segunda-feira, 23 de julho de 2012

TSE e OAB assinam protocolo de incentivo ao voto limpo nas Eleições 2012



Ministra Cármen Lúcia e presidente da OAB, Ophir Cavalcante, assinam acordo entre o TSE e OAB. Brasília/DF Foto:Nelson Jr./ASICS/TSE
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, assinaram neste início do mes de julho um protocolo de cooperação com a finalidade de estimular o voto limpo nas eleições municipais de 2012. O protocolo foi firmado em encontro no edifício-sede do TSE, em Brasília, que contou com a participação de presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e conselheiros da OAB.

O objetivo do protocolo é promover campanhas de conscientização pelo voto limpo junto à população, com vistas a dar efetividade à legislação eleitoral, particularmente à Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135) nas Eleições 2012.

Pelo protocolo de cooperação, o TSE incentivará os Tribunais Regionais Eleitorais e as Zonas Eleitorais e o Conselho Federal da OAB as suas seccionais e subseções a promoverem campanhas com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância do voto limpo e do respeito à legislação eleitoral para o fortalecimento da Democracia no Brasil.

Na solenidade, a ministra Cármen Lúcia afirmou que o TSE e a OAB resolveram assinar um protocolo de cooperação para aumentar a informação dos cidadãos sobre a legislação eleitoral, com a participação das seccionais da Ordem e dos TREs por meio de programas e campanhas.

A presidente do TSE disse que a OAB pode contribuir muito para o alcance desse objetivo. “As seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil têm essa capilaridade, que faz com que chegue a cada brasileiro de maneira mais profunda essa informação, sobre o que nós queremos neste processo eleitoral”, disse a ministra.

A ministra Cármen Lúcia lembrou que as Eleições 2012 serão as primeiras do país em que vigorará a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135), “lei pela qual tanto lutou a Ordem dos Advogados do Brasil”.

“Que ela seja efetivamente aplicada não apenas pelos juízes [eleitorais], mas pelo cidadão. Por isso, queremos que haja o candidato ficha limpa e que o cidadão vote limpo”, disse a ministra.

Segundo ela, o objetivo do acordo assinado entre o TSE e a OAB é oferecer a cada cidadão, que vota e que não vota, todas as informações para que se possa garantir “a efetividade jurídica e a legitimidade social da lei”.

“Ou seja, que cada instituição judiciária eleitoral atue com rigor no sentido de fazer valer a lei e que cada cidadão tenha todas as informações necessárias para livremente exercer a sua escolha soberana”, disse a ministra.

A presidente do TSE destacou que a OAB tem sido ao longo dos anos uma grande parceira da Justiça Eleitoral na conscientização dos cidadãos sobre a importância do voto para o fortalecimento da Democracia.

“A imprensa faz esse papel [de divulgação dos direitos eleitorais e de outros ao cidadão] como grande co-autora da Democracia, mas queremos aprofundar para fazer chegar com maior tipo de detalhamento possível ao Brasil. O Conselho Federal da OAB pode, pelas seccionais e subseccionais, fazer com que cada cidadão brasileiro tenha informações muito corretas sobre cada qual dos candidatos, o que até nós mesmos para votar precisamos ir atrás [dessas informações] para saber o que se diz, o que se faz, o que se fala e o que se é”, disse a ministra Cármen Lúcia.

Segundo ela, nesse sentido o Conselho Federal da OAB vem somar esforços para que os brasileiros tenham acesso a todas as informações sobre os candidatos. A ministra informou que a OAB pode, em razão do protocolo, fazer programas e campanhas informativas, e inclusive “elucidar nos municípios mais longínquos quem são as pessoas mesmo”.

“Esse tipo de informação é necessária para que as eleições sejam limpas. Você vota em quem você quiser, e você vota melhor sabendo em quem você está votando”, disse a presidente do TSE.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, destacou o “carinho especial” que a Justiça Eleitoral brasileira e, particularmente, o TSE têm com a classe dos advogados.

De acordo com Ophir Cavalcante, é importante que o TSE e a OAB mantenham e estendam esses mesmos laços de parceria aos Estados brasileiros, na busca de eleições que reflitam aquilo que os cidadãos desejam em termos de representatividade. “A OAB mais uma vez procura cumprir o seu papel de defensora das leis, da Constituição e da cidadania”, afirmou.

Segundo ele, defender a Constituição e a cidadania não é só defender de maneira processual a efetividade da lei, é também defender os princípios inerentes à Constituição e que dela surgem.

“E, sobretudo, para que tenhamos uma Democracia forte em nosso país, é necessário que tenhamos sempre eleições limpas, que reflitam a vontade do eleitor, que não sejam tisnadas pelo abuso de poder econômico e político”, afirmou Ophir.

O protocolo assinado pelo TSE e a OAB vigora até a realização do segundo turno das Eleições 2012. O protocolo não gera qualquer transferência de recursos financeiros entre as partes envolvidas no acordo.

EM/GA

Detran inicia processo para emissão das primeiras habilitações sociais

Segunda-feira, 23 de julho de 2012 - 12h46
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou, nesta segunda-feira (23), a inscrição dos 1.234 candidatos selecionados na primeira fase do Programa Habilitação Social no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). O cadastro no Renach significa a inclusão destes candidatos no banco nacional de dados e o primeiro passo no processo de formação dos condutores.
Na sede do Detran, em Mangabeira, foi montado um setor exclusivo para atendimento dos candidatos selecionados. Até o dia 27 de julho, eles devem procurar qualquer unidade do Detran e iniciar o processo de emissão ou classificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por meio  do Programa de Habilitação Social , que disponibiliza a CNH de graça para candidatos carentes.
A lista com os nomes dos 1.234 candidatos que tiveram as inscrições confirmadas, após a apresentação de documentos, está disponível no site www.habilitacaosocial.pb.gov.br.
Após a inscrição no Renach, o Detran agenda os exames de vista e psicotécnicos dos candidatos atendidos pelo Programa Habilitação Social. Quando forem aprovados nos exames, eles estarão aptos para o encaminhamento aos 40 Centros de Formação de Condutores (CFC’s) que aderiram ao programa, onde serão tratados como um candidato comum. A diferença é que o Detran não vai cobrar pelas taxas de serviço e bancará, junto aos Centros, todo o custo das 3 mil carteiras. Para os candidatos habilitados na categoria “A”, referente aos motociclistas, o Detran ainda fará a doação de um capacete, incentivando o uso do equipamento de segurança.
Novo listão – Já os 1.766 candidatos convocados no segundo listão, que desde sexta-feira (20) está publicado no site www.habilitacaosocial.pb.gov.br, devem procurar os locais indicados para apresentação dos documentos e confirmação da inscrição online. Em João Pessoa, a apresentação dos documentos acontece no Centro Social Urbano de Mandacaru, no Centro Social Urbano do Rangel e no Programa Cidadão do Varadouro. Nas demais regiões geoadministrativas, os selecionados serão atendidos nas Ciretrans, Sines e Centros Sociais Urbanos indicados a cada candidato na própria lista.

SECOM

Tribunal de Contas inicia diligências em vários municipios, Sousa estar na relação


O Tribunal de Contas da Paraíba divulgou na sexta feira a programação de diligências a serem realizadas no período de23 a27 do corrente.Serão inspecionadas as Prefeituras de Cruz do Espírito Santo,Mamanguape, Areial, Matinhas,Pombal além do Fundo de Proteção ao Meio Ambiente e Superintendência de Administração do Meio Ambiente-Sudema.As secretarias de Meio Ambiente,Recursos Hídricos,Ciências e Tecnologia também estão na pauta das inspeções que iniciam na segunda feira.No mesmo caso estão incluídas as Prefeituras de Bom Sucesso,Brejo dos Santos, Belém do Brejo do Cruz,Catolé do Rocha,Sousa e São Bento.
O Tribunal de Contas da Paraíba divulgou na sexta feira a programação de diligências a serem realizadas no período de23 a27 do corrente.Serão inspecionadas as Prefeituras de Cruz do Espírito Santo,Mamanguape, Areial, Matinhas,Pombal além do Fundo de Proteção ao Meio Ambiente e Superintendência de Administração do Meio Ambiente-Sudema.As secretarias de Meio Ambiente,Recursos Hídricos,Ciências e Tecnologia também estão na pauta das inspeções que iniciam na segunda feira.No mesmo caso estão incluídas as Prefeituras de Bom Sucesso,Brejo dos Santos, Belém do Brejo do Cruz,Catolé do Rocha,Sousa e São Bento.

TCE


Semelhante ao Caso de Sousa: PT Municipal vence guerra com o Diretório Estadual em Campina


O Juiz Substituto, que responde pela 5ª Vara Cível da Capital, Dr. Inácio Jário Queiroz de Albuquerque, concedeu decisão suspendendo os efeitos das reuniões que indevida e injustificadamente haviam aprovado a destituição de Alexandre Almeida da Presidência do Partido dos Trabalhadores em Campina Grande, assim como sua expulsão e a suspensão da Dirigente Flávia Maria Silva Barbosa dos quadros partidários.
O Magistrado constatou que houve lisura nos atos praticados pelos demandantes, assim como o respeito dos preceitos estatutários do partido e das decisões judiciais, observando que as reuniões do Diretório Municipal do dia 26 e 29 de junho estiveram em descompasso com o Estatuto do PT.
A decisão Judicial julgou indevida a alteração da Direção do PT de Campina Grande por parte do Diretório Estadual, bem como a resolução emitida pelo Secretário Nacional de Organização do PT que declarou nulo o Plesbicito realizado em 28 de Junho e referendou a aliança com o PP que havia sido proibida através de medida cautelar emanada da 5ª Vara Cível de Campina Grande e que teve sua eficácia confirmada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.
No caso do Secretário Nacional de Organização, decisão justicial compreendeu que além de duvidosa sua competência para realizar o mencionado ato, há indícios que a decisão administrativa contrariou decisão judicial proferida no processo 001.2012.014.837-2 que foi referendada pelo TJPB.
Com a decisão judicial foram suspensos os efeitos das deliberações ocorridas nas reuniões ocorridas nos dias 26 e 29 de Junho, assim como foi tornado sem efeito o ato do Diretório Estadual do PT que modificou indevidamente a representação do Diretório Municipal do PT de Campina Grande, fazendo valer a Comissão Executiva na forma como foi deliberada pelo Plebiscito e Encontro Municipal ocorrido no dia 28 de Junho e tornando sem efeito a Resolução da Comissão Executiva Nacional de 29 de Junho de 2012.
Com a confirmação da validade do Encontro Municipal que deliberou pela Candidatura Própria e da Comissão Executiva Municipal, fica valendo a Convenção partidária realizada na manha do sábado 30 de Junho, na sede do Partido dos Trabalhadores, onde foi escolhido como Candidato a Prefeito o Presidente do PT Municipal Alexandre Almeida, tendo como companheira de chapa concorrendo ao cargo de vice-prefeita a Economista Flavia Maria. A chapa foi aclamada pela unanimidade dos convencionais presentes.
A candidatura petista foi a primeira a se inscrever no Tribunal Regional da Paraíba, na segunda feira, 02 de julho e segundo o dirigente petista Gustavo Pontinelle, “tem empolgado a militância, que defende o PT de verdade, o cumprimento das normas e o protagonismo partidário do PT”.
Para o candidato s prefeito pelo PT, Alexandre Almeida, as reiteradas decisões judiciais sobre a questão do PT de Campina Grande, demonstram que a Justiça não se curva aos arbítrios e rompantes tirânicos de dirigentes que parecem ignorar as regras e estatutos partidários e os próprios princípios basilares do estado de Direito,“As decisões judiciais neste caso, deixam cada vez mais claro que ninguém esta acima da lei e da norma constitucional.” Concluiu.

Ascom- Alexandre Almeida
Presidente municipal do
PT de Campina Grande

TRT divulga salários e revela que juiz na PB ganhou R$ 98 mil em junho

Definitivamente. Uma sessão no Pleno do Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba, 13ª Região, pode ser considerada uma das mais caras do Brasil, superando o próprio Supremo Tribunal Federal.

É o que revela a divulgação dos salários dos juízes e desembargadores que compõem o pleno do TRT paraibano. Expostos nos portal da transparência, os salários revelam cifras pra escandalizar o mais frígido dos trabalhadores brasileiros.

O presidente do TRT paraibano, desembargador Paulo Maia, recebeu em junho passado um salário bruto de R$ 63.797,19. Depois dos descontos, ficou com pouco mais de R$ 51 mil.

Menos do que a ex-presidente do TRT paraibano, a desembargadora Ana Maria Madruga, que recebeu bruto um salário de R$ 73 mil, embolsando R$ 58 mil.

Os valores ultrapassam em muito o teto dos ministros do Supremo Tribunal de Federal, que giram em torno de R$ 26 mil brutos.

O caso mais extremo do TRT paraibano, no entanto, é do juiz Edvaldo Andrade (foto), empossado no dia 17 de junho de 2002. De acordo com os dados divulgados pelo próprio TRT, o nobre magistrado ganhou um salário bruto de R$ 98,768.55. Isso mesmo: quase R$ 100 mil !.

Depois dos descontos, ficou com salário líquido de R$ 80 mil. Somente o acréscimo em vencimento básico, que é de R$ 24 mil, chegou a R$ 70 mil sob a denominação de “Vantagem Eventual”.

Com tal remuneração, o desembargador paraibano deve ter um dos maiores salários do mês de junho do Brasil.

Juntos, somente os membros do Pleno do TRT paraibano custaram aos cofres públicos mais de meio milhão de reais somente em remuneração.

Veja a lista:

Valores pagos ao Pleno do TRT Paraibano Mês de Junho (Em Reais)

Paulo Maia (Presidente)

Bruto -63.797,19 brutos

Líquido - 51.012,71 líquidos

Carlos Coelho De Miranda Freire (Vice-presidente)

Bruto - 69,102.37

Liquido - 55,565.96

Ana Maria Ferreira Madruga

Bruto- 73.760,00 brutos

Líquido - 58.699,66

Vicente Vanderlei Nogueira de Brito,

Bruto - 74.090,00 brutos

Líquido - 54.981,79

Francisco de Assis Carvalho e Silva

Bruto - 72,318.33

Liquido - 55,508.27

Edvaldo de Andrade

Bruto - 98,768.55

Líquido - 80,972.63

Eduardo Sérgio de Almeida

Bruto - 69,825.25

Líquido - 52,434.91

Ubiratan Moreira Delgado

Bruto - 59,614.71

Líquido - 46,956.75

Wolney de Macede Cordeiro

Bruto - 59,483.90

Líquido 47,978.03

Luís Tôrres