quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Briga na família Gadelha: Lafayette liga para Marcondes e manda desmanchar reunião para escolha de candidato

O filho do ex-prefeito de Sousa Salomão Benevides Gadelha, Lafayette Gadelha armou o maior barraco hoje e, mandou um recado curto e grosso ao tio e ex-deputado Marcondes Gadelha, depois de ser pego de surpresa pelo Deputado Andre Gadelha que confirmou publicamente que haveria nesta sexta-feira, amanha dia 6 de janeiro na Capital, uma reunião do qual o mesmo não foi convidado.

De acordo com informações, Lafayette teria se reunido com a sua irmã Miriam e por telefone mandou um recado para o tio, mandando que ele desmancha-se a reunião e ligasse publicamente para a sua emissora de Rádio e desmentisse a informação de que haveria uma reunião amanhã, o que acabou acontecendo, poucos minutos após a conversa, o ex-deputado ligou e disse que não existia reunião, informação que diverge da prestada por Andre Gadelha quando ligou ao vivo para o programa FM Alerta, na tarde desta quinta-feira que confirmava a reunião.

Depois do episodio de hoje, o que se comenta hoje em Sousa é que um pré-candidato a vereador desmanchou uma reunião marcada por um deputado estadual.




Mario Gibson

Andre Gadelha muda discurso mais não confirma disputa com Tyrone em 2012

O Deputado Estadual Andre Gadelha do PMDB da Paraíba participou hoje do Programa FM Alerta, e disse que nunca exigiu qualquer tipo de valor em dinheiro para abrir mão de uma possível candidatura a prefeito em 2012, renovando o pleito de 2008, onde perdeu por 121 votos a campanha eleitoral para o atual prefeito Fabio Tyrone do PTB que vai para a reeleição este ano.

Diferente do que foi divulgado pelo site, www.politicapb.com.br, Andre Gadelha disse que a reunião prevista para esta sexta-feira será apenas para discutir questões do pleito eleitoral, sendo que o principal objetivo é unir todos os seguimentos da oposição em torno do melhor nome. Durante o seu discurso um dos fatos que chamou bastante a atenção foi que, segundo o peemedebista o mesmo pode tanto ser candidato como teria o dom de transferir votos, o que em Sousa, isso nunca foi possível.

Por outro lado, o deputado garantiu que jamais negociou e nem vai negociar candidatura a prefeito na Cidade de Sousa, e que pode apoiar e trabalhar para Renato ou qualquer outro nome da família Gadelha para a disputa em Sousa.



Mario Gibson

Governo do Estado não confirma pagamento

A secretária Livânia Farias (Administração do Estado) se reuniu esta manhã com o governador Ricardo Coutinho para tratar sobre a possibilidade de inserção dos servidores pro tempores da Educação na folha de pagamento de janeiro.

Após a reunião, a assessoria da Administração não confirmou se foi acertado o pagamento dos temporários.

O governo havia sinalizado que não iria inserir os temporários da Educação na folha de janeiro.

Nos últimos dias, a secretária tem feito estudos – encomendados pelo governador – para avaliar a repercussão financeira da inserção dos pro tempores.



Portal Correio

Provas do concurso do magistério serão aplicadas neste domingo

As provas do concurso público do magistério do Estado serão realizadas neste domingo (8). As 1.040 vagas disponibilizadas para o cargo de professor de Educação Básica 3 serão disputadas por 11.373 inscritos.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) alerta que os portões dos 15 locais de prova distribuídos nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Sousa, serão abertos às 8h30 e fechados às 9h30 (horário local).

“Os candidatos terão uma hora para entrar, então pedimos que cheguem com antecedência ao local de provas para evitar transtornos e mais nervosismo”, orienta Auxiliadora Nóbrega, da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto (Faperp), instituição realizadora do concurso.

Plantão de informações – Os candidatos que ainda não sabem onde farão suas provas devem acessar o endereço www.faperp.org.br/seepb e imprimir o cartão de convocação com a indicação do seu local de prova, sala e carteira. A Faperp disponibiliza um plantão de atendimento para os candidatos através do telefone (17) 3211-1080 ou pelo endereço eletrônico www.faperp.org.br/chat, de segunda a sexta-feira, das 8h ás 18h (horário de Brasília) e excepcionalmente no dia 07 de janeiro, das 9h às 14h (horário de Brasília).

No dia da prova os candidatos não podem esquecer de levar o documento original de identidade e uma caneta esferográfica azul ou preta. Auxiliadora Nóbrega orienta também que os candidatos não levem aparelhos celulares para os locais de prova. “Está previsto em edital que se o celular tocar o candidato será desclassificado”, lembra. Também é importante levar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

O concurso terá duas fases: provas objetivas e avaliação de títulos. As provas, com duração de três horas, terão como conteúdo a legislação básica, as orientações curriculares, os conhecimentos pedagógicos, a língua portuguesa e os fundamentos da educação/prática docente.

As vagas estão sendo oferecidas em 178 municípios e concorrência para cada uma é de 10,9 candidatos para cada uma. A avaliação de títulos tem caráter classificatório e, portanto, não elimina do concurso os candidatos que não apresentarem títulos. O concurso público terá validade de seis meses, prorrogável uma vez por igual período, a critério da administração pública estadual.

A remuneração inicial para o cargo de professor é de R$ 1.111,40, com carga horária de 30 horas semanais. As 1.040 vagas estão distribuídas nas disciplinas de matemática (303), língua portuguesa (282), língua inglesa (96), artes (27), história (52), geografia (52), biologia (57), química (43), física (59) e educação física (69). O pré-requisito é comprovar licenciatura plena nessas disciplinas.

Edital – O edital do concurso público circulou na edição de 28 de outubro passado do Diário Oficial do Estado. O texto está disponível nos endereços eletrônicos http://www.paraiba.pb.gov.br e http://www.paraiba.gov.br/educacao. O regime jurídico para os candidatos classificados no concurso será o estatutário, de acordo com as normas estabelecidas no Estatuto do Servidor Público do Estado da Paraíba.

Relação dos locais de provas do concurso:

João Pessoa:

01. Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
BR230, KM22 – Bairro: Água Fria

02. Colégio Marista Pio X
Praça da Independência, Nº 150 - Tambiá

03. Escola Estadual Lyceu Paraibano
Av. Getúlio Vargas, S/N – Centro

04. IPE – Instituto de Educação da Paraíba
Av. Camilo de Holanda, S/N – Centro

05. Escola Estadual Argentina Pereira Gomes
Av. Camilo de Holanda, S/N – Centro

Campina Grande:

01. Escola Estadual Senador Argemiro de Figueiredo
Av. Elpídido de Almeida, S/N – Catolé

02. Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia
Av. Severino Bezerra Cabral, S/N – Catolé

03. Escola Estadual Félix Araújo
R. Severino Pimentel, S/N – Liberdade

04. Escola Estadual Monte Carmelo
Av. Profº Carlos Francisco Medeiros de Almeida, S/N – Bela Vista

05. Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima
R. Fernandes Vieira, S/N – José Pinheiro

06. Escola estadual Raul Córdula
R. Gábio José de Oliveira, S/N – Cruzeiro

Patos:

01. Escola Estadual Dr. Dionísio da Costa
R. Francisco Pontes, S/N – Salgadinho

02. Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira
Praça Edvaldo Mota, S/N – Centro



Sousa:

01. Escola Estadual Mestre Júlio Sarmento
R. José de Paiva Gadelha – Gato Preto

Cajazeiras:

01. UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras
R. Sérgio Moreira de Figueiredo, S/N – Casas Populares




SECOM-PB

Guia da Anvisa orienta panificadoras a produzir pão com menor teor de sal

Dados da Pesquisa de Orçamento Familiar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009, mostram que o brasileiro consome pelo menos um pão francês por dia, principalmente no café da manhã ou no lanche da tarde. Uma unidade do pãozinho, tamanho habitual de 50 gramas, tem cerca de 320 miligramas (mg) de sódio (correspondente a 40% da composição do sal). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumo diário de 2 mil mg, equivalente a uma colher de chá de sal.

No guia, uma das dicas é diminuir a adição de sal à farinha de trigo, um dos ingredientes da massa. Em dezembro passado, o Ministério da Saúde e as indústrias de massa, trigo e panificação firmaram acordo que prevê a diminuição dos atuais 2% de sal no pão francês para 1,8% até 2014. Batatas fritas, bolos prontos, salgadinhos de milho e biscoitos recheados também estão na lista do acordo.

“Isso significa que em 2011 uma receita que utiliza 50 quilos de farinha de trigo e que, tradicionalmente, é adicionada de 1000 gramas de sal (2% da base de farinha de trigo) terá a quantidade desse produto diminuída para 950 gramas (1,9% da base de farinha de trigo) até o fim de 2012 e para 900 gramas (1,8% da base de farinha de trigo) até o fim de 2014”, diz o guia de boas práticas.

Outra recomendação é pesar a quantidade de ingredientes da receita em uma balança. Não é aconselhável usar xícaras, copos e colheres como medidores, porque não garantem precisão. “Se realizada de forma incorreta [pesagem], pode comprometer a qualidade do produto final e, até mesmo, acarretar danos à saúde do consumidor. Por exemplo, se a adição de sal for maior do que a recomendada, o produto final terá maior quantidade de sódio e, consequentemente, poderá influenciar na pressão arterial e aumentar o risco de doenças cardiovasculares”.

A adoção do guia é voluntária. O brasileiro consome em média 3.200 mg de sódio por dia, acima do indicado pela OMS. De acordo com pesquisa do IBGE, mais de 81% dos garotos e 77% das meninas na faixa etária de 10 a 13 anos ingerem sódio além do máximo tolerável. A ingestão excessiva contribui para a pressão alta, doenças cardíacas e renais.

O Guia de Boas Práticas Nutricionais para o Pão Francês está disponível na página da Anvisa na internet (www.anvisa.gov.br).



Agência Brasil

Comércio deve ter início de ano fraco, prevê Federação

O desaquecimento do comércio obriga grandes redes e lojas a aumentarem o período de promoções e o valor dos descontos.

No Natal, as vendas do comércio ficaram abaixo do esperado, frustrando a maioria das apostas. A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), por exemplo, previa uma alta de 8,8%, entretanto, as vendas cresceram 2,3%. Segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, os descontos atuais de algumas redes estão bem agressivos. "Frustradas as expectativas para o Natal, sobraram saldos nos estoques", disse. "Alguns setores estão com descontos de até 80%", afirmou.

Para o economista Emilio Alfieri, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as vendas serão mais fracas no início do ano, mas vão acelerar com a proximidade do fim do primeiro semestre, sobretudo, por causa de datas comemorativas como o Dia das Mães e dos Namorados. "A economia vai começar de maneira fraca e deve acelerar ao longo do ano, no fim do primeiro semestre", disse Alfieri. Em dezembro, as vendas cresceram 2,1%, segundo da ACSP. No ano, as vendas aumentaram 4%.
A expectativa da ACSP para este ano é de um crescimento intermediário entre os resultados de 2010 (alta de 13,4%) e de 2011. "Só muda alguma coisa com um agravamento da crise europeia, com algum país saindo da zona do euro, por exemplo", afirmou.

Impulso

Para a Fecomércio, outro fator que deve impulsionar as vendas no decorrer do ano é o aumento das medidas de acesso ao crédito e, consequentemente, do potencial de compra do consumidor, que, no início do ano, costuma estar endividado. "A partir de março, tudo começa a ficar mais leve para o consumidor", disse Fernanda Della Rosa, economista da Fecomércio.

Na avaliação da entidade, as vendas do Natal tiveram resultado dentro do esperado - aumento de 3,4%, enquanto a expectativa era de uma alta entre 3% e 4%.
Com o incentivo ao crédito, Fernanda lembra das seguidas reduções da Selic, iniciadas em agosto do ano passado. "Além disso, a massa salarial vem crescendo e a taxa de desemprego está controlada", acrescenta.

O presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, também acredita que as medidas de acesso ao crédito devem impulsionar o setor. Ele lembra que o fortalecimento do mercado interno é um tópico importante para blindar o Brasil dos efeitos da crise internacional. Para este início de ano, Sahyoun prevê uma "liquidação mais arrojada do ponto de vista do desconto" por causa do aumento da oferta - foram a inaugurados 36 empreendimentos no ano passado - e dos estoques remanescentes do Natal.

Redes
As principais redes do País estão aproveitando o término das festas de fim de ano para diminuir os preços dos produtos com as tradicionais promoções. O Ponto Frio inicia hoje a "Grande Liquidação" com descontos de até 70% e, desde de segunda-feira, as Casas Bahia realiza a "Primeira Grande Liquidação Anual". As grandes redes do comércio já haviam realizado promoções similares na semana seguinte ao Natal.



Do Estado de São Paulo

Doação de sangue poderá ser fator de desempate em concurso público

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2474/11, do deputado Luiz Argôlo (PP-BA), que inclui como fator de desempate em concursos públicos a doação regular de sangue. Pela proposta, considera-se doador regular de sangue aquele que realize, no mínimo, três doações por ano.

Segundo o projeto, o candidato deverá apresentar o comprovante de doador no ato da inscrição no concurso público. Já o candidato impossibilitado por razões clínicas de ser doador tem direito a atestar sua condição recebendo o mesmo beneficio destinado ao doador regular.

Luiz Argôlo afirma que a regra poderá levar muitos candidatos a se tornarem doadores regulares. Ele lembra que os bancos de sangue, atualmente, não conseguem atender a uma crescente demanda, motivada pelo aumento da população e pela maior oferta de serviços de saúde.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.




Agência Câmara

Cofres públicos vão recuperar R$ 1,8 bilhão

A Controladoria-Geral da União (CGU) estima em quase R$ 1,8 bilhão o valor que pode retornar aos cofres públicos após a conclusão de processos de tomadas de contas especiais. Ao todo, o órgão concluiu 744 processos em 2011, que são encaminhados para o TCU (Tribunal de Contas da União) para providências.

Segundo a CGU, o valor representa um crescimento de quase 5,5% em relação ao ano anterior e representa um recorde.

Desde 2002, os processos de tomadas de contas especiais encaminhados pelo governo federal ao TCU somaram 12.337, representando o retorno potencial ao erário de R$ 7,7 bilhões.

Os processos são instaurados nos próprios órgãos onde ocorreu o prejuízo e, antes de serem encaminhados ao TCU, são analisados e certificados pela CGU. Entre os motivos que levaram à instauração dos processos, a "omissão do dever de prestar contas" é o mais comum, tendo respondido por 4.401 do total dos procedimentos instauradas desde 2002.

Em seguida aparecem as "irregularidades na aplicação dos recursos", com 2.735 casos; o "não cumprimento do objeto conveniado", com 1.931 casos; a "não aprovação da prestação de contas", com 1.269 casos; e os "prejuízos causados por servidor", com 981 casos.

Para o secretário federal de Controle Interno da CGU, Valdir Agapito, os processos de tomadas de contas especiais são importantes porque é por meio deles que se identificam, em cada ação de governo, as irregularidades que causaram prejuízos aos cofres da União.

"É com as TCEs [tomadas de contas especiais] que se apuram os casos em que houve prejuízo, quantificam-se esses prejuízos, identificam-se e notificam-se os responsáveis, e, ao final, elas são encaminhadas ao TCU, para o julgamento e a aplicação das penalidades", disse o secretário, em nota divulgada no site do órgão.


Polêmica Paraíba

Carnaval 2012 – Secretaria de Turismo dá Início aos Preparativos

A Prefeitura de Sousa através da Secretaria de Turismo, tendo em vista manter o tradicional carnaval em nossa cidade iniciou os preparativos carnavalescos 2012, que este ano contará com desfile de 7 Escolas de Samba, o “Carnaval Molhado” em São Gonçalo, bem como no “Enéas Preto” no bairro Alto do Cruzeiro, e ainda no “Estação Folia”, na praça de eventos no bairro da Estação.

As comemorações carnavalescas serão realizadas em Sousa nos dias: 19, 20 e 21 de Fevereiro.

As 7 Escolas de Samba receberão uma ajuda financeira da Prefeitura de Sousa no valor de R$ 13 mil, o que totaliza o montante de R$ 91 mil em auxilio na manutenção do tradicional desfile das Escolas de Samba.

O Secretário de Turismo, Gilmar Marques, reunirá nos próximos dias os representantes das 7 Escolas de Samba para acertarem os detalhes quanto ao desfile, em seguida, uma outra reunião será marcada com a Policia Rodoviária Federal, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Energisa, STTRANS, Vigilância Sanitária e SAMU para montar o plano estratégico de segurança do carnaval 2012 em Sousa.

A Prefeitura de Sousa priorizará as atrações musicais locais, valorizando os artistas de nossa cidade, além de garantir o equilíbrio financeiro da Administração Municipal, já que o evento carnavalesco será custeado com recursos próprios, orçado em R$ 220 mil, sem acarretar prejuízos à folha de pagamento e as obras em andamento, demonstrando assim responsabilidade e compromisso com o povo sousense.

A Prefeitura de Sousa vencendo com trabalho, resgatando as festas tradicionais em nossa cidade.


Decom

Bancos oferecem crédito para gastos

Os bancos já começaram a disponibilizar linhas de crédito pessoal feitas sob medida para os consumidores brasileiros custearem as já tradicionais despesas de início do ano.

O empréstimo permite pagar à vista gastos com material escolar, matrícula, férias, além de tributos como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), parcelando o valor por um prazo mais longo.

Este é um mercado "bastante tradicional" e que tem sido cada vez mais demandado pelos consumidores, segundo Rogério Estevão, superintendente executivo de Empréstimos PF da instituição.

Estevão explica que a procura por este tipo de financiamento está mais concentrada no público de menor renda, mas existe em todos os segmentos de clientes do banco.

- Geralmente, é quem errou nas compras de Natal e vê neste tipo de financiamento a possibilidade de fazer seu planejamento financeiro.

O valor mínimo da linha é de R$ 100,00 e pode chegar até 30% do salário do solicitante. Segundo Estevão, o valor padrão é de R$ 1.000, sendo que os prazos mais comuns variam entre 12 e 24 meses.

A taxa média de juros está em 3,5%. A primeira parcela do empréstimo pode ser paga em até 90 dias.

No Bradesco, as linhas estarão disponíveis para todos os correntistas do banco até 31 de março. A data de vencimento da primeira parcela fica a critério do cliente e pode ser agendada para até 59 dias após a contratação da operação.

Os prazos são de um a 12 meses, com prestação mínima de R$ 20,00, e taxa de juros a partir de 4,64% ao mês. No caso do IPVA, pode-se incluir no financiamento o custo do licenciamento do veículo e as multas do período. O valor referente ao IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) pode ser financiado e inserido nas prestações.


R7
Portal Correio

Deputado sai do páreo e revela o nome de candidato para disputar prefeitura de Sousa

O deputado estadual André Gadelha (PMDB) afirmou que o pré-candidato a prefeitura da cidade de Sousa, no Sertão do Estado deve ser mesmo o do médico Renato Gadelha, que vai disputar as eleições deste ano pelo PT.

De acordo com André Gadelha, o nome será anunciado nesta sexta-feira (06) após uma reunião final com a família Gadelha. O deputado disse ainda que não vê problemas em não ter seu nome escolhido, e que apóia a decisão do nome do médico, caso seja escolhido em consenso.

“Se o nome do PT for melhor que o meu, eu não me importo. Só acho importante que a pessoa escolhida more em Sousa, e Renato é uma boa escolha. Vamos nos reunir e na sexta divulgamos o escolhido para disputar a prefeitura de Sousa”, disse André.


PolíticaPB