quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Plantão Policial - Terça para Quarta-feira, dia 16 de Dezembro de 2009


Terça-feira, 15 de dezembro de 2009

FURTO - SOUSA - RUA BASÍLIO SILVA, BAIRRO DO ESTREITO, SOUSA-06H30M

VÍTIMAS: FRANCISCO ADENIO LOPES, 62 ANOS, CASADO, AGROPECUARISTA, RUA BASÍLIO SILVA, B. DO ESTREITO.
ACUSADOS: PESSOA CONHECIDA POR "CABOCLA", FREI DAMIÃO, SOUSA-PB.

A VÍTIMA SOLICITOU A PRESENÇA DA PM EM SUA RESIDÊNCIA, INFORMANDO QUE A ACUSADA HAVIA ADENTRADO EM SUA RESIDÊNCIA E DE LÁ TERIA SUBTRAÍDO UM FRASCO DE PERFUME, TOMANDO RUMO IGNORADO EM SEGUIDA. A PM EFETUOU DILIGÊNCIAS NA TENTATIVA DE LOCALIZAR A ACUSADA, PORÉM SEM ÊXITO.

14ºBPM

Terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ladrões arrombam Secretaria do Trabalho e Ação Social da prefeitura de Pombal

Ladrões arrombaram a sede da Secretaria de Ação Social da prefeitura de Pombal na noite desta segunda (14).

A ação dos meliantes foi entre 18hs e meia noite, pois nesse período, não tem vigia de plantão naquela secretaria, segundo informações de alguns funcionários que atuam no setor.
O que há de se estranhar é que aparentemente os “ladrões” não tinham intenção de roubar como de costume acontece na maioria dos arrombamentos, ou seja, não levaram computadores, monitores ou qualquer outro objeto de valor.
A ação dos bandidos teve início pelo muro da casa onde funciona a secretaria. Eles arrombaram a porta dos fundos que dá acesso a sala onde funciona a junta militar e emissão de documentos. Arrombaram também a sala onde funciona o Bolsa Família e reviraram cadastros de pessoas que fazem parte do programa federal, os chamados cadastros.
Os “ladrões” arrombaram ainda a sala da assistente social. Os funcionários do setor relataram que aparentemente nenhum equipamento teria sido furtado, apenas vasculharam papéis e documentos, como por exemplo, documentos referentes ao setor de habitação.
Não se sabe ainda quantos elementos praticaram a ação, nem identificação dos autores.
A Secretaria de Ação Social não informou oficialmente o que foi levado pelos invasores, pois a Polícia Militar esteve no local e não autorizou que o cenário do roubo fosse mudado.
A prefeitura de Pombal está tomando as providências uma vez que documentos de programas do Governo Federal provavelmente foram roubados.

Ronda Policial e Rota Policial

Dois assassinatos em São Bento

Dois homens foram mortos na cidade de São Bento, no Alto Sertão paraibano, num intervalo de seis horas. A Polícia não tem pistas sobre os criminosos.
De acordo com a Polícia, o primeiro assassinato aconteceu às 18h10 desse domingo (13). A vítima é Adão Braga Soares, 22 anos. Ele foi alvejado por três tiros. O crime ocorreu em uma praça em frente ao prédio da Prefeitura.
A Polícia não tem pistas sobre o assassino e qual teria sido o motivo do crime.
O segundo assassinato aconteceu na primeira meia-hora dessa segunda-feira (14). Segundo a Polícia, a vítima Josifran Roxinol dos Santos, 29, foi morto com vários tiros no bairro onde morava, Loteamento Portal.
Segundo testemunhas, o asssassino teria se aproximado da vítima em uma motocicleta Bis (cor e placas não informadas) e feito os disparos matando o homem no local. Ainda, segundo populares, depois dos tiros o assassino fugiu, mas minutos depois voltou ao local e apanhou o aprelho de celular da vítima fugindo novamente.
A Polícia disse que a vítima era viciada em drogas e acredita que a motivação do crime seja acerto de contas.

Patrícia Braz com informações do correspondente Leomarque Pereira, da 98FM


Presos cavam buraco e tentam fugir da cadeia pública de Cajazeiras

No último domingo, 13, alguns presidiários tentaram fugir, e segundo o diretor da Cadeia Pública de Cajazeiras, Chiquinho de Moisés, este fato ocorreu no momento em que um policial estava descansando, quando acordou assustado, e ao ouvir um barulho levantou-se, e comunicou ao delegado que tinha alguém batendo na parede da cela: “O agente ligou pra mim, e eu disse, vá na cela e faça de conta que você vai contar os presos, o que você vê, fique quieto. Quando ele abriu, logo viu o rombo. Ele voltou, fechou a sela e eu disse que comunicasse a polícia para cercar a cadeia, que logo eu estava chegando, e quando cheguei, constatei o arrombamento da parede”, esclareceu o diretor da Cadeia Pública de Cajazeiras.

Ele também argumentou que comunicou o caso à Dr. Djacir, juiz das Execuções Penais da Comarca de Cajazeiras, que ordenou que ele colocasse os presos que estavam tentando fugir, na cela dos presos do albergue, já que estes só viriam à noite para dormir. O diretor Chiquinho, ainda afirmou que juntamente com o Dr. Djacir, irá tomar as devidas providências, sobre a cela destes presos que estavam tentando escapar.

Assumido
Chiquinho de Moisés ainda confirmou que um detento assumiu que era ele que estava tentando fugir da prisão: “Ele disse que começou a cavar um buraco na parede da cela, na sexta-feira, e que na hora da passeata do flamengo, iriam fugir”, declarou o diretor. O dirigente da cadeia pública ainda constatou que se tal ação tivesse acontecido, iria acarretar um grande prejuízo, pois poderia ter fugido muitos presos, mas ele deixou claro que ainda bem que tudo foi contornado, não havendo prejuízos para ninguém.

Solução
O diretor ainda ressaltou que está procurando resolver o problema, e que já comprou o material para tampar o buraco, entretanto, Chiquinho de Moisés confirmou que o problema é outro, e muito maior: a superlotação da cadeia, que também está sem estrutura, tendo condições, de suportar somente 35 presos, mas está muito além da sua capacidade, com 150 detentos: “A situação está bem difícil, pois já fizemos todo um levantamento, e vamos buscar uma solução para o problema, porém a transferência dos apenados para outros presídios não é possível, pois todos já estão lotados”, finalizou o diretor.


RAQUEL ALEXANDRE - Diário do Sertão

Nova equipe do Sousa é apresentada a sua Torcida

15/12/2009.
A Torcida do Sousa Esporte Clube em grande número compareceu na noite desta terça-feira, dia 15 de Dezembro as dependências da Câmara Municipal para acompanhar a apresentação oficial da nova equipe do Sousa Esporte Clube visando a Copa do Brasil e o Tri campeonato Estadual.

A equipe do dinossauro verde do sertão vem bastante modificada para as disputas do ano vindouro. O Presidente do Sousa, Aldeone Abrantes ao lado do novo técnico Pedro Manta e outros integrantes da Diretoria marcaram presença, como também o representante do Prefeito do Município, Fabio Tyrone que viajou a Brasília e foi representado pelo Secretário Chefe de Gabinete, Junior de Willami. Quem também prestigiou a apresentação dos novos jogadores foi o Empresário Jucelio Rocha de Lima (foto), que conseguiu o patrocínio da Century do Brasil para a equipe sousense que é o atual campeão estadual do campeonato paraibano de 2009.

Entre os jogadores, Mi, zagueiro que já defendeu as cores do Sousa, o goleiro campeão pelo Sousa Ricardo e o ex-goleiro Nunes, o Lateral esquerdo Camilo entre outros, que irão vestir pela primeira vez a Camisa do Sousa Esporte Clube.

Confira a lista completa de todos os jogadores:

Para o Gol

Ricardo, Nunes, Jesse e Danilo

Laterais
Direita

Michel e Denis


Esquerdos
Magno, Camilo e Eduardo

Zagueiros

Mir, Alison, Kleber, e Alexandre

Volantes

Juninho, Erike, Alison, Carlos, Henrique, Danilo e Júlio César

Meias

Fagninho, Léo Olinda, Marcelo Catender e Itamar

Para o Ataque

Josivan, Mandson, Evandro e Lanzinho

O Técnico é o pernanbucano Pedro Manta

Fisicultor, Ildebrando

O Presidente é o gurerreiro, Aldeone Abrantes



Mário Gibson com fotos do sofesta.com

Lastrense é ouro na 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

15/12/2009.
Os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e da Educação, Fernando Haddad, anunciam no dia de ontem (14/12), a relação dos estudantes vencedores da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), onde dois paraibanos conseguiram a medalha de ouro no nível 1 da competição, o lastrense Manoel Ilton Sarmento Neto, estudante do Instituto Educacional de Ensino Ronaldo Gonçalves Sarmento e Francimário Souto Medeiros da EEEFM Odilon Figueiredo da cidade de Várzea.

Dos 19,2 milhões de alunos inscritos, cerca de 850 mil participaram da segunda fase da olimpíada em outubro. A cerimônia nacional de premiação está prevista para março de 2010. A 5ª Obmep premiará 300 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1,8 mil com bronze.

Confira a lista no endereço: http://premiacao.obmep.org.br/2009/verRelatorioPremiadosOuro.do.htm


Hidroastro Abrantes

Mantida condenação de ex-juíz classista por crime de estelionato

15/12/2009.
João Batista de Araújo Filho fora nomeado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 13.ª Região com base em documentação falsa

A Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região manteve a condenação do ex-juiz classista João Batista de Araújo Filho pelo crime de estelionato. A decisão acompanhou o parecer do Ministério Público Federal (MPF), emitido pela Procuradoria Regional da República da 5.ª Região.

O réu havia sido denunciado pelo MPF, por meio da Procuradoria da República na Paraíba, por ter sido nomeado juiz classista pelo então presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13.ª Região (TRT-13), Ruy Eloy, na categoria de representante dos empregadores, para a Junta de Conciliação e Julgamento de Picuí/PB, triênio 1999/2002, utilizando-se de documentação falsa para atestar a condição de empregador que já não possuía.


Para participar do processo de escolha de juiz classista, o candidato deveria comprovar ter desempenhado por mais de dois anos atividade profissional como empregador, além de estar estar no pleno exercício da profissão, à época de sua indicação em lista tríplice, o que não era o caso do réu.

Em janeiro de 1999 (época da indicação para juiz classista), João Batista apresentou como documento comprobatório de sua condição um aditivo do contrato social da empresa João Araújo & Cia., com data de 1.º de novembro de 1994, em que constava como sócio. Entretanto, ele não fazia mais parte do quadro social da empresa desde a data de 15 de dezembro de 1997 e, por isso não poderia ter sido nomeado para o cargo, na condição de representante dos empregadores.

Pena - O ex-juiz classista havia sido condenado pela 1.ª Vara da Justiça Federal na Paraíba a dois anos e dois meses de reclusão, além de multa. A condenação foi mantida, mas a Primeira Turma do TRF-5 entendeu que a pena deveria ser reduzida. O parecer do MPF foi contrário à redução da pena.

Foro - A denúncia foi inicialmente oferecida ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma vez que incluía o então presidente do TRT-13, detentor de foro privilegiado. Porém o STJ extinguiu a punibilidade de Ruy Eloy, por entender que houve prescrição do crime. Com isso, os autos foram remetidos à Justiça Federal em primeira instância, responsável por processar João Batista, que não possui privilégio de foro.

N.º do processo no TRF-5: 2005.82.00.009004-5 (ACR 6658 PB)

http://www.trf5.jus.br/processo/2005.82.00.009004-5

Íntegra da manifestação da PRR-5:

http://www2.prr5.mpf.gov.br/manifestacoes/PAR/ACR/2009/1353.doc

A divulgação desta notícia não substitui a comunicação oficial deste ato pelo órgão responsável.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5ª Região
Telefone: (81) 2121.9869 / 2121.9876
ascom@prr5.mpf.gov.br

Senador Álvaro Dias reforça o discurso da UBAM e quer debate sobre pacto federativo

15/12/2009.
Citando o presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam, Leonardo Santana, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) reclamou no Plenário do Senado, que a prorrogação das isenções do Imposto de Produtos Industrializados (IPI) terá como conseqüência para os municípios a perda de R$ 700 milhões, devido à redução de 11,34% nos repasses para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A prorrogação das isenções ou reduções do IPI anunciada pelo governo vale para automóveis, construção civil e móveis.

- Mais uma vez o governo federal faz cortesia com o chapéu das administrações municipais. Por essa razão, nós apresentamos um projeto que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal e obriga a União, ao adotar medidas que reduzam as receitas municipais, a repor as perdas dos municípios - afirmou.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo senador também estabelece que a União ficará obrigada a compartilhar com os municípios a receita oriunda as contribuições sociais, uma vez que representam 58% do total da arrecadação nacional. Para Álvaro Dias, o governo federal está reiterando postura de desrespeito ao pacto federativo e reforça o autoritarismo fiscal e econômico.

- Uma equipe decide quanto quer mandar para os entes federados - protestou o senador.

Álvaro Dias ressaltou que redução do IPI para os produtos da linha branca deverá acarretar uma perda de mais de R$ 2,32 bilhões nos próximos oito meses. Segundos dados da Ubam, disse o senador, as novas desonerações ampliaram a renúncia fiscal para R$ 25,66 bilhões só em 2009.

O senador disse que o debate da próxima eleição presidencial deverá ser baseado em sinceridade e exeqüibilidade, "e não em uma coleção de mentiras e promessas que serão descumpridas". Na avaliação dele, a discussão do sistema federativo é indispensável, porque a Constituição repassou atribuições aos municípios, mas não os recursos.


Da Redação / Agência Senado

CAPS i Realiza Confraternização de Natal Para 700 Usuários

15/12/2009.
Na manhã desta terça-feira (15/12) o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil “João Paulo II’ realizou confraternização natalina para os 700 usuários que recebem o atendimento do (CAPSi-Sousa).

Durante as comemorações houve distribuição de brindes para todos os 700 usuários, entregues pelo “Papai Noel” que participou da festividade, na mesma ocasião foram sorteados 3 (três) bicicletas e um “cestão” doados pela empresa Papirossauros, Supermercado Universo e um funcionário do (CAPSi-Sousa).

“Pela primeira vez em 5 (cinco) anos de (CAPSi-Sousa) todos os usuários receberam uma lembrança natalina, fico orgulhosa em saber que hoje meu filho é bem tratado e recebe toda atenção e carinho desta administração” Declarou a mãe de um usuário do (CAPSi).

A Diretora do (CAPSi) “João Paulo II”, Valéria Silveira, ressaltou a importância de promover a confraternização de natal para os usuários do (CAPSi), uma vez que é um instrumento de ressocialização, proporcionando também mais qualidade de vida aos usuários.

Decom