quinta-feira, 10 de maio de 2012

Polícia Federal continua apurando crime organizado que fraudou mais de 5 milhões de Reais do PRONAF no Sertão da Paraíba

Desde o ano de 2007 que a Policia Federal desencadeou e continua apurando denuncias de fraudes milionárias aos recursos do PRONAF no Alto Sertão da Paraíba. A investigação do grupo de fraudadores se iniciou em 2007. Dois Inquéritos foram instaurados para apurar os delitos, sendo um para aferir as fraudes havidas no Banco do Brasil de Pombal/PB e outro para o Banco do Nordeste, no mesmo município. Durante a investigação, a Polícia Federal teve o importante apoio técnico das referidas instituições financeiras, as quais detinham importante acervo probatório contra os investigados.

O prejuízo estimado alcança a cifra de R$ 5.500.000,00 (CINCO MILHÕES E QUINHENTOS MIL REAIS) podendo chegar, com o decorrer das investigações, a dezenas de milhões de reais desviados.

O PRONAF é Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar do qual varias DAPS - Declarações de Aptidão ao Pronaf – falsas, foram concedidas a pessoas que receberam recursos sem estarem enquadrados no perfil para receber os recursos do Governo Federal.

Em 2009, o juiz da 8ª vara federal da comarca de Sousa concedeu a pedido da Policia Federal dez mandados de prisão, contra gerentes de instituições financeiras, EMATER, fazendeiros, vendedores de gado e vários outros envolvidos nas Cidades de João Pessoa, Pombal e Sousa.

Neste ano de 2012, o inquérito se encontra em fase de conclusão e dezenas de outras pessoas estão sendo indiciadas pela Delegacia da Policia Federal. Na cidade de Sousa um grande agropecuarista também estar sendo investigado pela Federal e já teria contratado inclusive um renomado advogado para constituir sua defesa, já que o caso será remetido nos próximos dias à justiça federal.




Mario Gibson