segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vereadores ficam preocupados com chegada de filho de ex-secretário ao governo

O nome de Jeferson Linhares, filho do ex-secretário Gerlano Linhares, pré-candidato a vereador pelo PSB na Cidade de Sousa, gerou uma preocupação a mais para os vereadores da base de situação. O problema não é com o nome do novo secretário do desenvolvimento sustentável e sim com as vagas anunciadas pelo prefeito para o Programa Pro Jovem Trabalhador, que teria 1.000 vagas na Cidade de Sousa.

O número de 1000 vagas anunciadas por Tyrone deixou alguns experientes políticos com assento na Casa de Otacílio Gomes de Sá preocupados com o processo de reeleição.

Parece que Gerlano Linhares, saiu, mas deixou rastro para que os desgastes da secretaria de infraestrutura sirvam de virtudes com a ida do filho para o Pro Jovem. Mas é preciso ter cuidado, pois, o programa não pode ser usado como bandeira política, até mesmo porque são recursos federais.




Mário Gibson

João Neto e Sonaly foram indicados pelo critério de “motivação”

Por serem jovens e nunca terem assumido um grande cargo na vida publica, o jovem empresário João Neto Aristóteles e a médica Sonaly Medeiros foram escolhidos pelo prefeito de Sousa Fabio Tyrone Braga de Oliveira do PTB para exercerem importantes cargos no Governo Municipal, as secretarias de Infraestrutura e da Saúde.

Mesmo diante do anuncio não ter agradado, inclusive, a alguns aliados do prefeito municipal, o chefe do executivo, aposta nas duas indicações, por acreditar que como na vida empresarial, as pessoas que iniciam numa determinada atividade, tende a dar tudo de si para aproveitar as famosas chances que quando surgem precisam ser aproveitadas, que precisam ser agarradas. Foi neste critério de “motivação” que Tyrone acredita que ambos darão uma nova cara ao governo nas respectivas pastas, o que para alguns ainda geram duvidas.

A verdade é que como as indicações, dos dois secretários ao lado de outros nomes divulgados na noite desta segunda-feira dia 02 de abril foram reveladas só agora, os secretários precisam de um tempo para mostrar uma nova realidade no cotidiano da população que reivindicam melhorias, principalmente na Saúde.

Faz-se necessário aguardar pelo menos, o desenrolar dos próximos dias para dizer realmente o que mudou, ou não mudou no governo municipal.




Mário Gibson

Lindolfo se reúne com Ricardo para discutir saída de secretários que disputarão eleições

Orientação de Ricardo era para que todos auxiliares deixassem os cargos no início de abril

O secretário de Estado de Governo, Lindolfo Pires, revelou, na tarde desta segunda-feira (02) , que irá se reunir com o governador Ricardo Coutinho (PSB), nesta terça-feira (03), para discutir como se dará o afastamento dos auxiliares que ocupam cargos de primeiro e segundo escalão no Governo do Estado para disputar as eleições municipais de outubro.

No mês passado, Lindolfo disse que a legislação eleitoral tem dois prazos para desincompatibilização dos pretensos candidatos, determinando que os auxiliares que disputarão cargos de vereador, se afastem das funções públicas em abril (seis meses antes das eleições), e os que concorrerão às prefeituras no início de junho (quatro meses antes), mas o governador queria que todos se afastassem logo no início de abril, para que não seja necessário fazer duas reformas administrativas.

Em contato com a reportagem do WSCOM Online na tarde desta segunda, Lindolfo disse que, antes de viajar para Índia, conversou com o governador e a orientação era para que todos os pré-candidatos deixassem os cargos no governo logo em abril, “por isso irá se reunir com o Ricardo amanhã para vê se a determinação continua a mesma”.




Da Redação
WSCOM Online

TJ aprecia 108 processos nas sessões desta terça-feira

Nesta terça-feira (3), a partir das 8h30, os órgãos fracionários do Tribunal de Justiça da Paraíba vão apreciar um total de 108 processos. Os feitos estão distribuídos nas pautas ordinárias da Terceira e Quarta Câmaras Cíveis e Criminal. Serão analisados Embargos de Declaração, Remessas Oficiais, Apelações Cíveis e Criminais, Habeas Corpus, Agravos Internos e de Instrumentos. As sessões acontecem no primeiro andar do Anexo Administrativo “Desembargador Archimedes Souto Maior” do TJPB, Centro da Capital.

A Terceira Câmara vai jugar 41 processos. Integram o órgão os desembargadores Márcio Murilo da Cunha Ramos (presidente em exercício), Genésio Gomes Pereira Filho e Saulo Henriques de Sá e Benevides. Participam da sessão os juízes convocados Aluízio Bezerra Filho e Francisco Francinaldo Tavares, magistrados que estão vinculados a processos.

Para a 13ª sessão da Quarta Cível foram relacionados 78 feitos, sendo 46 da pauta ordinária e 32 da suplementar. A apreciação dos processos será feita pelos desembargadores Fred Coutinho (presidente) e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, além da juíza convocada Vanda Elizabteh Marinho.

Já na Câmara Criminal serão apreciados 21 recursos. Ainda podem ser inseridos Habeas Corpus na pauta, até 30 minutos antes da sessão. Participam da sessão os desembargadores Luiz Silvio Ramalho Júnior (presidente), Joás de Brito Pereira Filho, Arnóbio Alves Teodósio, João Benedito da Silva e Carlos Martins Beltrão Filho, além dos juízes convocados Onaldo Rocha de Queiroga e Tércio Chaves de Moura.




Assessoria

Sonaly Medeiros assume pasta da saúde e João Neto infra-estrutura

Confira algumas mudanças:

Saúde - Sonaly Medeiros;
Ação Social – Beta ex-vereadora;
Agencia de Desenvolvimento – Jéferson Linhares, filho de Gerlano;
Infra-estrutura – João Neto Aristóteles.


Nomes acabaram de ser confirmados e inclusive já tomaram posse.




Mário Gibson

Rômulo inspeciona obras do Governo no Vale do Piancó

O governador em exercício Rômulo Gouveia inspecionou, nesta sexta-feira (30), obras realizadas pelo Governo do Estado em municípios do Vale do Piancó. Ele esteve acompanhado de auxiliares e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), parlamentares e prefeitos.

A vistoria começou pela PB-364, na entrada da BR-361/Aguiar e acesso a
Igaracy, cujos trabalhos foram iniciados em junho do ano passado. De uma extensão de 29 km, 12 km já receberam asfalto. Em seguida, Rômulo Gouveia inspecionou as obras da PB-372/382, no trecho Itaporanga/São José de Caiana, com 22 km de extensão; PB-382, entre São José de Caiana e Serra Grande, com 13 km; e da PB-356, na entrada da PB-386/Pedra Branca, com 14 km.

O governador em exercício ressaltou que nas quatro rodovias, que totalizam 78 km de extensão, estão sendo investidos R$ 34.805.767,65. As obras beneficiam as populações dos municípios de Aguiar, Igaracy, Itaporanga, São José de Caiana, Serra Grande e Pedra Branca, oferecendo
segurança e maior rapidez para os motoristas que trafegam naquelas rodovias.

Rômulo ainda destacou que o ritmo das obras está dentro do planejamento do Governo do Estado, que trabalha para interligar os municípios, assegurar o escoamento da produção e garantir ao cidadão o direito de ir e vir em estradas pavimentadas e conservadas. “É com grande alegria que trazemos obras de infraestrutura para o povo sertanejo, ou seja, um leque de melhorias que uma estrada pode trazer ao município e a toda a região”,
disse o governador em exercício.

Os gestores municipais destacaram a importância do Programa Caminhos da Paraíba para alavancar o desenvolvimento da região. Para o prefeito de Igaracy, Jucelino Lima de Farias, a estrada pavimentada proporcionará desenvolvimento e fortalecimento da economia local. Já o prefeito de Aguiar, Manoel Batista Guedes Filho, agradeceu ao Governo do Estado pelo atendimento a um antigo pleito da população. “A construção da estrada vai trazer mais desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Aguiar e região”, comemorou o gestor municipal.

O prefeito de Serra Grande, João Bosco Cavalcante, por sua vez, afirmou que a presença de Rômulo Gouveia para vistoriar as obras é o sinal de fortalecimento da parceria do governo com os municípios, tornando realidade o que um dia foi promessa.

Os moradores também agradeceram os investimentos do Governo do Estado. “Agora nós temos um governador e um vice-governador que honram o que prometeram. Ninguém estava acreditando na construção da estrada, agora estamos vendo. É uma felicidade sem fim”, disse, emocionada, Solânea dos Santos.

Ginásio – O governador em exercício Rômulo Gouveia ainda visitou, em São José de Caiana, as obras do ginásio esportivo do Conjunto Janduir Lopes.

Acompanharam o governador em exercício o secretário de Estado do Governo, Lindolfo Pires, e os deputados Adriano Galdino, Antonio Mineral e Branco Mendes.




SECOM

Agevisa alerta para os cuidados na hora de comprar o peixe

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) alerta a população paraibana para os cuidados que devem ser tomados durante a aquisição de peixes e demais produtos de maior consumo durante a Semana Santa. Sob o slogan “Consumidor de olho no peixe”, a Gerência Técnica de Inspeção e Controle chama a atenção dos consumidores para o fato de o peixe, apesar de ser uma ótima opção de alimentação saudável, ter rápida deterioração.

Segundo dados da Gerência de Alimentos, na hora da compra do peixe é necessário observar atentamente alguns aspectos, tais como odor, corpo, olhos, pele, membrana e escamas. Quando fresco, o peixe cheira a maresia e apresenta um corpo firme e brilhante; quando está passando do ponto, a carne fica flácida. Para verificar se o peixe está próprio para o consumo, o consumidor deve pressioná-lo com os dedos. Se não ficarem marcas, significa que ele está fresco.

Quanto aos olhos do peixe, estes devem ser salientes, apresentar córnea transparente e pupila negra e brilhante. A pele deve ser brilhante, viva, homogênea e com alguns reflexos, e deve também apresentar escamas bem aderidas ao corpo. A membrana (pele interior que cobre a barriga do peixe) deve aderir completamente à carne. Se esta estiver separada da carne, significa que o peixe não está próprio para consumo. As escamas devem estar bem presas ao corpo, e as guelras devem apresentar cor rosada (quase vermelha) e sem manchas.

No caso do bacalhau, é necessário verificar a cor por toda a extensão do produto, que deve ser uniforme e sem manchas, não podendo haver manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso.

Cuidados adicionais – Na hora de adquirir os produtos para a Semana Santa, o mais seguro é comprar o peixe inteiro. Segundo enfatizam os técnicos da Agevisa, não é aconselhável comprar peixes já cortados. Além disso, deve-se também observar se o produto está bem acondicionado, segundo as normas de saúde vigentes no País. Conforme observa a gerente de Alimentos da Agevisa, Raquel Lima, os peixes devem ser conservados em gelo picado ou balcão frigorífico, com refrigeração de no máximo 8º C. Somente o pescado seco ou enlatado pode ser mantido em temperatura ambiente.

Locais de compra – Para adquirir o pescado, os consumidores devem optar por estabelecimentos organizados e limpos; verificar a higiene dos atendentes; observar se o produto está mantido na temperatura recomendada pelo fabricante, e deixar para pegá-lo (refrigerado ou congelado) ao final das compras.

Consumidor de olho no peixe

Odor – Quando fresco, o peixe cheira a maresia.
Corpo – Deve ser firme e brilhante. Quando está passando do ponto, a carne fica flácida.
Olhos – Devem ser salientes, apresentar córnea transparente e pupila negra e brilhante.
Pele – Deve estar brilhante, com as escamas bem aderidas ao corpo, e apresentar cor viva, homogênea e com alguns reflexos.
Membrana – Pele interior que cobre a barriga do peixe, deve aderir completamente à carne. Se estiver separada, o peixe não está próprio para consumo.
Escamas – Devem estar presas ao corpo.
Guelras – Deve ter cor rosada (quase vermelha) e não apresentar manchas.
Bacalhau – Deve apresentar cor uniforme e sem manchas.
Os peixes devem ser conservados em gelo picado ou balcão frigorífico, com refrigeração de no máximo 8º C.






SECOM

Depois de saída da Secretária de agricultura: Professor Caetano anuncia desistência da vida publica

O ex-secretário de Agricultura da Prefeitura de Sousa, Caetano Jose de Lima surpreendeu a todos a anunciar hoje a sua desistência da vida publica, dias após deixar a pasta.

Em tom estranho, o professor Caetano disse que vai cuidar de sua vida e não quer mais nem saber de política, “vou cuidar de minha vida profissional, não quero nem saber de política, não serei candidato a vereador e vou fazer o meu mestrado, já perdi tempo demais na política”, disse o ex-secretário.

Perguntado sobre o apoio a reeleição do prefeito Fabio Tyrone, Caetano, disse que apóia o atual gestor, mas não quer saber de palanques.




Mario Gibson

Neste momento: Tyrone, João Estrela e Gilbertão decidem nome do novo secretário de Saúde

Em uma reunião de portas fechadas na famosa Bodega do Galego se encontram reunidos, o Prefeito Fabio Tyrone, o ex-prefeito João Estrela e o ex-secretário de Saúde Gilberto Sarmento para definirem o nome do novo representante da pasta. Até o presente momento, nada ainda foi definido, mas já se especulam alguns nomes como, como o do ex-secretário Carlinhos de Deodato, Dra Elda Pires, Andre Cabral, mas pode pintar ainda alguma surpresa.

Alguns vereadores defendem o nome de Carlinhos, por ter melhor relacionamento com a bancada e também com a própria população. Mas a quem diga que Carlinhos de Deodato não quer aceitar a indicação, pois acredita que o atual prefeito ainda pode desistir da disputa pela sua reeleição, e assim ele poderia ser uma das opções para o processo eleitoral.

Por outro lado, fonte segura garante que o atual prefeito Fabio Tyrone já está decidido, vai buscar o segundo mandato e com a mesma chapa que disputou as eleições de 2008, com Joanna Estrela na vice.




Mario Gibson

Confira programação da “Semana Santa” nas igrejas e paróquias da cidade de Sousa

A programação da semana santa nas igrejas da cidade de Sousa começou com o mutirão de confissões no final do mês de março, onde centenas de fiéis compareceram as igrejas para se confessarem uma semana antes do feriado religioso. Padres do Santuário Eucarístico do Bom Jesus, da Igreja Santana, da Capela de São José, da Igreja do Rosário e da Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, receberam homens e mulheres, jovens e idosos durante três dias nos períodos da tarde e da noite.

As cerimônias seguiram com o dia de ramos celebrado este ano no primeiro domingo de abril com grande concentração na Capela de São José, no Bairro São José, onde houve a celebração da benção dos ramos. Em seguida a multidão seguiu para o Santuário Eucarístico do Bom Jesus onde foi celebrada a tradicional missa de ramos.

O padre José Elias, coordenador do Santuário Eucarístico do Bom Jesus, disse que cada paróquia coordenará a sua programação religiosa, definindo horários para as celebrações tradicionais da igreja.

Programação do Santuário Eucarístico do Bom Jesus Aparecido, em Sousa:

Na segunda-feira da semana santa: às 19h00 no Santuário a exibição de um filme sobre a paixão de Cristo.

Na terça-feira: às 19h00 haverá a celebração da misericórdia, onde os fieis se encontram e pedem perdão dos pecados a Deus.

Na quarta-feira: acontece a tradicional via sacra pelas ruas próximas ao Santuário do Bom Jesus no centro de Sousa.

Na quinta-feira: acontece a missa da “Ceia do Senhor”, conhecida também como a missa do “Lava Pés”. No Santuário vamos começar as 18h00 a missa da ceia e em seguida teremos o momento de adoração a Jesus Sacramentado até as 22h00. Após este horário na quinta-feira, faremos a procissão do “Silêncio”, onde os homens se reúnem na Capela do Abrigo Jesus Maria José, no Bairro do Angelim e de lá trazemos a imagem do “Senhor dos Passos”, num momento de silêncio e meditação em que Jesus entra no mistério de sua morte.

Na sexta-feira Santa, a sexta-feira maior: às 7h00 da manhã acontece a procissão dos jovens. Os homens saindo do Santuário com a imagem do Senhor dos Passos e as mulheres saem da Igreja de Santana, no Bairro da Estação com a imagem de Nossa Senhora das Dores, acontecendo o encontro em frente a igreja de Nossa Senhora dos Remédios. As 15h00 ainda da sexta-feira, haverá a ação litúrgica da paixão e morte do senhor. Na sexta-feira santa não existe missa e sim a ação litúrgica com o beijo na cruz. A noite acontece a procissão do senhor morto, saindo da Igreja de Santana as 19h00, passando pelo Santuário Eucarístico e seguindo com a imagem de Nossa Senhora das Dores para a igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

No sábado santo, sábado de aleluia: registra-se o silêncio, onde toda a igreja é convidada a meditar a morte do senhor. Jesus está no sepulcro e a igreja é convida a meditar. As 8h00 da noite, haverá encontro na Praça do Milagre onde começará a vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, a mais importante que tem na igreja, porque aguardamos a ressurreição do senhor. Em seguida os fiéis seguem para o Santuário, onde irá haver a celebração da missa da Vigília Pascal, configurando-se o sábado de aleluia.

No domingo de páscoa: haverá a celebração de missa as 7h00 da manhã e mais uma missa as 19h00.



Portal Progresso
@george_wagner

Marcondes Gadelha diz que prefeito de Sousa apresenta desgaste e chapa da oposição deve sair até o final deste mês

O PSC realizou neste final de semana um encontro com amigos e filiados, onde aproveitou a oportunidade para rever os correligionários e falar sobre a campanha política.

O ex-senador disse que o governo atual apresenta um grande desgaste político, e anunciou que será realizado mais uma pesquisa interna, ainda nas próximas semanas para a definição do vice. Na relação, busca-se alguém do meio empresarial, o médico Jose Célio de Figueiredo do próprio PSC, ou o nome do vereador Denis Formiga, com uma chapa 100% PMDB.

Para Marcondes Gadelha, a atual administração sofre um forte desgaste, principalmente no setor de saúde, que seria o calcanhar de Aquiles da atual gestão, ou seja, o ponto fraco do governo municipal. Já sobre a definição do PT em apoiar o prefeito Fabio Tyrone, Gadelha disse, que vai tentar reverter a decisão do Diretório Local, pois existiria uma aliança entre o PSC e PT para todo o Estado da Paraíba.

Sobre a formação da Chapa, a informação é de que o nome do Deputado André Gadelha deverá ser realmente mantido na cabeça de chapa, a não ser que não queira, e o vice pode ser conhecido ainda no final deste mês.

A baixa do encontro foi a não participação do vereador Denis e de seu pai, Dário e também do próprio medico Jose Célio, que mesmo sendo do PSC não tem participado dos eventos do partido na Cidade de Sousa.




Mário Gibson

PT de Sousa decide apoio à reeleição do Prefeito Fabio Tyrone do PTB

Em reunião realizada na última sexta-feira, os membros do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores decidiram com 32 votos a favor, 8 abstenções e dois nulos, o apoio a reeleição do Prefeito de Sousa Fabio Tyrone do Partido Trabalhista Brasileiro. Ao todo, 43 tinham direito a voto no Diretório Petista, sendo que a unanimidade dos votos válidos foi pela aliança com o prefeito.

Com a decisão da última sexta-feira, o grupo situação sai fortalecido com o apoio dos petistas e ainda mais pelo tempo no guia eleitoral, que agora será o maior no tempo disponível no Rádio durante a realização do guia eleitoral. por outro lado, com a coligação com o grupo de situação, os pré-candidatos Renato e Lafayette Gadelha são os mais prejudicados, por estarem diretamente ligados a oposição, onde um defendia a candidatura própria, no caso Renato Gadelha e o outro, Lafayette buscará uma vaga na Câmara Municipal, podendo ficar impedido de subir nos palanques, caso adote a postura de não acompanhar a decisão do partido.

O Presidente do Partido, Gervasio Bernardo (foto), após a decisão, chegou a declarar o seguinte, “o PT não é uma casa de Taipa, que alguém chega, defeca, urina e depois resolve fumar um baseado”, pra quem foi o recado, ainda não se sabe, mas pegou pesado.



Mário Gibson