com os dias contados, e o título de Cidadão sousense para o brasileense Leonardo Gadelha, poderá se tornar bastante polêmico, já que há quem aposte de que a propositura possa ser derrotada, caso não haja um entendimento entre os projetos do executivo que ainda tramitam na Câmara Municipal de Sousa continuem encalhados.

Agora é aguardar e a perguntar vai ficar no ar, será que passa o projeto do vereador Caca Gadelha sobre o Título de Cidadão para o Deputado Estadual eleito por Sousa Leonardo Gadelha?

Parece que a velha forma de fazer política na Cidade de Sousa vai continuar prevalecendo.


Mário Gibson com informações de fontes

Finalmente, Campinense volta a vencer na Série B, mais continua na lanterna

16/08/2009.
Jogando ontem (15) no vizinho Estado do Rio Grande do Norte, o Campinense clube da Paraíba conseguiu conhecer o gosto da vitória. A partida foi contra o ABC no Estádio Frasqueirão, e o placar terminou em 2x1, sendo que o gol da vitória foi marcado por ele Edmundo, de cabeça.

Mesmo com a vitória, o time paraibano continua na lanterna da competição, sendo que o próximo compromisso da Raposa será na terça-feira, 18, a partir das 21h, em Campina Grande, no Estádio O Amigão, diante da Portuguesa que perdeu dentro de casa para o Vasco pelo placar de 3x1.


Mário Gibson

Vereador do PTB pode assumir Comando do PSB de Nazarezinho

16/08/2009.
O Vereador Francisco Batista, o Cabo Chico poderá trocar o PTB pelo PSB, a informação partiu do atual presidente da legenda na Cidade, Bosco Pedrosa. De acordo com as informações os entendimentos já foram iniciados, com isso, o que já é publico e notório, agora deverá ser oficializado, que é o rompimento do vereador petebista com o prefeito Juninho de Braga.

O parlamentar mirim ainda não definiu se irá realmente trocar de partido, mais uma coisa é certa, vereador e chefe do executivo não estarão no mesmo palanque em 2010.


Mário Gibson