segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Senadores batem boca em plenário por conta do Presidente da Casa José Sarney

03/08/2009.
Brasília - Acabou em bate-boca o discurso feito hoje (3) pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). Mais uma vez, o parlamentar peemedebista defendeu a saída de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado. Durante o pronunciamento do senador gaúcho, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), e o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), aliados de Sarney, fizeram duras críticas a Simon.

Em um aparte, Calheiros disse que o esporte preferido de Simon é falar mal de Sarney. “As pessoas intrigam, mas eu gosto de Vossa Excelência. Só lamento que o esporte preferido do senhor nos últimos 35 anos tenha sido falar mal do Sarney. Quando o PMDB indicou o presidente Sarney para ser vice-presidente do Tancredo Neves, desde aquele momento que o senhor fala mal do Sarney, porque queria ser o candidato a vice-presidente do PMDB e não conseguiu”, disse Renan.

“Isso é mentira, o senhor está inventando”, rebateu Simon. Calheiros ainda afirmou que Simon teria, em reuniões fechadas, apoiado a candidatura de Sarney à presidência do Senado. “Sou testemunha das reuniões da bancada em que Vossa Excelência pedia que o Sarney saísse presidente do Senado. Não entendo como Vossa Excelência fala mal de algumas pessoas, pede para as pessoas saírem e, em circunstâncias iguais, Vossa Excelência cala, silencia. Isso é o que lastimo em Vossa Excelência”, argumentou Renan.

“Recebo as afirmações de Vossa Excelência com muita tranquilidade. Acho que Vossa Excelência, como líder e como presidente [ex-presidente do Senado], é uma figura controvertida”, rebateu Simon, dizendo que Calheiros muda de posição conforme seus interesses políticos. “O senhor fez um acordo na China com o Collor e, na véspera dele ser cassado, o largou”.

Visivelmente nervoso, com respiração afegante, Collor disse que Simon deveria “engolir” e “digerir” suas palavras “como julgar conveniente”. “As minhas relações com o senador Renan Calheiros são conhecidas e das quais não me arrependi”, disse Collor, negando a existência da reunião com Renan na China. “O senhor fala sem saber o que aconteceu, não é testemunha. Tudo aquilo é pura invencionice”, afirmou Collor.


Edição: João Carlos Rodrigues

Para não arriscar o mandato, PMDB solicita ingresso em Ação que pede eleições indiretas na Paraíba

03/08/2009.
Segundo informações o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) solicitou, através de assessores jurídicos, o ingresso na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº. 155, ajuizada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba, junto ao STF - Supremo Tribunal Federal, onde o Legislativo paraibano pede a realizações de novas eleições de forma indireta no estado em face da cassação do mandato do ex-governador, Cássio Cunha Lima do PSDB, e seu vice, José Lacerda Neto DEM.

O partido requer seu ingresso na Ação, como condição de "Amicus Curiae" (amigo da corte) que é um instituto de matriz democrática, uma vez que permite que terceiros passem a integrar a demanda, para discutir objetivamente teses jurídicas que vão afetar a sociedade como um todo, incluindo-se, dessa forma, quando admitidos, nos limites subjetivos da coisa julgada.

Parece que o governador paraibano não quer nem ouvir falar em brincar com a sorte, e mostrou estar atenta a movimentação da ADPF que deverá ir a julgamento nos próximos dias no Supremo Tribunal Federal.


Mário Gibson com outros sites

Cássio, Ricardo e Carlos Antônio lideram pesquisa feita por opositores em Cajazeiras

03/08/2009.
As informações são oficiosas, ou seja, carecem de confirmação mas, o que se diz à boca miúda é que uma pesquisa realizada recentemente em Cajazeiras, dá o ex-prefeito Carlos Antônio (DEM) como o preferido pelo eleitorado para deputado estadual.
Segundo informação de fonte fidedigna, a pesquisa teria sido realizada por Augusto Ferraz (Sousa) e paga por aliado do atual prefeito Léo Abreu (PSB), que já a teria visto.

Na consulta, aparece também o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) como o preferido do eleitorado cajazeirense para o Governo do Estado.

Para Deputado Estadual:
- Carlos Antônio (DEM) - 36,0%
- Ant. Vituriano (PMDB) - 18,0%
- Zé Aldemir (DEM) - 10,5%
- Ricardo Barbosa (PSDB) - 0,1%

Para Governador:
- Ricardo Coutinho (PSB) - 27,0%
- Maranhão (PMDB) - 22,0%

Para Senador a fonte não me informou números, mas garantiu que Cássio está disparado, e que Marcos Barros foi escolhido, também disparado, como o melhor vereador de Cajazeiras.


Fonte - Fernando Caldeira

Depois de José Maranhão e Fábio Tyrone, Leo Abreu de Cajazeiras anuncia também venda da Folha dos Servidores

03/08/2009.
Depois da idéia do Governador José Marahão do PMDB de vender a folha dos servidores do banco Real para uma outra institição bancária, seguida também pelo Prefeito de Sousa Fabio Tyrone do PTB, que pretende mudar a conta dos servidores do Bradesco para a Caixa Econômica, agora é o prefeito Leo Abreu do PSB da vizinha Cidade de Cajazeiras, que pretende também seguir com o mesmo pensamento, principalamente depois que o Banco Real teria negado um pedido de empréstimo consignado para garantir o pagamento dos salários atrasados de 2008, deixados pela gestão Carlos Antonio.

De acordo com as informações, o prefeito já citou a referida agência sobre a sua decisão, e deverá anunciar nos próximos dias a abetura de uma licitação para escolha de um novo banco que possa pagar pela “folha de pessoal” um bom valor em dinheiro, que permitirá o pagamento de algumas contas em atraso, entre elas os salários do governo passado.

Mário Gibson

Deputado Lindolfo Pires quer elevar comarca de Sousa

03/08/2009.
O 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado estadual Lindolfo Pires (DEM) recebeu do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Luiz Sílvio Ramalho, a garantia que a Comarca de Sousa será elevada a Terceira Entrância Judicial. O encontro foi realizado na tarde desta segunda-feira (03/08) no gabinete da presidência do TJ-PB.

O objetivo da visita foi à entrega por parte do deputado Lindolfo Pires de requerimento – aprovado por unanimidade pela Assembleia - de sua autoria que prevê que a cidade de Sousa seja elevada à Terceira Entrância Judicial, beneficiando aproximadamente outros oito municípios localizados naquela microrregião. Segundo o parlamentar, a propositura prevê o cumprimento do art. 273 da Constituição do Estado da Paraíba que dispõe que os municípios com mais de cem mil habitantes tenham suas respectivas comarcas elevadas a entrança maior.

De acordo com o presidente do TJ-PB, a matéria será inserida ao projeto de Lei Orgânica do Judiciário do Estado (LOJE) e posteriormente apreciado pelo Pleno do Tribunal. “Nosso propósito é mesmo este, o de elevar a Comarca de Sousa a Terceira Entrância, o que já deveria ter acontecido a mais tempo. Embora, nunca seja tarde para se fazer o justo. A matéria será inserida ao LOJE, apreciada pelo Pleno do TJ-PB e posteriormente, encaminhada a Assembleia”, afirmou o presidente Luiz Sílvio Ramalho.

O deputado Lindolfo Pires considerou o resultado da visita como bastante positivo, e ressaltou os benefícios da elevação da Comarca de Sousa. “Quem vive naquela microrregião poderá contar com maior celeridade dos processos judiciais. Além disso, os magistrados poderão seguir carreira em Sousa, e num futuro próximo, poderá haver até mesmo a escolha de um desembargador escolhido daquela comarca”, observou.


Fonte: CASSIANA FERREIRA

Promotor Eleitoral acata pedido para Ingresso do PMDB na Ação que contesta Prestação de Contas do Prefeito de Sousa

03/08/2009.
O promotor da 63º Zona Eleitoral, Dr. Manoel Pereira de Alencar, aceitou pedido formulado pelo ex-candidato a prefeito da Cidade de Sousa, André Avelino de Paiva Gadelha Neto, para que o seu Partido, o PMDB, faça parte da Ação que tramita contra o prefeito Fábio Tyrone contestando a prestação de contas do candidato petebista, do qual acusa de apresentar irregularidades, em tese, nos gastos de despesas na Campanha e não declarados na referida prestação de contas.

O AIJE que contesta a prestação de contas do prefeito de Sousa seguirá agora para o Juiz Dr. Henrique Jorge Jácome de Figueiredo, para decidir sobre os pedidos formulados tanto pelos denunciantes, como pela defesa dos investigados, inclusive com pedidos de diligencias, inclusive ainda, podendo passar por uma perícia técnica em nível de Tribunal Regional eleitoral, porem, ainda não a definição sobre data para conhecimento da sentença por parte do juiz eleitoral.


Mário Gibson

Prefeitura, EMATER, Conselho e Sindicato Rural iniciam esta semana Cadastro do Garantia-Safra 2009/2010

03/08/2009.
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Município de Sousa em parceria com a EMATER, Conselho Municipal e Sindicato Rural iniciará o cadastramento dos agricultores do Garantia-Safra 2009/2010 no próximo dia 06/08. O cadastramento será realizado na Escola Municipal Maria Estrela de Oliveira, localizada no distrito de Lagoa dos Estrelas.

É importante ressaltar que serão atendidas neste local as seguintes comunidades:

- Carnaubal

- Várzea da Jurema

- Baixinha do Catolé

- Catolé da Piedade

- Floresta

- Saguim

- Piau

- Murumbica

- Logradouro da Murumbica

- Recanto da Lagoa

- Sítio Buraco

- Sítio Tabuleiro

- Sítio Tanques


Decom

No velho estilo, Zé Vieira participa da abertura dos trabalhos da Câmara e diz que Projetos dos Opositores não podem ser aprovados em Marizópolis

03/08/2009.
O prefeito de Marizópolis, José Vieira da Silva participou no último sábado dia 01 de agosto, da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal, do qual fez uso da palavra na Tribuna da Casa, no seu pronunciamento o chefe do executivo deixou claro que não é favorável aos projetos apresentados pelos vereadores de oposição, Abdon Lopes e Sandrinho, o primeiro, que regulamenta a atividade de agentes de saúde (de autoria Abdon Lopes - PP) e o segundo que regulamenta a entrega das escrituras das residências feitas com recursos públicos (de autoria de Sandrinho - PTB).

O prefeito chegou ao ponto de dizer que os projetos não podem ser aprovados, uma vez que são de autoria de vereadores de oposição e estão contrários as leis federais.
Ainda durante a sessão, Vieira falou ainda sobre os vários processos que responde na justiça e jogou a culpa aos antigos aliados, que taxou de irresponsáveis que passaram durante seus governos e esses foram quem cometeram os erros para ajudar aos amigos. Ele ainda admitiu que houve problemas na licitação para locação de veículos para prefeitura, mas que sempre só pensou em fazer o bem.


Mário Gibson

Recesso da Câmara Municipal de Sousa termina esta semana e vereadores terão novos gabinetes















03/08/2009.
Os parlamentares mirins da Câmara Municipal de Sousa retornarão na próxima quarta-feira, dia 05 de agosto aos trabalhos legislativos, referente ao 2º período Ordinário de 2009.

De acordo ainda com as informações, o vereador presidente da Casa de Otacílio Gomes de Sá, Denis Formiga do PMDB aproveitará o retorno dos trabalhos para fazer a entrega dos novos gabinetes dos vereadores, que foram todos equipados com ar, computadores e novos mesas e cadeiras, todas compradas na atual legislatura.

Já o gabinete do presidente, também foi reformado, inclusive com direito até a uma TV de Plasma, além de ter passado por uma reforma nas instalações internas.

Mário Gibson

Crise, Prefeito Léo Abreu anuncia cortes de contratos e demissões de contratados em Cajazeiras

03/08/2009.
Em Crise, o Governo Léo Abreu do PSB da vizinha Cidade de Cajazeiras, deverá tomar algumas medidas enérgicas e duras, pelo menos, é o que se comenta na Imprensa cajazeirense. De acordo com as informações, o prefeito irá cortar todas as gratificações, ale de cortar os contratos de grande parte dos veículos locados pela poder publico municipal, sem falar na demissão de vários contratados que foram nomeados sem concurso publico este ano.

O objetivo principal é tentar equilibrar as finanças publicas do município e tentar garantir a partir de agora a governabilidade, inclusive com atualização da folha dos servidores municipais da Terra de Padre Rolim, sem esquecer de alguns fornecedores, que também tem contas a receber da Prefeitura de Cajazeiras.

Outros cortes também deverão ser realizados, o prefeito Léo Abreu, demorou a tomar medidas para enfrentar os problemas administrativos, mais também quando iniciou não teve dó e nem piedade, e com certeza o que não vai falta é choradeira por parte de alguns aliados que vão ficar sem os benefícios do Poder Público.


Mário Gibson