sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Vereadores de Sousa e Suplentes são ouvidos na Sede da Polícia Federal

28/08/2009.
Pelo menos três vereadores e dois suplentes da Câmara Municipal de Sousa participaram nesta quinta-feira dia 27 de agosto de um interrogatório na sede da Policia Federal da Cidade de Patos. De acordo com as informações o interrogatório faz parte da continuidade das investigações de um Inquérito Policial, do qual em tese os ouvidos são suspeitos de participarem de um esquema de crimes eleitorais através da famosa compra de votos através de distribuições de materiais de construção a eleitores no pleito de 2008.

Os investigados são os vereadores Daniel Pinto e Junior de Nedimar, ambos do PMDB, o também vereador Odair José do PTB e os suplentes Jucelio Marques e Augusto Gonçalves (Mozinho) também do PMDB.

Em tese todos são suspeitos de distribuírem ordens para aquisição de materiais de construção por parte de eleitores, sendo que de todos, só o vereador Daniel Pinto chegou a ser denunciado pelo Ministério Público Eleitoral, sendo alvo de uma Ação na Justiça Eleitoral que resultou na cassação de seu mandato, sendo que continua no cargo até que AIJE venha a ser julgada a nível de TRE da Paraíba.


Mário Gibson

Rotina boa - Servidores do Município de Sousa recebem mais uma vez dentro do Mês Trabalhado

28/08/2009.
Nesta Segunda-feira (31/08) os funcionários receberão seus vencimentos, exceto os servidores que participam de programas emparceria com o Governo Federal, como os agentes de saúde e os que trabalham no programa de saúde da família (PSF). Que receberão assim que o Governo Federal fizer o repasse.

Cumprindo com o calendário anunciado no inicio do ano, a Prefeitura de Sousa, paga seus servidores dentro do mês, pela 8ª vez consecutiva. Nesta Segunda-feira (31/08) os funcionários receberão seusvencimentos, exceto os servidores que participam de programas emparceria com o Governo Federal, como os agentes de saúde e os quetrabalham no programa de saúde da família (PSF).Que receberão assim que o Governo Federal fizer o repasse.

Para o Prefeito Fábio Tyrone, mesmo com todas as dificuldades que os municípios vem enfrentando, Sousa paga em dia, por que a gestão atual entende, que os servidores, são o maior patrimônio da Prefeitura. Já no ultimo dia 21 os aposentados e pensionistas, também receberam seus salários.

Dez dias antes do fim do mês. “Antes os servidores, aposentados e pensionistas, tinham que entrar na justiça para receber seus salários. Nós quando assumimos em janeiro, anunciamos um calendário para os quatro anos de Governo, e estamos cumprindo, assim como vamos cumpriraté o fim do meu mandato.”. Declarou o Prefeito.


Decom

Prefeita de Santarém é a campeã de diárias no sertão da Paraíba

28/08/2009.
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba disponibiliza através do SAGRES todos os dados financeiros das prefeituras paraibanas e revela números importantes sobre o pagamento de diárias dos prefeitos dos 15 municípios da Região da Grande Cajazeiras.

As prefeituras que estão atravessando um momento de crise financeira, em virtude das freqüentes quedas do Fundo de Participação dos Municípios, têm desembolsado uma verdadeira fortuna, com empenhos pagos disponibilizados através do site do TCE, mostrando que os chefes de executivo municipal de nossa região, estão viajando muito a capital paraibana e do Brasil.

Em primeiro lugar a prefeita da Cidade de Santarém Lucrecia Adriana (PMDB), que em seis meses de administração já gastou 20. 640,00 reais. Enquanto que o prefeito da cidade de Santa Helena, Elair Brasileiro, nada gastou em diárias, até o mês de junho de 2009.


Joselito Feitosa

Prefeito de Sousa prestigia posse dos novos membros do Conselho Tutelar

28/08/2009.
Na tarde desta quinta-feira (27/08) nas dependências do Centro de Controle das Políticas Públicas (CCPP), aconteceu a solenidade de posse dos novos integrantes eleitos do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Sousa.

Esteve presente na ocasião a Juíza da Vara da Infância e Adolescência, Maria dos Remédios Pordeus, que falou sobre a importância do compromisso assumido pelos novos conselheiros, orientando também aos empossados que trabalharão conjuntamente na busca e proteção dos diretos da Criança e do Adolescente, sendo indispensável aos membros eleitos a responsabilidade e dedicação necessária na obtenção de bons resultados.

O Prefeito Fábio Tyrone declarou que a Prefeitura de Sousa está à inteira disposição do Conselho Tutelar, pois o governo municipal pensa no futuro das nossas crianças, e cuidar bem delas é investir para que as futuras gerações tenham a possibilidade de viver com mais dignidade e bem-estar. Na oportunidade o Prefeito Tyrone e a Juíza Doutora Maria dos Remédios Pordeus, anunciaram para os próximos dias a reabertura do CREDENDO VIDES, que foi interditado devido ao abandono da administração anterior.

Decom

Dinheiro na conta, Prefeiutras receberam hoje terceira e última parcela do FPM do mês de Agosto

28/08/2009.
As Prefeituras da Região de Sousa, como de todo Brasil, estão recebendo hoje a terceira e última parcela do FPM do mês de Agosto de 2009. A cidade de Sousa recebeu mais de 210 mil reais. Já, Aparecida, São José da Lagoa Tapada, Nazarezinho e Marizópolis receberam individualmente cerca de mais 64 mil e 800 reais. Sendo que, Lastro, Santa Cruz, São Francisco e Vieirópolis foram as que receberam os menores valores, pouco mais de 52.500 reais.

Confira abaixo os valores exatos recebidos no dia de hoje pelas Prefeituras da Região da Grande Sousa:
Sousa - 210.221,18C;
Aparecida, São José da Lagoa Tapada, Nazarezinho, Marizópolis - 64.872,94C;
Lastro, Santa Cruz, São Francisco e Vieirópolis - 52.555,30C.


Mário Gibson

Defensores públicos suspendem greve e retornam ao trabalho nesta sexta-feira

28/08/2009.
Após entendimento entre a Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB) e a liderança da mobilização, os defensores públicos estaduais voltam ao trabalho nesta sexta-feira (28), suspendendo a greve por um período de 15 dias. A decisão foi tomada em assembléia geral extraordinária na manhã desta quinta-feira (27) pelo Sindicato dos Defensores Públicos do Estado da Paraíba (Sindesp), que pleiteia junto ao Governo do Estado a fixação da remuneração em forma de subsídios.

Expectativa positiva – Segundo o procurador-geral do Estado, José Edísio Souto, mediador das negociações entre a categoria e a equipe econômica governamental, as expectativas para solucionar as demandas dos defensores públicos são as melhores. Ele lembrou que o governador José Maranhão tem um histórico positivo com esses profissionais.

“Nos dois primeiros governos, José Maranhão fez muito por esses profissionais e não tenho dúvida que também o fará neste terceiro mandato”, declarou. “O que houve foi apenas um ruído de comunicação, que deve ser resolvido em breve, sem a necessidade da utilização de outros recursos, como a greve, apenas através do diálogo”.

Saída negociada – O presidente do Sindesp, Levi Borges de Lima, que participou de audiência com o procurador-geral Edísio Souto e a defensora pública geral, Fátima Lopes na terça-feira (25), classificou a reunião como clara, prática e respeitosa. Neste encontro, a Procuradoria propôs inicialmente a suspensão da greve por 30 dias, que foi reduzida para 15 dias em comum acordo com o representante da categoria.

“Nossa expectativa é que dentro desse prazo o Governo do Estado ofereça uma proposta condizente com a remuneração que a classe do defensor público merece”, afirmou Levi Borges. “O governador, em contrapartida à decisão de suspensão, prometeu receber o comando de greve até o dia 9 de setembro”, disse.

A mobilização dos defensores públicos estaduais foi deflagrada em meados de setembro de 2008, durante o governo anterior. Após um mês de greve, o movimento foi suspenso em 23 de outubro do ano passado e retomado este ano, no dia 17 deste mês.



Marina Magalhães, da Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral do Estado

Prefeitura Lança Campanha com 30 Prêmios para quem Pagar em Dia o IPTU 2009

28/08/2009.
O IPTU 2009 agora tem destino certo. “É pagar pra ver”.Ver os seus impostos investidos em mais educação, saúde, calçamento, habitação e iluminação.

São mais obras e ações para o seu bairro.O IPTU é pagar pra ver e, também, ganhar. Você ainda concorre a 30 prêmios - 10 geladeiras, 10 televisores e 10 antenas parabólicas.

A Prefeitura ainda dá um desconto de 20% você pagando a cota única até o dia 30 de agosto. Se preferir, pode quitar o IPTU em 3 parcelas sem juros. Você pode pagar no Banco do Brasil e seus credenciados, ou na Unicred.IPTU 2009 - É pagar para ver a melhoria da sua cidade e concorrer a 30 prêmios.


Decom

Senado aprova novo piso para agentes de saúde

28/08/2009.
A comissão de assuntos sociais do Senado aprovou, na última quarta-feira (26/8), o Projeto de Lei que cria um piso nacional de R$ 930 para todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemia. Como foi votado em caráter terminativo, o texto não precisa passar pelo Plenário da casa e segue agora para votação na Câmara.

O projeto aprovado hoje também estabelece como requisito para a contratação que os agentes comunitários tenham Ensino Médio completo. A medida, entretanto, valeria apenas para novas contratações. Os agentes que não têm ensino médio completo e já estão trabalhando não teriam prejuízo mas receberiam incentivos para concluir os estudos.

O salário dos agentes de saúde é pago com recursos do Programa Saúde da Família, repassado pelo Governo Federal. Com a elevação do piso, a União teria que levar esses repasses, segundo a relatora do projeto na casa, Rosalba Ciarlini (DEM/ RN). Segundo ela, o texto mantem para as prefeituras a obrigação de arcar com os encargos sociais garantidos aos agente comunitários.


Correio Braziliense

API/Sousa convida membros da imprensa local para reunião que aconterá no próximo sábado

28/08/2009.
A delegada Associação Paraibana de Imprensa (API) de Sousa, Ivoneide Lopes, está convidando todos que fazem parte da Imprensa Local, associados e não sócios, para uma reunião que será realizada no próximo sábado, dia 29, às 19 horas na Câmara Municipal de Sousa.

A delegada destaca a importância da presença de todos, já que o assunto principal a ser discutido será o onjunto habitacional da Categoria, bem como o anuncio de convênios firmados pela associação em beneficio dos sócios.

A posse da nova diretoria da API acontecerá neste dia (02/09), quarta-feira no Teatro Santa Rosa em João Pessoa. Pela primeira vez uma mulher assumi a presidência da Associação Paraibana de Imprensa. Marcela Sitônio obteve 48% dos votos nessa eleição.


Ivoneide Lopes

PEC dos Vereadores é aprovada em comissão especial

28/08/2009.
A proposta que reduz os gastos com os legislativos municipais foi aprovada na comissão especial que analisava o assunto. O texto também inclui o aumento do número de vereadores, que fazia parte da PEC 333/04, já aprovado pela Câmara no ano passado.

As mudanças faziam parte das propostas de emenda à Constituição 336/09 e 379/09. Elas foram aprovadas na forma do substitutivo do relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que recomendou a aprovação dos textos sem alterações. "Considero necessário manter intacto o texto de ambas as propostas, mesmo porque se os alterarmos serão devolvidos ao Senado Federal", explicou o parlamentar.

Confira as mudanças propostas nos gastos das câmaras

A PEC ainda precisa ser votada pelo plenário em dois turnos.

De acordo com o texto aprovado, o número de vereadores passa dos atuais 51.748 para até 59.791 e o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento da Câmara de vereadores cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

O aumento das vagas entrará em vigor assim que a PEC for promulgada, o que dará direito a cerca de 8 mil suplentes tomarem posse. Já a redução dos repasses passará a valer a partir do ano subsequente à promulgação da PEC.
Arnaldo Faria de Sá disse, à Rádio Câmara, que a PEC vereadores deve ser votada até setembro na Câmara.

Polêmica
Em 2008, a Câmara aprovou uma proposta que permitia o aumento do número de vereadores mas reduzia os repasses para os legislativos municipais. O Senado fatiou em duas a PEC aprovada pelos deputados. A parte que permitia o aumento do número de vereadores tornou-se a PEC 336/09. E as regras que reduziam as despesas foram incluídas na PEC 379/09, mas com percentuais de gastos mais altos.

O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recusou-se a promulgar apenas a PEC 336/09, como queriam os senadores, sob a alegação de que eles romperam o equilíbrio do texto aprovado pelos deputados.

A recusa levou o então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, a entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) exigindo a promulgação parcial da PEC 333.

Em março deste ano, as novas mesas diretoras das duas Casas decidiram analisar a parte que trata da limitação de gastos em outra proposta. O Senado desistiu do mandado de segurança no STF.

Tramitação
Se as PECs aprovadas hoje pela comissão especial também forem aprovadas pelo Plenário da Câmara sem modificações, o texto não precisará voltar ao Senado e seguirá para promulgação das Mesas Diretoras das duas casas.



Da Redação/ND

Dona de Casa diz ter sido maltratada por Pastor após solicitar explicações de 3 mil reais doados por sua filha a Igreja Universal

28/08/2009.
A dona de casa Sonia Maria da Silva, residente no Bairro Bela Vista em Sousa denunciou que foi maltratada por um pastor da Igreja Universal do Reino de Deus na manhã desta quinta-feira (27) ao tentar pedir explicações sobre o pagamento de um dizimo no valor de R$ 3 mil feito por uma filha de 16 anos de idade durante cultos evangélicos na sede da igreja que fica localizada na rua Cônego José Viana em Sousa.

Dona Sonia recebeu recentemente uma herança e parte do dinheiro ficou com a filha que mora com uma mãe adotiva. Há cerca de três anos a jovem passou a freqüentar a Igreja Universal na companhia de alguns vizinhos. Ao tomar conhecimento que a adolescente dispunha desta quantia, ela passou a doar R$ 1 mil por noite durante as últimas celebrações como forma de pagamento de dizimo.

Na opinião da dona de casa, os vizinhos e os integrantes da Igreja se aproveitaram do momento para “fazerem a cabeça” da menina e assim ficarem com 10% do valor recebido da herança. Sonia explicou que a filha nunca havia dado dizimo a Igreja Universal e que isso começou a acontecer após o recebimento do dinheiro.

Ela se comprometeu em procurar a Delegacia de Polícia Civil para relatar o fato, até esteve ontem, mas o delegado de plantão não se encontrava no momento. “Quando eu me lembro do sofrimento que passei, dei seis viagens para João Pessoa, duas em pé dentro de um ônibus, ganhar esse dinheiro com todo sacrifício e a pessoa perder assim R$ 3 mil, não é fácil”, desabafou Sonia, emocionada.

Inconformada com o fato, dona Sonia avisou que vai procurar seus direitos para reaver a quantia que para ela foi “tomada” pela Igreja Universal. “Eu pretendo correr atrás do prejuízo, pois sou pobre”.

A reportagem esteve no prédio da Igreja Universal do Reino de Deus em Sousa a procura do pastor, porém a única pessoa encontrada no local se recusou a prestar informações, inclusive sequer permitiu a entrada da imprensa ao local onde havia um veiculo Gol de cor branca estacionado em frente ao templo. Vizinhos informaram que um pastor sempre chega dirigindo este carro. Os documentos levantados junto ao Detran (placas MOT 2751-PB) confirmam que o carro está licenciado em nome da Igreja Universal.


Levi Dantas