domingo, 1 de julho de 2012

PT, PV, PCdoB e PTDOB aguardam pelo PMN



Depois de fechar uma forte coligação na chapa proporcional, os partidos do PT, PV, PCdoB e PTDOB aguardam pela definição do Partido da Mobilização Nacional que terá uma nova reunião na tarde de hoje para definir o seu rumo político na Campanha de Sousa.

De acordo com informações a reunião será realizada neste domingo a partir das 16 horas. No momento o grupo de oposição aguarda pela vinda do Partido que quer a vice na Chapa de André Gadelha, já o grupo de situação tem esperanças de que até o dia 05 de julho seja confirmado o chapão na coligação proporcional que já tem 4 partidos coligados.



Mário Gibson

Em São Francisco oposição lança chapa “puro sangue”



Durante convenção realizada neste dia 30 na Comunidade do Sítio Prata no município de São Francisco, o PPS lançou uma chapa puro Sangue, representado pelo vereador Geroncio Sucupira Junior, Junior de Geroncio para prefeito e Francisco de Assis Vieira PPS (Bodão) como candidato a vice.

Quanto ao ex-vereador Marquinhos do PT, este disputará mais uma vez uma vaga na Câmara de Vereadores do município de São Francisco. O grupo oposicionista desistiu ainda de lançar o nome de Zé Neto de Geroncio e indicaram o nome do ex-vereador Acilon Neto da comunidade de Prata, para ao lado de Marquinhos e dos demais candidatos sejam os puxadores de voto da chapa proporcional nas eleições municipais.



Mário Gibson

Em Vieirópolis: Situação e Oposição homologam chapas




O final de semana e feriadão de São Pedro foi de muita movimentação política na Cidade de Vieirópolis com as convenções municipais de 2012, onde situação e oposição homologaram suas chapas.

Pela Situação, com o apoio do atual prefeito Marcos Pereira de Oliveira do PTB, o PSD lançou o nome de Antonio de Braga, atual vice-prefeito tendo como candidato a vice, o nome do empresário Zé de Miro. Já a Oposição, lançou a chapa Remédios de Célio com o nome de Jose Ilton Duarte o Birí da Cachoeira, como vice.

Houve muita movimentação na Cidade, que tradicionalmente tem realizado grandes embates no campo político em seus pelitos municipais.



Mário Gibson

Lafayette Gadelha perde briga com Gervásio e não poderá disputar eleições de 2012



O jovem Lafayette Pires Gadelha do PT de Sousa não conseguiu reverter a tempo a decisão judicial que devolveu a presidência do Partido dos Trabalhares, diretório de Sousa e, saiu prejudicado de sua pretensão política para o ano de 2012.

Além de não conseguir derrubar a liminar, viu Gervasio Bernardo presidir a convenção, que inclusive não homologou o seu nome na relação do partido ficando assim impedido de disputar uma das 13 vagas da Câmara de Vereadores de Sousa.

Mesmo que haja ainda alguma reviravolta na decisão judicial, entendem alguns analistas, especialistas no Direito Eleitoral que Lafayette não poderá mais se quer pleitear a indicação para ser candidato, pois, não foi homologado em convenção.

Para um advogado que não quis se identificar, pode até acontecer alguma reviravolta em termos de diretório, mas pelo estatuto do PT, o que prevalece é o decidido em convenção, sendo assim, Gadelha não poderá almejar a sua pré-candidatura, e o partido também não poderá propor mais nenhum tipo de coligação na majoritária, ou seja, caminhará sem candidato a prefeito ou vice, tendo inclusive, a mídia destinada no horário eleitoral não realizada no espaço majoritário, sendo exibida apenas para os vereadores que se coligaram com o PCdoB e PTDOB na proporcional.



Mário Gibson

PSC e PRTB ainda aguardam definição do PT e excluem PMDB da coligação proporcional



Mesmo após toda a pressão sofrida pelos vereadores do PMDB de Sousa, “os pequenos” partidos do bloco de oposição não cederam e formaram coligação apenas na chapa majoritária com o PMDB, com isso, Daniel, Denis e na Ananias terão que redobrar as forças para garantirem os seus retornos a Casa de Otacílio Gomes de Sá.

Os dois partidos ainda aguardavam pelo PT, mas na noite de ontem o Tribunal de Justiça negou a liminar proposta pelos advogados do pré-candidato Lafayette Gadelha que poderá não disputar vaga na Câmara, pois, não compareceu a convenção e não teve o seu nome homologado na mesma.

O PMDB luta agora para atrair mais pré-candidaturas, já que por enquanto alem dos três vereadores os nomes mais referidos são os dos ex-vereadores Augusto Vieira e Mauricio Abrantes, além do Jovem Junior Cotó.  

Para garantir três vagas, o partido terá em média de conseguir 9.300 votos na chapa proporcional o que não será tarefa tão fácil com a saída dos pequenos partidos da coligação.



Mário Gibson

Ceilinho Mendes e Jucélio Formiga vão enfrentar chapa de situação em São José da Lagoa Tapada


Demorou mais ficou tudo definido, os membros da oposição homologaram em convenção os nomes de Ceilinho Mendes do PMDB e Jucélio Formiga para as disputas das eleições de 2012 no município de São Jose da Lagoa Tapada.

Ceilinho vereador mais votado do pleito de 2012 irá enfrentar o prefeito Neto de Coraci que vai para reeleição e terá como vice o empresário Jucelio que disputou com Neto a eleição de 2008 como companheiro de chapa. O atual grupo de situação está no poder a décadas e tem como principal trunfo a popularidade de seu ex-gestor, o ex-prefeito Claudio Antonio.



Mário Gibson

Deputado e médico formam chapa da oposição na Cidade de Sousa


A política é mesmo uma caixinha de surpresa, depois de ter contribuído para derrota de André Gadelha em 2008, o médico Jose Célio de Figueiredo que foi excluído da vaga de vice na referida eleição aceitou a proposta e foi homologado em convenção como vice do Deputado Estadual André Gadelha do PMDB.

A chapa PMDB e PSC precisa ainda passar por alguns obstáculos, a primeira será na esfera judicial, já que o medico sousense precisa ainda conseguir a sua filiação partidária, já que ficou sem legenda após julgamento proferido pelo juízo da 5ª vara da Comarca de Sousa, que constatou dupla filiação e determinou o cancelamento das referidas filiações, envolvendo PSB e PSC.

Se em 2008, o discurso era de que Gadelha não era uma boa opção para Sousa, agora o novo discurso já demonstra que as coisas mudaram, e para José Célio que votou em Lindolfo em 2012 para Deputado Estadual, não podia ser diferente, Andre já é o melhor nome para administrar a Cidade de Sousa.

De qualquer forma a aliança foi importante para o projeto político dos oposicionistas que vão enfrentar um verdadeiro rolo compressor no pelito de 2012.


Mário Gibson
Foto Folha do Sertão