sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Candidato a Deputado Federal Jeová Campos define agenda para este final de semana

AGENDA DO CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL - JEOVÁ CAMPOS - COMPROMISSO FEDERAL

SÁBADO

18.09


MANHÃ E TARDE

9h

O candidato estará no município de Taperoá, onde se encontra com prefeitos de municípios circunvizinhos depois se desloca para Teixeira.

10h

Carreata da União na Serra de Teixeira Concentração: Pedra do Tendó, na estrada de Patos a Teixeira.

11h

Início da Carreata da União na Serra de Teixeira. O candidato passará pelas cidades de Teixeira, Maturéia, Imaculada, Água Branca, Juru, Tavares e Princesa Isabel.


DOMINGO

19.09


MANHÃ E TARDE

8h

Atividade de panfletagem e corpo a corpo na região da orla marítima de João Pessoa, na praia de Tambaú, próximo ao Busto de Tamandaré

9h

Atividade de panfletagem e corpo a corpo em Manaíra, em frente ao Mag Shopping terminando no Bessa, às 10h, em frente ao Clube dos Médicos.

Das 11h às 14h

A Ação 1380 acontece no bairro 13 de Maio (rua Coronel Barata), às 12h em Mandacarú (avenida Celerina Paiva) e às 13h no Padre Zé (avenida Mardokeu Nacre). A atividade só terminará às 14h no Bessa, no Bar Peixe Elétrico (avenida Artur Monteiro Paiva).


NOITE

Atividades de Jeová Campos com o candidato a deputado estadual, Frei Anastácio (PT) no município de Santarém, com a prefeita da cidade, Lucrécia.

Procurador Geral diz que matérias contra Veneziano são requentadas e improcedentes

O Procurador Geral da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Fábio Thoma, informou na tarde desta sexta-feira, 17, que as matérias referentes a supostas cassações do prefeito Veneziano Vital do Rêgo são requentadas por considerar que já foram julgadas improcedentes, dentre elas, a do Bolsa Família, o Caso Maranata e tantas outras que foram desmontadas e declarou achar estranho que esses assuntos voltem à tona justamente no período eleitoral.

Fábio Thoma disse que o prefeito licenciado Veneziano Vital do Rêgo está muito tranquilo, estando afastado por 16 dias e se dedica exclusivamente à campanha eleitoral, na defesa do projeto administrativo do Governador José Maranhão e de seus aliados.

O Procurador ainda lembrou que o próprio Tribunal de Contas do Estado já julgou regular o contrato com a Maranata, não restando dúvidas quando a legalidade do mesmo: “O povo da Paraíba sabe do homem probo e honesto que é Veneziano. Todos os processos foram desmascarados e mostrados à opinião pública que são fantasiosos e regidos apenas com o fito de manchar a imagem de um jovem que tem mudado pra melhor a vida administrativa e política de Campina Grande”, finalizou Dr. Fábio Thoma.



Assessoria



Procurador eleitoral pede cassação de Veneziano em mais dois processos

Dois pareceres do procurador geral eleitoral, Werton Magalhâes, pedem novas cassações de Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), um em uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo e outro em um Recurso Contra Expedição do Diploma, ambos movidos pela coligação do PSDB. Novas porque o prefeito licenciado de Campina Grande já foi cassado em primeira instância e se mantém no governo por meio de liminar do TRE paraibano.

Conforme publicou em primeira mão o jornalista Luís Tôrres em seu blog, nos dois processos, o Ministério Público pede a cassação por abuso de poder econômico e político e determina a posse imediata do segundo colocado nas últimas eleições municipais em Campina Grande, no caso, Rômulo Gouveia (PSDB).

As duas ações são um somatório de todas as denúncias feitas pelo PSDB na campanha de 2008. Entre elas, o uso das cores da campanha em símbolos da prefeitura e o uso de recursos do Fundo Municipal de Saúde na conta de campanha.

A primeira cassação, ainda em primeira instância, veio da ação movida exclusivamente pelo MPE e diz respeito à contratação de eleitores pela construtora Maranata, financiada pela prefeitura. O prefeito recorreu da decisão, ganhou liminar para se manter no cargo e ainda parecer do Procurador Geral Eleitoral rejeitando ação movida pelo MPE.

A AIME tem como relator o desembargador Manoel Monteiro. Já o recurso contra a expedição do diploma tem o juiz Carlos Sarmento como relator.



Giro PB


Em Entrevista Prefeito Fábio Tyrone Presta Contas dos Primeiros 20 meses de Sua Administração

Na tarde desta quinta-feira (16/09) o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, concedeu entrevista ao programa radiofônico “FM Alerta”, apresentado pelos jornalistas, Ademar Nonato e Mário Gibson, da emissora 104 Fm. Durante a entrevista o Prefeito de Sousa avaliou as diretrizes e os projetos da administração municipal e respondeu perguntas dos jornalistas e ouvintes que participaram através de ligações diretas e mensagens.

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, revelou que, apesar das dificuldades encontradas e a ausência de parcerias, principalmente com Governo do Estado, prejudicou muitas ações do governo municipal, mas mesmo assim, a Prefeitura de Sousa vem trabalhando muito, beneficiando todos os bairros do município e a zona rural.

Na ocasião, o Prefeito Fábio Tyrone comentou as obras de calçamento e pavimentação já entregues nos bairros André Gadelha, José Lins do Rêgo, bem como anunciou que a Administração Municipal irá calçar todo bairro do Jardim Brasília e o Mutirão, ainda comentou vários projetos que vem sendo realizados, como: Matriz das Artes, Sousa Verde, Circuito das Praças e à construção de centenas de casa pelos projetos “A Casa é Sua” e o “Nossa Casa, Nossa Vida” em parceria com a Caixa Econômica Federal.

No setor da educação o prefeito destacou as reformas de melhoria em todas as escolas municipais e os cursos de capacitação que a Secretaria de Educação vem promovendo.

Questionado sobre as políticas de saúde, o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, anunciou a construção de 3 (três) hospitais, sendo um mini-hospital no perímetro de São Gonçalo, um pronto-socorro no bairro da Estação e a reabertura do pronto-socorro, que será agora UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A grande novidade da entrevista foi quando o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, anunciou a licitação da empresa que fará a sinalização no trânsito em Sousa e realização do concurso público que prevê o preenchimento de aproximadamente 600 vagas em todos os níveis de escolaridade.

No encerramento da entrevista, o Prefeito de Sousa, agradeceu o espaço dado pelos jornalistas e agradeceu as dezenas de ouvintes que participaram diretamente no programa, e declarou que está disposto a trabalhar muito, com honestidade e transparência, proporcionando melhores dias para o povo sousense.



Eraldo Pordeus


IBOPE: Maranhão caiu dois pontos mais lidera disputa e Ricardo Coutinho sobe três

Natália Xavier

Faltando 15 dias para as eleições 2010, Ricardo Coutinho (PSB) cresce na intenção dos votos dos eleitores paraibanos e consegue diminuir a vantagem de José Maranhão (PMDB), que se mantém na liderança com mais de 50%. Os dados são revelados pela quarta rodada de pesquisas Ibope para as eleições 2010 em que foram ouvidos 1.204 eleitores entre os dias 14 e 16 de setembro.

Segundo o Ibope, se as eleições fossem hoje, Maranhão venceria com 51% das intenções de voto, contra 34% de Ricardo Coutinho, ex-prefeito de João Pessoa. Na última pesquisa, o peemedebista havia registrado 53% das intenções de voto, contra 31% do ex-prefeito de João Pessoa. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em maio, a diferença entre os dois candidatos era de 12%, foi para 16% no final de julho, subiu para 22% em agosto e agora, pela primeira vez a vantagem caiu, chegando a 17%.

Lourdes Sarmento (PCO), que na pesquisa interior tinha 1% das intenções de voto agora aparece com 0%, mesmo índice obtido pelos outros candidatos: Francisco Oliveira (PCB), Marcelino (PSTU) e Nelson Júnior (PSOL). Os votos brancos ou nulos somam 6% os indecisos são 8%.

Regiões

Em João Pessoa e em Campina Grande o ex-prefeito da capital lidera as intenções de voto com 47% e 44%, respectivamente. Na capital, o peemedebista tem 42% da preferência do eleitorado e em Campina, 40%. Nas demais regiões, Maranhão tem a maioria dos votos.

Na Zona da Mata, Maranhão aparece com 59% contra 28% de Coutinho; no Agreste, com 59% contra 30% do ex-prefeito de João Pessoa; na Borborema, com 47% contra 34% de Ricardo; e no Sertão, o peemedebista registra 53% contra 29% de Ricardo.

A pesquisa, encomendada pela TV Cabo Branco, está registrada no TRE-PB sob o número 30828/2010 e no TSE sob o número 30234/2010.



Paraíba1


IBOPE: Cássio lidera corrida para o Senado e aumenta briga pela segunda vaga

Natália Xavier

Na disputa pelo cargo de Senador, os quatro principais candidatos apresentaram crescimento com relação à pesquisa divulgada no dia 27 de agosto e a disputa está cada vez mais acirrada. Cássio Cunha Lima (PSDB) continua liderando e agora tem 49% da preferência do eleitorado, registrando um crescimento de 3% com relação à última pesquisa. Como neste ano serão eleitos dois senadores por Estados, os eleitores pesquisados puderam optar por até dois candidatos.

A disputa pela segunda vaga está cada vez mais disputada e com um crescimento de 5% entre os meses de agosto e setembro, Wilson Santiago (PMDB) tem 24% das intenções de votos. O peemedebista foi o candidato que apresentou a maior evolução.

Vital do Rêgo Filho (PMDB) e Efraim Morais (DEM) cresceram quatro pontos percentuais cada um e agora têm 33% e 29%, respectivamente. Considerando a margem de erros de três pontos percentuais para mais ou para menos, a disputa fica ainda mais acirrada.

O grande crescimento para cada um dos candidatos pode se dever à redução na quantidade de indecisos, que caiu de 27% para 22%, e na quantidade de eleitores que haviam citado apenas um candidato, que representava 29% em agosto e agora representa 20%.

Vital Farias (PCB) apareceu com 4% das intenções de votos, enquanto que Edgar Malagodi (PSOL) e Marcos Dias (PSOL) têm 1% da preferência do eleitorado, cada.

Votos brancos ou nulos somam 17%. Foram ouvidos 1.204 eleitores entre os dias 14 e 16 de setembro. A pesquisa, encomendada pela TV Cabo Branco, está registrada no TRE sob o número 30828/2010 e no TSE sob o número 30234/2010.



Paraíba1


Zé Maranhão falta ao 8º debate e não confirma participação nos quatro eventos restantes

Pela oitava vez consecutiva, o candidato a reeleição José Maranhão (PMDB), falta a um debate entre os candidatos ao Governo do Estado. Dos seis debates promovidos com os governáveis, o peemedebista foi apenas para o primeiro, que foi realizado pela TV Clube. Ainda devem ser realizados quatro debates entre os candidatos, sendo três deles promovidos por TVs.

Na manhã desta quinta-feira (16), Maranhão se ausentou do debate realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Superior da Paraíba (Sintesp) e pelo Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (Adufpb), em João Pessoa.

Maranhão não foi ao debate com alunos e professores das universidades públicas da Paraíba, no dia 17 de agosto; também foi ausente no debate do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema, no dia 25 de agosto; não compareceu ao debate organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba (Sintep-PB), no dia 03 deste mês; não foi ao debate da TV Boborema, também no dia 03 deste mês; não foi ao debate realizado pelas rádios Campina FM, Serra Branca FM e CDL-CG, na última terça (14); ao debate da Associação de Pastores Evangélicos da Paraíba (Apep) e ao debate do Sindifisco JP, realizados na quarta-feira (15).

Em entrevistas, o governador José maranhão sempre é questionado se vai a mais algum debate e sempre se esquiva de responder. Apesar do coordenador de campanha, Marcelo Weick, garantir a participação do governador nos eventos, o peemedebistachegou a dizer que não iria para debate para ser agredido. Informou também, em outra ocasião, que não tinha certeza se iria participar das atividades e que o assunto seria avaliado pela coordenação de campanha.



PolíticaPB

Congresso em Foco aponta Cássio e Vitalzinho como prováveis Senadores eleitos pela Paraíba


Um levantamento publicado no site Congresso em Foco aponta o candidato a Senador pela Coligação Paraíba Unida Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB) como provável Senador eleito pela Paraíba. A matéria, entitulada ‘Como seria o Senado se as eleições fossem hoje’ elenca os senadores que tem mais chances de ser eleitos em 3 de outubro e, na Paraíba, dá como certa a eleição de Vitalzinho.

O levantamento está disponível no link:

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=21&cod_publicacao=34362




Veja o levantamento publicado no Congresso em Foco, na íntegra:



Como seria o Senado se as eleições fossem hoje



Veja a composição das bancadas estaduais e a nova correlação de forças, de acordo com os levantamentos mais recentes



ACRE

Tião Viana (PT)* - senador que prosseguirá no mandato – Dilma

Jorge Viana (PT) – Dilma

Sérgio Petecão (PMN) – Serra



ALAGOAS

Fernando Collor (PTB)* – senador que prosseguirá no mandato – Dilma

Heloísa Helena (Psol) – Plínio de Arruda Sampaio

Renan Calheiros (PMDB) – Dilma



AMAPÁ

José Sarney (PMDB) – senador que prosseguirá no mandato – Dilma

Waldez Góes (PDT) – Dilma

Gilvan Borges (PMDB) ou João Capiberibe (PSB) – Dilma



AMAZONAS

Alfredo Nascimento (PR) – senador que prosseguirá no mandato - Dilma

Eduardo Braga (PMDB) – Dilma

Vanessa Grazziotin (PCdoB) - Dilma



BAHIA

João Durval Carneiro (PDT) – senador que prosseguirá no mandato – Dilma

César Borges (PR) – Dilma

Lídice da Mata (PSB) – Dilma



CEARÁ

Inácio Arruda (PCdoB) – senador que prosseguirá no mandato – Dilma

Tasso Jereissati (PSDB) – Serra

Eunício Oliveira (PMDB) – Dilma



DISTRITO FEDERAL

Gim Argello (PTB)– senador que prosseguirá no mandato – Dilma

Cristovam Buarque (PDT)– Dilma

Rodrigo Rollemberg (PSB)– Dilma



ESPÍRITO SANTO

Renato Casagrande (PSB)* – senador que prosseguirá no mandato – Dilma

Magno Malta (PR) – Dilma

Ricardo Ferraço (PMDB) – Dilma



GOIÁS

Marconi Perillo (PSDB)* – senador que prosseguirá no mandato – Serra

Demóstenes Torres (DEM) – Serra

Lúcia Vânia (PSDB) – Serra



MARANHÃO

Epitácio Cafeteira (PTB) – senador que prosseguirá no mandato – Serra

Edison Lobão (PMDB)– Dilma

João Alberto (PMDB)– Dilma



MATO GROSSO

Jaime Campos (DEM)– senador que prosseguirá no mandato – Serra

Blairo Maggi (PR) – Dilma

Carlos Abicalil (PT)– Dilma



MATO GROSSO DO SUL

Marisa Serrano (PSDB)– senadora que prosseguirá no mandato – Serra

Delcídio do Amaral (PT) – Dilma

Dagoberto Nogueira (PDT) – Dilma



MINAS GERAIS

Eliseu Rezende (DEM) – senador que prosseguirá no mandato – Serra

Aécio Neves (PSDB) – Serra

Itamar Franco (PPS) – Serra



PARÁ

Mário Couto (PSDB) – senador que prosseguirá no mandato – Serra

Jader Barbalho (PMDB) – Dilma

Paulo Rocha (PT)– Dilma



PARAÍBA

Cícero Lucena (PSDB) – senador que prosseguirá no mandato – Serra

Cássio Cunha Lima (PSDB) – Serra

Vitalzinho (PMDB) – Dilma



PARANÁ

Alvaro Dias (PSDB) – senador que prosseguirá no mandato – Serra

Roberto Requião (PMDB) – Dilma

Gleisi Hoffman (PT) – Dilma



PERNAMBUCO

Jarbas Vasconcelos (PMDB)* – senador que prosseguirá no mandato – Serra

Humberto Costa (PT) – Dilma

Marco Maciel (DEM)– Serra



PIAUÍ

João Vicente Claudino (PTB) – senador que prosseguirá no mandato – Dilma

Wellington Dias (PT) – Dilma

Mão Santa (PSC) – Serra



RIO DE JANEIRO

Francisco Dornelles (PP) – senador que prosseguirá no mandato – Dilma

Marcelo Crivella (PRB) – Dilma

Lindbergh Farias (PT) - Dilma



RIO GRANDE DO NORTE

Rosalba Ciarlini (DEM)* – senadora que prosseguirá no mandato – Serra

Garibaldi Alves Filho (PMDB) – Dilma

José Agripino Maia (DEM) – Serra



RIO GRANDE DO SUL

Pedro Simon (PMDB) – senador que prosseguirá no mandato – independente

Ana Amélia Lemos (PP) – independente

Germano Rigotto (PMDB) - Dilma



RONDÔNIA

Acir Gurgacz (PDT) – senador que prosseguirá no mandato – Dilma

Ivo Cassol (PP) – Dilma

Valdir Raupp (PMDB) – Dilma



RORAIMA

Mozarildo Cavalcanti (PTB) – senador que prosseguirá no mandato – Serra

Romero Jucá (PMDB) – Dilma

Ângela Portela (PT) – Dilma



SÃO PAULO

Eduardo Suplicy (PT) – Senador que prosseguirá no mandato – Dilma

Netinho de Paula (PCdoB) - Dilma

Marta Suplicy (PT) – Dilma



SANTA CATARINA

Raimundo Colombo (DEM)* – senador que prosseguirá no mandato – Serra

Luiz Henrique da Silveira (PMDB) – Serra

Paulo Bauer (PSDB) – Serra



SERGIPE

Maria do Carmo Alves (DEM) – senadora que prosseguirá no mandato – Serra

Antonio Carlos Valadares (PSB) – Dilma

Albano Franco (DEM) – Serra



TOCANTINS

Kátia Abreu (DEM) – senadora que prosseguirá no mandato – Serra

Marcelo Miranda (PMDB) – Dilma

João Ribeiro (PR) – Dilma



Composição por apoio aos candidatos

Dilma – 51 (63%)

Serra – 27 (33,3%)

Independentes – 2 (2,5%)

Plínio de Arruda Sampaio – 1 (1,2%)



Composição por partido

PMDB- 18 ou 19

PT – 12

PSDB - 10

DEM – 10

PDT – 5

PTB - 5

PR – 5

PSB – 4 ou 5

PP – 3

PCdoB - 3

PRB – 1

PSC – 1

PPS – 1

Psol – 1

PMN – 1



*Concorre ao governo de seu estado.

Diretor diz que Hospital Regional de Sousa tem estrutura para atendimento e internação de pacientes

Dr. Chico de Clota informou que tanto é verdade que em média 250 pacientes são atendidos por dia, inclusive gente de toda região sertaneja e de cidades do Rio Grande do Norte.







O diretor do Hospital Regional de Sousa, Francisco Queiroga Gadelha, revelou que são improcedentes as informações levadas a público nos últimos dias, dando conta que a única unidade de saúde pública da cidade de Sousa não dispõe de condições estruturais para o pleno funcionamento.

Dr. Chico de Clota como é conhecido, avisou que o Hospital Regional oferece todas as condições de atendimento e internação das pessoas. “Tanto é verdade que em média 250 pacientes são atendidos por dia, inclusive gente de toda região sertaneja e até de cidades do Rio Grande do Norte”, explicou.

No hospital além dos procedimentos ambulatoriais, são oferecidos serviços de internação, clínica médica, obstetrícia, ortopedia e traumatologia. O gestor também disse que o Regional atualmente conta com 93 leitos, entre eles, seis na UTI completamente equipada. Outra área bastante dotada de equipamentos é o centro de imagem com realização de exames de raios X, ultrasonografias, endoscopia digestiva, entre outros com funcionamento constante.

“Temos a humildade de reconhecer que existe um ou outro problema, algum paciente descontente, mas isso não é todo dia. A regra aqui é atender bem, afinal é o que a Secretaria Estadual de Saúde nos orienta. Temos que ver que é o único hospital público da região. São pessoas de todas as regiões que procuram o Regional de Sousa. Agora é como falei, em um universo de 250 atendimentos diários, alguém vai apresentar insatisfação, mas repito, nosso compromisso é resolver da melhor maneira possível”, finalizou Dr. Chico.







Relatório de alguns dos serviços prestados no Hospital Regional de Sousa na gestão Dr. Francisco Queiroga Gadelha (Chico de Clota) de fevereiro de 2009 até setembro de 2010. Confira:


●Reforma completa da copa-cozinha com aquisição de fogão industrial com funcionamento 24 horas, mesas de granito e climatização;

●Instalação de três salas de observação, sendo uma delas infantil;

●Instalação de uma sala de reidratação;

●Instalação de quatro consultórios médicos, sendo um pediátrico, um ortopédico e dois clínico geral;

●Instalação de divisórias com biombos dos leitos na sala de emergência e na UTI;

●Recuperação de todas as portas;

●Pintura de todas as dependências do hospital;

●Aquisição de uma mesa de operação para cirurgia oftalmológica;

●Instalação de repousos (camas e colchões) para os profissionais de enfermagem do bloco cirúrgico, UTI e demais áreas da unidade;

●Aquisição de seis monitores pra a UTI;

●Montagem de uma UTI Móvel;

●Aquisição por comodato de um gasômetro;

●Aquisição de quatro respiradores pulmonar para a UTI;

●Implantação do Teste da Orelhinha;

●Aquisição por comodato de um aparelho de US;

●Aquisição por comodato de aparelhos modernos para exames de laboratório;

●Colocação de placas de sinalização no interior do hospital;

●Urbanização da parte externa do hospital;

●Recuperação do título “hospital amigo da criança’, atingindo os passos exigidos com condecoração;



Levi Dantas

Jingle de Jeová animou a Onda vermelha que refez o percurso do Bloco Muriçocas do Miramar

O candidato reforçou a ‘Onda Vermelha’ com seis carros de som

A coligação Paraíba Unida, comandada pelo candidato a governador José Maranhão (PMDB) quis antecipar a Quarta-Feira de Fogo do tradicional Folia de Rua da Capital realizando uma grande carreta percorrendo o trajeto do Bloco Muriçocas do Miramar. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (16) e contou com o reforço da participação de seis veículos, entre trios elétricos e carros de som, e de uma militância mais do que animada do candidato a deputado federal, Jeová Campos (PT). Ao som dos seus jingles de campanha, que fizeram sucesso em sua última carreata, Jeová empolgou a militância e discursou durante todo o percurso falando para a multidão que acompanhou o arrastão.

Após sair de um comício em Cabedelo, o candidato entrou no percurso da carreata na altura do Posto 99, no cruzamento da Avenida Epitácio Pessoa com a Tito Silva e ao perceber a grandiosidade do evento ficou emocionado. “É um mar de gente, parece mesmo que é o folia de rua. Que coisa linda de se ver e o jingle feito pela Banda Nairê, para a minha campanha, parece ter sido feito para a ocasião”, disse Jeová, entoando o jingle ‘Tu-ta-ta, Tu-tu-ta-ra-ra, Eu voto 1380, eu voto em Jeová’. O jingle combinou com a proposta do evento de revisitar o percurso das Muriçocas do Miramar e levantou a multidão porque é divertido e tem o ritmo do carnaval”, disse Jeová.

A Avenida Epitácio Pessoa foi tomada pela militância vestida de vermelho e também de curiosos que saíram de suas casas e prédios para ver a caravana passar. Para essas pessoas, Jeová Campos falou da felicidade de concorrer às eleições fazendo parte de um grupo partidário unido e comprometido com os avanços sociais. “A candidatura 1380 significa a união do Partido dos Trabalhadores com Socorro Brito, com Frei Anastácio, Anísio Maia, Perón Japiassú entre outros companheiros que lutam por uma Paraíba cada vez melhor. E garanto a todos vocês que trabalho com todos eles no campo das idéias e projetos”, disse Jeová durante o percurso.

Ao final do evento, Jeová Campos foi saudado pelo governador José Maranhão em um trio elétrico montado em frente ao Busto de Tamandaré, onde também se encontrou com o ministro da Pesca, Altemir Gregolin, além dos candidatos a vice-governador, Rodrigo Soares (PT), os candidatos ao Senado Federal Wilson Santiago (PMDB) e Vitalzinho (PMDB), assim como diversos candidatos da chapa proporcional da coligação “Paraíba Unida”.

PRE discute medidas para resolver poluição sonora causada pela propaganda eleitoral

Uma das medidas é a cooperação para a instalação, na Capital, do Fórum Estadual de Combate à Poluição Sonora


Na segunda-feira, 20, será instalado, na Capital, o Fórum Estadual de Combate à Poluição Sonora, como parte das medidas adotadas pela Procuradoria Regional Eleitoral na Paraíba (PRE/PB) para combater os excessos praticados pelos carros de som de propaganda eleitoral. O evento ocorrerá às 9h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público Estadual, com a presença de representantes de coligações e partidos políticos, candidatos, prestadores de serviços de carros de som, órgãos fiscalizadores e sociedade civil organizada.

A instalação do fórum, que foi inicialmente idealizado pela Promotoria do Meio Ambiente, faz parte das providências almejadas pela PRE/PB para combater o problema da poluição sonora causada na propaganda eleitoral e foi definida em reunião, na tarde de ontem, 15, com representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (Seds), Delegacia Geral da Polícia Civil e o Comando Geral da Polícia Militar.

Segundo o procurador regional eleitoral Werton Magalhães Costa, com o fórum será possível preparar os órgãos e agentes envolvidos para bem atender as demandas da população, definir o papel de cada um deles, iniciar campanhas educativas contra a poluição sonora e, se necessário, impor as sanções administrativas cabíveis ou requerer aquelas que só puderem ser aplicadas pelo Poder Judiciário, focando-se, de imediato, os abusos na propaganda eleitoral e prosseguindo-se, no futuro, contra qualquer forma de poluição sonora.

Durante a instalação do fórum, também serão esclarecidos assuntos de interesse dos candidatos, das coligações e dos partidos políticos, evitando medidas repressivas por parte dos órgãos de fiscalização.

Preocupação – No início da semana, o procurador regional eleitoral externou sua preocupação com os excessos praticados por carros de som que veiculam propaganda eleitoral de candidatos ao pleito deste ano. O procurador chama a atenção para o artigo 243 do Código Eleitoral que proíbe propaganda que perturbe o sossego público, com algazarra ou abusos de instrumentos sonoros ou sinais acústicos.

Werton Magalhães alerta os candidatos, partidos e coligações para que sejam os primeiros fiscais contra abusos cometidos por intermédio de seu próprio aparato de campanha. Para o procurador, o eleitor também deve avaliar se um candidato, que já começa a desrespeitar o direito alheio ainda na campanha, merece seu voto.




Assessoria de Comunicação

Pela primeira vez nesta campanha, Vitalzinho e Veneziano participam juntos de atividade de rua em CG

Pela primeira vez na campanha eleitoral deste ano, o candidato ao Senado Federal pela Coligação Paraíba Unida Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB) e o prefeito licenciado de Campina Grande Veneziano Vital do Rego (PMDB) participaram, juntos, de uma atividade de campanha em Campina Grande. Foi na tarde desta quinta-feira (16), pelas ruas do bairro do Catolé.

Repetindo as imagens da campanha municipal passada, Vitalzinho e Veneziano foram recebidos com festa pelos moradores do bairro. As pessoas saíram às ruas e cumprimentaram os ‘irmãos coragem’. A caminhada começou na Rua Elpídio de Almeida e percorreu mais de 20 ruas, a exemplo da Padre de Anchieta, da Ariús, da Prefeito Francisco Camilo e da travessa Coremas.

Foram mais de duas horas de caminhada, que também contou com participação do deputado estadual e candidato á reeleição Guilherme Almeida, e da candidata a uma vaga na Assembléia Legislativa Tatiana Medeiros. Veneziano cumprimentava as pessoas nas casas, nas calçadas e no meio da rua e Vitalzinho também recebia inúmeras manifestações de apoio.

Abraço fraterno - Na travessa Coremas, uma senhora surgiu com a filha recém nascida nos braços e pediu para tirar fotos com Vitalzinho. “Você foi um deputado que orgulhou Campina Grande e será um Senador que representará nossa cidade muito bem”, afirmou o aposentado Antônio Carlos, 78 anos.

Na rua Ariús, Vitalzinho e Veneziano se abraçaram e caminharam abraçados alguns minutos, fazendo o “V” da vitória. Por conta do corre e corre da campanha, Vitalzinho disse que teve poucas chances de abraçar o irmão nos últimos dois meses. “Veneziano é tudo para mim. É o meu líder e é o melhor exemplo do político, sério, ético, que une seu carisma ao modo correto de se fazer política” disse o candidato a Senador.

A caminhada desceu em direção da feirinha do Catolé, puxando uma multidão, onde mais pessoas esperavam Veneziano e Vitalzinho. A festa só terminou no final da tarde, em um mini-comício improvisado. Ao final, Vitalzinho revelou ter ficado extremamente feliz com a receptividade e o carinho dos moradores do Catolé. “O Catolé é um bairro que sempre nos recebeu com muito entusiasmo”, disse.

TSE JULGA IMPROCEDENTES MAIS DOIS RECURSOS DA PARAÍBA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou mais dois recursos provenientes do TRE/PB, envolvendo candidatos impugnados pelo Ministério Público e cujos registros e candidaturas foram indeferidos pela Justiça Eleitoral Paraibana.

O candidato a Deputado Estadual Leomar Benício Maia (PTB), ex-prefeito de Catolé do Rocha, obteve o registro definitivo de sua candidatura, pelo TSE, através da relatoria do Ministro Marco Aurélio Mello, que reconheceu que a rejeição de contas públicas tem que passar pelo crivo da câmara de vereadores. No caso de Catolé do Rocha, a defesa do ex-prefeito comprovou que no julgamento do TRE houve “fato relevante equivocado”, reconhecido pelo próprio Tribunal, entretanto o representante do Ministério Público recorreu da decisão, “não obtendo êxito na fase recursal do TSE”.

Outro recurso julgado pelo TSE se refere ao médico Carlos Antônio Araújo de Oliveira, candidato a primeiro suplente de senador na chapa de Efraim Morais (DEM).

A impugnação de Carlos Antônio teve como fundamento a decisão do TCE/PB, de aplicar multa ao ex-prefeito de Cajazeiras, em razão de irregularidades na prestação de contas do exercício de 2006.

O Ministro Arnaldo Versiani, relator do recurso, ressaltou que “apenas foram apontadas algumas irregularidades a que se atribui multa e que no entendimento do TCE não comprometem a lisura da gestão, por inexistir indícios de dolo ou dano ao erário”.

Os advogados Johnson Abrantes e Edward Johnson, que patrocinaram a defesa dos candidatos Leomar Benício Maia e Carlos Antônio Araújo de Oliveira ressaltaram que o TSE já consolidou o entendimento de que “as contas públicas dos chefes do executivo devem sofrer o julgamento – final e definitivo – da instituição parlamentar, cuja atuação, no plano do controle externo da legalidade e regularidade da atividade financeira é desempenhada com a intervenção ‘ad coadjuvandum’ do Tribunal de Contas”.

Na sessão do TSE votaram acompanhando o voto de ambos os relatores, os ministros Dias Tóffoli, Aldir Passarinho, Hamilton Carvalhido, Marcelo Ribeiro e Carmem Lúcia (vice-presidente no exercício da presidência).


Redação