sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mega operação desarticula na PB e RN quadrilha de desmanche de carros; figurões podem estar envolvidos

Uma mega operação foi deflagrada às 5 horas da manhã de hoje na Paraíba e Rio Grande do Norte para desarticular quadrilha especializada em roubo, receptação e adulteração de carros. Dez pessoas já foram presas e, segundo informações preliminares, figurões podem estar envolvidos no esquema. Um advogado também foi detido.

A ação se concentra na Paraíba em três cidades – Bananeiras, Guarabira e Solânea – onde ocorriam o desmanche dos automóveis roubados em território potiguar.

Além das prisões foram apreendidas cerca de onze armas e inúmeros veículos adulterados. Os polícias têm que cumprir 16 mandatos de busca e apreensão.

O trabalho está sendo liderado pelo delegado Ben Hur Cirino de Medeiros, que por telefone, disse que só vai divulgar o resultado final da operação no início na tarde desta sexta-feira.

“Nós não podemos passar informações agora, até para evitar algum problema como a vazão de algum suspeito que esteja na iminência de ser preso”, disse.

O motivo para a deflagração da operação foi o trabalho já realizado em Lagoa Nova na Serra de Sant’Ana, região do Seridó.

Há alguns meses a polícia descobriu um esquema de adulteração, clonagem e roubo de motos e carros.

A investigação culminou com as prisões de diversas pessoas, porém se descobriu que o esquema era muito maior.

Entre os presos, está o comerciante Antônio Cunha Bezerra da Costa, 50 anos, (Antônio Favela), preso em São Vicente/RN. Sua participação no grupo era para introduzir motos roubadas na Serra de Santana com chassis modificados.

Com informações do Blog do Cardoso Silva e Tribuna do Norte




Adriana Bezerra

Presidente do TJ denuncia: 'crime organizado ameaça 5 juízes e presídios são uma bomba prestes a explodir'

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Abrahan Lincon, disse que cinco juízes estão ameaçados na Paraíba e que "os presídios da Paraíba são uma bomba prestes a explodir".

As declarações foram feitas nesta sexta-feira (14) durante o encontro que conta com a participação de presidentes de Tribunais de Justiça de todo País e que acontece desde ontem em João Pessoa.

Abrahan Lincon disse ainda que em uma das ameças ficou constatado que partiu de um presídio da Capital.

Na opinião do presidente do TJ, os presos que lideram facções criminosas e o crime organizado precisam ser transferidos para presídios federais "para impedir que eles se comuniquem e elaboram planos de ação criminosa no Estado".

Policiais na mira

A Justiça está sob ataque do crime organizado na Paraíba e as ameaças não atingem só o Judiciário, pois delegados que atuam contra a pistolagem também vivem ameaçados de morte. Alguns já sofreram atentados e estão pedindo proteção policial.

A crise foi desencadeada após a operação 'Laços de Sangue', no dia 27 de setembro, que prendeu 15 pessoas supostamente envolvidas em crimes de extermínio, duas delas em João Pessoa, três em Catolé do Rocha e cinco em Patos, na Paraíba. As outras cinco prisões foram no Rio Grande do Norte.

Um dos presos da Operação 'Laços de Sangue', Marcelo Batista Torres de Mesquita, de 38 anos, morreu durante um incêndio que aconteceu no último dia 7, no presídio Regional de Patos.




Portal Correio

Prorrogado prazo para adesão dos municípios ao Garantia Safra na Paraíba

O Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), decidiu prorrogar o prazo de regularização de aportes em atraso e adesão dos municípios do Sertão e do Cariri Ocidental (Região 1) ao programa Garantia Safra 2011/ 2012.

O Conselho considerou a impossibilidade de adesão dos municípios sem a quitação dos débitos junto ao fundo Garantia Safra por conta da greve dos bancários, que atinge a Caixa Econômica Federal.

Com isso, esses débitos de aportes poderão ser feitos até o quinto dia útil, após o termino da greve dos funcionários da Caixa Econômica Federal. O prazo anterior venceria nesta sexta-feira (14).

A resolução que prorroga esses prazos, publicada no Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira (12), é assinada pelo Presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável e também secretário de Estado da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista da Silva.

Dos 110 municípios da Região 1, apenas 51 assinaram o termo de adesão até o momento. O secretário avalia que a não adesão desses municípios pode deixar cerca de 30 mil agricultores familiares sem o auxílio em 2012, ficando ainda mais vulneráveis aos efeitos climáticos e conseqüências sociais. “A Sedap está enviando correspondências às prefeituras municipais para não perderem o prazo, assegurando assim o acesso ao programa”, disse.

Transferência de renda – O Garantia-Safra é um programa de transferência de renda do Governo Federal que prevê a liberação de benefício de R$ 680, divididos em cinco parcelas mensais, para o agricultor que perdeu mais de 50% da lavoura de arroz, milho, feijão, mandioca ou algodão com a estiagem ou por excesso de chuvas.

Os benefícios são pagos diretamente aos agricultores, em parcelas mensais por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. Para participar, é necessário aderir ao Garantia-Safra anualmente. Esta adesão deve ser feita pelos Estados, Municípios e agricultores.




SECOM

A Boa Música Acústica Animará o Público No “Matriz das Artes” Deste Domingo (16/10)

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) apresentará no próximo domingo (16/10) as seguintes atrações musicais pelo projeto “Matriz das Artes” da Prefeitura de Sousa: o show da cantora sousense revelação, Marina Tomar, com o melhor do repertório Pop Nacional, e em seguida apresentação da musicalidade acústica do interprete, Glauco Rocha, cantando grandes sucessos da Musica Popular Brasileira.

A cidade de Sousa atualmente é uma referencia regional nas Políticas Públicas de Cultura, por ter um projeto cultural permanente, destacando pela diversidade nas apresentações artísticas, não priorizando um gênero ou uma forma de fazer cultura, mas sim democratizando todos os veículos de acesso à cultura.

O “Matriz das Artes” acontece todos os domingos, na praça da matriz “Nossa Senhora dos Remédios”, a partir das 16h00.

Encontrando-se também, a feira artesanal, com produtos confeccionados por artesãos de Sousa e região.

A cidade de Sousa apresentando arte, no “Matriz das Artes”.



Assessoria da Prefeitura Municipal de Sousa

MPF recomenda ao DNPM e Sudema ampliar controles sobre extração de areia na Paraíba

Órgãos devem vetar a utilização de caçambas e retroescavadeiras para a pesquisa de areia. Licenciamento ambiental, só com autorização do titular da propriedade para a recuperação ambiental

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) fez novas recomendações ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e à Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) para evitar o uso indiscriminado das autorizações de pesquisa em extrações volumosas de areia nos leitos e margens de rios no estado. As medidas foram tomadas em audiência com os órgãos, realizada no dia 6 de outubro de 2011.

Conforme as recomendações, o DNPM deverá limitar o período de extração - previsto no Código de Mineração - para um ano (prazo mínimo) e colocar como condicionantes para a pesquisa de areia a vedação de retirada de material e a vedação da utilização de equipamentos como caçambas e retroescavadeiras. Estas proibições deverão constar expressamente no alvará concedido.

Para o Ministério Público, a ausência de condicionantes é um dos fatores que prejudicam a fiscalização ambiental, quando, por exemplo, esta se depara com extração de grandes volumes com base em autorização para pesquisa. Há ainda casos de transferência de titularidade de lavras sem comunicação ao órgão concedente, indefinição sobre as áreas autorizadas para lavra, e ausência de dados concretos sobre o empreendedor, dificultando a busca deste para responsabilização por ilegalidades.

Estas situações resultam em extrações irregulares e danos ambientais que nunca são reparados. Assim, o MPF quer que a Sudema e o DNPM, ao conceder suas licenças, exijam comprovação de regularidade fiscal, em se tratando de pessoa jurídica, e certidão atualizada da junta comercial, e prova de domicílio, em se tratando de pessoa física.

Para concessão de licenciamento de extração de areia, a Sudema também deve exigir autorização expressa do proprietário da terra para a implantação do Plano de Controle Ambiental (PCA) e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad), além de declaração de ciência do proprietário de que, caso esses planos não sejam implementados pelo minerador, a responsabilidade recairá sobre o proprietário do imóvel.

A autorização será acompanhada de prova da propriedade da terra, mediante certidão do cartório de registro de imóveis competente. Como a propriedade do mineral (da União, autorizada a exploração ao particular) e a propriedade da terra são distintas, muitas vezes o areeiro argumenta que não promoveu a recuperação ambiental obrigatória porque o proprietário da terra não deixou.

Compromissos – Na audiência, o DNPM e a Sudema assumiram os seguintes compromissos: fiscalizar e embargar casos de lavra em que há transferência irregular da extração para terceiros que não constam dos respectivos títulos como responsáveis; apresentar, em 30 dias, um fluxograma conjunto dos procedimentos para empreendimentos de extração mineral, de forma a evitar contradições entre os títulos minerários e licença ambiental, especialmente quanto à área concedida.

Caso haja renovação de licença ambiental, a Sudema, obrigatoriamente, exigirá comprovação de cumprimento dos PCAs/Prads exigidos do proprietário, relativos à mesma área. Já o DNPM, no caso de renovação de alvarás, exigirá documentação comprobatória da regularidade do explorador, inclusive cumprimento de formalidades quanto à extração da lavra, como a apresentação dos relatórios de lavra. O órgão também deve limitar, respeitada a legislação específica, o tempo de exploração.

Recomendações anteriores – Em 2009, o MPF já havia recomendado à Sudema e ao DNMP que não emitissem mais licença para qualquer lavra mineral em área localizada nos municípios de Santa Rita (PB) e Bayeux (PB). A área, conhecida como Tabuleiro das Lagoas, possui várias nascentes (hoje praticamente destruídas pela extração mineral) e cursos de água que abastecem a bacia hidrográfica Gramame-Mumbaba, que alimenta o complexo de reservatórios Gramame-Marés responsável pelo abastecimento da cidade de João Pessoa.

Já em março deste ano, o MPF fez nova recomendação à Sudema para que não conceda ou renove qualquer licenciamento para extração mineral sem a observância cronológica das três fases do licenciamento (licença prévia, licença de instalação e operação) previstas no artigo 8º da Resolução nº 237/97 e Resolução nº 10/90 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).




Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba

Sem acordo: greve os Bancos continua

Com a força da greve, o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, retomou nesta quinta-feira (13) as negociações com a Fenaban, em São Paulo, mas não houve avanços. Os bancos apresentaram nova proposta de reajuste de 8,4%, que foi rejeitada pelos dirigentes sindicais. As negociações terão continuidade às 10h desta sexta-feira (14), quando a greve completa 18 dias em todos os 26 estados e no Distrito Federal.

"A quebra do silêncio dos bancos e a retomada das negociações são passos importantes, mas os bancos perderam uma excelente oportunidade para resolver o impasse da greve. A proposta não avança porque representa somente 0,93% de aumento real, o que é insuficiente, além de não trazer valorização do piso nem melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), não atendendo, assim, às expectativas dos bancários", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

"Como se não bastasse, a proposta não traz avanços em relação às demandas de emprego e na melhoria das condições de saúde, segurança e trabalho", destaca.

Nesta sexta-feira, os bancários irão intensificar ainda mais a greve contra a ganância dos bancos, por emprego decente e por um sistema financeiro cidadão. "Esperamos que a Fenaban venha para a mesa de negociações com uma proposta que seja capaz de ser apresentada nas assembleias dos sindicatos com avanços para os bancários", salienta Cordeiro.

Greve cresce

A greve seguiu crescendo nesta quinta-feira e paralisou 9.254 agências e vários centros administrativos de bancos públicos e privados em todo país. O balanço foi feito pela Contraf-CUT, a partir dos dados enviados pelos sindicatos até às 18h. A greve, que teve início no dia 27 de setembro, já é a maior da categoria nos últimos 20 anos.

"Com os lucros acima de R$ 27,4 bilhões obtidos somente no primeiro semestre, os bancos têm plenas condições de trazer uma nova proposta com conquistas econômicas e sociais para os bancários, além de prestar melhores serviços para os clientes e a sociedade brasileira", ressalta o presidente da Contraf-CUT.

Negociações específicas com bancos federais

Após as negociações com a Fenaban, o Comando Nacional se reunirá com as direções do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, em São Paulo, para retomar as negociações específicas buscando avanços para os trabalhadores. Também ocorrem nesta sexta-feira novas rodadas com as direções do Banco da Amazônia, em Belém, e com o Banco Nordeste do Brasil (BNB), em Fortaleza, para tratar igualmente das demandas específicas.


Contraf-CUT

IFPB lança edital de concurso com 79 vagas

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu inscrições nessa terça-feira (11), para preencher 79 vagas de técnico-administrativo em seu quadro efetivo. Os interessados podem se inscrever pela internet até o dia 7 de novembro, pelo endereço www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos. Além deste concurso, o IFPB inscreve até o dia 17 de outubro para 112 vagas de professores.
São 19 vagas para cargos de nível fundamental, 45 para nível médio e 15 oportunidades para nível superior. Os salários variam de R$ 1.473,58, para o ensino fundamental a R$ 2.989,33 para os cargos de nível superior. São reservadas nove vagas para pessoas com deficiências. (veja o edital).

São oferecidas oportunidades para os seguintes cargos: assistente de tecnologia de informação, auxiliar em administração, contramestre-ofício, cozinheiro de embarcações, mestre de embarcações de pequeno porte, assistente em administração, diagramador, operador de câmera de cinema e TV, técnico de laboratório (nas áreas de alimentos, design, edificações, eletrônica, eletrotécnica, informática, mecânica, agropecuária), técnico em eletrônica, técnico em eletrotécnica, transcritor de sistema Braille, arquivista, bibliotecário-documentalista, contador, engenheiro civil, engenheiro eletricista, nutricionista, psicólogo educacional, psicólogo organizacional e revisor de texto.

As taxas de inscrição custam de R$ 45 a R$ 65, dependendo do nível de escolaridade exigido para o cargo. A prova será aplicada no dia 11 de dezembro somente em João Pessoa. A prova de conhecimentos gerais, comum a todos os cargos, terá língua portuguesa, informática e legislação do serviço público federal. A organizadora da seleção é a Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec).



G1