sexta-feira, 30 de março de 2012

Confirmado: Secretário de Saúde entrega o cargo ao prefeito de Sousa

O chefe de Gabinete da Prefeitura de Sousa, Junior de Willamis confirmaou agora em entrevista ao Programa FM Alerta, a saída do medico Gilberto Gomes Sarmento, da secretaria municipal de Saúde. Segundo informações, a decisão foi tomada agora a pouco, depois de uma conversa do proprio Gilberto com o Prefeito Fabio Tyrone.

Também foram confirmadas as mudanças dos seguintes nomes, Joana Estrela deixou a secretaria de Ação Social, professor Caetano da Agricultura, Gilberto Gomes Sarmento e da infraestrutura Gerlano Linhares.


Mario Gibson

PRF da Paraíba terá a única diretora Regional mulher do país

A cada dia as mulheres ocupam espaços que antes eram trilhados apenas por homens e, na Paraíba, isso não é diferente.

Um exemplo é a posse da inspetora Maria Alice do Nascimento que assume, a partir desta sexta-feira (30), a direção da Regional da Polícia Rodoviária Federal da Paraíba.

Com a posse de Maria Alice, a Paraíba será a única Regional da PRF dirigida por uma mulher.

A inspetora ganhou hoje os elogios do deputado federal Manoel Júnior (PMDB), que no Twitte, desejou sucesso à policial.




MaisPB

Juiz pede pauta para julgar embargos contra a decisão que livrou Veneziano Vital da cassação

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), João Batista Barbosa, relator do processo que pedia a cassação do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), pediu pauta para julgar os embargos de declaração que contestam a decisão da Corte que decidiu pela não cassação do gestor campinense.

O processo deve entrar em pauta já na prócima terça-feira (03). O embargo é contra a decisão do Tribunal que julgou improcedente o recurso de número 1732 no qual Veneziano era acusado de conduta vedada e abuso de poder político numa Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije).

Esse recurso que está sendo questionado pela defesa do então candidato a prefeito, em 2008, Rômulo Gouveia (PSD), foi julgado em novembro do ano passado. Na ocasião, o prefeito Veneziano Vital do Rego se livrou de cassação porque os juízes entenderam que as acusações apresentadas não foram suficientes para influenciar no resultado das eleições.




Nice Almeida - PolíticaPB

Agevisa e Emater capacitam agricultores para produzir alimento sem agrotóxicos

Na busca de levar conhecimentos aos agricultores familiares sobre a produção de agrícola sem a presença de produtos químicos, foi realizado, em Campina Grande, um curso de Capacitação sobre Boas Práticas no Manejo da Produção Agroecológica e os Riscos dos Agrotóxicos na Agricultura, em uma promoção da Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa), da Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com a Emater Paraíba, empresa vinculada Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com a participação de 72 pessoas procedentes de várias comunidades rurais.

Os agricultores familiares que comercializam seus produtos na Feira Agropecuária de Campina Grande (Feagro) foram os principais ouvintes da palestra, que também contou com a participação de outros agricultores de diversas localidades, representando entidades dos municípios de Lagoa Seca, Massaranduba, Alagoa Nova, Pocinhos, Puxinanã, São Sebastião da Lagoa de Roça, Matinhas, Aroeiras, Campina Grande, Caturité, Gado Bravo e Fagundes.

Os participantes tomaram conhecimentos da seguinte temática: boas práticas de higiene pessoal e a importância da limpeza do local das feiras; manipulação de produtos, beneficiamento e transporte de produtos agrícolas; importância da agroecologia e da agricultura orgânica nesse processo.

Segundo o coordenador regional da Emater de Campina Grande, José Sales Junior, o público participante da capacitação é o mesmo que fornece seus produtos para a Feagro, ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e aos mercados privados. A Agevisa assumiu o compromisso visitar as feiras para conhecimento da condição onde são realizadas as vendas de produtos agrícolas e, a partir da realidade encontrada, preparar novas capacitações.

A Feira da Agropecuária de Campina Grande é realizada todas as quartas-feiras, sextas-feiras e sábado, a partir das 6h, em três lugares diferentes: Universidade Federal de Campina Grande, Parque do Povo e Malvinas, conta atualmente com 80 agricultores inscritos. No dia 27 de julho de 2011 a Feagro completou 15 anos de sua instalação e para lembrar a data foi lançada pelo Governo do Estado, de forma festiva, a Campanha Contra o Uso de Agrotóxicos na Paraíba, numa ação de conscientização executada pela Emater e outros parceiros.




SECOM

Definida Empresa Que Irá Implantar Transporte Coletivo em Sousa

A comissão de licitação da Prefeitura de Sousa realizou na manhã desta sexta-feira (30/03) concorrência pública de concessão do serviço de transporte coletivo no Município e a empresa vencedora foi a Fácil Viagens da cidade de Sousa, que irá executar exclusivamente, mediante tarifa paga pelo usuário, pelo período de 20 anos à prestação de serviço de transporte coletivo urbano em nossa cidade.

Serão, inicialmente, 6 (seis) ônibus disponibilizados para atender todos os bairros do Município, inclusive abrangendo o perímetro irrigado de São Gonçalo. O que necessariamente irá beneficiar, diretamente, toda a população de nossa cidade.

De acordo com o que foi tratado no procedimento licitatório será devida a cobrança na tarifa no valor de R$ 1,50 para os usuários comuns, considerando que os estudantes e os idosos pagarão apenas meia-tarifa, respeitando assim o que reza a legislação brasileira.

O serviço de transporte coletivo em Sousa funcionará diariamente, das 6:00 às 24:00, sem interrupção, garantindo o amplo acesso do serviço aos sousenses.

O transporte público urbano é parte essencial de uma cidade, diminuindo a poluição, uma vez que menos carros serão utilizados para a locomoção de pessoas, além de permitir o deslocamento de pessoas que não possuem transporte particular, democratizando assim as condições de acessibilidade.

Somente as cidades de João Pessoa e sua área metropolitana, Campina Grande, Patos e Cajazeiras oferecem o serviço de transporte público urbano na Paraíba.

O Superintendente de Trânsito do Município (STTRANS), José Allan, considerou que o serviço de transporte público coletivo é de suma importância, uma vez que sua implantação importa quanto à eficiência da mobilidade urbana, acessível e segura, com percursos estratégicos e tarifa justa, beneficiando toda população sousense.

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, destacou a inserção dos serviços de transporte púbico na cidade.

“É um importante momento que a cidade de Sousa vive, pois as nossas ações estão de acordo com o crescimento do Município. Sousa há muito tempo merecia a implantação do serviço de transporte público coletivo e nossa administração através de um planejamento minucioso e com muita habilidade consegue oferecer aos sousenses mais um serviço de tamanha importância, que, com certeza, contribuirá para o desenvolvimento de nossa cidade”.

Comparar gestões não tem graça, diz senador Cássio

As declarações do prefeito Veneziano Vital do Rêgo e da pré-candidata Tatiana Medeiros, ambos do PMDB, que nos sete anos da gestão peemedebista foram feitas mais obras e investimentos do que nos 20 anos do grupo Cunha Lima, em Campina Grande, foram rebatidas pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB) para quem a comparação “não tem graças”.

Cássio, que apoia o pré-candidato a prefeito Romero Rodrigues (PSDB), avaliou que a sociedade sabe quem trabalha pela cidade. “Esse é um debate que não tem graça. Ele [Veneziano] insiste em fazer comparações que são desmedidas até por uma questão de tempo. É inimaginável você acreditar que alguém com oito anos de trabalho teria a capacidade de fazer mais do que quem esteve por um período mais longo”, frisou o tucano, que foi prefeito por três mandatos.

Todavia, Cunha Lima ressaltou que não é a questão temporal que interessa. Para ele, o que importa é o caminho que Campina Grande percorre, além da prática política que se vive hoje. “Eu tenho absoluta tranquilidade quanto à contribuição não só minha, mas que o meu pai [Ronaldo Cunha Lima] fez por Campina. Não somos responsáveis pela cidade que temos hoje, mas com certeza contribuímos muito para que Campina pudesse alcançar o tamanho, a dimensão, a importância que tem hoje”, enfatizou Cássio, durante entrevista, na Fiep, em Campina.

O senador citou que, no traçado urbano, não há o que comparar, pois a atual gestão peemedebista deixou muito a desejar. Cássio ainda apontou na sua gestão como prefeito a abertura de novas avenidas, ações que pudessem contribuir com o sistema de transporte e trânsito, educação, saúde, habitação e geração de empregos para a cidade.

“Ele [Veneziano] já teve a oportunidade dele. A administração dele teve, como qualquer outra, virtudes e falhas", apontou Cássio.





JPOnline
Josusmar Barbosa

Vai à Câmara projeto que dá garantias trabalhistas a conselheiros tutelares

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) aprovou nesta quinta-feira (29) um projeto de lei que garante uma série de direitos trabalhistas aos conselheiros tutelares. Uma das funções desses profissionais é a de atender crianças e adolescentes vítimas de violência – e sua atuação é regulada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Como foi aprovado em decisão terminativa, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso em contrário.

O projeto, que tramitou no Senado como PLS 278/09, tem como autora a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). O texto determina que os conselheiros tutelares terão direito a cobertura previdenciária, férias, 13º salário, licença-maternidade e licença-paternidade. O relator da matéria foi o senador Gim Argello (PTB-DF).

A votação foi acompanhada por vários conselheiros tutelares que apoiam o projeto. A senadora Ivonete Dantas (PMDB-RN) também apoiou a matéria, mas fez uma ressalva. Ela disse que, em alguns municípios do interior do país, a escolha dos conselheiros “se tornou quase que uma mini-eleição de vereadores”.

– Nessas situações, aparecem candidatos que já têm muitas atribuições. Mas é necessário selecionar aqueles que realmente sejam comprometidos com a causa – declarou ela.

Cada conselho é composto por cinco membros, que são escolhidos pela população local. O projeto aprovado nesta quinta-feira prevê que o mandato dos conselheiros (que atualmente é de três anos) será ampliado para quatro anos.

Além disso, o texto define o conselho “como órgão da administração pública local” e acrescenta que, nos municípios divididos em microrregiões ou regiões administrativas, deverá existir no mínimo um conselho tutelar para cada microrregião ou região administrativa.

Outra medida prevista na proposta é a unificação nacional da data para a eleição dos conselheiros: o primeiro domingo após o dia 18 de novembro do ano seguinte ao das eleições presidenciais.

Em uma das alterações promovidas pelo relatório de Gim Argello, retira-se a possibilidade de prisão especial para os conselheiros, atualmente garantida por lei, sob o argumento de que isso representa uma “medida discriminatória e inconstitucional”.

Todas as medidas previstas no projeto seriam implementadas por meio de alterações nos artigos 132, 134, 135 e 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de1990).



Agência Senado

Hervázio quer Ricardo Marcelo na direção do PSDB

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB,) pode ser o nome de consenso para presidir o PSDB na Paraíba. Esta é a proposta defendida pelo deputado Hervázio Bezerra (PSDB), que, na manhã desta quarta-feira (28.03), lançou o nome do presidente do Legislativo Estadual para presidente do PSDB, durante pronunciamento feito da tribuna da Casa.

O deputado Hervázio Bezerra, que é líder da bancada do governo no Legislativo Estadual, disse que Ricardo Marcelo é tem demonstrado “extrema” habilidade política e administrativa à frente do Poder Legislativo, fato que o credencia para conduzir os destinos da legenda tucana no Estado. “O presidente Ricardo Marcelo é, sem dúvida, uma força emergente do atual cenário político paraibano”, declarou Hervázio.

O líder Hervázio ressaltou que a habilidade de Ricardo Marcelo é responsável pelo equilíbrio político na Assembleia Legislativa, que hoje está “literalmente dividida” , do ponto de vista numérico das bancadas. “O presidente tem sido firme em suas decisões, mas sempre usando o bom senso. Sem isso, sem a ação equilibrada do presidente, a acirramento entre as bancadas poderiam derivar para rumos imprevisíveis”, argumentou.

O deputado Hervázio Bezerra disse ainda que sua proposta visa a apresentar uma alternativa que represente um consenso dentro do “ninho tucano”, como forma de evitar divisões na legenda, no atual processo de escolha do futuro presidente do PSDB. “Sou amigo do senador Cícero Lucena e sou eleitor de Ruy Carneiro. Mas, penso eu, que o momento é favorável o deputado Ricardo Marcelo. Ele seria, sem dúvidas, o presidente ideal para o PSDB, no atual momento político”, defendeu.

Hervázio Bezerra acrescentou que o presidente Ricardo Marcela, além da habilidade política demonstrada, conta em seu favor com o fato de ser deputado estadual, o que possibilita a ele estar mais presente no Estado e, por conseguinte, mais próximo das bases e dos correligionários tucanos. “Vou apresentar esta proposta aos meus correligionários e acredito que o nome de Ricardo Marcelo será bem recebido por todos os colegas tucanos”, comentou.

A proposta defendida por Hervázio Bezerra foi referendada pelo também deputado tucano, Antônio Mineral. Durante entrevista concedida à Imprensa, Mineral disse que será signatário da proposta do colega Hervázio, ressaltando apenas que o assunto primeiro tem que ser discutidos com os senadores Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena, principais lideranças do ninho tucano. “Indiscutivelmente, o nome de Ricardo Marcelo será bem recebido por todos os filiados do PSDB. E, se houver consenso, melhor”, declarou.


Walter Nogueira
ALPB

Deputado André Gadelha quer impeachment do Governador

O deputado André Gadelha (PMDB) não poupou vocabulário na sessão de hoje na Assembleia Legislativa do Estado. Na tribuna da Casa de Epitácio Pessoa, o parlamentar discursou sobre o escândalo do Jampa Digital.

Durante disrcursso, Gadelha comparou o governador Ricardo Coutinho (PSB) com o ex-presidente Collor de Melo, falou em desvio de verbas públicas e chegou a pedir o impeachment de Ricardo Coutinho. Segundo o parlamentar, o Brasil se envergonha da gestão estadual paraibana.



PolemicaPB

FPM de hoje tem aumento de 28% em relação a 2011

Aumento de hoje depositado é comparado ao mesmo do ano passado, segundo a UBAM.


A União Brasileira de Municípios (UBAM) divulgou hoje o valor do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referente ao terceiro decêndio do mês de março, que serão depositados nas contas das prefeituras de todo país, nesta sexta-feira, dia 30.

Com a retenção do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), o montante a ser depositado será R$ 1.465.178.571,80. Sem essa retenção, o valor total é de 1,8 bilhões de reais.
Segundo o presidente da UBAM, executivo Leonardo Santana, que vem tratando de estudos relativos aos repasses feitos aos entes federados, esse último repasse do mês de março registra um aumento significativo de 28%, em relação ao mesmo período de 2011. Já as previsões da Secretaria da Receita Federal (SRF) estimavam um aumento de 15,6%, que foi divulgado no início do mês.

"Somando os três repasses do mês de março, o FPM teve uma leve recuperação em torno de aproximadamente 7%, com um total de 4,6 bilhões de reais. Durante esses três meses de 2012, os Municípios receberam um total R$ 17, 2 bilhões." Informou Leonardo.

Embora esse montante possa ser considerado recorde nos últimos anos, o presidente da UBAM salientou que o valor partilhado com os menores entes da Federação é ínfimo se for considerada a arrecadação do governo da União, que só nesse início de ano chegou a R$ 174,482 bilhões, com uma alta real de 12% em relação a 2012.

Leonardo voltou a defender os prefeitos e prefeitas de todo país, que segundo ele, tentam fazer mágica com os penosos repasses do governo da União, que esbanja dinheiro como quer e deixa a mercê os que mais se preocupam com a população, sem uma contrapartida que dignifique o pacto federativo e cumpra a Constituição.



UBAM

Mototaxistas vão receber Novos Coletes em Sousa

A Prefeitura de Sousa através da Superintendência de Trânsito do Município (STTRANS) solicitou e autorizou a Comissão Permanente de Licitação aquisição de
400 novos (quatrocentos) coletes de identificação para os mototaxistas da cidade.

Os 400 coletes de identificação contêm um designer de alta visibilidade, confeccionado sob medidas P/M/G/GG, com faixas retrofletivas amarelo limão (aprovado pelo DENATRAN), lonas de plásticos impermeabilizadas, com modelo de manta contendo aberturas laterais.

O valor estimado da aquisição dos 400 (coletes) é de aproximadamente R$ 14 mil reais.

De acordo com o Superintendente de Trânsito do Município, José Allan, o colete facilitará a fiscalização quanto à identificação dos mototaxistas, bem como orientará a população dos profissionais cadastrados.

Todos os mototaxistas cadastrados receberão, gratuitamente, os coletes de identificação, inclusive aqueles profissionais que já receberam o colete no ano de 2010.

A Prefeitura de Sousa vem realizando ações que possibilitem à organização do trânsito na cidade, porém depende muito da população sousense aderir às novas mudanças e as regulamentações da STTRANS, por um trânsito mais seguro e mais eficiente.

Defesa Civil Estadual visita a cidade de Sousa e reune Instituiçõ​es e Comdec's regionais

Na manhã desta quinta-feira, (29), o Coordenador Estadual de Defesa Civil da Paraíba Tenente-Coronel Walber Rufino esteve reunido com Coordenadores Municipais de Defesa Civil dos Municípios que pertencem as 7ª, 8ª, 9ª e 10ª Regiões Geoadministrativas do Estado, bem como com os Comandantes de Batalhões e Companhias Bombeiros e Policiais.

A intensão da reunião foi demonstrar o mecanismo do Plano Diretor de Defesa Civil do Estado da Paraíba, confeccionado pelo Tenente - Coronel e alertar sobre as atribuições dos Orgãos envolvidos. Foram elencados várias dificuldades ao Coordenador e o mesmo demonstrou o caminho legal para solucionar os pleitos.

A reunião citou ainda a preocupação dos órgãos estaduais e municipais com a mudança climática, onde a previsão de chuvas abundantes, pode esta se encaminhando para um periodo prolongado de estiagem, o que preocupa e demonstra a necessidade das instituições se prepararem para esse fenomeno natural.




Assessoria de Comunicação da 1ªCRBM - 5ºBBM Sousa
Fotos: Jefferson Emmanuel

Estupro na TV: pela 3ª vez, MPF insiste que Justiça Federal aprecie liminar

Ação envolve direitos indisponíveis de adolescente e aguarda apreciação de liminar desde dezembro de 2011

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) enviou mais uma petição à Justiça Federal para que aprecie com a urgência devida o pedido de liminar feito há mais de cinco meses em ação movida contra a exibição de programação sensacionalista, contendo cenas de violência sexual, em horário matutino. A ação foi proposta em 6 de outubro de 2011 e aguarda, desde 14 de dezembro do ano passado (quando foi conclusa para decisão do juiz), apreciação do pedido liminar.
Este já é o terceiro pedido de celeridade que o MPF faz para que a liminar seja apreciada com urgência e foi juntado ao processo na terça-feira (27). O segundo pedido foi feito em 23 de janeiro de 2012 e o primeiro em 14 de dezembro de 2011.
Segundo o procurador Regional dos Direitos do Cidadão Duciran Farena, trata-se de caso grave que motivou justamente a urgência do pedido liminar. “A não apreciação em tempo hábil somente representa estímulo à conduta que se quer coibir, por parte dos réus e também de outras emissoras, que aguardam o desfecho a fim de saber se devem ou não reformular seus programas semelhantes”, explicou o procurador na primeira petição.
No pedido mais recente, o Ministério Público Federal destacou que na falta de decisão, a audácia dos réus somente tem se ampliado. “O programa 'Correio Verdade' tornou-se o maior circo da criminalidade da Paraíba, a ponto de execuções serem realizadas e os cadáveres deixados com mensagens para o apresentador do programa. Para o cúmulo dos cúmulos, no último dia 19 de março, foram exibidas cenas de uma tentativa de homicídio à bala em pleno horário do meio dia”.

* Ação Civil Pública nº 0007809-20.2011.4.05.8200 ajuizada em 06/10/2011.



Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba

Até que a lei seja alterada, apenas bafômetro e exame de sangue podem comprovar embriaguez de motorista

Em julgamento apertado, desempatado pelo voto de minerva da ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidenta da Terceira Seção, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que apenas o teste do bafômetro ou o exame de sangue podem atestar o grau de embriaguez do motorista para desencadear uma ação penal. A tese serve como orientação para as demais instâncias do Judiciário, onde processos que tratam do mesmo tema estavam suspensos desde novembro de 2010.

De acordo com a maioria dos ministros, a Lei Seca trouxe critério objetivo para a caracterização do crime de embriaguez, tipificado pelo artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É necessária a comprovação de que o motorista esteja dirigindo sob influência de pelo menos seis decigramas de álcool por litro de sangue. Esse valor pode ser atestado somente pelo exame de sangue ou pelo teste do bafômetro, segundo definição do Decreto 6.488/08, que disciplinou a margem de tolerância de álcool no sangue e a equivalência entre os dois testes.

“Se o tipo penal é fechado e exige determinada quantidade de álcool no sangue, a menos que mude a lei, o juiz não pode firmar sua convicção infringindo o que diz a lei”, afirmou a ministra Maria Thereza ao definir a tese.

O julgamento teve início em 8 de fevereiro e foi interrompido por três pedidos de vista. Dos nove integrantes da Terceira Seção, cinco ministros votaram seguindo o ponto de vista divergente (contrário ao do relator) e vencedor. O desembargador convocado Adilson Macabu foi o primeiro a se manifestar nesse sentido e, por isso, lavrará o acórdão. Também acompanharam o entendimento, além da presidenta da Seção, os ministros Laurita Vaz, Og Fernandes e Sebastião Reis Júnior.

Estrita legalidade

Ao expor sua posição na sessão do dia 29 de fevereiro, o desembargador Macabu ressaltou a constitucionalidade da recusa do condutor a se submeter ao teste de alcoolemia (tanto o bafômetro quanto o exame de sangue), diante do princípio da não autoincriminação, segundo o qual ninguém está obrigado a produzir prova contra si mesmo.

Dada a objetividade do tipo penal (artigo 306 do CTB), o magistrado considerou inadmissível a possibilidade de utilização de outros meios de prova ante a recusa do motorista em colaborar com a realização de exame de sangue ou bafômetro.

Ele destacou que o limite de seis decigramas por litro de sangue é um elemento objetivo do tipo penal que não pode ser relativizado. “A lei não contém palavras inúteis e, em nome de adequá-la a outros fins, não se pode ferir os direitos do cidadão, transformando-o em réu por conduta não prevista em lei. Juiz julga, e não legisla. Não se pode inovar no alcance de aplicação de uma norma penal. Essa não é a função do Judiciário”, afirmou.

Qualidade das leis

O desembargador acredita que, na prática, há uma queda significativa na qualidade das leis. Mas isso não dá ao juiz o poder de legislar. “O trânsito sempre matou, mata e matará, mas cabe ao Legislativo estabelecer as regras para punir, e não ao Judiciário ampliar as normas jurídicas”, advertiu o desembargador. “Não se pode fragilizar o escudo protetor do indivíduo em face do poder punitivo do estado. Se a norma é deficiente, a culpa não é do Judiciário”, defendeu.

O ministro Og Fernandes também lamentou que a alteração trazida pela Lei Seca tenha passado a exigir quantidade mínima de álcool no sangue, atestável apenas por dois tipos de exames, tornando a regra mais benéfica ao motorista infrator. “É extremamente tormentoso para o juiz deparar-se com essa falha”, declarou. Mas ele conclui: “Matéria penal se rege pela tipicidade, e o juiz deve se sujeitar à lei.” A ministra Maria Thereza de Assis Moura, da mesma forma, lembrou que alterações na lei só podem ser feitas pelo legislador.

Caso concreto

No recurso interposto no STJ, o Ministério Público do Distrito Federal (MPDF) se opõe a uma decisão do Tribunal de Justiça local (TJDF), que acabou beneficiando um motorista que não se submeteu ao teste do bafômetro, porque à época o exame não foi oferecido por policiais. O motorista se envolveu em acidente de trânsito em março de 2008, quando a Lei Seca ainda não estava em vigor, e à época foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, onde um teste clínico atestou o estado de embriaguez.

Denunciado pelo MP com base no artigo 306 do CTB, o motorista conseguiu o trancamento da ação penal, por meio de um habeas corpus, sob a alegação de que não ficou comprovada a concentração de álcool exigida pela nova redação da norma trazida pela Lei Seca. O tribunal local entendeu que a lei nova seria mais benéfica para o réu, por impor critério mais rígido para a verificação da embriaguez, devendo por isso ser aplicada a fatos anteriores à sua vigência.

A decisão da Terceira Seção negou provimento ao recurso do MPDF.




STJ