segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Polícia Federal prende 33 em ação que envolve vice da CBF


Vice da CBF é investigado pela PF
 A Polícia Federal iniciou nova operação nesta segunda-feira (26) para desarticular uma organização que é investigada por venda de informações sigilosas. A PF também investiga outra organização que supostamente cometeu crimes contra o sistema financeiro.

A PF informou que prendeu 33 pessoas investigadas e cumpriu 87 mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Goiás, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro. Também houve prisões e buscas no Distrito Federal. As ações da PF são da operação Durkheim.

Durante a ação, a PF fez busca e apreensão na casa do presidente da Federação Paulista de Futebol e vice-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero. Ele foi detido na madrugada desta segunda-feira em sua residência em São Paulo e foi levado para prestar depoimento e, na sequência, foi liberado. A Polícia Federal apreendeu um computador e documentos na casa de Del Nero.

Na última sexta-feira (24), a PF deflagrou a operação Porto Seguro que fez busca e apreensão no escritório da Presidência da República em São Paulo para desarticular uma organização criminosa que se infiltrou em diversos órgãos federais para a obtenção de pareceres técnicos fraudulentos para beneficiar interesses privados. Além do gabinete da Presidência em São Paulo, os policiais federais também estiveram na sede da AGU (Advocacia Geral da União) em Brasília. A ação resultou na prisão de seis pessoas e no indiciamento de 18.

OPERAÇÃO DURKHEIM

A investigação do caso começou em dezembro de 2010 com a apuração sobre um caso de suicídio de um policial federal em Campinas, que apontou a possível utilização de informações sigilosas, obtidas em operações policiais, para extorquir políticos, suspeitos de envolvimento em fraudes em licitações. O inquérito da operação foi aberto em setembro de 2011.

Segundo o inquérito, as duas organizações atuam em paralelo e de modo independente, mas tinham elo sobre uma pessoa investigada, que atuava com os dois grupos suspeitos.

A PF informou que foi descoberta uma grande rede de espionagem ilegal, composta por vendedores de informações sigilosas que se apresentam ao mercado como detetives particulares, e por seus fornecedores, pessoas com acesso aos bancos de dados sigilosos, como funcionários de empresas de telefonia, bancos e servidores públicos.

A assessoria da PF informa que entre as vítimas do esquema há políticos, desembargadores, uma emissora de televisão e um banco.

Já a outra organização enviava dinheiro ao exterior por meio de atividades de câmbio sem autorização do Banco Central, apontam as investigações.

O nome da operação é uma referência ao intelectual francês Durkheim, que é um dos pais fundadores da sociologia e escreveu o livro "O Suicídio", em alusão aos fatos que deram início à investigação.

Participam da operação de hoje cerca de 400 policiais federais para o cumprimento de 33 mandados de prisão, 34 mandados de coerção coercitiva (quando a pessoa é trazida para prestar depoimento e depois liberada) e 87 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo. A PF informa que 67 pessoas serão indiciadas.

Os investigados podem responder pelos crimes de divulgação de segredo, corrupção ativa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, realizar interceptação telefônica clandestina, quebra de sigilo bancário, formação de quadrilha, realização de atividade de câmbio sem autorização do Banco Central, evasão de divisa e lavagem de dinheiro, com penas de 1 a 12 anos de prisão, segundo a PF.

Folha.com

Cássio pede que imprensa continue divulgando a seca


O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) está sugerindo que toda a imprensa relate “insistentemente” as consequências que a estiagem prolongada tem causado no semiárido nordestino. Se referindo às empresas paraibanas, ele disse que é preciso o engajamento total de todos os veículos para que esse alarme chegue e sensibilize os ouvidos do Governo Federal.

Na semana passada ele sugeriu em pronunciamento da tribuna do Senado que a presidente da República decretasse estado de emergência em todo o Nordeste para que a burocracia não atrasasse ainda mais o auxílio às pessoas que estão sem água e sem comida. “sem esquecer a situação calamitosa pela qual passa o nosso rebanho”.

Cássio Cunha Lima declarou, indignado, que para que as obras para a Copa do Mundo não sofressem atraso, o governo fez aprovar no Congresso Nacional o chamado RDC (Regime Diferenciado de Contratações), mas que no caso das obras necessárias a minorar o sofrimento de populações inteiras tem apenas ficado na promessa enquanto a nossa economia vai sendo dizimada. Citando o saudoso tribuno Raimundo Asfora, ao falar da falta de assistência do Governo Federal ao Nordeste, disse ,“o governo promete como sem falta e falta como sem dúvida”.


Bancada unida

Conforme entendimento do senador paraibano, a bancada federal está unida cobrando a retomada das obras da transposição de águas do Rio São Francisco além das medidas emergências de ajuda à população e de socorro ao rebanho. “É preciso liberar recursos para o exército brasileiro, prefeituras e estados não deixarem de assistir as comunidades com o uso de carros pipas, ampliar a perfuração de poços, construção de barragens subterrâneas e cisternas, além da ampliação da rede de adutoras”, declarou Cássio.

Para salvar o que resta do rebanho o senador cobra que imediatamente o Governo Federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), compre e disponibilize principalmente o milho que falta em toda a região, “sugeri inclusive em audiência com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que para o armazenamento do milho, fosse utilizado o porto de Cabedelo e que o governo do Estado poderia ajudar nesse sentido”, afirmou o senador Cássio Cunha Lima.

Cássio salientou que mais do que nunca que se faz necessária a participação continua, insistente e vigilante da nossa imprensa na divulgação desta que é seguramente a maior estiagem dos últimos 50 anos deixando as pessoas com sede, enfrentando temperaturas extremas que causam sofrimento e doenças que atingem principalmente os mais velhos e as nossas crianças, e que está dizimando o nosso rebanho, que mata, lenta e continuamente assolando a nossa já frágil economia, desabafou.



Assessoria

Militar da 1ª CRBM de Sousa participa de passeio ciclístico na Cidade de Patos



O Militar da 1ª Companhia Regional de Bombeiro Militar de Sousa, Soldado Cicero Sátiro da N. Segundo, pertencente ao SEFID (Seção de Educação Fisica da 1ª CRBM), Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela UEPB, participou na noite desta sexta-feira (23) de um passeio ciclístico na Cidade de Patos.


O evento foi promovido pelos alunos do curso de educação física da FIP (Faculdades Integradas de Patos) com o intuito de mobilizar a sociedade para um dos graves problemas gerador da violência no nosso estado que são as drogas. Através da promoção da saúde e de eventos desse tipo é que a cidade pode minimizar o avanço do uso da drogas pelos jovens.

O passeio teve um percurso de 8km, partindo da Praça Getúlio Vargas no Centro da Cidade, percorrendo várias ruas, acompanhados pelo Corpo de Bombeiros, SAMU e pelas Policias Militar, Civil e Rodoviária Federal.

1º Sgt Semaías Victor
Assessoria de Comunicação da 1ª CRBM/Sousa
Foto: Divulgação e Sd Segundo 


Prefeitura de Sousa Conclui Folha de Pagamento do Mês Novembro Na Próxima Sexta-Feira (30/11)


fabio_tyrone1.JPG


O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, anuncia que a folha de pagamento do mês Novembro será concluída na próxima sexta-feira (30/11), considerando que os aposentados e pensionistas receberam os seus vencimentos na última terça-feira (21/11), mais uma vez a Prefeitura de Sousa consegue pagar em dia o funcionalismo, valorizando o servidor público municipal.
    
É a 47ª vez consecutiva que a Prefeitura de Sousa honra com a folha de pagamento, sendo um fato inédito, nunca ocorrido na história de nossa cidade, muitas vezes de forma antecipada como é o caso dos inativos.

De acordo com o Secretário de Finanças, Junior Cesar Costa, os vencimentos estarão disponíveis nas contas dos servidores a partir das 12h00 (meio dia), nas agências bancárias.

Outra boa noticia referente ao mês de Dezembro dada pelo Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, é a garantia do pagamento da segunda parcela do 13º salário, já que a primeira parcela foi paga no mês de Julho, sendo um dos poucos municípios do país a pagar o décimo terceiro salário.

Também o Prefeito de Sousa garantiu o pagamento do próximo mês, que será realizado no dia (28/12).   

A Prefeitura de Sousa conseguiu manter o equilíbrio das contas e das finanças, respeitando consequentemente o servidor, considerado o maior patrimônio da administração, além de fomentar a economia de nossa cidade. 



Ascom