sexta-feira, 1 de junho de 2012

Prefeito reagrupa situação e lança chapa para disputa majoritária de 2012

Após inúmeras reuniões o prefeito do município de Lastro, Jose Vivaldo Diniz decidiu na noite desta quinta-feira dia 31 de maio de 2012, a tão esperada chapa de situação coordenada pelo gestor municipal, do qual após vários entendimentos se decidiu pelos nomes de Ronaldo Gonçalves Soares Sobrinho para prefeito e para vice Gilberto Nonato de Abrantes.

Segundo as informações, alem da escolha da chapa, o grupo situacionista ainda conseguiu de quebra o retorno dos que fazem o Partido dos Trabalhadores, inclusive com a volta do advogado Lincom Bezerra de Abrantes que desistiu da disputa para o pleito de 2012.

Agora resta-nos aguardar a divulgação da chapa do grupo de oposição que pode ter Emanuel de Manuel do Bar faltando apenas a escolha do vice.

Mario Gibson

Cidade de São Francisco PB implanta Coleta Seletiva

A gestão municipal de São Francisco antecipando o que estabelece a Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) que prevê o fechamento dos lixões até 2014, implantou no ultimo dia 21/05 a Coleta Seletiva em 100% da área urbana e no Distrito de Ramada, antes da implantação foi feito na cidade uma serie de reuniões com o Legislativo, Executivo, Servidores Municipais, Sociedade e Catadores.

No mês de abril o Ministério Publico da Paraiba na pessoa do Promotor Estadual do Meio Ambiente Dr. José Farias promoveu uma Audiência Publica com o intuito de prestar a população maiores esclarecimentos sobre a lei.

Nas semanas que antecederam a implantação foi feito um forte trabalho de conscientização, mobilização e divulgação com o acompanhamento do MP/PB de como funcionaria a coleta na cidade, a população foi orientada a separar seus resíduos em 03 recipientes distintos, 01 para lixo Não Reciclável, 01 para lixo Reciclável e 01 Lixo Orgânico.

Os resíduos de saúde oriundos das residências estão sendo entregues na Unidade de Saúde que acondiciona de forma adequada e entrega para uma empresa incinerar, baterias, lâmpadas, pilhas e equipamentos eletrônicos são entregues em um ponto de recebimento na secretaria de obras que os enviara de volta as indústrias.

Já no primeiro dia da coleta seletiva observou-se uma adesão de 78%, mostrando assim que é possível preservar o meio ambiente.

A prefeitura integra o Consorcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos juntamente com as cidades de Aparecida (coleta seletiva implanta), Nazarezinho (coleta seletiva implanta), Vieiropolis (em fase de mobilização para implantação), Lastro (em fase de mobilização para implantação no dia 09/06/12), São José da Lagoa Tapada (em fase de mobilização para implantação no dia 18/06/12) e Santa Cruz.

A empresa Realmix Consultoria e Acessória foi contratada para elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e gerenciar a Coleta Seletiva.



Simone Nascimento

Assessora Tecnica

Prefeitura de Sousa Contempla Mais 63 Gestantes Carentes Pelo Programa “Meu Bebê”

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, participou na manhã desta sexta-feira (01/06) da solenidade de entrega de enxovais para as gestantes carentes do Município pelo programa social “Meu Bebê”, que objetiva auxiliar e oferecer condições dignas para que as mães possam criar bem melhor os futuros sousenses.

Nesta solenidade foram beneficiadas 63 gestantes, totalizando somente neste ano 310 mães contempladas pelo programa “Meu Bebê”.

Cada kit “Meu Bebê” contém uma banheira, fraldas, toalhas e diversos utensílios indispensáveis para os cuidados do bebê.

O programa “Meu Bebê” tem como meta atender as gestantes carentes do Município de Sousa que estejam no 8º mês de gestação e que não têm condições financeiras em adquirir enxoval. As mães interessadas devem procurar a Chefia de Gabinete para efetuar o cadastro e logo receber o benefício.

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, destacou a importância do programa “Meu Bebê”.

“O programa (Meu Bebê) é um dos mais belos de nossa gestão, pois sabemos o quanto as mães querem oferecer o melhor para seus filhos e a Prefeitura de Sousa participa deste momento tão bonito que há entre o amor de mãe e filho”.

Prefeitura de Sousa vencendo com trabalho, com programas sociais que auxiliam e dão mais dignidade as famílias carentes do Município.



Ascom Sousa

Tribunal de Justica concede prazo para municípios devedores pagarem dívidas com precatórios



Os municípios do Sertão do Estado devedores de precatórios terão um prazo de 10 dias para apresentar, junto à Gerência de Precatórios do Tribunal de Justiça, cronograma de pagamento de seus débitos em parcelas mensais dos depósitos obrigatórios. A decisão foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça.

No Sertão, 26 municípios estão listados para comparecer ao Tribunal, no prazo fixado, visando tomar conhecimento das dívidas de precatórios. São eles os municípios de: Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Catingueira, Catolé do Rocha, Conceição, Ibiara, Igaracy, Imaculada, Juru, Lastro, Marizópolis, Monte Horebe, Patos, Piancó, Poço José de Moura, Princesa Isabel, Santana dos Garrotes, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São José de Piranhas, Serra Grande, Teixeira e Triunfo.

Na oportunidade, os representantes municipais devem apresentar um plano razoável para regularização dos passivos em parcelas mensais, nas formas constitucionais que regem a matéria, sob a pena da adoção de medidas coercitivas, entre as quais, seqüestro e retenção de valores para pagamentos dos precatórios, além de anotações no Cadastro de Entidades Devedoras Inadimplentes (CEDIM).

O Tribunal de Justiça já havia encaminhado advertência a todos os municípios em situação de inadimplência, no tocante às medidas que serão adotadas, em conformidade com os requisitos da Lei.
Uma das medidas para as entidades que permanecerem devedoras é tornar o município proibido de fazer empréstimo externo ou interno, além de não poder receber transferências voluntárias, bem como receber os repasses relativos ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal e ao Fundo de Participação dos Municípios.



Jornal da Paraíba

Câmara Criminal do TJPB nega recurso de prefeito contra vereadores acusados de injúria e difamação



Em sessão de julgamento realizada na manhã desta terça-feira (29), a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba julgou duas apelações criminais envolvendo o prefeito de Paulista, Severino Pereira Dantas, e dois vereadores daquele município; Cícero Alves Matias e Damião de Medeiros Marques. Os apelos foram movidos pelo prefeito, com o objetivo de modificar a sentença de primeiro grau, na qual o prefeito acusa os parlamentares de injúria e difamação.

Segundo os autos, a decisão da juíza Elza Pedrosa rejeitou a queixa-crime ofertada pelo prefeito de Paulista - localizado no Sertão paraibano e a 310 Km de João Pessoa - contra os vereadores, pelos crimes, em tese, de injúrias e difamação, como também uma indenização de R$ 1.000,00. Isto porque, sete parlamentares mirins acionaram o prefeito na Justiça, por contratação de falsos médicos e consequente exercício irregular da profissão.

Segundo os argumentos da ação movida pelo prefeito, os vereadores teriam participado de algumas entrevistas a diversos sites e blogs, “afirmando que o prefeito era formador de quadrilha por contratar falsos médicos. Já os vereadores afirmam que nunca deram nenhuma declaração sobre o assunto na internet e que apenas pediram, através de representação que o Ministério Público, que investigasse o caso da contratação dos falsos médicos.

O relator das apelações na Câmara Criminal, desembargador João Benedito da Silva, disse que não houve crime contra a honra, “já que os fatos narrados na inicial acusatória não ultrapassaram os limites previstos no diploma constitucional “que garante a inviolabilidade do parlamentar.” (Artigo 29 da CF).


TJPB/Gecom – Fernando Patriota