quarta-feira, 7 de julho de 2010

Câmara aprova MP relatada por Vitalzinho que cria Secretaria de Saúde Indígena e quatro ministérios

O Plenário aprovou o Projeto de Lei de Conversão do deputado federal e candidato a Senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB) para a Medida Provisória 483/10, que cria a Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI e dá status de ministérios a secretarias vinculadas à Presidência da República. A MP também cria e transforma cargos em comissão e permite contratações temporárias em casos de emergências de saúde pública.

Vital Filho explicou que quando é alterada pelo relator, a Medida Provisória passa a tramitar como Projeto de Lei de Conversão. “O projeto recebe esse nome por ter o objetivo de converter a Medida Provisória em lei. Quando não é alterada, a MP não muda de nome durante a tramitação. As alterações feitas à MP são submetidas ao presidente da República, que tem poder de veto”, disse.

Na tarde desta terça-feira (06), Vital Filho leu, na íntegra, na Tribuna do Plenário da Câmara, o seu parecer à MP 483/2010, explicando os detalhes da contratação e alteração dos órgãos federais. Durante a leitura, Vitalzinho destacou a importância da criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena.

“A nova secretaria permitirá ao Ministério da Saúde recepcionar as competências e atribuições exercidas atualmente pela FUNASA. Uma reivindicação exigida pelos indígenas há muitos anos”, disse Vital Filho.

Ele lembrou que a MP também prevê a mudança de status de secretaria para ministério de quatro secretarias especiais: Secretaria Especial de Política para as Mulheres; Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Secretaria Especial de Portos e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. “Todas essas secretarias terão seus dirigentes com título de ministro. E o melhor: não resultará em aumento de despesas para o orçamento da União”, finalizou.

Escola Judiciária promoverá encontro de Juízes e Promotores Eleitorais

A Escola Judiciária Eleitoral, em parceria com Corregedoria Regional e a Procuradoria
Eleitoral, estará realizando nos próximos dias 07, 08 e 09 (quarta, quinta e sexta-
feiras), Curso de Atualização em Direito e Processo Eleitoral voltado para os Juízes e Promotores Eleitorais.

O evento será aberto pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-
PB), desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, às 08h e estima-se a participação dos
77 juízes e 77 promotores eleitorais.

A palestra de abertura é do professor Luiz Gustavo Severo, advogado da área eleitoral e membro dos Institutos Brasileiro e Parananense de Direito Eleitoral, que discorrerá
acerca das condutas vedadas.

Na parte da tarde, o palestrante será o juiz do TRE-RJ e Diretor da Escola Judiciária
Eleitoral do Rio de Janeiro, Luiz Márcio Victor Pereira, que estará falando aos
magistrados e membros do Ministério Público Eleitoral sobre questões relativas à
Propaganda Eleitoral e ao Poder de Polícia.

Nos dias 08 e 09, serão formados Grupos de Estudos por juízes ou promotores, nos quais questões mais específicas sobre os temas serão debatidas entre os participantes, que ao final do encontro apresentarão suas conclusões.

O encontro conta ainda com o apoio da Procuradoria Geral de Justiça, Associação do
Magistrados da Paraíba e Associação do Ministério Público da Paraíba.


Assessoria

Município de Sousa tem 46.318 eleitores. Somados as oito cidades da região, são aproximadamente 85.000 com direito a voto nas eleições de outubro

Neste ano 46.318 habitantes da cidade de Sousa estão aptos a votarem nas eleições de 3 de outubro para escolha de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Os dados são dos cartórios da 35ª e 63ª zonas eleitorais da comarca de Sousa que têm a frente os servidores judiciários João de Deus e Raul da Paz, sob a presidência dos juízes Maria dos Remédios Pordeus e Bernardo Antonio de Lacerda.

De acordo com levantamento solicitado pelo programa radiofônico Cidade Notícia, a quantidade de eleitores está distribuída em 163 seções de um total de 27 locais de votação. O maior colégio eleitoral de Sousa é a Faculdade (Campus III da UFCG) com 5.847 eleitores, seguido da Escola Estadual Batista Leite que apresenta 4.971 eleitores.

Além da “Cidade Sorriso”, os candidatos podem somar as suas cotas, a votação de mais 8 municípios que formam a Grande Sousa. Nestes locais estão dispostos aos políticos 38.378 eleitores. Somados os votos das cidades da Grande Sousa e a sede, estão aptos à escolha dos representantes políticos em ouubro próximo, 84.696 eleitores.

Da região, São José da Lagoa Tapada é o município que apresenta a maior quantidade de votantes. Os números chegam a 6.282 eleitores que votarão em 36 seções distribuídas em 8 locais de votação. Do outro lado da estatística, Lastro segue com o menor número de eleitores aptos, totalizando 2.865 votantes espalhados em 16 seções e 3 locais de votação.


Levi Dantas/Diário do Sertão

Plantão Policial - Terça para Quarta-feira dia 07 de julho de 2010

quarta-feira, 7 de julho de 2010Ocorrências atendidas pelo 14º Batalhão do 06 para o dia 07/07/10:

Apoio à Autoridade - 01 - Sousa

Perturbação do Sossego - 01 - Sousa

Total - 02

Terça-feira, 6 de julho de 2010Polícia Militar apóia Promotoria no combate a jogos de azar

Policiais Militares do 14º Batalhão, que é comandado pelo Ten Cel Dedeu, acompanharam no dia de hoje o Promotor Dr. Valfedro em abordagens a estabelecimentos onde funcionam casas de jogos de azar na cidade de Sousa. A operação que teve início às 13h00min constatou o funcionamento dos referidos jogos em três locais distintos localizados nas Ruas Vasco da Gama e Quintino Bocaiuva todos na cidade de Sousa - PB, onde foram apreendidos cerca de 218 caixas de baralho, 274 fichas para jogos, calculadoras, 37 talões do jogo do bicho, R$ 158,25 (cento e cinquenta e oito reais e vinte e cinco centavos) dentre outros objetos. Todos os acusados Francisco Ferreira da Silva de 78 anos, Antônio Joaquim de Abrantes, 71 anos, Sebastião Lourenço de Sousa, 51 anos, Francisco Jacinto dos Santos, 39 anos, Paulo Cesar Soares de Sá, 39 anos e Elton Jonh Ciriaco de 19 anos, foram conduzidos juntamente com o material apreendido para a Delegacia local para que as providências atinentes ao caso fossem tomadas.


Polícia Militar atende ocorrência de encontro de cadáver

Por volta das 11h30min de 05/07, Policiais Militares do Destacamento de São José da Lagoa Tapada - PB, foram solicitados por populares na Estrada que da acesso a cidade de Coremas - PB, nas proximidades do Bar do Jatobá. Ao chegarem no local, encontraram uma multidão de curiosos que estavam aglomerados em torno de um corpo de homem que apresentava perfurações semelhantes a de disparos de arma de fogo e uma Motocicleta, Yamaha YBR, cor Vermelha, Placa MOB 0856 PB (placa não cadastrada no sistema de informações de segurança pública). Segundo informações de populares, a Vítima foi identificada apenas pela alcunha de "BERIM" residente em Aparecida - PB. Os policiais isolaram o local e solicitaram a presença da Delegada plantonista que ao chegar assumiu a ocorrência com todas as providências cabíveis ao fato.

14º BPM