terça-feira, 29 de novembro de 2011

Governo paga salários de novembro nestas terça e quarta-feira

Começa nesta terça-feira (29) o pagamento dos servidores estaduais, recebendo primeiro os aposentados e pensionistas. Na quarta-feira (30) receberão os servidores da ativa da administração direta e indireta. "O governador Ricardo Coutinho mantém o esforço de pagar o salário dentro do mês trabalhado, como uma forma de valorizar os cerca de 110 mil servidores estaduais", afirmou a secretária Estadual da Administração, Livânia Farias.

Os servidores efetivos ativos, aposentados ou pensionistas que não atualizaram o cadastro junto à PBprev, sistema de previdência da Paraíba, e que continuam com salários bloqueados devem entrar em contato com a PBPrev pelo telefone (83) 2107-1100.

Ascom

Câmara do TCE vai se reunir para exame de 69 processos

Somam 69 os processos constantes da pauta de julgamentos da 2ª Câmara Deliberativa do Tribunal de Contas da Paraíba para esta terça-feira (29), a partir das 14 horas. Há, em meio a eles, 17 pedidos de registro de pensões e aposentadorias para servidores públicos ou seus dependentes.

A 2ª Câmara verificará processos decorrentes de pregões, concorrências, tomadas de preço, dispensas de licitação e convênios oriundos, caso a caso, das Prefeituras de Araçagi, Areia, Borborema, Campina Grande, Carrapateira, Fagundes, Itapororoca, Patos e São José de Piranhas.

Também, das Secretarias de Estado da Administração, Saúde, Planejamento e Gestão e Cidadania e Justiça, da Secretaria da Administração de Campina Grande, do Departamento de Estradas de Rodagem e da Companhia de Águas e Esgotos.

Da mesma pauta constam, ainda, processos decorrentes de inspeções especiais realizadas na Prefeitura de Várzea e na Câmara Municipal de Uiraúna. Presidida pelo conselheiro Arnóbio Viana, a 2ª Câmara do TCE costuma reunir-se às terças-feiras.



TCE

Prefeituras da PB terão adicional de 60% sobre FPM

O Fundo de Participação dos Municípios será engordado em até 60%. O aditivo cairá nas contas das prefeituras paraibanas dia 10 de dezembro.

A informação foi revelada hoje pelo presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba, Buba Germano.

Ele explicou que a diferença corresponde a incremento de 1% sobre a arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Renda (IR) de dezembro do ano anterior até novembro do ano corrente.

Pelos cálculos de Germano, o aditivo será de aproximadamente R$ 2,779 bilhões, distribuídos entre os municípios do País.



Adriana Bezerra

Ministério Público denuncia Prefeito de Paulista por prática de Nepotismo

O procurador Geral de Justiça da Paraíba, Dr. Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, denunciou o prefeito de Paulista, Severino Pereira Dantas por prática do nepotismo na administração Municipal.

A denúncia do procurador no Tribunal de Justiça, é baseada no relatório final da CPI do nepotismo que foi instaurada no âmbito da Câmara Municipal de Paulista e descobriu que o prefeito local contratou dezenas de parentes seus, do vice prefeito e dos secretários da Prefeitura, durante os anos de 2009, 2010 e 2011

A contratação de parentes para trabalhar na administração pública, direta ou indireta, é denominada Nepotismo e é considerado ilegal e imoral pela Súmula Vinculante Nº 13 do Supremo Tribunal Federal.

Vejam:

"A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal."

Esta já é a segunda denuncia feita pelo Procurador Geral de Justiça contra o prefeito de paulista, a primeira foi baseada no relatório da CPI dos Balancetes que investigou o não envio ou retardamento dos balancetes mensais e balanços anuais da administração à Câmara de vereadores.

Se o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, receber as denuncias do Ministério Público Estadual contra o prefeito e julgar procedentes, o mesmo poderá ser afastado do cargo e ficar inelegível para disputar cargos políticos.

O Tribunal de Justiça já citou o Prefeito para apresentar defesa na primeira denuncia, em relação ao não envio dos balancetes à Câmara Municipal. Segundo informações de oficiais de Justiça da Comarca de Paulista, a carta de ordem enviada pelo TJPB para citar o prefeito já foi devolvida ao TJPB.

O gestor deverá ser notificado da segunda denúncia nos próximos dias e terá prazo de 15 dias para apresentar defesa e arrolar testemunhas.



Ascom