terça-feira, 12 de abril de 2011

TRE coloca na pauta de julgamento desta terça processos contra sete prefeitos paraibanos

De acordo com a pauta distribuída ontem pela assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, os prefeitos de Soledade, São José dos Ramos, Marcação, Nova Olinda, Jacaraú, Fagundes e Pitimbu terão seus processos em pauta na sessão de hoje.

Os processos que envolvem os gestores de Marcação e Pitimbu correm em segredo de justiça. As ações estão relacionadas a abuso de poder político e econômico. Os relatores das ações são os juízes Newton Vita e João Ricardo Coelho, respectivamente.

O prefeito de Soledade, José Ivanildo Barros Gouveia, enfrenta um recurso contra expedição de seu diploma, sob a acusação de captação ilícita de sufrágio, abuso de poder político, econômico e de autoridade. A ação foi ingressada por Maria do Socorro Gouveia de Araújo e tem como relator o juiz João Batista Barbosa.

A prefeita de Nova Olinda, Maria do Carmo Silva, terá mais uma ação julgada pela Corte Eleitoral paraibana. Ela é acusada pela coligação “A vontade do Povo” de uso da máquina pública com fins eleitoreiros.

A ação que pede a cassação do prefeito de Fagundes, Gilberto Muniz Dantas, foi interposta pela coligação ‘Muda Fagundes’. Ele é acusado de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2008.

A prefeita de Jacaraú, Maria Cristina da Silva, cujo processo também está na pauta do TRE é acusada por João Ribeiro Filho de compra de voto.

A juíza Niliane Meira, relatora do pedido de vista do processo que pede a cassação da prefeita de São José dos Ramos, Maria Aparecida Gonçalves de Amorim, pode apresentar seu voto na sessão de amanhã ou de sexta-feira.




Edmilson Pereira

Prefeito e Vereadores de Santa Cruz são denunciados por congelar salários de Servidores

Por 6x2 a Câmara Municipal de Santa Cruz aprovou um Projeto de autoria do Executivo Municipal, enviada pelo Prefeito Raimundo Antunes Batista do PT, que congelou os salários de diversos Servidores Públicos do Município, entre os quais, motoristas, mecânicos e diversos outros serviços.

De acordo com informações, com aprovação dessa matéria os servidores não poderão ganhar mais do que um salário mínimo. A bancada de situação votou em peso, os seis parlamentares do governo garantiram a aprovação da mesma. Votaram contra, os vereadores Inácio e Lurdinha, já o vereador Luciano Caetano não esteve presente na Sessão.



Mário Gibson

Prefeitura de Sousa Realiza Curso de Capacitação Para Melhoria do Cultivo do Côco na Região

A Prefeitura de Sousa, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB-Sousa) e EMBRAPA, promoveram entre os dias 04 e 08 de abril curso sobre os Sistemas de Produção do Côco.

O curso, que também foi uma iniciativa do Fórum de Fruticultura da Região de Sousa, abordou as várias fases do cultivo do côco, do preparo do solo, do controle de pragas, da irrigação, da nutrição/adubação até o aproveitamento dos co-produtos (resíduos) do côco.

De acordo com Caetano de Lima, Secretário de Agricultura e Meio-ambiente, a preocupação com aproveitamento dos resíduos do côco sempre esteve presente dentre os objetivos dessa cultura e essa parceria com a EMBRAPA é fundamental para realizar ações nessa área.

“Esse primeiro contato facilita outras ações em parceria com produtores e órgãos interessados como o SEBRAE, Cooperativas, IFPB e Prefeitura de Sousa.”Declarou o Dr. Adriano Matos da EMBRAPA- CE.

Fomentar a agricultura e valorizar os produtos de nossa região é papel fundamental da Prefeitura de Sousa, que sempre irá buscar meios para desenvolver a economia e aumentar a renda dos agricultores do município de Sousa.



Giovanni Abrantes - Comunicação PMS

Governo irá antecipar campanha do desarmamento para maio

BRASÍLIA - O governo vai antecipar para maio o lançamento de uma nova campanha do desarmamento. A data prevista para o início da campanha é 6 de maio, exatamente um mês após o assassinato de 12 estudantes na escola de Realengo, no Rio de Janeiro. A previsão inicial era de que a nova campanha tivesse início em junho.

Uma das ideias do governo para a nova campanha é pagar também pelas munições que forem espontaneamente entregues. Na campanha passada, feita entre dezembro de 2008 e dezembro de 2009, apenas os cidadãos que entregavam as armas de fogo eram indenizados.

Todos os detalhes da campanha, inclusive os valores que serão pagos, serão discutidos por um conselho formado por integrantes do governo e de representantes da sociedade civil. A primeira reunião está marcada para a próxima segunda-feira, quando a data da campanha deve ser oficializada.

'Ficou absolutamente caracterizado que quando se realiza essas campanhas você tem uma redução muito forte na mortalidade, que se reduz mais de 50% no Brasil. Tínhamos previsto realizar uma campanha em junho, mas diante dessa tragédia decidimos sugerir a antecipação. Essas campanhas não são feitas sozinhas, são feitas em conjunto com a sociedade civil', disse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Essa comissão deverá também propor projetos de lei que visem o desarmamento da população. O anúncio da nova campanha foi feito por Cardozo após reunião de Cardozo com integrantes das entidades Viva Rio, Sou da Paz, Desarma Brasil e Rio de Paz.

Realengo. Quatro adolescentes que ficaram feridos no massacre na Escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na última quinta-feira, 7, receberam alta nesta segunda-feira, 11, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Permanecem internados outros seis pacientes, entre eles cinco meninos e uma menina, dois em estado grave.





estadao.com.br