terça-feira, 28 de abril de 2009

Secretária de Ação Social promove Aula Inaugural do PETI em Sousa

28/04/2009.
A Secretaria de Ação Social e a coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do município de Sousa promoveram na tarde desta segunda-feira (27/05) a “Aula Inaugural”, relativo ao período letivo deste ano.

O Programa oferece todo apoio pedagógico, além de ações sócio-educativas aos alunos cadastrados, a exemplo: reforço escolar, aulas de música, brinquedoteca, atividades esportivas e culturais.

Durante o evento foi servido lanche aos presentes, houve distribuição de brindes, música ao vivo, orientações pedagógicas, em um ambiente devidamente organizado e decorado.

Segundo a coordenadora do PETI, Érica Alves Ramalho, o programa conta com 8 (oito) monitores e 252 (duzentas e cinqüenta e duas) crianças matriculadas. Sendo que para se cadastrar no programa, o aluno deve estar inserido no programa Bolsa Família e ter boa freqüência escolar.

Para os alunos que estudam à tarde, as aulas começam de 07h00min as 11h00min horas, e para os alunos que estudam pela manhã, as aulas começam das 13h00min às 17h00min horas, em todos os dias úteis da semana. O aluno beneficiado com o programa terá uma bolsa de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), sendo como adicional do programa Bolsa Família do Governo Federal.

A secretária de Ação Social, Johanna Estrela (Foto), falou das políticas sociais que vem sendo desenvolvidas no município, ressaltou a importância do programa que possibilita à cidadania e segurança as famílias de baixa renda, evitando assim a evasão escolar e o trabalho que possa oferecer risco a integridade física e moral das crianças e dos adolescentes.

Decom

Prefeito de Marizópolis já admite apoiar de novo Zé Maranhão

28/04/2009.
Mais um Prefeito do sertão da Paraíba admitiu apoiar à candidatura à reeleição do governador José Maranhão, trata-se de José Vieira da Silva do PTN de Marizópolis. O anuncio aconteceu nesta segunda feira, dia 27 de abril a integrantes da Imprensa da vizinha cidade de Cajazeiras.

Zé Vieira obteve nas últimas eleições municipais, cerca de mais de três mil votos e segundo as informações além do prefeito marizopolense, os oito vereadores que compõe a bancada de situação ao seu governo, também seguirão no mesmo barco. O prefeito afirmou que para que o apoio se concretize “é preciso que Maranhão atenda aos nossos pedidos em favor do “povo de Marizópolis”. Temos muitas obras a serem construídas e “esperamos que o Governador prometa e cumpra”. Disse o ex maranhista, cassista, maranhista, cassista e de novo quase maranhista, Zé Vieira.

O prefeito e tesoureiro da Famup, disse ainda que irá se reunir com o seu grupo político nas próximas horas para anunciar oficialmente mais uma vez a sua decisão de apoiar politicamente o atual governador da Paraíba.

Os prefeitos Edomarques Gomes (Bernardino Batista), Manoel Neto (Poço José de Moura), Itamar Mangueira (Triunfo) Manoel Batista Guedes Filho (Aguiar) e a ex-prefeita de Poço José de Moura, Aurileide Egídio, já confirmaram o apoio ao Governador Maranhão. Porem, a prefeita de Uiraúna Glória Geane, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, ou seja, pode ser a próxima da lista.

Mario Gibson com informações de Petson Santos do Diário do Sertão.

Novo Secretário de Esportes da Paraíba diz que pretende Melhorar as condições dos Estádios de Futebol

28/04/2009.
O novo secretário do Esporte, Juventude e Lazer, coronel PM Francisco de Assis Silva, que é formado em Educação Física, apontou a realização dos Jogos Escolares como prioridade imediata para atender o cronograma de datas definidas pelo Ministério da Educação. Também informou que já está projetando melhorar as condições dos estádios, principalmente O Amigão, em Campina Grande, onde serão realizados os jogos do Campinense pela Série B do Campeonato Brasileiro, a partir do próximo mês.

Ascom

Esperamos que as nossas lideranças, não esqueçam do nosso querido Marizão, que se encontra em precárias condições, ´para tanto basta observarmos a situação do Sousa, que está tendo que jogar em Patos, longe de sua torcida, por falta de estrutura que não comporta publico acima de 10 mil torcedores, pelo menos é o que revela o Laudo de 2009 do Corpo de Bombeiros.

Mário Gibson

Governador Maranhão empossa novos Secretários

28/04/2009.
O governador José Maranhão empossou nesta terça-feira (28) novos auxiliares do seu governo, em solenidade no Palácio da Redenção, destacando que são técnicos com amplos conhecimentos nas áreas onde irão atuar e, com isso, ajudarão na reconstrução da Paraíba. Tomaram posse Edivaldo Dantas Nóbrega, no cargo de secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico; Jaqueline Sá Braga de Abreu, como secretária Executiva da Indústria e do Comércio; o coronel Francisco de Assis Silva, como secretário de Juventude, Esporte e Lazer, e Afonso Cartaxo assumiu a diretoria Técnica da Emater.

Durante a solenidade, o governador assinou dois protocolos de intenção com empresas que vão instalar suas atividades de atacadista e exportador. Trata-se da SKF, do Grupo Martins, que já atua na Paraíba, e o Viance, que trabalha no mesmo ramo de negócio. O secretário Edivaldo Nóbrega informou que outros grupos empresariais estão formalizando projetos de implantação de negócios na Paraíba. “Estas parcerias estão contribuindo para a reconstrução da Paraíba, pois além da criação de oportunidades de trabalho e de renda, mostram a força do empresariado paraibano”, destacou o governador Jose Targino Maranhão.

O governador destacou, ainda, parcerias com setores econômicos, iniciadas durante sua administração anterior, mas que agora estão se expandindo. Lembrou que o diferencial do seu governo está no fato de tratar o empresário da Paraíba em igual condição com aquele de outro Estado que deseje se estabelecer aqui. Por isso, muitos empreendimentos empresariais paraibanos estão se destacando em nível nacional porque recebem o mesmo estímulo fiscal.

José Maranhão disse que, com a política de incentivos fiscais definidas para o setor, acredita que novos grupos industriais e do comércio devem ter a Paraíba como destino. “Os grupos de empresários procuram a Paraíba porque têm a certeza de lucro. Vamos continuar fazendo gestão para manter a aliança entre o governo e o setor empresarial”, garantiu.

Ascom

Advogado do PCdoB de Marizópolis aguarda citação para recorrer ao TRE e garante que Ação foi ajuizada de forma tempestiva

28/04/2009.
O Advogado João Hélio Lopes da Silva, disse nesta terça-feira dia 28 de abril de 2009, que irá recorrer da decisão do juiz substituo da 35ª zona, Henrique Jacome de Figueiredo, que decidiu arquivar a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), que tramita na justiça local, o juiz entendeu que Ação foi ajuizada de forma intempestiva, ou seja, fora de prazo.

Segundo o Advogado contratado pelo PCdoB, o juiz teve entendimento contrário das partes, tanto de acusação como da defesa dos denunciados, como sendo prefeito e vice do município de Marizópolis.

O fato se refere à data de ajuizamento da AIME, junto à justiça eleitoral da comarca de Sousa. Segundo João Hélio, a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo foi ingressada no cartório eleitoral no dia 08 de janeiro de 2009, em virtude do expediente no Cartório da referida zona só ter sido realizado até as 15 horas do dia 07 do mesmo mês, não obedecendo ao prazo normal compreendido entre o período das 6 às 20 horas, 8 da noite, que é o prazo normal do expediente no judiciário. E cita o artigo 172 do código de processo civil para justificar o fato do ajuizamento da Ação de Marizópolis ter sido realizado no dia 8, um dia após o prazo.

Art. 172 - Os atos processuais realizar-se-ão em dias úteis, das 6 (seis) às 20 (vinte) horas. (Alterado pela L-008. 952-1994);

§ 1º - Serão, todavia, concluídos depois das 20 (vinte) horas os atos iniciados antes, quando o adiamento prejudicar a diligência ou causar grave dano. (Alterado pela L-008. 952-1994).

Quanto à defesa, feita pelos advogados Johnson Abrantes e Edward Johnson, para quem a ação teria sido proposta fora do prazo previsto pela Constituição Federal, os mesmos alegaram nos autos, que a intempestividade teria ocorrido por entenderem que o prazo para ajuizamento seria o dia 02 de janeiro, sendo que o juiz entendeu que o prazo realmente era o dia 7, como nós entendíamos e não podemos ajuízá-la em virtude da redução do atendimento por parte do cartório de Sousa, conforme certidão acostado aos autos pelo próprio chefe do Cartório João de Deus, informando sobre a redução em 5 horas a menos do que a do expediente normal, isso no dia 07 de abril, data do prazo final para ajuizamento da AIME.

Diante do exposto, o Advogado do Partido Comunista do Brasil, disse que assim que for citado, irá recorrer da decisão do juiz de primeira instância para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, pois entendemos que na nossa Ação foi apresentada de maneira totalmente tempestiva.

Mário Gibson

Aldeone comenta derrota para o Treze e Diretoria anuncia ingressos de 5 reais para os torcedores do Sousa

28/04/2009.
O presidente do Sousa Esporte Clube vereador Aldeone Abrantes, falou a imprensa pela primeira vez após a derrota no último domingo do segundo turno para o Treze em Campina Grande, Ele disse, que seu time não foi campeão no jogo passado, porque alguns perderam o foco do objetivo principal do clube que era o titulo direto sem a realização de novas partidas. De acordo com o Guerreiro como é mais conhecido pela torcida do Dinossauro, os atletas foram influenciados por propostas recebidas de alguns clubes. Quem acompanhou a partida, sabe do que eu estou falando. "Em muitas jogadas foi notado que os atletas fugiam de divididas e se poupavam e isso não pode acontecer de novo, eu não vou aceitar", disse o dirigente.

Sobre o que vem sendo divulgado pela imprensa de que o time amarela em partidas decisivas, "eu não acredito que um time experiente como o meu possa ter tremido ou amarelado, camisa tem hora que pesa em decisão mesmo, mas isso eu tenho certeza de que não foi e nem será problema pra gente" garantiu Abrantes.

No jogo desta quarta-feira a Diretoria do alviverde sousense, resolveu promover uma promoção para os torcedores que quiserem se deslocar para Patos no jogo desta quarta-feira dia 29, o ingresso para quem se deslocar nos ônibus colocados a disposição pelo prefeito do município custará apenas 5 reais.

Prefeito do PTB da Região de Sousa pode aderir ao Governo Maranhão

28/04/2009.
Segundo informações, um prefeito pertencente ao quadro do PTB de nossa Região, pode está a um passo de anunciar a sua adesão ao governo Maranhão III. Os boatos, já existiam a algum tempo e durante a visita do Zé ao Sertão, a coisa ficou mais clara, principalmente depois que um assessor com mandato no governo resolveu prestigiar a chegada do Maranhão “governador”. Há inclusive quem diga, que este aliado deste prefeito ainda teria enviado um recado, Governador, eu trabalho com o prefeito “fulano de tal” e Ele mandou dizer que não tem nada contra o Senhor, muito pelo contrário sempre foi seu admirador.

Bem, a verdade é o seguinte, se o prefeito ou o seu assessor realmente enviou algum recado, eu não sei, mas que esteve na visita mais alegre do que “pinto no lixo” estava, informou a fonte.

Danado é que uma pessoa que estava do meu lado, já havia me advertido! Essa alma quer reza.

Agora é aguardar os acontecimentos dos fatos pra sabermos se o assessor foi ou não, enviado pelo seu prefeito para anunciar a sua adesão política ao novo Governo.

Mário Gibson

Juíza determina inspeção e até interdição em Matadouros existentes na Cidade de Sousa

28/04/2009.
A juíza de direito Yeda Maria Dantas da 5ª Vara da Comarca de Sousa determinou que o Governo Municipal através da Secretaria de Infra-estrutura e Vigilância Sanitária de Sousa, procedam imediatamente uma inspeção in-loco e até interdição no prazo de 10 dias de vários Matadouros Clandestinos responsáveis pelo abate de animais “suínos e caprinos” principalmente e que estariam sendo comercializados em frigoríficos de nossa Cidade sem o mínimo padrão de higiene, trazendo sérios riscos a população.

Na manhã desta Terça-feira dia 28 de abril, o Secretário de Infra-estrutura Gerlando Linhares acompanhado de membros da vigilância sanitária visitaram o prédio e constaram as irregularidades e já marcou para a tarde desta quarta-feira 29, uma reunião com todos os proprietários de animais e marchantes responsáveis pelos animais que se encontram no interior do antigo matadouro, pois a determinação judicial terá que ser cumprida pelo município, inclusive existe há possibilidade de demolição da área por parte da prefeitura de Sousa, tendo em vista que o prédio por determinação da própria justiça deveria está interditado desde o ano de 2007.

Segundo a determinação os locais clandestinos inspecionados serão os seguintes:

Abate de Antonio Ramos, Jonas Marchante, Expedito Filho, Robinho, Arílio e Damião, Bequinha, João Vargem e Zeca de Antonio Barbosa.

Conforme decisão judicial, se o município não cumprir a determinação, será responsabilizado com pagamento de multa diária.

Mário Gibson

Confira as Imagens da visita da Secretaria de Infra-estrutura e Vigilância Sanitária ao antigo Matadouro de Sousa





Finalmente - Convênio entre DETRAN e STTRANS pode ser formalizado

28/04/2009.
Durante a visita do vice-governador Luciano Cartaxo ao Gabinete do Prefeito, o superintendente da STTRANS Jose Alan de Abrantes (foto à direita) fez uma solicitação importante a Cartaxo, para que ele intermédia-se junto ao Governador José Maranhão o mais breve possível, a assinatura do convênio entre Estado e Município para operacionalização do trânsito de nossa cidade, já que a municipalização ocorreu apenas no “papel”.

Diante do fato relatado, Luciano se comprometeu de acelerar junto ao Coronel Uchoa, superintendente do DETRAN Estadual, a assinatura do convênio entre o DETRAN e a STTRANS e assim poder se resolver grande parte dos problemas existentes hoje no trânsito de nossa cidade.

Mário Gibson

Vice Governador visita Gabinete do Prefeito de Sousa

28/04/2009.
O Prefeito Fábio Tyrone (PTB), na manhã desta terça-feira (28/04), recebeu em seu gabinete a visita do Vice-Governador Luciano Cartaxo (PT), os dois trataram das enchentes que assolam o município de Sousa.

Tyrone reafirmou ao Vice–Governador, o que já havia afirmado ao Governador José Maranhão (PMDB) em conversa telefônica, que pretende ter a melhor relação possível com o Governo do Estado, o Vice-Governador se colocou à disposição do Prefeito para agilizar a liberação das ajudas do Governo do Estado para os desabrigados da cidade de Sousa. Os dois conversaram por cerca de uma hora e meia, sobre diversos assuntos administrativos, inclusive Tyrone cobrou ao vice-governador, a liberação do convênio para o asfaltamento de 26 ruas que foi assinado e publicado pelo então governador Cássio Cunha Lima (PSDB), mas que por conta de sua cassação não houve tempo para a liberação dos recursos.

Decom

Deputado Leonardo Gadelha recebe apoio de membros da Oposição de Aparecida

28/04/2009.
Após uma conversa ocorrida ontem, o Deputado Leonardo Gadelha recebeu ontem o apoio dos ex-candidatos a prefeito e vice de Aparecida João Ferreira e Helena Queiroga. Segundo informações a definição ocorreu após uma conversa ocorrida aqui mesmo na cidade de Sousa.

Por falar em apoio, o Deputado também já recebeu a confirmação do apoio de diversos membros da oposição de Vieirópolis, principalmente do grupo político da ex-prefeita Santa Oliveira. Comenta-se também da possibilidade do apoio da atual assessora do Deputado Lindolfo Pires a vereador Eva Pires Gonçalves “Drª. Eva”, que recepcionou o Deputado Gadelha e o Governador Maranhão na suas visitas a Sousa no final de semana. A Vereadora não quis aparecer nas fotos, mas estava lado a lado com Santa Oliveira e a ex-secretária Lurdinha.

A desculpa da vereadora é que estaria apenas fiscalizando a comitiva de Maranhão para saber se algum membro do Governo Marcos Pereira iria aparecer no Aeroporto para recepcionar o Governador peemedebista.

CAGEPA e DAESA – Diretores vão se reunir para acertar as contas em Maio


28/04/2009.
O Diretor Geral da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) José Edisio Souto estará na cidade de Sousa no próximo dia 10 de maio de 2009, para realizar a primeira reunião entre as empresas Estadual e Municipal, no tocante as negociações de débitos existentes entre as companhias de água e esgoto de nossa cidade. A confirmação foi feita pelo diretor da CAGEPA de Sousa, vereador Cacá Gadelha.

Segundo informações além dos diretores de CAGEPA e DAESA, o prefeito da Cidade de Sousa Fabio Tyrone, deverá ser convidado para participar das negociações. A Empresa Estadual quer receber os recursos provenientes do tratamento da água consumida pela população e arrecadada pelo Departamento de Água do Município, que por sua vez o Departamento municipal quer que a Empresa Estadual também pague as suas contas decorrentes do consumo dos órgãos estaduais, como Hospital, Escolas e demais órgãos públicos Estaduais.

Mário Gibson