segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PB sem futebol: cinco estádios estão interditados, entre os quais, o Perpetão de Cajazeiras

Cinco estádios de futebol da Paraíba estão interditados, isso foi o que confirmou o curador do cidadão, promotor Valberto Lira na tarde desta segunda-feira (9), em entrevista ao Portal Correio.

Estádios interditados: Amigão/CG, Almeidão/JP, Graça/JP, Presidente Vargas/CG e Perpetão/CZ.

De acordo com Valberto Lira, os estádios só serão liberados para realização de partidas de futebol, após adaptação das orientações estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e CREA, dentre elas, medidas de prevenção e combate a incêndio.

Ainda segundo o promotor, caso os administradores dos estádios descumpram a ordem de interdição, o secretário de esportes do Estado, Fábio Maia, será notificado.

O descumprimento da ordem já foi observado pelo promotor neste domingo (8), em Campina Grande, quando o Campinense enfrentou o Baraúnas/RN e empatou o jogo em 1 a 1.

‘Estou instaurando um processo para investigar quem autorizou esse jogo. Com certeza o secretário de esportes será notificado por isso’, concluiu Valberto Lira.




Pollyana Sorrentino
Portal Correio

Reunião em João Pessoa reúne lideranças da oposição de Sousa

Membros da oposição de Sousa estiveram reunidos ontem na Capital do Estado na Sede do PSC, do qual estiveram presentes, o deputado Andre Gadelha, os ex-deputados Marcondes e Leonardo que esta assumindo provisoriamente uma vaga na câmara dos deputados e que desta vez também contou com a participação do filho do ex-prefeito Salomão, Lafayette Gadelha.

De acordo com Marcondes Gadelha, o candidato só será conhecido após o carnaval, depois de uma pesquisa qualitativa que será realizada em breve. Uma grande novidade apresentada por Gadelha foi à de que o candidato das oposições em 2012 pode não sair da família da Casa Grande e, garantiu que o nome do médico Jose Célio de Figueiredo estará na pesquisa como uma das opções.

Se a pesquisa será qualitativa, tudo indica dizer que o Deputado Andre Gadelha pode ser excluído da disputa de outubro de 2012, pois, de todos é o único que possui restrições, por já ter ocupados outros cargos e por ainda responder algumas ações judiciais.

Agora se for uma pesquisa quantitativa, o nome do deputado Andre Gadelha bate todos os demais postulantes da oposição, no caso Zé Célio e o próprio Renato Gadelha.




Mario Gibson

Veja o resultado da analise realizada no leite distribuído pelo Governo do Estado no Município de Marizópolis

Após várias denuncias chegadas ao Programa FM Alerta da Cidade de Sousa, sobre a possibilidade da existência de água no Leite distribuído pelo Governo do Estado adquirido junto a uma empresa vencedora da licitação, resolvemos procurar um laboratório com especialista para verificar a qualidade do leite e, para nossa surpresa foi constatado a existência de água no leite distribuído para os carentes.

Segundo analise, a mistura de água chega ao percentual de 8,5% o que comprova a desconfiança por parte dos moradores. A Empresa nega que exista qualquer tipo de mistura, o contrario do que mostra a analise.


ANÁLISES FÍSICO QUÍMICAS


AMOSTRA: LEITE PASTEURIZADO PADRONIZADO
ORIGEM: PROGRAMA FOME ZERO

PARECER: Além da comprovação de água adicionada, as outras análises testificam sua presença como; a densidade próxima ao mínimo permitido, o baixo teor de gordura dar-se devido a um possível desnate e também a adição de água provoca uma queda no seu percentual, na análise de acidez Dornic o leite normal apresenta uma acidez entre 16 e 18° sendo que acima de 18° o leite está ácido e não consegue suportar o processo de pasteurização já a acidez inferior 16° normalmente só é possível quando se adiciona água.


A disposição,

Sousa PB, 06 de janeiro de 2012.





Redação com Assessoria



Mario Gibson e Hidroastro Abrantes

TJ retoma atividades e julga processos contra prefeitos

O Pleno do Tribunal de Justiça realiza quarta-feira (11) a primeira sessão do ano, com uma pauta composta de 57 processos, entre os quais, 14 Mandados de Segurança, 9 Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs), duas Notícias Crime, uma Ação Penal e outros processos que tratam de Queixa Crime, Inquérito, Incidente de Inconstitucionalidade, Embargos, Agravos Internos, Revisão Criminal e Ação Rescisória. A sessão, que será presidida pelo desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, começa às 9h, na Sala de Sessões no primeiro andar do Palácio da Justiça.

As ADIs em pauta, movidas pelo Ministério Público, contestam leis municipais que permitiram, segundo consta nos autos, a contratação de servidores por excepcional interesse público, sem a observância de dispositivos legais que permitem, por tempo determinado, o ingresso na administração pública sem a prévia realização de concurso público. Os processos envolvem os municípios de Amparo, São Sebastião de Lagoa de Roça, Aparecida, Passagem, Jacaraú, Aroeiras, Condado, Taperoá e Cacimba de Dentro. Vários processos são remanescentes de sessões anteriores, tendo como relatores os desembargadores Romero Marcelo da Fonseca (3), João Alves da Silva (2), Marcos Cavalcanti de Albuquerque (3) e Maria das Neves do Egito (1).

O desembargador Arnóbio Alves Teodósio é o relator das duas Notícias Crime, uma que tem como noticiado o prefeito de Cajazeirinhas, José Almeida Silva, e a outra o prefeito de São José do Rio do Peixe, José Lavoisier Gomes Dantas. Relata também uma Ação Penal que tem como representado o prefeito de Serra Branca, Eduardo José Torreão Mota. O desembargador Joás de Brito Pereira Filho relata a Queixa Crime nº 999.2011.000607-2/001, proposta por Severino Gomes da Silva, contra o prefeito do município de Santa Rita, Marcus Odilon Ribeiro Coutinho.



JPonline
Assessoria do TJ

Empresa diz que motorista cumpria jornada normal

Nota da empresa Expresso Guanabara informa que o motorista que conduzia o ônibus da empresa que se envolveu em um acidente no sertão “cumpria uma jornada normal de trabalho, e teve folga de 17 horas desde a sua última viagem." O Acidente ocorrido na madrugada deste sábado (7) resultou em sete mortes, entre eles o motorista do ônibus que transportava 29 passageiros de João Pessoa para Cajazeiras, que fica a 476 km da capital.

Na nota, a Guanabara também questionou as declarações do condutor da carreta que também se envolveu no acidente. Ele informou à Polícia Rodoviária Federal (PRF) que o ônibus estava na contramão e em alta velocidade devido a um possível cochilo do motorista.

O homem que dirigia a carreta explicou que ainda tentou puxar o veículo para o acostamento, mas a lateral do ônibus foi arrancada pela parte traseira da carreta, segundo informou o inspetor S. Gomes, da PRF. A PRF aplicou o teste de alcoolemia no motorista da carreta e não foi detectada a presença de álcool no sangue dele.

A empresa ainda informou que já tomou todas as providências necessárias fornecendo estrutura para recepção dos parentes das vítimas. A Guanabara enfatizou também que está prestando assistência à família do motorista, Aderaldo Fernandes da Silva, de 65 anos, e se referiu a ele como "um profissional de excelente conduta durante os seus nove anos de atuação junto à empresa".

O acidente aconteceu no km 463 da BR-230, no município de Sousa, a 434km da capital João Pessoa. A carreta, que tinha placa da Bahia, seguia viagem de Petrolina, em Pernambuco, para Natal.

Sete ficaram presos nas ferragens e morreram com a colisão, incluindo o motorista do ônibus. Os Bombeiros estiveram no local para retirar os corpos das ferragens. O condutor da carreta teve apenas lesões leves.

Aproximadamente 15 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas pelo Samu ao Hospital Regional de Sousa. A Guanabara também informou que apenas quatro dos feridos ainda estavam no hospital com escoriações e sem risco de morte. Duas delas tiveram que ser submetidas a cirurgias. Os demais já receberam alta.

De acordo com o inspetor S. Gomes, alguns familiares já reconheceram os corpos das vítimas, todos passageiros do ônibus. Além do motorista Aderaldo, morreram Analice Moreira Antunes, de 61 anos, Mariana Diógenes Moreira, de 31 anos, Antônio Antunes Filho, de 63 anos, Caio Henrique Alipio Pedrosa, de 20 anos, Leandro Gomes dos Santos, de 13 anos, e Maria Aparecida Pedrosa dos Santos, de 14 anos.


JP Online

Concurso do magistério registra apenas 5,9% de faltosos

Do total de 11.373 candidatos inscritos no concurso do magistério da rede estadual de ensino da Paraíba, apenas 673 faltaram às provas aplicadas na manhã deste domingo (8). Segundo a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto (Faperp), instituição realizadora do concurso, o número de ausentes representa 5,9% da quantidade integral de candidatos. O gabarito preliminar das provas deve ser liberado na tarde desta segunda-feira (9).

As provas foram aplicadas em cinco cidades: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. De acordo com o diretor-presidente da Faperp, Antônio José Monzato, Campina foi o município que registrou a menor marca de faltosos (4,3%), enquanto Sousa teve a maior (9,2%). “No geral, a quantidade de ausentes foi mínima, o que é um dado bastante importante para o Governo do Estado e para a Fundação”, destacou.

Ainda de acordo com Monzato, em todas as cidades onde o concurso foi aplicado, não houve registro de qualquer anormalidade na realização das provas. “A aplicação transcorreu perfeitamente bem, trabalhamos com uma equipe ótima, muito bem preparada. Por isso, não houve nenhum incidente relevante que pudesse atrapalhar o certame”, acrescentou.

Concurso – A realização da prova teve duração de três horas – das 9h30 às 12h30. Os candidatos só podiam deixar a sala com, no mínimo, 60 minutos após o início. Os exames tiveram como conteúdo a legislação básica, orientações curriculares, conhecimentos pedagógicos, língua portuguesa e fundamentos da educação/prática docente. O concurso ainda terá uma segunda etapa, referente à avaliação de títulos.

Seguindo as definições do edital, o gabarito preliminar será divulgado na tarde desta segunda – justamente 24 horas após o término das provas. “Agora, vamos correr para dar andamento aos próximos passos do concurso, pois sabemos da urgência do Governo em ter este resultado”, ressaltou Monzato. O gabarito deve ser publicado na página da Faperp na internet, no endereço http://www.faperp.org.br/seepb.


Muitos concorrentes vieram de outras cidades

Candidatos chegam cedo – Em todos os locais de prova, os candidatos se organizaram para chegar com bastante antecedência. Apesar de os portões serem abertos apenas às 8h30, antes das 7h já havia pessoas aguardando em frente ao Lyceu Paraibano, em João Pessoa. Faltando 15 minutos para o início das provas, todos já estavam dentro das salas de aula.

Segundo o coordenador da aplicação do exame na escola, Abelardo Maia, o horário definido para o começo do concurso contribuiu para que os candidatos chegassem ao local de prova com tranquilidade. “Muitas pessoas vieram do interior. Com as provas agendadas para o meio da manhã, os candidatos tiveram como se organizar para sair cedo de suas cidades e chegar a tempo”, destacou. No Lyceu, mais de 700 pessoas prestaram o exame, sob o monitoramento de 33 fiscais.

No Instituto de Educação da Paraíba (IPE), as provas também ocorreram sem imprevistos. Os candidatos chegaram cedo para localizar as salas e conferir a documentação. A professora Rafaela Veloso, que mora na Capital e concorre a uma vaga para Geografia, disse que planejou sair de casa às 8h, mas acabou atrasando 45 minutos. “Mesmo assim, cheguei tranquila para conferir tudo sem pressa. Não tive muito tempo de me dedicar aos estudos para o concurso, mas estou confiante”, revelou, antes do início da prova.

O professor Thiago Santa Rosa de Moura, que também fez prova no IPE, saiu de Recife com mais quatro candidatos, exclusivamente para prestar o concurso na Capital paraibana. “Pegamos estrada por volta das 6h e chegamos a João Pessoa dentro do tempo previsto. Passei três meses me dedicando para esta prova e estou bastante tranquilo e esperançoso com o resultado”, destacou.

De acordo com a coordenadora da aplicação das provas no IPE, Maria Néria Lopes da Silva, mais de 600 candidatos estavam previstos para realizar a prova no local. “Todos seguiram à risca o que determinava o edital e, por isso, não tivemos nenhum contratempo, principalmente com a documentação dos candidatos”, destacou.

Segurança – Por toda a Paraíba, os locais de prova receberam apoio da Polícia Militar, para garantir segurança. Em cada ponto, uma equipe fixa formada por três militares deu assistência na área externa. Nenhuma delas registrou ocorrências. Na Capital, o delegado Ademir Fernandes foi designado para fazer plantão durante o concurso. “Passamos por todos os pontos de aplicação de provas, falamos com todos os coordenadores e em nenhum lugar tivemos registro de ocorrências”, afirmou.



SECOM

Confira a relação dos mortos do acidente envolvendo uma Scania e um ônibus na cidade de Sousa

Conforme informações repassadas pela PRF as vítimas fatais no acidente que aconteceu na BR 230 no início da manhã de hoje foram:

Aderaldo Fernandes da Silva, de 65 anos, (motorista do ônibus)

Antônio Antunes Filho,de 63 anos, (Cidade de Vieirópolis, viajava na poltrona 18)

Analice Moreira Antunes, de 61 anos, (cidade de Vieirópolis, viajava na poltrona 17)

A menor identificada por Maria Aparecida Pedrosa dos Santos, de 14 anos (cidade de Sousa)

Caio Henrique Alipio Pedrosa, de 20 anos, estudante de Medicina (cidade de Sousa, viajava poltrona 13).

Leandro Gomes dos Santos, de 13 anos, (cidade de Sousa)

Mariana Diógenes Moreira, de 31 anos, (cidade de Cajazeiras, viajava na poltrona 25)



Sertão Informado