quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vice-governador diz que preferência de Ricardo Coutinho na presidência da Assembleia é para quem votou nele

O vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB) declarou na manhã desta quarta-feira, (05), que o governador Ricardo Coutinho (PSB) tem preferência para a presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). “Ele quer na presidência quem votou nele nas últimas eleições”, ponderou.

“A orientação de Ricardo Coutinho é que o nome saia da base aliada desde o início das eleições e nós estamos construindo esse nome”, declarou.

Tudo indica que a preferência do atual governador seja mesmo para a reeleição do atual presidente da ALPB, Ricardo Marcelo, que apesar de tucano, apresentou comportamento dissidente durante a campanha eleitoral, manifestando apoio ao ex-governador José Maranhão (PMDB), mas pode ser finalmente reconduzido a mesa diretora da ALPB.

Para Gouveia, a preocupação do Governador neste instante é construir uma candidatura de consenso. Além de Ricardo Marcelo, mais três nomes da base aliada se autoproclamaram candidatos, são eles Tião Gomes (PSL), Lindolfo Pires e Antonio Mineral (ambos do PSDB).

“Precisamos de uma candidatura única, queremos formar uma mesa eclética”, finalizou Rômulo Gouveia.



PB Agora

Zé Aldemir volta a criar problemas e desta feita a nova vítima é o Novo Governador Ricardo Coutinho

O Deputado Estadual, Zé Aldemir (DEM), foi visto nos corredores da Secretaria de Saúde do Estado, acompanhado do Ex-Prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio na manhã desta terça-feira (04) com o objetivo de emplacar uma pessoa de sua confiança no 9º Núcleo de Saúde da Terra de Padre Rolim.

Ao chegar, descobriu que a pessoa indicada, tratava-se de alguém próximo a Dr. Paulo Artur de Uiraúna.

Zé Aldemir começou a ligar para o Secretário de Saúde, Dr. Mário Toscano querendo saber mais detalhes da informação, porque tinha a pretensão de substituí-la por outro nome.

Para a decepção do Parlamentar Cajazeirense, foi comunicado que a Enfermeira apontada para ocupar o cargo no 9º Núcleo, se tratava não somente da indicação do grupo do Dr. Paulo Artur, como se tratava de uma pessoa próxima do Governador Ricardo Coutinho, portanto, não tinha a mínima possibilidade de rever o pleito do Deputado Zé Aldemir.

Ao sair do Gabinete do Secretário de Saúde, Zé Aldemir se encontrou com várias pessoas nos corredores, e não deixou por menos, desabafou para todos que estavam ali ouvir: “Para o Governador, Ricardo Coutinho, Deputado, e Merda, são as mesmas coisas”.

Ao proferir essa frase o Deputado adentrou outra sala para conversar com outros subalternos.

A reportagem procurou ouvir o Deputado para esclarecer o assunto, no entanto ainda não o encontrou. Fica o espaço aberto para assessoria do Parlamentar.




FolhadoSertão
Pereira Jr

Vitalzinho defende que a presidente Dilma adote medidas para conter aumento das mortes por obesidade no Brasil

O deputado federal e Senador eleito Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB-PB) defendeu nesta quarta-feira (05) que a presidente Dilma Rousseff (PT) adote medidas para conter o aumento no número de mortes no Brasil ocasionadas por doenças relacionadas à obesidade. Ele sugeriu a adoção de programas de enfrentamento da obesidade, “com propostas de ações desenvolvidas por diversas áreas do governo, que deverão incluir, além da Saúde, os ministérios dos Esportes e o da Educação”.

Vitalzinho disse que o Congresso Nacional tem a obrigação de regulamentar leis que adotem medidas para coibir os alimentos muito calóricos e gordurosos nas estruturas públicas, “evitado que escolas e hospitais tenham em seus cardápios alimentos que propiciem o desenfreado problema que começa na infância, passa pela adolescência e consomem os adultos”.

Vitalzinho citou estudos segundo os quais o Brasil, se não adotar medidas urgentes, atingirá o mesmo padrão de obesidade da população dos Estados Unidos, em 2022. “Além de favorecer a diabetes, a obesidade também é considerada fator de risco para alguns tipos de câncer, outra doença cujo índice de mortalidade aumentou 4% no País entre 1995 e 2007, cujas causas se dão exclusivamente pelo envelhecimento e sedentarismo da população”.

Estruturação e novas leis - Ele pediu que o governo da presidente Dilma atue de forma eficaz no combate dessa preocupação nacional, “aparelhando adequadamente serviços de saúde dos estados e criando leis que visem proibir e/ou coibir que crianças e jovens sejam induzidos a consumir os pseudo saborosos, calóricos e gordurosos alimentos”.

Para Vitalzinho, esses argumentos são necessários por uma questão de saúde pública, vez que estamos ligados a estatísticas que comprovam esse desenfreado problema que vem vitimando os brasileiros. “Proponho um amplo debate sobre esse problema e seus malefícios, tema de extremo interesse dos brasileiros, que sofrem vendo seus filhos e parentes morrendo por causa da morbidez da gordura no organismo”.

Ele concluiu alertando para o fato de o problema da obesidade já atingir o Brasil “de forma preocupante”, provocando reflexos nas estatísticas de mortalidade. “O Ministério da Saúde aponta um crescimento de 10% das mortes provocadas por diabetes mellitus entre 1996 e 2007. A doença, intimamente associada ao aumento de peso, é a terceira causa de mortalidade no Brasil, atrás de doenças cerebrovasculares (como derrame) ou do coração. Em 2005, ela ocupava o quarto lugar neste mesmo ranking”, finalizou.




Assessoria

Ganhador do carro zero quilômetro rifado por amigos de Jeová fala de sua alegria e da solidariedade ao parlamentar

Ganhar um automóvel zero quilômetro no início do ano pode ser um sinal de muita sorte em 2011. E o defensor público José Ricarte de Oliveira, vencedor do Ford Fiesta Hatch zero quilômetro rifado pelos amigos do deputado Jeová Campos e sorteado na tarde desta terça-feira (04), em Cajazeiras, que o diga, pois com inúmeras dificuldades financeiras desde 2008, quando sofreu um sério acidente de carro e parou de trabalhar, a conquista com certeza se traduziu em boas novas.

“Foi maravilhoso ganhar este carro. Eu estava com muita dificuldade financeira e este carro aliviará bastante este ano”, afirmou ele, elogiando Jeová. “Mesmo com uma situação não tão confortável, fiz questão de ajudar Jeová. Ele é uma pessoa correta e bastante batalhadora”, destacou José Ricarte.

Para ele, a solidariedade ao parlamentar, que teve que se desfazer de bens para pagar dívidas da última campanha eleitoral, era o mais importante naquele momento. “Ele me deu bastante apoio moral enquanto eu me recuperei do meu acidente. Agora era a minha vez de contribuir e mostrar minha solidariedade”, observou Ricarte, louvando também a iniciativa dos amigos do parlamentar. “Quero agradecer também aos amigos dele, que além de mostrar o quanto Jeová é amado por todos, ainda me deu a oportunidade de tentar a sorte”, brincou, lembrando que dentre 500 bilhetes, o dele foi o grande vencedor.

Jeová, que também comemorou seus 46 anos de idade no mesmo dia do sorteio, atribuiu a Deus a sorte de José Ricarte. “Só Deus para perceber quem de verdade precisava ganhar esse carro. Fico feliz que ele tenha ido para alguém como ele”, afirmou o deputado, que depois do sorteio participou de outro evento de comemoração ao seu aniversário, desta vez realizada na Praça Juvêncio Carneiro, em Cajazeiras.




Fotos - Blog do Furão
News - Assessoria & Comunicação

Lindolfo, Tião e Mineral preparam investida contra Ricardo Marcelo

O presidente Ricardo Marcelo (PSDB) vai enfrentar uma verdadeira guerra em sua tentativa de conquistar a reeleição em 1º de fevereiro, dia da posse dos eleitos em outubro passado. Os deputados Lindolfo Pires (DEM), Tião Gomes (PSL) e Antônio Mineral (PSDB), três presidenciáveis, prometem ir para cima do principal concorrente.

Os três se uniram nesta terça-feira, 4, para unificar o discurso sobre quem é quem nesta disputa pela presidência da Mesa Diretora da Assembleia. “Ele (Ricardo Marcelo) não pertence a base política do governador Ricardo Coutinho; portanto não poderia se incluir dentro do nosso bloco”, afirmou o deputado Tião Gomes.

O deputado Lindolfo Pires, por telefone, disse que o seu foco é a presidência da Assembleia e não poderia conversar sobre um projeto que não seja esse. “De fato, estou focado na disputa de presidente da Mesa Diretora”, afirmou ele ao se referir sobre o que foi divulgado, com exclusividade, sobre a possibilidade dele vir a ser líder da bancada de sustentação do novo governo.

Neste terça-feira, Lindolfo, Tião e Mineral se reuniram para traçar uma estratégia para reduzir a caminhada do colega Ricardo Marcelo a reeleição para o cargo de presidente da Mesa Diretora da Assembleia.



Paraiba.com.br

Rompimento á vista: Heronildes resolve encarar candidatura para Prefeito em Vieirópolis

A oposição de Vieirópolis resolveu mudar as regras do jogo para enfrentar o candidato do Prefeito Marcos Pereira de Oliviera nas eleições de 2012, e a idéia já está dando resultados, a título de hoje, o empresário Heronildes Martins, proprietário de um Supermercado na Cidade de Sousa, mais que atua ativamente há muitos anos na política vieiropolense foi a alternativa encontrada para poder rachar a situação e partir para uma vitória em 2012, frente ao Candidato Situacionista, que é o atual vice-prefeito Antonio de Braga.

Agora, Heronildes passa a ser a dor de cabeça do vice prefeito, pois, além de contar com todo o apoio da bancada oposicionista, faltando apenas uma reunião com a ex-prefeita Santa Oliviera, o empresário deve rachar a situação, já que tem simpatizantes dentro do esquema comandado pelo médico Marcos Pereira. Além do mais, o Comerciante tem uma moeda muita importante para o sucesso das eleições de Vieirópolis, restando apenas saber se ele tem coragem de usá-la.

De acordo ainda com as informações, as conversas passaram a evoluir após um encontro, entre o situacionista com o ex-prefeito Célio da Usina, em uma confraternização, ocorrida entre crediaristas da Cidade de Vieirópolis, onde a cerveja rolou, e a proposta agradou Martins, para tanto, este resolveu no último domingo ter uma conversa com o seu aliado de grandes campanhas, Marcos Pereira, conversa esta que aconteceu no Hospital Santa Terezinha no último domingo, onde pessoalmente comunicou ao Prefeito sua intenção de disputar as eleições de 2012, sendo, que Marcos teria deixado claro de seu compromisso com o seu vice Antonio de Braga.

Dizem que Heronildes Martins também tem a admiração do Grupo Político de outros dois empresários sousenses que militam na política de Vieirópolis e também são aliados de Marcos Pereira.


O caldo engrossou.




Mário Gibson

(Foto-Veirópolistemnoticia)

Mínimo diferente de R$ 540 será vetado, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez hoje a mais enfática defesa do salário mínimo de R$ 540, definido pelo governo por Medida Provisória que ainda será examinada pelo Congresso Nacional. 'Se vier algo diferente disso, vamos simplesmente vetar', disse Mantega, em entrevista coletiva. Ele argumentou que o valor definido está em um patamar que preserva o equilíbrio das contas públicas e a coerência da política fiscal. 'Um aumento acima disso pode provocar expectativas negativas, até mesmo de inflação', afirmou o ministro, explicando que um valor maior elevaria os gastos com a Previdência e deterioraria as contas públicas. 'É temerário, neste momento, um mínimo acima de R$ 540', disse.

Mantega lembrou que os R$ 540 são resultado da política de valorização do piso salarial do País implementada nos últimos anos - que prevê a correção pela inflação mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Segundo ele, essa política permitiu uma grande valorização do mínimo nos últimos anos e tem dado certo. 'Se não cumprir agora essa política, vira brincadeira', afirmou.

Corte de gastos

O ministro da Fazenda anunciou hoje que haverá 'uma redução razoável de gastos' em 2011. 'O fato é que devemos desembocar numa redução razoável de gastos. Mas não tem parâmetro', disse, ao comentar que os números que têm saído na imprensa não estão corretos. 'Tudo o que a gente conseguir reduzir, nós faremos', afirmou.

Mantega explicou que essa redução do gasto público faz parte 'de um movimento cíclico da economia'. 'Saímos da fase de recuperação da economia, onde o Estado teve de gastar mais. Agora, estamos em outra fase, em que o Brasil está consolidado e a economia pode caminhar com seus próprios pés e não precisa tanto do estímulo fiscal', disse Mantega. 'Vamos reduzir o estimulo fiscal. Portanto, a demanda pública vai diminuir, abrindo espaço para que a demanda privada cresça', afirmou. 'Agora, o Estado pode sair, reduzir o peso e vamos ter um resultado fiscal maior', disse Mantega.

Apesar do menor peso da demanda estatal na economia, Mantega afirmou que o crescimento brasileiro vai continuar e que o PIB deve ter expansão em torno de 5% em 2011. 'É uma reacomodação da política monetária e fiscal', disse o ministro, ao comentar a mudança do jogo de forças que deve manter a economia aquecida neste ano.



estadão