terça-feira, 28 de setembro de 2010

Com demora do Candidato Zé Maranhão, “Maria Alice” se tornou a grande atração de Comício no Centro de Sousa

Com aquele velho ditado de que “filho de peixe, peixinho é”, a garotinha Maria Alice filha do Ex-prefeito e candidato a Deputado Estadual, Salomão Gadelha do PMDB foi quem acabou se tornando a grande atração do Comício realizado no Centro de Sousa pela Coligação Paraíba Unida.

Quem esteve presente, percebeu o clima tenso que envolve candidatos e familiares de um mesmo grupo político da Cidade Sorriso, onde aconteceu de tudo, vaia e discursos fortes, e até troca de agressões verbais entre Candidatos. Na hora do discurso, até sorteio foi cogitado para saber quem falaria primeiro.

O candidato do PMDB ao Governo, José Maranhão só chegou após os discursos inflamados, dizem que estrategicamente, deixou para chegar ao final e não participar da temperatura alta em que aconteceu o comício de seus atuais aliados na Cidade Sorriso.

Enquanto, não se conseguia silencio, e o clima de desarmonia, coube a uma garotinha inteligente, a missão de colocar um silêncio nos que xingavam o seu pai candidato e falar bonito, “roubando a cena” e falando como gente grande e civilizada. Mariz Alice, disse o que todo eleitor precisa saber, no dia da Eleição, só existirá o eleitor e a urna eletrônica e lá, só ele e Deus saberão e terão a decisão livre e independente na hora de votar.



Mário Gibson

Pesquisa Data Folha já admite possibilidade de Segundo Turno na Eleição Presidencial

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (22) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 46% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 28%, e Marina Silva, do PV, tem 14%, segundo o levantamento.

Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter de 44% a 48%, Serra, de 26% a 30%, e Marina, de 12% a 16%.

De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somaram 4%, e indecisos, 7%.

Se a eleição fosse hoje, o índice da candidata do PT pode não ser suficiente para elegê-la presidente no primeiro turno. Considerando os votos válidos - em que se exclui os votos em brancos e nulos -, Dilma perdeu três pontos percentuais: recuou de 54% para 51%. Levando em consideração margem de erro, ela teria entre 49% e 53%. Para vencer a eleição no primeiro turno a candidata petista precisa de 50% mais um voto.

Ainda considerando os votos válidos, Serra teria 32%, e Marina, 16%.

Segundo o Datafolha, Dilma oscilou negativamente em todos os estratos da população, nos cortes por sexo, região, renda, escolaridade e idade.

Dentre os outros candidatos - Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (PSOL), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) - nenhum atingiu 1% das intenções de voto.

Foram realizadas 3.180 entrevistas em 202 municípios nesta segunda-feira (27). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 32913/2010.

Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na última quarta-feira (22), Dilma aparecia com 49%, Serra, com 28%, e Marina, com 13%.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno feita pelo Datafolha, Dilma aparece com 52% (de 50% a 54%, considerando a margem de erro), e Serra, com 39% (37% a 41%).



Do G1

Cássio reafirma candidatura ao Senado e diz que não é de fugir da luta

Cássio Cunha Lima (PSDB) declarou que espera que a Justiça Eleitoral tome as providências cabíveis para coibir as armações que tiveram início com a publicação de pesquisas de opinião sem a inclusão do seu nome e já se tem conhecimento que já produziram milhares de panfletos anônimos com o sentido de desestabilizar a sua campanha.

Esta foi a informação da assessoria de imprensa do candidato que concorre ao senado nestas eleições, mas pode ser enquadrado na Lei Ficha Limpa.

Segundo a assessoria, Cássio teria afirmado que o vertiginoso crescimento de Ricardo Coutinho, candidato ao governo, nesta reta final fará com que, a exemplo do que ocorreu em 2006, o povo paraibano, soberano como é dará uma resposta dura aos que acham que podem ganhar eleições por antecipação, antes da apuração do voto.

O desabafo de Cássio diz respeito a uma pesquisa ao senado divulgado por um veículo de comunicação que, ao invés de colocar o nome dele, usou o nome de sua esposa, Sílvia Cunha Lima. Isso porque há rumores de que o candidato poderá abdicar de concorrer nestas eleições e nomear sua esposa por causa da Lei da Ficha Limpa.

Para Cássio, o que ele percebe nas ruas de toda a Paraíba é um desejo forte que as pessoas têm de eleger Ricardo Coutinho governador no próximo domingo e no seu caso, especificamente, ele declarou nunca recebeu tanto apoio e carinho dos paraibanos como tem sido nesta campanha.

“Não sou de fugir da luta, quem me conhece sabe disso e digo que serei candidato até a justiça eleitoral permitir e até o presente momento, faltando poucos dias para o pleito, o meu processo junto ao TSE sequer tem relator designado”, concluiu.


MAISPB com assessoria

Repórter do Jornal Nacional mediará debate na Rede Paraíba

O debate das TVs Cabo Branco e Paraíba com os candidatos ao Governo do Estado será realizado nesta terça-feira (28) após a novela Passione, na Rede Globo. Mediador do debate, o jornalista André Luiz Azevedo, já está em João Pessoa e espera um debate de alto nível.

Foram convidados para o debate os candidatos José Maranhão (PMDB), Ricardo Coutinho (PSB) e Nelson Júnior (Psol), filiados a legendas com representação na Câmara Federal. “A Paraíba é um Estado com grande tradição política. O que se espera é um debate revestido da qualidade política que a Paraíba tem, com propostas concretas e voltado para os interesses dos eleitores”, comentou André Luiz, que pela segunda vez media um debate na Paraíba.

A participação de um jornalista de outro Estado no debate na Paraíba também é uma forma de garantir a imparcialidade. André Luiz Azevedo é repórter da TV Globo há 30 anos, atualmente integra a equipe do Jornal Nacional e nos anos 90 foi repórter do Fantástico.

O jornalista recorda que durante a carreira já participou de cerca de dez debates. “Meu primeiro debate foi em 1982 no Rio de Janeiro. Foi um momento muito importante porque foi a primeira eleição livre para Governo do Estado na redemocratização. O debate marcou a volta de Brizola à política após o exílio”, lembrou acrescentando que o debate foi decisivo nas eleições para o Governo do Rio de Janeiro naquele ano. “Ele era a terceira força e após o debate começou a crescer nas pesquisas e acabou vencendo”, salientou.

Depois da mediação no debate da Rede Paraíba de Comunicação, André Azevedo irá participar, como repórter, do debate com os presidenciáveis na quinta-feira (30). O portal Paraíba 1 fará a transmissão do programa em tempo real pela internet.



Paraíba 1

Em Marizópolis: Prefeito contrata seguranças para fiscalizar eleitores na reta final da Campanha Eleitoral

O Prefeito da Cidade de Marizópolis, José Vieira do PSDC, contratou seguranças para montar uma guarda diária e noturna em seu Município, evitando assim que adversários políticos falem com o eleitorado ou mantenha conversas secretas com os moradores marizopolenses nesta reta final do período eleitoral.

De acordo com informações repassadas ao “Programa FM Alerta”, Zé Vieira contratou dezenas de pessoas que amanheceram o dia 27, segunda-feira, nas portas das residências guardando os interesses do Chefe do Executivo Municipal.

A idéia é impedir que adversários políticos tenham contato com os eleitores da cidade, já que o Coronel quer manter mais uma vez votações expressivas para o seu Candidato.

Comenta-se ainda, que triste do eleitor que não deixar o guarda entrar para ouvir as conversas, informou os moradores assustados que temem se identificarem, pois, são ameaçados de perderem assistência por parte do Poder Público Municipal.



Mário Gibson

Lindolfo participa de Comícios no Sítio Lamarão e Dr. Zezé

O candidato a Deputado Estadual, Lindolfo Pires (DEM) aproveita os últimos momentos da propaganda eleitoral para realizar comícios na Zona Rural de Sousa.

Na noite desta segunda-feira (27), o sousense acompanhado do Prefeito, Fábio Tyrone, a vice-prefeita, Johanna Estrela, do candidato a Deputado Federal, João Estrela, vereadores, e demais lideranças da base aliada, realizam comício no Sítio Lamarão, logo após, terminaram a sua agenda Político no Bairro Dr. Zezé

Lindolfo é candidato a reeleição, e concorre o seu quarto mandando para Deputado Estadual.



Pereira Jr

Jeová intensifica campanha Compromisso Federal no sertão paraibano com a realização de diversas carreatas e comícios

Depois do sucesso de sua carreata pelas ruas da capital paraibana no último domingo (26), o deputado estadual e candidato a deputado federal Jeová Campos (PT), intensifica agora sua campanha no sertão paraibano, para onde se dirigiu logo após o término de sua ação em João Pessoa. Tendo chegado a Cajazeiras ainda no final da tarde deste domingo, Jeová foi recepcionado por diversos correligionários no aeroporto, sendo então conduzido por amigos e militantes para mais uma carreata pelas ruas de Cajazeiras. Durante todo o percurso, que totalizou cerca de 10 km, Jeová foi bastante cumprimentado pela população cajazeirense, que vibrou com a passagem de mais de 120 carros que acompanharam o parlamentar até o Sítio terra Molhada, onde a ação chegou ao seu fim.

Após a carreta, Jeová ainda se dirigiu para o município de São João do Rio do Peixe, onde participou de um comício ao lado de candidatos a deputado estadual. Com a palavra, Jeová ressaltou sua alegria de estar entre os sertanejos e falou da importância do sertão eleger um representante para a Câmara Federal em outubro. “Vocês já tiveram a oportunidade de conhecer meu trabalho e viram que eu não brinco. Não sou de falácias e discursos vazios como muitos que estão por aí pedindo voto a vocês. Eles fazem isso porque ainda não perceberam que eleição não se vence com discurso, nem com práticas pouco recomendáveis, mas com muito trabalho e compromisso e isso eu sei que tenho”, disse Jeová.

Na manhã desta segunda-feira (27), Jeová esteve no município de São José de Piranhas, onde participou de diversas ações como panfletagem e adesivagem nas imediações da feira pública do município. À noite, Jeová mantém agenda com o candidato a reeleição José Maranhão e os candidatos da coligação “Paraíba Unida”, nas cidades de São José de Piranhas, Cajazeiras e em Sousa. Em todos os municípios, eles participam de carretas e comícios.

Procurador Duciran Farena participa de simpósio sobre efetividade dos direitos dos usuários de telecomunicações

O procurador da República Duciran Farena, membro lotado na Procuradoria da República na Paraíba e coordenador do Grupo de Trabalho de Telefonia da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (3ª CCR-MPF), participou, na última sexta-feira (24), do Simpósio Consumidores dos Serviços de Telecomunicações: Entre o Direito e a Realidade, em Porto Alegre (RS). O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de setembro de 2010 pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Duciran Farena participou como debatedor da mesa sobre o tema "As atividades de fiscalização e de controle como instrumentos de efetividade dos direitos dos consumidores previstos no Código de Defesa do Consumidor e na regulamentação específica". A mesa contou com a participação do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), embaixador Ronaldo Sardenberg; do coordenador da 3ª CCR-MPF, subprocurador Antônio Fonseca; do superintendente de fiscalização da Anatel, Edilson Ribeiro dos Santos; e do secretário de fiscalização de desestatização do Tribunal de Contas da União, Adalberto dos Santos Vasconcelos. Em sua participação, o procurador Duciran Farena afirmou que o principal problema da ineficácia das ações de fiscalização reside nas instâncias decisórias da agência, que frequentemente ignoram fraudes praticadas pelas prestadoras, atenuam sanções com base em formalismos conceituais, desprestigiam o trabalho da fiscalização antecipando argumentos de defesa dos infratores e aplicam penalidades insignificantes, recusando sanções mais severas. A situação é agravada, ressaltou o procurador, com um processo sancionatório extremamente moroso, com inumeráveis recursos, de tudo isso resultando a ineficácia da atividade de fiscalização e a perpetuidade de práticas lesivas ao consumidor que há muito deveriam estar extintas, como as cobranças indevidas, a recusa de cancelamento etc.

O simpósio, encerrado com a apresentação de um conjunto de propostas para uma maior efetividade no atendimento das demandas dos consumidores, contou com o apoio da 3ª CCR-MPF, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias do Consumidor do Ministério Público do Rio Grande do Sul e das Procuradorias de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo e do Rio Grande do Sul.



Assessoria de Comunicação



Vitalzinho propõe fazer do tuirismo fonte geradora de emprego e renda na Paraíba

O candidato ao Senado pela Coligação Paraíba Unida Vital do Rêgo Filho, Vitalzinho (PMDB) garantiu nesta segunda-feira (27) que, no Senado Federal, vai lutar para transformar o turismo em uma grande fonte geradora de emprego e renda para os paraibanos. Com essa visão, Vitalzinho assumiu o compromisso de garantir recursos para obras de infra-estrutura turística em várias cidades do estado.

Ele disse que o turismo paraibano será incrementado a partir da sua “porta de entrada no Estado”, que é a região metropolitana de João Pessoa. “Vamos destinar verbas para a revitalização do Centro Histórico e para a construção do Terminal Turístico do Porto de Cabedelo”, disse. Ele também pretende dar total apoio ao Governo do Estado garantindo verbas para ser aplicadas na infra-estrutura do Projeto Costa do Sol.

Essas propostas, segundo Vitalzinho, vão ajudar a impulsionar de vez o turismo na Capital. “É inconcebível que a Paraíba ainda esteja atrasada em relação aos estados vizinhos, no quesito turismo”, disse.

Ele enfatizou que a capital paraibana é “bela e maravilhosa” e precisa ter obras de infra-estrutura necessárias para atrair novos turistas à região. “Os compromissos com o turismo da Paraíba passam necessariamente por viabilizar uma infra-estrutura urbana e viária na capital. A Via Jaguaribe é uma das soluções. Nós precisamos abraçar de uma vez por todas o Projeto Costa do Sol, que vem desde o tempo de Burity”, disse.

Mais avanços – Durante a campanha, Vitalzinho visitou alguns pontos turísticos da capital, onde, inclusive, gravou participações para o guia eleitoral. Ele diz ser necessário que sejam firmadas parcerias público-privadas para que as grandes redes de hotéis possam se instalar na Capital, gerando assim mais emprego e renda.

Vitalzinho lembrou que o governador José Maranhão já avançou muito no campo do turismo, citando a construção do Centro de Convenções de João Pessoa, que permitirá a realização de grandes eventos. “Com o Centro de Convenções os nossos eventos vão se completar com a beleza da capital”, ilustrou o deputado.

Vitalzinho enfatizou ainda que o Litoral Sul e o Litoral Norte do estado estão com suas estruturas turísticas comprometidas. Segundo ele, com exceção da praia de Tambaba, as demais praias – Coqueirinho, Barra de Gramame, Jacumã, Praia Bela e outras – não apresentam, hoje, condições ideais de receber a imensa quantidade de turistas que aqui vem todos os anos. “Como Senador, vamos dotar, por exemplo, o Município do Conde de condições que lhe permitam preparar bem sua estrutura”, garantiu.



Mário Gibson

Marina passa Dilma em total de seguidores no Twitter

A candidata do PV à sucessão presidencial, Marina Silva, ultrapassou na manhã de hoje a adversária do PT, Dilma Rousseff, em número de seguidores na rede de microblogs Twitter. A vantagem foi anunciada pela equipe de campanha da presidenciável à tarde, em evento realizado na região central de Guarulhos, na Grande São Paulo. No início da noite, Marina reunia 238.151 seguidores, enquanto 234.107 acompanhavam a petista. O candidato do PSDB, José Serra, está na dianteira dos presidenciáveis em número total de seguidores: 451.454.

Os números foram informados durante mais uma edição do 'twittaço', ato de campanha promovido pela equipe de Marina para incluí-la entre os assuntos mais comentados do Twitter. Até o início da noite, #marina43 e #ondaverde estavam entre os assuntos mais comentados. O evento foi promovido em uma lan house em Guarulhos, onde a candidata interagiu rapidamente com cerca de 2.500 internautas, deixando o local em seguida para gravar programa de campanha.


Estadão